sexta-feira, 31 de julho de 2009

Simulado confirma Enem com mais conteúdo


Amostra da prova foi divulgada pelo Inep com 40 testes.

Professores apontam incoerências em questões.

O simulado do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) confirma a cobrança de mais conceitos e conteúdo escolar, de acordo com a avaliação de cursinhos pré-vestibulares.

A prova, com 40 questões em vez das 180 do exame oficial, foi divulgada à meia-noite desta quarta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação. Os gabaritos acompanham os arquivos das provas.


VEJA AS PROVAS DO SIMULADO DO ENEM

Ciências da natureza (com o enunciado da questão 9 corrigido) (o arquivo está em .pdf)
Ciências humanas (o arquivo está em .pdf)
Linguagens (o arquivo está em .pdf)
Matemática (o arquivo está em .pdf)

Para abrir os arquivos é preciso ter o Acrobat Reader.
Baixe aqui o programa
"O simulado está dentro do anunciado pelo Inep, com questões difíceis, como no Enem antigo, e outras com grau de dificuldade médio e difícil", afirma Carlos Eduardo Bindi, diretor do Curso Etapa, em São Paulo.

Veja também: Inep divulga simulado do Enem

"O formato do novo Enem não reinventa a roda, porque já existem outros vestibulares que avaliam muito bem e que têm questões interdisciplinares. Na verdade, o que ele fará será levar boas práticas para o país inteiro, especialmente para aqueles locais em que os vestibulares são mais fracos. Não há um desvio de rota, mas um alinhamento em nível federal", analisa Bindi.


Para Sezar Sasson, coordenador dos simulados do Enem do Sistema do Anglo, de São Paulo, o simulado do Inep mostra que "o conteúdo exigido não vai além do ensino médio".

"O candidato bem preparado pode ficar mais tranquilo com isso. E, ao contrário do antigo exame, ele precisará se basear menos em informações fornecidas pela prova e mais no conteúdo aprendido na escola."Na avaliação de professores do Anglo, no entanto, o simulado apresenta imprecisões em algumas questões, mas nada que comprometa a resposta nem o gabarito.


O Enem, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, está dividido em quatro áreas de conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.

No caso da parte de ciências da natureza, Sasson aponta problemas nas questões 3, 5 e 9. O gabarito da questão 3 (letra C), que trata da decomposição de polímeros, está correto, mas, segundo ele, não é preciso. "A alternativa diz que a decomposição leva à geração de compostos tóxicos. É verdade que isso aconteça, mas não sempre."

Na pergunta 5, uma parte do enunciado diz que a concentração de glicose no experimento B é igual a do experimento A. No entanto, Sasson afirma que no experimento A, as células 2 não estão respirando, mas fermentando, e, consequentemente, gastando muito mais glicose. "Se essa frase do enunciado fosse tirada, ficaria perfeitamente plausível, mas isso também não compromete o gabarito."

Na pergunta 9, o enunciado da questão diz que a massa molar da glicose é 120 g/mol. "O correto é 180 g/mol, mas, como não há alternativa correta usando 180 no cálculo, o candidato vai usar o 120 dado no enunciado e chegará ao resultado certo", diz Sasson.

A parte de matemática foi avaliada pelos professores do Anglo como tendo um conteúdo mais rudimentar. "Nas questões 3, 7 e 8, os enunciados não trazem nenhuma informação que possa ser usada na resolução das questões. Isso pode fazer com que o candidato perca algum tempo sem necessidade", avalia.

A parte de linguagens é a que mais se assemelha ao Enem antigo, na análise do Anglo. "Os textos usados foram bastante diversificados, como poemas, tiras em quadrinhos e textos científicos, mas exigem agora mais conteúdo escolar do que só interpretação de texto."

A parte de ciências humanas foi a mais diferente em relação à prova dos anos anteriores, diz Sasson. "Havia somente um mapa, sem tabelas ou gráficos, que costumam aparecer em provas de geografia e história. A linguagem também foi mais simples."

Correção

Cada questão terá um certo grau de dificuldade e o computador vai conseguir saber, de acordo com esse padrão, o quão preparado para dar aquela resposta o candidato estava e se houve um “chute.” O foco será no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, o estudante pode até acertar mais questões do que outro, mas poderá ter uma nota menor se tiver acertado questões consideradas mais fáceis.

No dia 3 de outubro, serão aplicados os exames de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia seguinte, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O resultado final será divulgado nos dias 4 de dezembro (provas objetivas) e 8 de janeiro (redação).

Universidades

Mais de 4,5 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Das 55 universidades federais, 46 instituições adotarão o Enem, 7 ainda não se decidiram e 2 definiram que não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular.




São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.


Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e se haverá diferenças entre os cursos.


Além de ser usado nos vestibulares, o novo Enem vai servir também para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.
Fonte: Fernanda Calgaro - G1, em São Paulo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dicas para a prova do Enem 2009


A pouco mais de dois meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), VEJA.com traz aos estudantes um guia esclarecedor sobre a prova, que pretende desanuviar o horizonte dos alunos.

