segunda-feira, 29 de junho de 2009

O que serei quando crescer??? Chegou a hora!!


Faça um Teste Vocacional




Clique aqui e faça um exercício para mapear o seu perfil profissional.



O documento é uma adaptação de Joel Dutra e Lindolfo Albuquerque, da obra Carrer Anchors, de Edgar Schein. Fonte: http://especiais.jornalhoje.globo.com/mercadodetrabalho/

domingo, 28 de junho de 2009

BONS AMIGOS...

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
BONS AMIGOS - Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade. Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!
Machado de Assis

sábado, 27 de junho de 2009

Saiba mais sobre a gripe suína

Até agora, sabe-se que a gripe suína se trata de uma doença respiratória que teve origem em porcos, a partir da combinação de material genético de diferentes vírus de gripe. Cientistas e governos ainda buscam informações mais detalhadas sobre a doença e as formas de prevenção e tratamento, mas algumas das dúvidas já podem ser respondidas com base nos dados divulgados por governos e centros de pesquisa.
Veja abaixo as repostas a algumas das questões relacionadas ao surto
O que é a gripe suína?
É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.
A gripe tem cura?
Tem tratamento.
Como é transmitido o vírus?
Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse.
Quais são os sintomas?
Os sintomas em humanos são parecidos com os da gripe comum e incluem febre acima de 38°C, falta de apetite e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta e náusea.
Infecção de gripe suína é comum em humanos?
No passado, os Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) registraram 12 casos de infecção humana pelo vírus da gripe suína, todo em pessoas que tiveram contato com porcos. Nesses casos, não houve evidência de transmissão entre humanos.
Pode-se contrair a doença comendo carne de porco?
Não. Os vírus da gripe suína não são transmitidos pela comida. O governo mexicano e a OMS (Organização Mundial de Saúde) descartaram qualquer risco de infecção por ingestão de carne de porco. De acordo com o CDC, a temperatura de cozimento (71ºC) destrói os vírus e as bactérias.
Como devo agir se estiver com os sintomas?
Quem tiver sintomas de gripe pode tomar remédios sintomáticos e procurar um médico, caso os sintomas persistam, para tomar um antiviral. Mais informações: www.saude.gov.br
E quem chegou de viagem?
Se a pessoa esteve nos últimos dez dias em países onde houve casos, como o México, e apresenta sintomas pode procurar um médico e realizar o exame para identificar o tipo de gripe. Deve-se evitar locais com presença de muitas pessoas enquanto não sai o resultado.
Qual a diferença entre a gripe suína e a gripe comum?
A gripe suína é caracterizada pelos sintomas da gripe comum, mas pode causar vômitos e diarreia mais graves. A gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. A maioria das pessoas morre de pneumonia, e a gripe pode matar por razões que ninguém entende. Também pode piorar infecções por bactérias.
Como a infecção de humanos com gripe suína pode ser diagnosticada?
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Entretanto, algumas pessoas, principalmente crianças, podem espalhar o vírus por dez dias ou mais.
Existe vacina contra esta doença?
As vacinas normais contra a gripe são alteradas todos os anos para incluir imunização contra novas variedades de vírus. Segundo as autoridades mexicanas, que citam a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacina existente para humanos é para uma cepa anterior ao vírus, com o qual não é tão eficaz. Mas como os casos confirmados de mortes atingiram adultos, é possível que as pessoas mais vulneráveis --crianças e idosos--tenham se beneficiado por serem alvo de vacinação mais regularmente que os adultos jovens.
A vacina contra a gripe comum tem eficácia contra a gripe suína?
Não se sabe. Pode haver uma prevenção, ainda que parcial, se considerado o fato de que os casos no México ocorreram principalmente com adultos jovens. Lá, crianças de até 3 anos e adultos com mais de 50 vacinam-se rotineiramente contra a gripe humana.
Existe algum remédio eficaz contra a doença?
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC.
Por que a OMS está em estado de alerta?
Porque há casos humanos associados a um vírus de gripe animal, mas também pela extensão geográfica dos diferentes focos, assim como pela idade não habitual dos grupos afetados. A gripe suína representa o maior risco de uma pandemia em larga escala desde que a gripe aviária que ressurgiu em 2003.
Trata-se de um novo tipo de gripe suína?
Assim como no ser humano, os vírus da gripe sofrem mutação contínua no porco, um animal que possui, nas vias respiratórias, receptores sensíveis aos vírus da influenza suína, humana e aviária. Os porcos tornam-se incubadoras que favorecem o aparecimento de novos vírus gripais, através de combinações genéticas, em caso de contaminações simultâneas. Esses tipos de vírus híbridos podem provocar o aparecimento de um novo vírus da gripe, tão virulento como o da gripe aviária e tão transmissível como a gripe humana.
Os turistas com viagens marcadas para o México deveriam ficar preocupados?
A OMS diz que não é preciso alterar planos de viagens e o México disse que não vê necessidade de fechar as fronteiras. Mas governos de países como Itália, Polônia e Venezuela aconselharam os seus cidadãos a adiarem viagens às áreas em que foram registrados casos de gripe suína no México e nos EUA. Segundo a OMS, o fechamento de fronteiras e as restrições às viagens seriam inúteis, porque o vírus já se espalhou.
Corro risco de viajar aos países atingidos?
Por enquanto não há um alerta por parte das entidades sanitárias que justifique o cancelamento da viagem. Mas adiá-la, caso possível, pode ser uma atitude preventiva. os que vão a locais afetados podem usar máscaras, lavar as mãos com água e sabão constantemente e evitar aglomerações, entre outros procedimentos.
Como se previne estando nesses locais?
Com máscaras, lavando sempre as mãos e evitando locais com muita gente entre outros.
Qual o tempo de incubação?
Em média varia de 24 horas a 3 dias. A mídia mexicana cita até duas semanas.
Posso contrair o vírus de alguém que não apresente os sintomas?
Sim. O Influenza pode ser transmitido por alguém até 24 horas antes de essa pessoa apresentar os sintomas.
Quais os grupos mais suscetíveis?
Pessoas com alguma doença crônica ou deficiência imunológica sempre estão mais sujeitas.
Quanto tempo demora o resultado do exame que detecta a gripe suína?
Nos EUA, tem demorado em torno de três dias. A Fiocruz prevê o mesmo para o Brasil.
Folha Online - 27/04/2009 - 05h52 (Atualizado em 09/05/2009 às 13h01).

Frase de Reflexão

Aconteça o que acontecer, viveis alegre,
pois a alegria dissipa as nuvens mais negras que podem se apresentar em vosso caminho.

Da matéria plástica à orgânica

Fungo original das matas brasileiras é capaz de retirar nutrientes de polímeros sintéticos, mostra estudo.

Um dos grandes inimigos do ambiente, o plástico vem se mostrando de difícil controle. Até agora, as formas de descartá-lo — incineração, depósito no solo e mesmo a reciclagem (pelo consumo de água e energia) — são poluentes.

Uma opção ecológica para dar fim a esse material pode ser a biodegradação.

Um tipo de fungo original das matas brasileiras, o Pleurotus sp, é capaz de retirar nutrientes dos polímeros sintéticos (PET), transformando em matéria orgânica o que era plástico. É o que aponta estudo realizado por Kethlen Rose Inácio da Silva, com orientação de Lucia Regina Durrant, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os melhores resultados foram obtidos pela ação de fungos que cresceram em condições muito semelhantes ao seu hábitat natural, isto é, em materiais sólidos sem contato ou quase nenhum contato com água (fermentação semi-sólida). “Utilizamos uma metodologia pioneira que possibilitou a identificação das condições mais apropriadas ao estudo pelo teste de diversas variáveis, como temperatura, pH e nutrientes”, explica Silva.

O próximo passo da pesquisa é otimizar as variáveis influentes na biodegradação, focando-se na fermentação semi-sólida.

O estudo surgiu da necessidade urgente de conter o impacto do plástico no meio ambiente. Só no município de São Paulo, o plástico é o segundo elemento mais encontrado no lixo, correspondendo a 23% do peso total dos resíduos encaminhados para o aterro sanitário, uma parcela muito significativa considerando que é um material extremamente leve.

Silva ressalta que a melhor forma de remediar a situação é racionar o uso. “A biodegradação dos plásticos é importante no cenário atual, mas ainda é uma ação emergencial, pois não atinge a origem do problema: o uso excessivo do material”, alerta a cientista.

Marcella Huche - Ciência Hoje/RJ - 27/06/2009

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Frase de Reflexão

Todo mundo é um cientista maluco e a vida é o laboratório. A gente está sempre experimentando, tentando achar um jeito de viver, de resolver os problemas, de se livrar da loucura do dia-a-dia.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Refrigerantes: um problema para os dentes

Nas diversas regiões do Brasil, as pessoas usam palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado — o refrigerante. Porém, não importa o nome que se use, trata-se de algo que pode provocar sérios problemas de saúde bucal.
Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dental presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado combinado com escovação inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros fatores pode levar à perda dental.

Bebidas sem açúcar, que respondem por apenas 14 porcento do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais1. Entretanto, elas são acidíferas e têm potencial para causar problemas.
Está-se Bebendo Cada Vez Mais
O consumo de refrigerantes aumentou drasticamente em todos os grupos demográficos, especialmente entre crianças e adolescentes. O problema é tão grave que autoridades de saúde como a American Academy of Pediatrics começou a alertar sobre os perigos.
Quantas crianças em idade escolar bebem refrigerantes?
1. Estimativas variam de uma em cada duas à quatro em cada cinco consumindo pelo menos um refrigerante por dia. Pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mínimo de quatro porções por dia.

2. Alguns adolescentes chegam a beber 12 refrigerantes por dia.

3. Porções maiores agravam o problema. De 180 ml na década de 80, o tamanho do refrigerante aumentou para 570 ml na década de 90.
Crianças e adolescentes não são as únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dental. Conforme as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.

O Que Fazer

Crianças, adolescentes e adultos podem se beneficiar com a redução do número de refrigerantes que consomem, e também com as terapias bucais disponíveis. Eis algumas medidas que você pode tomar:

* Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha na geladeira bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e suco de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.


* Enxágüe a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, faça um bochecho com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.

* Use creme dental e solução para bochecho com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dental, portanto escove com um creme dental que contenha flúor.

* Fazer bochechos com uma solução com flúor também pode ajudar. Seu dentista pode recomendar um enxaguatório bucal que você compra na farmácia ou supermercado ou prescrever um mais concentrado dependendo da gravidade do seu problema. Ele também pode prescrever um creme dental com maior concentração de flúor.
* Faça aplicação de flúor com o profissional: Seu dentista pode aplicar flúor na forma de espuma, gel ou solução.

Os refrigerantes são implacáveis com seus dentes. Reduzindo a quantidade que você ingere, praticando uma boa higiene bucal e buscando ajuda com seu dentista e higienista, você pode neutralizar seus efeitos e usufruir de uma saúde bucal melhor.

1 Harnack L, Stang J, Story M. Soft drink consumption among US children and adolescents: Nutritional consequences. Journal of the American Dietetic Association 1999;99:436-444.
2 Gleason P, Suitor C. Children s diets in the mid 1990s: Dietary intake and its relationship with school meal participation. Alexandria, VA: US Department of Agriculture, Food and Nutrition Service, Office of Analysis, Nutrition and Evaluation;2001.
3 Brimacombe C. The effect of extensive consumption of soda pop on the permanent dentition: A case report. Northwest Dentistry 2001;80:23-25.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Frase de Reflexão



Se você quiser alcançar uma meta estabelecida, tenha ambições reais, organize-se e planeje o caminho a seguir.

Dicas, truques e os cuidados para exibir pés bonitos e saudáveis


Nem sempre damos atenção a essa parte do corpo que suporta todo o nosso peso e nos leva pra lá e pra cá.

Assim, veja como tratar muito bem dos seus, da hidratação à escolha correta do calçado funcionam como a base do corpo, por isso precisam estar firmes, fortes e saudáveis para suportar nosso peso, especialmente se está acima do recomendado.
E, nesse caso, pode até ficar mais difícil seguir atitudes simples e corriqueiras, como enxugar muito bem entre os dedos ou aplicar um creme hidratante. Se você sente essa dificuldade, procure ajuda de alguém próximo no dia-a-dia e de um profissional a cada 10 ou 15 dias. "Isso porque os fungos adoram ambientes úmidos, onde se proliferam rapidamente, levando ao surgimento de micoses nas unhas ou na pele (na extensão do dorso e da planta dos pés e entre os dedos)".
Para se proteger dessa contaminação, procure evitar a retirada excessiva da cutícula. "Quando isso acontece, a unha fica exposta e pode ser contaminada até pelo palito de madeira ou lixa utilizada. Infelizmente, nem todos os profissionais usam material descartável ou esterilizado", lamenta.
Calos, fissuras e rachaduras são distúrbios bastante comuns. A calosidade aparece por causa de atrito ou pressão constante. A maneira de andar e o calçado escolhido também podem influenciar. Assim como o excesso de peso, que sobrecarrega a base do corpo. "Para eliminar o problema, o podólogo realiza um desbastamento com um bisturi sem corte. Como não há vasos sangüíneos, nem sistema nervoso nessa região, não ocorre dor ou sangramento".

O aparecimento de rachaduras indica calosidade acentuada, que inibe o processo de transpiração e afeta a capacidade de auto-hidratação da pele. "Com isso, as células se afastam e surgem as fissuras. Ao recuperar a hidratação, elas se juntam novamente, sem deixar cicatriz".

E fique sabendo: se a calosidade não for retirada corretamente (nem pense em passar a gilete sobre o local), ela bloqueia a absorção de qualquer produto hidratante e o problema não se resolve. Esse processo também está relacionado ao aumento do ressecamento dos pés durante o verão. "Ao calçarmos chinelos ou sandálias, a transpiração, que ajuda na formação de um filme natural de proteção, evapora, deixando a pele desprotegida e ressecada.
É bom tomar cuidado também com o uso excessivo de talcos anti-sépticos. "Eu recomendo que se aplique um hidratante no dorso e na planta do pé e o talco só entre os dedos, para evitar deixar a pele muito seca".
Uma solução radical para a transpiração é a toxina botulínica, que bloqueia a ação das glândulas sudoríparas.

Inchaço é outro mal que costuma incomodar. O ideal é procurar um médico para verificar a causa. Diminuir o sal na alimentação, pode ajudar.

Atenção especial com os diabéticos

Quem sofre com o alto índice de açúcar no sangue precisa ficar muito mais atenta na hora de cuidar dos pés.

A hiperglicemia crônica pode danificar os nervos, fazendo que haja perda da sensibilidade, ou seja, da habilidade de sentir calor e frio, pressão e dor. Conseqüentemente, caso um cantinho da unha seja machucado, pode-se não perceber e deixar uma pequena porta aberta para a entrada de fungos e bactérias, causadores de micoses e infecções. Outro problema é que a cicatrização em diabéticos é mais difícil e um simples corte às vezes se transforma num pequeno grande problema. O ideal é procurar um podólogo (profissional capacitado a cuidar dos pés).

Relaxamento com bolinhas

Nada melhor para relaxar depois de um dia cansativo que mergulhar os pés em água morna e aconchegante.

Faça assim:

1- Coloque várias bolinhas de gude em uma bacia.

2- Acrescente água aquecida.

3- Adicione uma colher (sopa) de sal grosso e duas gotas de óleo essencial de lavanda, limão, laranja ou eucalipto.

4- Mergulhe os pés na bacia e deslize-os sobre as bolinhas de gude.

5- Agarre as bolinhas com os dedos e solte-as, brinque com elas, de forma a "massagear" toda a região.
O calçado perfeito

Ao escolher o que calçar para zanzar por aí, fique atento(a):

- Evite sapatos apertados.

- Ao decidir por um modelo de bico fino, só o adquira se o afunilamento for depois dos dedos, deixando uma sobra na ponta do calçado.

- Prefira salto com até 3 cm de altura. Quanto mais alto, menos apoio para o corpo e maior será a pressão na ponta dos dedos, o que pode causar dor e deformações.

- O salto anabela é o mais confortável. Já o agulha...

- Dispense sapatos e sandálias de plástico.

- O fim do dia é o melhor período para a compra de calçados, pois os pés estão mais
sensíveis e podem levar a uma escolha ruim.

- Dê preferência às meias de algodão.

- Se tiver problemas ortopédicos, procure um médico. Ao pisar de forma errada há um atrito da pele com o calçado, que pode provocar o desenvolvimento de calos e calosidades.

Mais dúvidas ou caso necessite de ajuda, estou a disposição!

Mande uma mensagem através desse blog e coloque seu nome e e-mail que entrarei em contato.

Prof. Marcos Alexandre

domingo, 21 de junho de 2009

Frase de Reflexão


O afeto conduz a alma

como os pés conduzem o corpo.

CATARINA DE SIENA

Os males do fumo em destaque

Artigo avalia o impacto emocional das imagens de advertência em maços de cigarros sobre a população.As novas advertências de saúde pública para controle do tabagismo que começam a ser incluídas, a partir deste mês, nos maços de cigarros e nas embalagens de outros produtos de tabaco (reprodução). No século recém-terminado, o consumo de tabaco levou à morte cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo. A cada ano, no mundo, 5,4 milhões de pessoas morrem por doenças decorrentes da inalação de fumaça de derivados do tabaco. Até 2030, esse número aumentará para 8 milhões de mortes anuais, 80% delas em países em desenvolvimento. As previsões para todo o século 21 são drásticas: 1 bilhão de mortes causadas pelo uso direto ou indireto de tabaco – quem convive com fumantes também está exposto a doenças graves. Alternativas para o controle dessa alarmante epidemia estão sendo desenvolvidas. Entre elas, o uso de imagens que despertam aversão em advertências de saúde pública estampadas nas embalagens de produtos derivados do tabaco. O consumo de cigarros ou outros produtos fabricados com as folhas da planta conhecida como tabaco (Nicotiana tabacum) é a principal, e praticamente única, causa de morte evitável do mundo. As múltiplas formas de ataque ao corpo humano fazem do tabagismo um fator de risco para seis das oito principais doenças que mais matam no mundo. Apesar dos conhecimentos científicos atuais, poucos fumantes entendem a realidade do risco que correm ao consumir esse tipo de produto. Estima-se que 200 mil pessoas morram por ano, apenas no Brasil, de doenças decorrentes do consumo de produtos de tabaco. Diversas estratégias vêm sendo implantadas em todo o mundo para controlar o avanço do consumo de cigarros e outros produtos de tabaco. Em 2003, foi aprovado pela primeira vez na história um tratado internacional dedicado à saúde pública, elaborado por iniciativa da Organização Mundial de Saúde. A Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, como é conhecida, aponta medidas que devem ser adotadas pelos países signatários para conter a expansão da epidemia tabagista. O tratado entrou em vigor em fevereiro de 2005 e conta com mais de 160 países signatários. O caso brasileiro No Brasil, nos últimos 20 anos, as ações de controle do tabagismo vêm sendo intensificadas com o objetivo de reduzir a quantidade de fumantes na população e os índices de doentes (morbidade) e de mortes (mortalidade) associados ao consumo de derivados do tabaco. O controle do tabagismo já mostra resultados positivos no país: a proporção de fumantes na população acima de 18 anos, por exemplo, caiu de 34,8% em 1989 para 22,4% em 2003. Em 2006, um inquérito do Ministério da Saúde indicou que essa proporção diminuiu ainda mais, para 16%. Esse percentual é inferior ao de outros países do continente americano, como Estados Unidos (23,2%) e Argentina (29,7%), e de países europeus, como França (29,9%) e Espanha (33,2%). Outra importante ação de controle do tabagismo no Brasil foi a inclusão nas embalagens de produtos do tabaco, a partir de 2001, de advertências de saúde pública com imagens impactantes. Todo fabricante ou importador de produtos de tabaco é obrigado por lei a inserir nas embalagens advertências sanitárias acompanhadas de fotografias que descrevam as consequências do fumo. Estas devem ocupar 100% de uma das maiores faces das embalagens, além de exibir o número do Disque Saúde – Pare de Fumar (0800 61 1997), serviço de atendimento por telefone também criado em 2001 pelo Ministério da Saúde e coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A exibição de qualquer tipo de propaganda de produtos de tabaco também foi proibida no território brasileiro, sendo permitida apenas nos pontos de venda, mas, ainda assim, devem exibir as advertências sanitárias em 10% do espaço de publicidade.