As reportagens, depoimentos e vídeos dão conta da comparação entre o antigo e o novo formato do Enem, explicam o caminho que o estudante deve percorrer para usar o resultado da prova no acesso às universidades federais e apresentam dicas de professores: como se organizar para realizar o exame, como fazer uma boa redação e como resolver questões com gráficos ou tabelas - três dos grandes obtáculos.

Além disso, estudantes que já realizaram a velha prova - e também simulados da nova - falam sobre suas impressões.

Nos dias 3 e 4 de outubro, 4,5 milhões de estudantes de todo o país irão enfrentar a prova - principal avaliação brasileira do conhecimento adquirido pelos alunos que encerraram o ensino médio.

Além do novo formato (veja quadro a seguir), o exame ganhou mais atenção porque seu resultado funcionará como nota de acesso a 22 universidades federais do país - além de complementar a média do vestibular de outras instituições federais e mais de mil particulares.
Héliton Ribeiro Tavares, diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, diz que, apesar das mudanças, o exame continuará explorando a capacidade de os alunos solucionarem questões interdisciplinares - ou seja, que envolvam saberes ligados a mais de uma disciplina escolar.

Ele esclarece ainda a maior dúvida do estudante: o exame ficou mais difícil? "Aumentamos o número de questões e, é claro, colocaremos itens mais difíceis, mesmo que em menor número, para obter uma nota mais precisa do candidato".

VEJA TAMBÉM

Principais mudanças - VÍDEO


Gráficos e tabelas - VÍDEO


Redação nota 10 - VÍDEO





Veja Educação - 24 de julho de 2009 - Por Marina Dias

Frase de Reflexão


Uma pessoa pode desanimar muitas vezes, mas ela não será um fracasso até que comece a por a culpa em algo ou alguém, e desista de tentar.
Acredite sempre!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

12/08 e 13/08 - Acontece a I Conferência Intermunicipal de Educação de Campinas – Estarei Participando!

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.


A CONAE está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira. Sob o tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, a CONAE acontecerá em Brasília, de 23 a 27 de abril de 2010 e será precedida de Conferências Municipais, previstas para acontecer nos meses de maio, junho e julho de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre do mesmo ano.

Em São Paulo, serão realizadas 13 Conferências Intermunicipais.

Veja a programação da Conae 2010 - Etapa municipal em Campinas

Nesta sexta-feira, dia 31, o município de Campinas realiza a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae).

A atividade acontece no Ginásio Multidiciplinar da UNICAMP - Campinas / SP


No encontro serão debatidos os seis eixos definidos para o evento nacional (veja abaixo), que foi realizado de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília.


As discussões nos municípios são preparatórias para a Conferência Estadual da Educação, que também já tem data marcada: 30 de novembro.


“Estamos num momento histórico de debate e construção de políticas educacionais. Precisamos garantir que as conferências aconteçam em todos os municípios e com o envolvimento de toda a comunidade educativa”.

Conheça os seis eixos da Conae 2010:

Eixo I – Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional.

Eixo II - Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação

Eixo III - Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar

Eixo IV - Formação e valorização dos profissionais da educação

Eixo V - Financiamento da educação e controle social

Eixo VI - Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidadee igualdade

terça-feira, 28 de julho de 2009

Vamos nos prevenir...


FÉRIAS PRORROGADAS - As aulas estão previstas para volta no dia 17 de agosto.

SP adia volta às aulas devido à gripe suína.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo suspendeu nesta terça-feira a volta às aulas da rede estadual por conta da gripe suína. A medida foi adotada hoje após recomendação da Secretaria de Saúde.

São Paulo é o Estado com o maior número de casos fatais da doença, com 20 mortes. Em todo o Brasil, a gripe suína já matou 46 pessoas. As outras mortes por gripe suína ocorreram no Rio Grande do Sul (16), Rio de Janeiro (5), Paraná (4) e Paraíba (1).

De acordo com a Secretaria da Educação, em algumas escolas estaduais as aulas já haviam retornado na segunda-feira. A medida valerá também para essas escolas, cujas aulas devem ser suspensas.

Segundo a secretaria, as aulas estão previstas para volta no dia 17 de agosto.

Representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp) informou ao Terra que a classe apóia a medida.

Fonte: Redação Terra

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Planejamento Escolar - Dias 27 e 28 de julho

O planejamento escolar é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.
Sendo, portanto, o lado racional da ação.
Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.
Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais freqüência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação.
Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente.

Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico.

Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo X benefício nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente planos bons e viáveis ao invés de planos ótimos.

É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Recesso Escolar - De 13 a 26 de julho


Saúde Bucal - Como manter meu novo sorriso branco?


Com o passar do tempo, a exposição a alimentos, bebidas (especialmente café, chá, refrigerante e vinho tinto) e fumo gradualmente escurecerá os dentes recentemente clareados. Mas existem medidas que podem ser tomadas para manter seu sorriso.