Eliane Volchan e Billy E. M. Nascimento Laboratório de Neurobiologia II (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho) e Laboratórios Integrados em Pesquisa de Estresse (Instituto de Psiquiatria), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Letícia Oliveira e Mirtes G. Pereira Laboratório de Neurofisiologia do Comportamento (Instituto Biomédico), Universidade Federal Fluminense Sonia Gleiser Laboratórios Integrados em Pesquisa de Estresse (Instituto de Psiquiatria), UFRJ Rejane Spitz e Nilton Gamba Jr. Departamento de Artes & Design, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Cristina Perez e Tânia Cavalcante Divisão de Controle do Tabagismo, Coordenação de Prevenção e Vigilância, Instituto Nacional de Câncer

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Frase de Reflexão

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.
Drummond de Andrade

Muito além de plástico, alumínio e orgânico

Uma grande companhia de eletricidade instalou-se numa determinada região e, em pouco tempo, o que parecia ser a chegada da modernidade para os habitantes locais tornou-se o maior dos problemas. Por causa dos dejetos largados à míngua pela empresa, que incluíam substâncias tóxicas como o cromo-6, houve a contaminação dos lençóis freáticos - depósitos subterrâneos formados pelas águas das chuvas. Na prática, a consequência disso para os moradores foi uma onda de doenças e uma natural histeria coletiva no afã de penalizar, judicialmente, a corporação inconsequente.
Para o leitor da Sustenta!, há uma notícia boa e outra ruim. A boa é que o fato descrito é coisa de cinema: trata-se do enredo de Erin Brockovich, filme que rendeu Oscar para Julia Roberts. A ruim é que o filme se baseia em fatos reais. Ou seja, qualquer um pode estar contribuindo para que a tragédia do filme se repita: o descarte de alguns materiais aparentemente inofensivos no lixo comum pode ser mais perigoso do que se imagina.
Esse é um problema que envolve produtos como pilhas, baterias, lâmpadas, isopor e pneu. Para que eles não se tornem personagens de graves problemas ecológicos, empresas já começam a trabalhar no processamento ou reciclagem dos resíduos. Veja como é possível se livrar desses itens sem causar impacto ao meio ambiente.
Óleo nosso de cada diaÉ possível especular que as recentes preocupações com o uso consciente da água têm despertado a atenção para um tipo de produto que sempre foi jogado, literalmente, pelo ralo da pia: o óleo de cozinha. O acúmulo de gordura nos encanamentos costuma gerar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimento nas redes de coleta. Mais: o óleo vegetal polui os rios pela alta carga orgânica que, digerida, demanda o oxigênio consumido normalmente por peixes e algas.
Não há dúvidas a respeito da gravidade do problema. O desencontro de informações se dá em relação ao tamanho do impacto. De acordo com a Sabesp, 25 mil litros de água podem ser contaminados a partir de um litro de óleo. O departamento de sustentabilidade da rede de hipermercados Pão de Açúcar estima que, para o mesmo litro de óleo jogado no esgoto, a contaminação pode alcançar o apocalíptico número de um milhão de litros de água.
No Brasil, a estimativa é de que, por ano, sejam produzidos 4 bilhões de litros de óleo vegetal, dos quais 50% é descartado, enquanto a outra metade é consumida. Do montante descartado, apenas 5% é reaproveitada de alguma forma (como sabão em pedra e detergentes). Os números ainda são tímidos porque os próprios programas de reciclagem ainda são irrisórios em relação ao tamanho do problema. Um deles é desenvolvido pela Trevo. A ONG coleta, em média, 250 toneladas de óleo vegetal por mês, junto a estabelecimentos comerciais como restaurantes, padarias e empresas.
Essa atuação já começa a atingir também os condomínios residenciais - cerca de 1,5 mil deles já são cobertos pela entidade. A Trevo disponibiliza ao prédio-parceiro um galão personalizado (com capacidade para até 50 litros), onde o óleo deve ser armazenado, cobrando uma taxa única e simbólica de R$ 22. "Esse galão se torna um bem permanente do prédio", explica o presidente da instituição, Roberto Costacoi.
Na Grande São Paulo, outra opção de reciclar o óleo é entregá-lo em garrafas pet nos "eco-pontos", canais de coleta localizados em estações como shoppings e supermercados. Esses locais foram criados para as pessoas que residem em casas: como o volume mínimo para um galão ser recolhido é de 30 litros, uma família levaria anos para acumular tanta gordura. A rede de supermercados Pão de Açúcar também recebe óleo de cozinha usado (a ser transformado em biodiesel), se entregue em garrafas pet transparentes e vedadas - mas é preciso consultar quais unidades têm postos de coleta.
Lixo eletrônicoCiente dos impactos ambientais causados por pilhas e baterias no lixo comum, a legislação brasileira, por meio do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), disciplina desde 1999, o descarte destes materiais. A ideia é limitar o uso de substâncias contaminantes, de modo que os produtos em questão possam ser eliminados no lixo doméstico. Uma pilha pode levar séculos para se decompor, e seus elementos constitutivos não se degradam.
Estimativas da Abinee (Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica) apontam que 800 milhões de pilhas sejam produzidas a cada ano. Por isso, desde 2002, a Rayovac, uma das principais fabricantes do setor, aboliu o uso de mercúrio e cádmio, componentes de alto teor tóxico, em suas pilhas. O problema é que esse segmento também pena com a indústria pirata. E essas pilhas "alternativas", naturalmente, não têm preocupação alguma em excluir (ou, ao menos, minimizar) a quantidade de metais pesados em suas fórmulas. Segundo a Abinee, as pilhas piratas respondem por 40% do total do mercado.
Esses elementos podem se desprender na cadeia alimentar (por meio das águas usadas na irrigação de produtos agrícolas, por exemplo), gerando distúrbios digestivos, respiratórios, neurológicos, circulatórios e renais, potencializando também o desenvolvimento do câncer. Isso motivou as lojas da Drogaria São Paulo a disponibilizar, em 2004, coletores de pilhas e baterias. Em 2009, a campanha passou a contemplar todas as unidades da rede na Grande São Paulo e interior. Até hoje, já foram recolhidas 51 toneladas desse material.
Segundo Paulo Barreto, coordenador de Segurança do Trabalho da rede, "as pilhas são transportadas das unidades até a empresa que faz o reprocessamento". Nesse processo, as pilhas e baterias são desencapadas, e os metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, com filtragem para impedir a emissão de gases poluentes. Então, novos produtos são gerados, como sais e óxidos metálicos, que voltam à cadeia produtiva na forma de artefatos cerâmicos, vidros e outros. O Banco Real e a rede Pão de Açúcar também criaram programas de coleta de pilhas e baterias usadas.
Outra campanha a se destacar é a da Motorola que, a partir de 1998, implantou um programa experimental de coleta de baterias de telefones celulares, inicialmente apenas em Jaguariúna-SP, onde se localiza seu Campus Industrial e Tecnológico. Logo, o programa acabou estendido para os 120 postos do serviço autorizado da companhia, e a boa resposta por parte dos consumidores pode ser medida pelos números: 280 toneladas já tiveram destinação adequada. Desde agosto de 2007, o programa também coleta aparelhos celulares "aposentados", recarregadores, fones de ouvido, rádios e outros equipamentos fabricados pela empresa.
Boca limpa, ambiente nem tantoCertos materiais são mais difíceis de serem cobertos por algum tipo de programa de reciclagem pela própria inexistência de estudos mais aprofundados sobre sua relação com o meio ambiente. É o caso do tubo de pasta de dente, cujo tempo de decomposição é desconhecido. Procurado pela Sustenta!, o grupo Colgate-Palmolive, um dos líderes do setor, optou por não se manifestar a respeito de como seus consumidores devem descartar seus produtos que não seja misturando-os no lixo comum.
Mas há, ao menos, uma iniciativa interessante nessa área: o trabalho da empresa Ecotop, que desenvolve telhas e outros objetos para a indústria de construção, a partir de aparas de tubos de creme dental. São telhas mais leves em comparação com seu par de fibrocimento, e possibilita uma redução de até 30% do calor ambiente. "Também é uma telha antiacústica e mais resistente", completa Daniel Machado, do departamento comercial da empresa. O problema é que, ainda, os tubos utilizados na produção dessas telhas não são reciclados. "É matéria virgem, tubos que vêm das fábricas por não passar por controle de qualidade", explica.
Faz-se a luz Lâmpadas fluorescentes também começam a ser alvo de preocupações dos ambientalistas. Tal como a pilha, trata-se de um material composto por metais pesados, como chumbo, alumínio, manganês, zinco e o mais tóxico deles, o mercúrio, de lenta degradação. O contato com essa substância a partir da manipulação imprudente pode causar danos como paralisia, distúrbios emocionais e cardiovasculares, quando não a morte por envenenamento. Sediada em São Paulo, a Tramppo é uma das poucas empresas a atuar com reciclagem desse produto.
Foi em 2006 que ela iniciou operações em escala comercial, após anos de pesquisas na área. A partir da utilização de um sistema de vácuo, a empresa isola o mercúrio de outros elementos como cobre, pó fosfórico e vidro, matérias-primas reaproveitadas em até 98%. A Tramppo comercializa lâmpadas novas a preço de custo aos clientes, mas recolhendo as lâmpadas usadas. O problema é que o cidadão comum não é coberto no processo, já que não existem empresas que coletem pequenas quantidades para reciclagem. À exceção de iniciativas de abrangência limitada, como a da Escola Politécnica da USP, cujo departamento de reciclagem implantou coletores específicos para lâmpadas fluorescentes em todas as unidades de seus prédios.
Aqueles pneuzinhosFonte aglutinadora de mosquitos Aedes aegypti - causadores da dengue - os pneus inutilizáveis têm sido um permanente foco de preocupação das autoridades, em vista das ondas recentes da doença. As grandes corporações do setor - Michelin, Goodyear, Pirelli e Bridgestone Firestone - juntaram forças e criaram, em 2007, a Reciclanip, órgão vinculado à Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), voltado à responsabilidade pós-consumo de pneus automobilísticos. A Reciclanip coleta pneus velhos e se responsabiliza pela entrega até as empresas de reciclagem.
O programa cobre 21 estados (os endereços dos postos de coleta podem ser vistos no
site) e, em março, alcançou a marca de 200 milhões de unidades com destinação ambientalmente adequada. Reciclado, o pneu usado tem várias destinações: combustível alternativo para fornos industriais, matéria-prima para solado de sapatos, asfalto-borracha, tapetes para automóveis, pisos para quadras ou artigos de jardinagem.
Isopor, por que não?Não-biodegradável, o isopor é mais um material difícil de ser reprocessado. Nos aterros sanitários, ele compromete a decomposição de outros materiais. Queimado, libera gás carbônico e contribui para o efeito estufa. No entanto, ele é 100% reciclável. O material pode ser transformado, principalmente, em substratos para construção civil, como tijolo poroso, argamassa e concreto leve.
Com o desinteresse por parte dos catadores de rua, que não visualizam no isopor um material de retorno financeiro, as práticas de reciclagem deste tipo de produto ficam restritas ao âmbito industrial, longe do cotidiano das pessoas. Estima-se que apenas 10% do isopor pós-consumo volte à cadeia produtiva, reflexo da falta de uma estrutura mínima para coleta desse material.
Pau para toda obraNa cidade de São Paulo, uma média anual de 45 mil toneladas de madeira obstruem os aterros sanitários depois dos períodos de poda das árvores. A Eucatex, fabricante de chapas de fibras de madeira, implantou em 2005, na cidade de Salto-SP, a primeira linha de reciclagem de madeira para uso industrial da América do Sul. A companhia firma parcerias com outras empresas geradoras de resíduos de madeira, disponibilizando a estas caçambas onde o material deve ser acumulado e que, reprocessado, pode virar adubo, lenha e fonte geradora de energia térmica (na forma de biomassa).
O programa atua num raio de até 120 quilômetros de Salto e apresenta ganhos anuais em três vias: preservação de um milhão de árvores em suas áreas de reflorestamento, economia de 15 milhões de litros de água e fim do desperdício de 140 mil toneladas de madeiras (geradas por outras companhias), que, de outro modo, chegariam aos aterros. Se, para o cidadão comum, campanhas de reciclagem para esse produto praticamente inexistem, fica o consolo de que a madeira tem presença pouco recorrente na hora de a dona-de-casa fechar seus saquinhos de lixo. O que não anula a necessidade de se criarem canais adequados para seu descarte.
Por Fábio Fujita, da Revista Sustenta - Qui, 18 Jun/2009.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Frase de Reflexão


Mais vale a lágrima da derrota do que a vergonha de não ter lutado, por isso lute por tudo aquilo que sonhaste, mesmo que te custe uma lágrima derramada!

Dicas para ajudar a Preservar o Planeta...

1001 Maneiras de Salvar o Planeta
O livro apresenta sugestões variadas para proteção da Terra. Algumas são simples e implicam em meras modificações nos hábitos pessoais, que, repetidos diariamente, têm um impacto muito grande ao longo do tempo.
Leia abaixo uma seleção de dez dicas simples --em meio às 1001 apresentadas no livro que colaboram para a melhoria no ambiente.
1 Compense a emissão de CO2 de suas viagens aéreas
Em breve a aviação poderá responder por 15% da emissão de gases estufa. Por que não diminuir seu custo ambiental? Há companhias especializadas em calcular a proporção de um único assento na emissão de gases de um vôo e neutralizá-la com a compra de créditos de carbono, que são investidos em medidas compensatórias, como plantar árvores. A tonelada e meia de CO2 emitida por um passageiro num vôo entre Londres e Nova York gera um crédito de 15 dólares.
2 Informe
Se você vir qualquer indício de poluição, desde lixo jogado no parque até espuma na superfície dos rios, informe as autoridades locais e o Ibama. Talvez alguém já tenha notificado o problema, mas é melhor pecar por excesso do que por omissão.
3 Gramados luxuriantes
A grama alta retém mais umidade. Por isso, durante o verão, deixe o gramado crescer pelo menos quatro centímetros. Essa providência evitará a aparição de trechos ressecados e diminuirá a necessidade de rega.
4 Compre madeira reflorestada
Os móveis precisam ser de madeira de lei, proveniente de árvores que demoram a crescer, ou podem ser fabricados com espécies que crescem mais depressa, como o pinho e o eucalipto, e que portanto podem ser reflorestadas?
5 Água multiuso
Aproveite a água usada na limpeza matinal do filtro para regar as plantas dos vasos de casa.
6 Deixe a barba no fim de semana
Economize água, espuma e bálsamo deixando de se barbear no fim de semana. Se a sua parceira reclamar, lembre a ela que está em jogo uma causa maior.
7 Não espezinhe a natureza
Prefira tapetes de fibras naturais - como o sisal, o coco e a juta - aos de fibras sintéticas.
8 Proteja as aves
Papagaios, araras e outras aves vivem melhor em seu ambiente natural do que em gaiolas. Se você não comprar esses animais, estará ajudando a sufocar seu tráfico. Use esse dinheiro para passar as férias em uma reserva florestal, sem se esquecer de separar o suficiente para os créditos de carbono. Na reserva, você verá os pássaros soltos, e o seu dinheiro sustentará as comunidades locais, que lutam pela preservação da natureza.
9 Viva o bicarbonato de sódio
Esqueça os produtos de limpeza modernos: além de caros, eles evitam o contato com alguns germes que mantêm nosso sistema de defesa funcionando. Use bicarbonato de sódio, que é muito barato. Ele é bom para limpar tudo e tem ação fungicida.
10 Acorde com o aroma do café
Fuja dos desodorizadores de ambiente e faça sachês com ingredientes naturais, como pão fresco e grãos de café.
10/06/2009 - 05h00 - Folha Online

terça-feira, 16 de junho de 2009

Caderno do Aluno - Correção dos Exercícios - 3ª séries do E. Médio - Ref. 1º Bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - COLOCANDO A VIDA EM ORDEM

Página 3 - Começo de conversa
Espera-se que identifiquem situações cotidianas que utilizam sistemas de classificação como organização de armários, livros, programas, jogos etc.

Páginas 3 e 4 - Exercícios de classificação
1. Espera-se que dividam os objetos em grupos segundo critérios estabelecidos por eles mesmos. A presença de porcas, o tipo de “cabeça” achatada ou arredondada, a ausência ou não de ponta, são critérios que podem ser adotados pelos grupos.
2. Espera-se que reflitam sobre os critérios adotados, avaliando a pertinência dos mesmos.
3. Espera-se que continuem dividindo os grupos em subgrupos segundo critérios identificáveis nas figuras estabelecidos por eles mesmos.

Página 5 - LIÇÃO DE CASA
Identificando peixes
•Primeira coluna: linguado, jaguareçá, enguia.
• Segunda coluna: saramunete, raia, baga-baga.
• Terceira coluna: papudinha, baiacu, trombeta.

Páginas 6, 7 e 8 - PESQUISA INDIVIDUAL

Identificando os grupos de peixes
Aulostomus - Peixe-trombeta ou trombeteiro
Paralichthys - Linguado
Lagocephalus - Baiacu
Holocentrus - Jaguareçá
Myripristis - Baga-baga
Pempheris - Papudinha
Pseudopeneus - Saramunete
Anguilla - Enguia
Dasyatis - Raia

1. Como colocaram apenas o nome dos gêneros, muitas espécies podem ter aparecido.
2. Não. Os nomes correspondem aos gêneros, portanto, os alunos devem encontrar
várias espécies diferentes.

Classificação do seres vivos

Seres vivos Reino – Filo – Classe – Ordem – Família – Gênero – Espécie
(nome popular)

urso-polar Animália/ Chordata/ Mammalia/ Carnívora/ Ursidae/ Ursus/ Ursus maritimus

borboleta-monarca Animalia/ Arthropoda/ Insecta/ Lepidóptera/ Nymphalidae/ Danaus/ Danaus plexippus

garça-branca Animália/ Chordata/ Aves/ Ciconiiformes/ Ardeidae/ Casmerodius/ Casmerodius alba

ipê-branco Plantae/ Magnoliophyta/ Magnoliopsida/ Lamiales/ Bignoniaceae/ Tabebuia/ Tabebuia alba

ser humano Animália/ Chordata/ Mammalia/ Primates/ Hominidae/ Homo/ Homo sapiens
bactéria causadora do botulismo Monera/ Firmicutes/ Clostridia/ Clostridiales/ Clostridiaceae/ Clostridium/ Clostridium botulinum

bactéria causadora do tétano Monera/ Firmicutes/ Clostridia/ Clostridiales/ Clostridiaceae/ Clostridium/ lostridium tetani

Plantae/ Magnoliophyta/ Liliopsida/ Zingiberales/ Musaceae/ Musa acuminata /Musa banana e Musa balbisiana

mosca-varejeira/Animália/ Arthropoda/ Insecta/ Díptera/ Cuterebridae/ Dermatobia Dermatobia hominis

pau-brasil/Plantae/ Magnoliophyta/ Magnoliopsida/ Fabales/ Caesalpiniaceae Caesalpinia / Caesalpinia echinata

1. Espera-se observem a presença de categorias como “subespécie”, “infra-ordem”, “domínio”.
2. A categoria “Filo” é utilizada apenas no reino Animalia. Nos outros, a categoria correspondente seria “Divisão”.
3. Cada organismo deve ser reconhecido por uma designação binominal, em que o primeiro termo identifica o seu gênero e, o segundo, sua espécie. Entretanto, considera-se erro grave o uso do nome da espécie isoladamente, sem ser antecedido pelo nome do gênero. Portanto, o nome de cada espécie é formado por duas palavras: o nome do gênero – que deve ser escrito com inicial maiúscula – e o restritivo específico – com inicial minúscula.
4. Espera-se que relacionem com “branco”.
5. Quando o nome do gênero é o mesmo, como no caso das bactérias Clostridium, podemos concluir que são organismos muito próximos.

Páginas 9 e10 - Leitura e Análise de Texto
1. A notícia relata uma nova proposta de organização dos seres vivos diferente da classificação lineana. Espera-se que identifiquem que os avanços no entendimento da Evolução Biológica reconstruíram os conhecimentos relacionados com a classificação biológica e uma síntese deles pode ser representada por uma árvore filogenética.
2. O objetivo é que os alunos conversem sobre o tema tratado no texto: nova ideia de classificar os seres vivos segundo suas relações de parentesco. Além das impressões sobre o texto, espera-se que os alunos esclareçam dúvidas sobre palavras e expressões desconhecidas. Um termo a ser destacado é filogenia, que tem origem grega e é utilizado para tratar as relações evolutivas entre os organismos, ou seja, as representações da história das relações de parentesco entre os organismos.

Páginas 10 e 11 - LIÇÃO DE CASA
1. O sobrenome do autor é português, mas o avô era mexicano e se chamava Padilla. O autor brinca, relacionando essa confusão genealógica com as mudanças propostas na classificação dos seres vivos, ou seja, com o novo sistema de denominar e classificar os seres vivos segundo sua relação de parentesco, sua “genealogia”.
2. Para ele, as características seriam: ordem, lógica e coerência interna.
3. Filogenia seria uma ideia de organizar os seres vivos de acordo com o grau de parentesco deles.
4. O nome da espécie é definido por um binômio de origem latina ou grega, cujo primeiro termo designa o gênero, um agrupamento mais amplo de organismos, e o segundo, o nome pessoal e intransferível de cada espécie. As espécies lineares são agrupadas em gêneros, depois em famílias, ordens, classes e reinos. Suas categorias ajudam a impor um pouco de critério científico, como o uso de semelhanças anatômicas.
5. Reduziu o número de nomes que eram utilizados antes e substituiu o uso de características utilitárias (por exemplo, doméstico ou selvagem e comestível ou venenoso) por características da forma e da anatomia do organismo.
6. Lineu apresentou ideias que organizaram a área. Suas ideias originais foram modificadas (rebocadas, pintadas e ampliadas) por outros pesquisadores, mas a
essência dessas ideias continua a mesma (o edifício lineano continua firme e de pé).
7. Lineu parecia acreditar que as espécies não estavam relacionadas entre si. Assim, seu sistema de classificação não permite visualizar as relações de parentesco entre os seres vivos. A proposta de Queiroz pretende incluir as relações de parentesco na classificação. ugestão!

Páginas 12 e 13
1. A espécie humana, já que ele utiliza o “somos” e diz o nome de vários grupos humanos.
2. Ele funde palavras de grupos culturais diferentes: egipciganos é egípcios e ciganos, tupinamboclos é tupinambás e caboclos, guaranisseis é guaranis e nisseis, e judárabes é judeus e árabes (estrofes 3, 4, 8 e 13).
3. Não, além da cor da pele, somos diferentes pelas tradições culturais e religiosas.
4. A tese é a de que não podemos classificar as pessoas por critérios culturais, religiosos e pela cor da pele. Ainda mais em um país como o Brasil, onde todos esses grupos apresentados na música estão “misturados”.
5. Resposta pessoal.

Páginas 13,14 e 15 - VOCÊ APRENDEU?
1. Classificar é agrupar, organizar segundo parâmetros pré-estabelecidos como referenciais.
2. Os trabalhos se assemelham, pois obedecem a normas e critérios.
3. Alternativa d.
4. Alternativa b.
5. a) Apenas um: Canis.
b) Canis familiaris, pois todos pertencem à mesma espécie.
6. Alternativa c.

Páginas 15 e 16 - Você é um bom pesquisador?
1. Vocês podem relacionar a ordem, a lógica e a coerência ao estabelecimento de critérios e normas para promover as atividades de classificação.
Espera-se que os alunos reflitam sobre o seu cotidiano.
2. Resposta pessoal.
Muitas atividades cotidianas envolvem essas características. Organizar listas de compras, estudar, participar de campeonatos e atividades esportivas, arrumar a casa, o armário etc.
3. Resposta pessoal.
Algumas respostas possíveis: ser curioso, persistente, paciente, capaz de propor problemas etc.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - A DEFINIÇÃO DE ESPÉCIE

Página 16
O objetivo desta questão é promover a reflexão sobre o conceito de espécie, com base em conhecimentos prévios dos alunos.

Página 17 - Começo de conversa
Espera-se que, neste momento, os alunos escolham uma definição de espécie. A definição mais utilizada é geralmente a encontrada na maioria dos livros didáticos, como a que segue: “Espécie é formada por grupos de populações naturais que se entrecruzam, mas que estão reprodutivamente isolados de outros grupos de populações”.

Páginas 17 e 18 - PESQUISA INDIVIDUAL
1. Ao perceber que todos os organismos descritos se reproduzem assexuadamente, o aluno pode questionar as definições que envolvem reprodução com descendência fértil.
2. Os organismos citados apresentam diferentes etapas do ciclo de vida. Nessas etapas, eles não guardam muitas semelhanças entre si. Antigamente, as diferentes fases de vida eram classificadas como espécies diferentes.
3. Os animais que apresentam enorme dimorfismo sexual poderiam ser classificados como sendo de diferentes espécies, de acordo com a definição “espécie é um conjunto de seres vivos que guardam grande semelhança entre si e com seus ancestrais”.
4. Trilobitas são animais fósseis, o que não nos permite analisar a sua reprodução. Já as raças de cães e gatos apresentam animais muito distintos, pertencentes a uma mesma espécie.
5. Apesar de pessoal, espera-se que os alunos identifiquem, em suas respostas, que todos os exemplos colocam os conceitos de espécie em xeque, demonstrando que não há um conceito que não tenha um problema.

Páginas 19, 20 e 21 - LIÇÃO DE CASA
1. Relacionar à segunda definição: “Espécie é um grupo de indivíduos que estão aptos a produzir descendência fértil”. De acordo com essa definição, não haveria possibilidade da mula produzir descendentes férteis. Desta forma, o ocorrido atrapalha essa definição.
2. Não, segundo a definição “Espécie é um grupo de indivíduos que estão aptos a produzir descendência fértil”.
3. Não, segundo a definição “Espécie é um grupo de indivíduos que estão aptos a produzir descendência fértil”.

Páginas 21 e 22 - VOCÊ APREND EU?
1. Alternativa b.
Cães de raças distintas são capazes de se cruzar e produzir descendentes férteis. Embora apresentem tamanhos diferentes que limitam certos cruzamentos, cruzamentos intermediários garantem o fluxo gênico.
2. Alternativa b.
3. Podem ocorrer duas situações: (1) as populações não apresentarem isolamento reprodutivo, neste caso, haverá reprodução e formação de descendentes férteis; (2) as populações já apresentarem isolamento reprodutivo, desta forma, não haverá formação de híbridos ou, se houver, estes serão estéreis. Só podemos considerar que houve especiação nesse último caso.
4. Raças de cães, pois apresentam muitas diferenças morfológicas e pertencem a uma
mesma espécie.
5. Não, pois a descendência do cruzamento entre eles não é fértil.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - TODOS OS REINOS DA NATUREZA

Página 23 - Começo de conversa
Refletir sobre o uso do quadro comparativo em suas respostas e relatar suas experiências pessoais.

Página 23 - PESQUISA EM GRUPO
Alguns conceitos possíveis para a confecção do glossário:
• unicelulares;
• pluricelulares;
• procariontes;
• eucariontes;
• autótrofos;
• heterótrofos.

Página 24 - LIÇÃO DE CASA
Algumas definições possíveis:
• unicelulares: organismos com uma célula.
• pluricelulares: organismos com mais de uma célula.
• procariontes: organismos que apresentam células sem núcleo organizado.
• eucariontes: possuem células com núcleo organizado.
• autótrofos: organismos que sintetizam matéria orgânica com a inorgânica.
• heterótrofos: organismos que conseguem matéria orgânica nutrindo-se de outros seres.

Páginas 24 e 25 - VOCÊ APRENDEU?
Comparando os Reinos
São formados por uma ou muitas células?
Reinos / Monera / Fungi / Pantae / Animalia
Unicelular/ unicelular/ unicelular ou pluricelular/ pluricelular/ pluricelular
Como são suas células?
Reinos / Monera / Fungi / Pantae / Animália
Procariontes/ eucariontes/ eucariontes, com parede celular de quitina/ eucariontes, com
parede celular de celulose/ eucariontes
Como é obtida a energia?
Reinos / Monera / Fungi / Pantae / Animália
autótrofos ou heterótrofos (fotossíntese, fermentação e respiração celular)/ autótrofos ou heterótrofos (fotossíntese, fermentação e respiração celular)/ heterótrofos (fermentação respiração celular)/ autótrofos (fotossíntese e respiração celular)/ heterótrofos (fermentação e respiração celular)
Qual é a importância ecológica desse grupo?
Monera - base de cadeias alimentares, decompositores, parasitas, etc.
Fungi - base de cadeias alimentares, parasitas, etc.
Pantae - decompositores, parasitas, etc.
Animália - base de cadeias alimentares, parasitas, controle de populações de outras espécies, etc.
Quais são os exemplos desse reino?
Monera - bactérias como as causadoras do tétano e do cólera ameba, euglena, paramécio, etc.
Fungi - champignon, levedura, etc.
Pantae – árvores (por exemplo, ipê e pau-brasil), musgos, etc.
Animália - cão, mosca, minhoca, peixe, etc.
* Os organismos que não se encaixam nos animais, fungos e plantas são encaixados no reino Protista. A maioria é unicelular, entretanto, existem protistas multicelulares como algas cianófitas, feófitas e rodófitas.

Páginas 27 e 28 - VOCÊ APRENDEU?
1. Organismo
Bactéria X X X X
Paramécio X X X
Anêmona X X X
Cogumelo X X X
Briófita X X X
2. Alternativa c.
3. Alternativa c.
4. De acordo com o sistema de cinco reinos, proposto por Whitaker em 1969, os fungos pertencem ao reino Fungi e os vegetais ao reino Plantae. Fungos e plantas se assemelham, pois ambos possuem células com parede celular e boa parte deles é fixa (suas micorrizas são muito confundidas com raízes). Mas por não sintetizarem clorofila, fungos são heterotróficos, ao passo que as plantas são autotróficas.
Diferentemente das plantas, fungos também não armazenam amido como substância de reserva e, em sua maioria, apresentam quitina, em vez de celulose, na parede celular.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - ÁRVORE DA VIDA

Página 30 - Começo de conversa
1. Resposta pessoal.
Espera-se que relacionem, em suas respostas, os ramos das “Árvores da vida” observadas aos galhos que representam as relações evolutivas entre os seres vivos.
2. Grupos de seres vivos relacionados.
3. O tempo pode estar relacionado na vertical, identificado pelo tamanho dos ramos.
4. Espera-se que relacionem a proximidade entre os grupos à ancestralidade comum, ao parentesco entre eles.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

ÁRVORE DA VIDA

Página 30 - Começo de conversa
1. Resposta pessoal.
Espera-se que relacionem, em suas respostas, os ramos das “Árvores da vida” observadas aos galhos que representam as relações evolutivas entre os seres vivos.
2. Grupos de seres vivos relacionados.
3. O tempo pode estar relacionado na vertical, identificado pelo tamanho dos ramos.
4. Espera-se que relacionem a proximidade entre os grupos à ancestralidade comum, ao parentesco entre eles.

Páginas 31 e 32 - Trabalho em dupla
Embrião fica retido no gametângio (estrutura produtora de gametas)?
Briófitas – Sim
Pteridófitas - Sim
Gimnospermas - Sim
Angiospermas – Sim

Possui vasos condutores de siva?
Briófitas - Não
Pteridófitas - Sim
Gimnospermas - Sim
Angiospermas – Sim

Forma sementes?
Briófitas - Não
Pteridófitas - Não
Gimnospermas - Sim
Angiospermas – Sim

Forma flores e frutos?
Briófitas - Não
Pteridófitas - Não
Gimnospermas - Não
Angiospermas – Sim

1. Espera-se que identifiquem que os grupos mais próximos entre si são os que apresentam maior número de características comuns.
2. A presença de vasos condutores aconteceu antes da formação dos frutos.
3. Correção em sala de aula – desenho.
4. Espera-se que os alunos localizem:
a) antes do ramo Briófitas: embrião protegido;
b) entre os ramos Briófitas e Pteridófitas: presença de vasos condutores de seiva;
c) entre os ramos Pteridófitas e Gimnospermas: formação de sementes;
d) entre os ramos Gimnospermas e Angiospermas: formação de frutos.

Páginas 32 e 33 - LIÇÃO DE CASA
Espera-se que vocês tenham entendido que o Sistema de Classificação de Lineu não considera a relações de parentesco entre os organismos, pois os quatro exemplos estão em quatro divisões diferentes. Dessa forma, parece que apresentam um grau de semelhança homogêneo, em que as angiospermas são tão parecidas com as gimnospermas quanto com as briófitas. No entanto, pela análise da árvore filogenética, vimos que isso não é verdadeiro.

Páginas 33, 34 e 35 - Desafio
1. Resposta pessoal
2. Resposta pessoal
Espera-se que identifiquem as características dos piteronáculos e organizem uma tabela comparativa entre eles. Depois, construam as árvores filogenéticas agrupando-os segundo os critérios escolhidos.
3. a) Provavelmente não. Depende das características escolhidas pelas duplas.
b) Os pesquisadores tendem a reunir os dados dos diferentes grupos de cientistas para construir uma única árvore filogenética.
c) Os critérios são definidos em congressos e simpósios de biólogos.
4. Resposta pessoal.
Aproveite para identificar a escolha da maioria.

Páginas 36 e 37 - LIÇÃO DE CASA
1. Apresentam mais semelhanças com morcegos.
2. O peixe-boi é mais próximo do elefante.
3. O porco apresenta mais ancestrais comuns com o golfinho do que com uma anta.
4. Resposta pessoal.
Os avanços no entendimento da evolução biológica reconstruíram os conhecimentos sobre classificação biológica e uma síntese deles pode ser representada por uma árvore filogenética, um conteúdo recente do currículo de Biologia no Ensino Médio.

Página 37 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa c.

Página 38 - Leitura e Análise de Texto
1. Homo sapiens e Homo neanderthalensis.
2. Reino Animalia, Filo Chordata, Classe Mammalia, Ordem Primates, Família Hominidae, Gênero Homo.
3. Por serem espécies diferentes, mas que podem se reproduzir e gerar descendentes férteis.
4. Palavra derivada do grego morphe que significa forma. Morfologia significa estudo da forma, estrutura.
5. O quadro deve ser semelhante ao construído na seção Você Aprendeu da Situação de
Aprendizagem 3.
6. Um sistema de classificação é apenas uma proposta, pois pode ser modificado ao
longo do tempo de acordo com as necessidades.
7.
8. Não, pois as algas são mais próximas do reino Plantae.
9. Algumas características possíveis:
• pluricelulares (após o ramo Protozoários);
• presença de clorofila ou autótrofos (no ramo Algas e Plantae);
• heterótrofos (no ramo Animalia e Funghi);
• parede celular de quitina (no ramo Fungi).

Caderno do Aluno - Correção dos Exercícios - 2ª séries - Ref. 1º Bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - A ORGANIZAÇÃO DA VIDA

Página 3 - Começo de conversa

Espera-se que relacionem, em suas respostas, o ciclo de vida como uma dessas
características.

1. Resposta pessoal.
2. Resposta pessoal.
3. Resposta pessoal.
Uma probabilidade é que os alunos utilizem como critério: ciclo de vida, reprodução,
crescimento, existência de células.

4. Formado por células
ser humano
peixe
árvore
cavalo
cachorro
ave

Não formarmado por células
cadeira
rocha
nuvem
cerca
carro
prédio

5. Resposta pessoal.
Espera-se que concluam que todos são ou foram formas vivas.

Páginas 4 e 5 - PESQUISA INDIVIDUAL

Construindo o conceito de célula
Espera-se que reconheçam algumas estruturas recorrentes, como membrana e citoplasma, ou que apontem, em função das imagens selecionadas, estruturas, como núcleo, retículo endoplasmático, mitocôndrias, peroxissomos e complexo golgiense.

Estruturas comuns às células

• Citoplasma, membrana, material genético, ribossomos e citossol.
a) tamanho: as células possuem dimensões microscópicas, porém o tamanho é variável
quando se comparam diferentes tipos celulares.

b) estruturas presentes: todas as células apresentam membrana celular, citoplasma e
ribossomos. As células eucarióticas apresentam, além dessas estruturas, núcleo
organizado e uma série de outros compartimentos internos, como mitocôndrias,
retículo endoplasmático, complexo golgiense, peroxissomos.

c) formato: apesar da enorme diversidade de formatos celulares, as células são
estruturas tridimensionais.

Páginas 8 e 9 - LIÇÃO DE CASA

1. Resposta pessoal.
2. Espera-se que consigam relacionar diferentes células a diferentes funções e diferentes estruturas, tecidos. Outro aspecto que pode ser levantado diz respeito à diversidade biológica e à evolução.

3. a) Células A e B são eucarióticas. Célula C é procariótica.
b) Célula C: reino Monera. Não apresenta núcleo organizado.
Célula A: reino Animalia. Célula eucariótica heterotrófica, não produz seu próprio alimento.
Célula B: reino Plantae. Célula eucariótica autotrófica, produz o próprio alimento (cloroplasto).

Comparando células

1. Espera-se que sejam capazes de redigir uma definição para o conceito de célula.
2. Resposta pessoal.

Páginas 10 e 11 - Leitura e Análise de Texto

1. Célula B.
2. Célula C.
3. Organelas celulares. Compartimentos delimitados por membrana que executam diferentes funções metabólicas na célula.
4. Retículo endoplasmático; lisossomos; peroxissomos; cloroplastos; mitocôndrias; complexo golgiense.

Páginas 11 e 12 - Comparando células e cidades

1. a) retículo endoplasmático: síntese de moléculas orgânicas, proteínas, lipídios, glicoproteínas, entre outras. Constituído de canais por onde circulam proteínas e outras substâncias.
b) complexo golgiense: empacotamento e distribuição de substâncias para diferentes locais no interior da célula e para exportação.
c) mitocôndrias: respiração celular. Síntese de ATP.
d) cloroplastos: fotossíntese e produção de glicose a partir de gás carbônico e água.
e) lisossomos: digestão intracelular e reciclagem de estruturas celulares.

2. a) retículo endoplasmático: o retículo endoplasmático assemelha-se a ruas e avenidas, porque por ele circulam proteínas e lipídeos, importantes para diversas funções celulares.
b) complexo golgiense: o complexo golgiense assemelha-se a um armazém ou silo, porque processa, embala e estoca proteínas que serão enviadas para certas regiões da célula ou para fora dela.
c) mitocôndrias: as mitocôndrias são a central energética porque nelas acontece a produção de ATP, molécula que será empregada em diversos processos celulares.
d) cloroplasto: o cloroplasto é comparável a uma casa com aquecimento solar, porque retira do Sol (ou da luz) a energia e a transforma em açúcares que, posteriormente, serão oxidados para a geração de energia e calor.
e) lisossomos: os lisossomos são comparados a restaurantes e lanchonetes, porque neles acontece o processo de digestão celular.

Páginas 12, 13 e 14 - De célula a tecido

1. Resposta pessoal.
Espera-se que os alunos façam referência a tecidos de roupa, e que outros mencionem o
tecido dos seres vivos.
2. Tecidos são constituídos de células com estruturas semelhantes e que desempenham
funções semelhantes.
3. A, B e D.
4. É imprescindível que estabeleçam a seguinte relação: células formam tecidos, que formam órgãos, que compõem os sistemas do corpo humano (respiratório, circulatório, nervoso etc.).

Página 15 - LIÇÃO DE CASA

Espera-se que estabeleçam uma correlação entre a presença de tecidos diferenciados nos organismos multicelulares e as diferentes formas de organização do corpo desses organismos. Um organismo pluricelular pode ter várias vantagens em relação aos unicelulares: maior resistência, capacidade de adaptação a diferentes ambientes e aumento do tamanho (o que pode ser útil tanto para um predador, como para uma presa). A ocupação do ambiente terrestre só foi possível com o surgimento dos seres pluricelulares.

Páginas 15, 16, 17 e 18 - VOCÊ APRENDEU?

1. Alternativa d.
2. a) As mitocôndrias apresentam, em seu interior, enzimas responsáveis pela respiração celular. Os seres vivos com mitocôndrias apresentam, portanto, a capacidade de respirar, o que pode representar uma enorme vantagem, se há oxigênio disponível no ambiente. Por outro lado, as células hospedeiras oferecem nutrição e proteção às mitocôndrias.
b) Sendo a sede da fotossíntese, ou seja, o local da célula onde ocorre a fotossíntese, os cloroplastos proporcionam ao ambiente o O2, que é consumido por todos os organismos que realizam a respiração.
3. Alternativa e.
4.
(1) DNA
(2) RNA
(3) Mitocôndria
(4) Ribossomo
(5) Cloroplasto
(6) Complexo golgiense
(7) Vesícula secretora
(8) Membrana plasmática
5. No modelo de uma célula eucariótica, deve estar presente o núcleo delimitado por membrana, enquanto na célula procariótica não. Os modelos empregados podem ser os mais variados possíveis, mas essas características devem estar presentes. Pode ser que os alunos queiram representar as estruturas presentes dentro do núcleo. É importante lembrar que no núcleo das células eucarióticas há cromossomos que geralmente são representados na forma duplicada (com aspecto de “X”). Já nas células procarióticas, o material genético é diferente. Geralmente, o “cromossomo” dessas células está na forma circular e é uma estrutura única.

6.
Célula procariótica Célula eucariótica
Membrana plasmática + +
Material genético + +
DNA + +
Citoplasma + +
Complexo golgiense - +
Mitocôndrias - +
Retículo endoplasmático - +

7. • Ser humano, água-viva, baleia, rato, laranja, laranjeira, semente da laranja, lesma e besouro: pluricelulares.
• Ameba e bactéria: unicelulares.
• Granito e diamante: não possuem células.
8. Alternativa a.
9. Alternativa b.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 - BIOMEMBRANAS E SUAS FUNÇÕES

Página 21 - Começo de conversa

1. Espera-se que utilizem, em suas respostas, informações e conceitos relacionados à solubilidade das substâncias, e que possam, minimamente, estabelecer relações entre substâncias solúveis ou não solúveis em água.
2. Espera-se que estabeleçam uma relação de afinidade entre os materiais que entram
nas células e seus “porteiros”.
3. Espera-se que percebam que há espaços na membrana e que certas substâncias, por
causa de seu reduzido tamanho e propriedades químicas, conseguem passar por estes
espaços.

Páginas 21 e 22 - Funções e características das membranas

1. A permeabilidade da membrana. As questões estão relacionadas ao papel da membrana em relação à entrada e à saída de substâncias da célula. Elas caracterizam a permeabilidade seletiva da membrana em relação aos diferentes compostos citados.
2. Permeabilidade é a capacidade da membrana de selecionar criteriosamente o que deve entrar ou sair dela.

Páginas 22 e 23 - Leitura e Análise de Texto

1. As setas representam o fluxo de água que passa através da membrana.
2. A membrana não regula diretamente a quantidade de água que entra e sai da célula, mas por meio da diferença de concentração entre o meio interno e externo da célula é possível fazer esse controle.
3. A célula poderá se romper.
4. Osmose é um fenômeno de difusão, no qual duas soluções de concentrações diferentes estão separadas por uma membrana que é permeável ao solvente (parte líquida da solução) e praticamente impermeável ao soluto (parte sólida da solução).
Há, então, passagem do solvente da solução de menor concentração (solução hipotônica) para a solução de maior concentração (solução hipertônica).
5. Espera-se que relacionem, em suas respostas, o título com a permeabilidade da membrana. Quanto à importância de um envoltório para a célula, espera-se que os alunos relacionem características, como: permeabilidade, delimitação do espaço, proteção etc.

Páginas 24, 25 e 26 - Leitura e Análise de Texto

1. Porque a membrana isolou o ambiente celular do seu entorno, possibilitando o estabelecimento de um meio (interior da célula) quimicamente diferenciado de seu entorno. Com isso, transformações químicas características dos seres vivos puderam ocorrer.
2.
(2) Permeável
(3) Envoltório
(4) Seletiva
(5) Lipoprotéica
(6) Receptora
3. Espera-se que enfatizem, em seus textos, as diferentes funções e características da membrana necessária ao desenvolvimento da vida.

Páginas 26 e 27 - VOCÊ APRENDEU?

1. Alternativa b.
2. Alternativa e.
3. Alternativa c.
4. a) Paramécios são protistas de água doce que possuem vacúolos pulsáteis. Por meio
dessas estruturas, podem eliminar o excesso de água que adquirem do meio, por osmose, mantendo seu volume inalterado.
b) A estrutura presente nas células da raiz de cebola, que evitou sua ruptura, quando estavam túrgidas, é a membrana celulósica. O tubo que contém hemácias fica avermelhado porque, após o rompimento, essas células liberam seu conteúdo constituído por hemoglobina, pigmento de cor vermelha.
5. Durante a alimentação desse ser unicelular, a membrana engloba o alimento, permitindo que ele seja coletado, ingerido e digerido pela célula.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
METABOLISMO CELULAR: RESPIRAÇÃO E FOTOSSÍNTESE


Página 28 - Começo de conversa
O objetivo de tal questionamento está no fato de haver um entendimento popular de que não se deve colocar plantas no ambiente onde pessoas estão dormindo, porque poderia causar problemas, uma vez que, sem luz, as plantas consumiriam gás oxigênio do ambiente.

Páginas 28 e 29 - Definindo fotossíntese

1. Nesse momento, espera-se uma resposta simples, como: “Fotossíntese é um processo que ocorre nas plantas e depende da luz solar”.
2. a) A planta e o rato morriam porque não podiam respirar.
b) A planta recuperava o ar irrespirável, tornando-o respirável. De alguma maneira, a planta fornecia a substância necessária para a sua respiração e a do rato.
c) Resposta pessoal.
d) Espera-se que a reflexão a este questionamento permita, a princípio, que a crença não tem sentido, uma vez que as plantas podem renovar o ar do ambiente.
e) Reconhecer que, além do ar, a luz é outro elemento indispensável.
As conclusões podem diferir em alguns aspectos, mas a ideia geral deve conter: “A planta
recuperava o ar irrespirável, tornando-o respirável. De alguma maneira, a planta fornecia a
substância necessária para a sua respiração e a do rato”.

Páginas 30 e 31 – PESQUISA INDIVIDUAL

1. Gás oxigênio – O2
2. Gás carbônico – CO2
3. Na ausência de luz e em um ambiente completamente fechado, o camundongo e a planta morrem, pois não ocorre fotossíntese sem luz e, com isso, não se produz gás oxigênio, essencial para a sobrevivência dos dois.
4. a) Os símbolos representam substâncias químicas envolvidas no processo de fotossíntese.
b) As setas indicam a direção da reação, quais substâncias são reagentes e quais são produtos da reação.
5. Nos textos sobre o processo da fotossíntese, espera-se que conste:
• A fotossíntese é um processo químico.
• A fotossíntese envolve a transformação de substâncias químicas mais simples em
outras mais complexas.
• A fotossíntese é dependente de energia luminosa.
• Os reagentes são água e gás carbônico (dióxido de carbono).
• Os produtos são glicose e gás oxigênio.
• O gás oxigênio pode ser considerado um subproduto porque é eliminado da planta.
• A fotossíntese ocorre nos cloroplastos e na presença da clorofila.

Página 31 - LIÇÃO DE CASA

Local na planta onde ocorrem os processos:
Fotossíntese / Principalmente nas células das folhas que contêm os cloroplastos e a clorofila.
Respiração / Em todas as células.

Produtos:
Fotossíntese / Glicose, gás oxigênio e água.
Respiração / Gás carbônico e água.

Equação simplificada:
Fotossíntese / 6 CO2 + 12 H2O luz e clorofila C6 H12 O6 + 6 O2 + 6 H2O
Respiração / C6 H12 O6 + 6 O2 6 CO2 + 6 H2O + energia

O adubo fornece nutrientes necessários ao funcionamento da planta. Com a fotossíntese, a planta sintetiza compostos orgânicos que, além de uma função estrutural, converte energia luminosa em energia química que fica armazenada nos compostos orgânicos. É essa energia química armazenada que possibilita o funcionamento das células e, portanto, da planta.

Páginas 32, 33 e 34 - VOCÊ APRENDEU?

1. Alternativa b.
2. Alternativa d.
3. Alternativa b.
4. A afirmação está equivocada, pois as algas microscópicas também produzem gás
oxigênio por meio da fotossíntese. A área que elas ocupam no planeta é bem maior
que a ocupada por florestas como a Amazônia.
5. Para se deslocar até o óvulo, essa célula gasta muita energia. A organela que permite
isso é a mitocôndria.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
NÚCLEO CELULAR

Página 35 - Começo de conversa

1. Dolly foi o primeiro clone de mamíferos feito com células adultas.
2. Espera-se que os alunos possam, nesse momento, relacionar a clonagem à manipulação de células.

Página 35 - PESQUISA INDIVIDUAL

1. Para visualizar a presença das características diferentes e atestar a eficiência ou não do processo.
2. Porque o núcleo celular utilizado na transferência nuclear que formou a primeira célula do embrião confere as características que se manifestam no indivíduo adulto.
3. Espera-se que reconheçam, neste momento, a importância do núcleo para a manifestação das características. Espera-se, também, que concluam que alguma coisa no núcleo é responsável pelas características físicas da ovelha. O que haveria dentro do núcleo? É provável que os alunos mencionem: genes, DNA ou material genético.

Espera-se que, em suas pesquisas, os alunos relacionem:
• As três ovelhas necessárias ao procedimento: uma doadora de óvulo, uma doadora de núcleo
celular e uma mãe que recebeu e gestou o clone.
• O processo de transferência nuclear.
• A célula que, ao receber o núcleo, passou a se comportar como célula embrionária.
Um dado importante, que pode auxiliar discussões futuras e que diz respeito ao procedimento, é que foram realizadas cerca de 270 transferências nucleares pelo grupo de pesquisadores responsáveis, no entanto, apenas uma funcionou, gerando a Dolly. Isso mostra o caráter experimental do processo.

Páginas 36, 37 e 38 - Divisão celular e a manutenção da vida

1. Parariam de crescer, de regenerar-se e morreriam.
2. As células originaram-se de um processo contínuo de divisão celular. Uma célula origina duas, que originam quatro, que originam oito e assim sucessivamente.
Espera-se que a resposta contenha alguma indicação de um processo de reprodução das células originando novas células.
3. 4. e 5.
Nestas questões, espera-se que estabeleçam uma correlação entre o processo de reprodução das células (mitose) com a regeneração de tecidos e com o crescimento dos órgãos e tecidos.

6. É indispensável que os textos estabeleçam uma relação sequencial do processo:
• há um período no qual a célula apresenta grande crescimento;
• há uma etapa em que o material genético é duplicado;
• há uma etapa em que o material genético sofre condensação, formando os cromossomos. Nessa etapa, a membrana nuclear se fragmenta;
• em outra etapa, os cromossomos alinham-se na região central da célula;
• em seguida, as duas cópias de cada cromossomo separam-se para polos opostos da célula, onde ocorre a reorganização de dois núcleos, um em cada polo da célula;
• finalmente, a porção citoplasmática divide-se em duas, cada qual contendo um núcleo.
Espera-se que, ao escrever suas expectativas em relação ao texto “Dividir para crescer”, os
alunos:
• relacionem o processo de reprodução celular com a ideia de divisão celular;
• relacionem o processo de crescimento com o aumento do número de células.

Páginas 38, 39 e 40 - Leitura e Análise de Texto

1. Resposta pessoal.
2. As células.
3. Todo ser vivo descende de outro ser vivo, toda célula descende de outra célula.
4. O crescimento desregulado das células pode ocasionar um acúmulo de células com metabolismos e funções alteradas, que podem gerar um câncer.

Páginas 40, 41 - LIÇÃO DE CASA
1. Espera-se que os alunos:
• estabeleçam uma relação entre mitose e crescimento de órgãos e tecidos;
• estabeleçam uma relação entre regeneração e substituição de tecidos com a mitose;
• reconheçam a mitose como um mecanismo de reprodução celular e que em alguns casos, como em microrganismos como os protistas, a mitose representa uma das estratégias de reprodução.
2. Correção em sala.

Páginas 41 e 42 - Ciclo celular e câncer
1. Tiraria uma cópia.
2. Espera-se que os alunos relacionem esta situação à ideia de que a informação genética deve ser replicada (duplicada) para que possa ser passada adiante.
3. Espera-se que os alunos relacionem que:
• o núcleo é o responsável pelo controle das funções celulares;
• o núcleo possui dupla membrana;
• o núcleo concentra quase a totalidade do material genético;
• durante o ciclo celular, para que uma célula se divida em duas, é necessário que o núcleo duplique-se com toda a informação genética.

Página 42 - Construindo um cromossomo
a) O lápis: esqueleto proteico do cromossomo.
b) O barbante: DNA, material genético.
c) As regiões pintadas com hidrocolor: genes, regiões do DNA que contém informações genéticas.
Espera-se que:
• estabeleçam uma relação entre cromossomo, DNA e genes;
• relacionem a diferença entre DNA e cromossomo a diferentes níveis de organização do
material genético.

Página 43 - Desafio
1. O título refere-se ao material genético que deve ser multiplicado (replicado) para depois dividir-se entre as células-filhas. Os cromossomos se multiplicam, ou seja, dão origem a uma cópia deles mesmos para que possam, então, ser divididos entre as células-filhas.
2. Espera-se que os alunos, ao descreverem um processo de divisão celular, relacionem as seguintes etapas:
• está descompactado;
• duplica-se ainda descompactado;
• sofre compactação e as duas cópias permanecem unidas pelo centrômero;
• alinham-se na região equatorial da célula;
• as duas cópias se separam para polos diferentes;
• ocorre descompactação dos cromossomos.
Detalhe, com os rolinhos de papel (ou outro material qualquer que estiver usando), o comportamento dos cromossomos na etapa indicada por um ponto de interrogação.

Páginas 44 e 45 - LIÇÃO DE CASA
1. Espera-se queconsiderem:
• a mitose;
• o descontrole do processo;
• a alteração nas informações genética.
2. Alternativa e.

Páginas 46 e 47 - VOCÊ APRENDEU?
1. Alternativa d.
2. Alternativa c.
3. Duas células com dois cromossomos cada. Elas serão idênticas entre si. 4. Radiações nucleares podem danificar o material genético (DNA), causando diferentes anomalias celulares, dentre as quais o câncer. Nessa situação, a célula se multiplica descontroladamente.