O pequeno esforço investido em mantê-los brilhantes ao máximo, não é nada se comparado ao dinheiro e/ou tempo necessários ao tratamento de clareamento dos dentes.

Veja baixo algumas dicas para manter seus dentes brancos:

* Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes.

* Escove ou enxágüe os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los.

* Use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como por exemplo: café, chá, refrigerantes e vinho tinto.

* Use batom de tonalidade brilhante baseada no azul ou cor-de-rosa. O que confere uma aparência mais branca aos dentes. Evite usar tons alaranjados ou marrons.

* Verifique se seus dentes necessitam de retoque. Dependendo do método de clareamento usado, um retoque após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário.

Caso você fume ou beba muito café, talvez precise de um retoque com mais freqüência.

domingo, 12 de julho de 2009

ENEM 2009

As inscrições para o ENEM 2009/1, seguirá até o dia 17 de Julho.
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares, sem articulação direta com os conteúdos ministrados no ensino médio, e sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro.


A proposta é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio.

O objetivo é aplicar quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação.


O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento:

* linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação);

* ciências humanas e suas tecnologias;

* ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias.


Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.

Para maiores informações ou realizar a inscrição acesse o site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/Enem2009/

sábado, 11 de julho de 2009

Frase de Reflexão

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.

Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Mais perto da longevidade

Estudos mostram eficácia de remédio e dieta de restrição calórica no aumento da expectativa de vida.

Dois estudos independentes dão passos importantes rumo ao desenvolvimento de terapias que retardem o envelhecimento em seres humanos – e assim nos aproximem da tão desejada longevidade. Uma substância derivada de bactérias se mostrou eficiente no prolongamento da vida de camundongos, e o mesmo resultado foi alcançado em macacos submetidos a uma dieta de restrição calórica.

Embora não tenham relação entre si, os estudos – publicados esta semana na Nature e na Science – possuem semelhanças além do objetivo comum de prolongar a vida em mamíferos. A substância testada pelo estudo da Nature – um composto chamado rapamycin – age sobre uma proteína responsável pelo envelhecimento das células, e há evidências de que a dieta de restrição calórica iniba a produção dessa mesma proteína.

A pesquisa publicada na Nature é parte de um programa do Instituto Nacional do Envelhecimento (NIA, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, em parceria com mais dois laboratórios norte-americanos. A equipe acompanhou os efeitos da ingestão de cápsulas de rapamycin simultaneamente em camundongos desses três laboratórios a partir do 600º dia de vida dos animais – o que equivale a aproximadamente 60 anos em humanos. Envelhecimento mais lento Até então, o rapamycin era usado para prevenir a rejeição de órgãos transplantados, além de ter mostrado eficiência no prolongamento da vida em invertebrados.

No caso dos camundongos, não foi diferente: aqueles cuja dieta incluía cápsulas de rapamycin tiveram sua expectativa de vida a partir de 600 dias de idade aumentada em 28% para fêmeas e 38% para machos. “Acreditamos que essa é a primeira evidência convincente de que o processo de envelhecimento pode ser retardado e a média de vida aumentada por meio da utilização de uma droga a partir de uma idade avançada”, declarou à imprensa Randy Strong, farmacólogo da NIA e coautor do artigo.

Segundo os autores, é especialmente interessante que o rapamycin tenha se mostrado efetivo em camundongos mais velhos. Esse resultado seria relevante em situações clínicas, nas quais “a eficácia de intervenções antienvelhecimento seria particularmente difícil de ser testada em voluntários mais jovens”.


Dieta antienvelhecimento

O outro artigo, publicado na Science por uma equipe norte-americana, testou uma dieta de restrição calórica em macacos rhesus. Dietas desse tipo já haviam se mostrado eficientes no retardamento do envelhecimento em camundongos e invertebrados, mas esta foi a primeira vez que os testes foram feitos em primatas.
Macacos alimentados com uma dieta de restrição calórica (à esquerda) sofreram menos os efeitos do envelhecimento – como incidência de câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e perda de massa cerebral – do que os animais com alimentação normal (à direita). Foto: Jeff Miller/ University of Wisconsin-Madison University Communications).

O experimento durou 20 anos, durante os quais foram acompanhados 76 macacos adultos – metade alimentada de forma livre e outra metade com uma dieta de redução de 30% das calorias.

Enquanto 50% dos macacos alimentados livremente sobrevivem até hoje, 80% daqueles sob restrição calórica ainda estão vivos. O animal mais velho desse último grupo já tem 29 anos, enquanto a média de vida dos macacos rhesus em cativeiro é de 27 anos. Além da incidência de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes ter sido menor nos macacos sob dieta, o cérebro destes também se mantiveram mais saudáveis. “A perda de massa cerebral que ocorre com o envelhecimento foi bastante atenuada em várias regiões dos cérebros dos macacos sob dieta”, explica um dos autores do artigo, o professor de medicina Richard Weindruch, da Universidade de Wisconsin (EUA). “O estudo mostra que restrição calórica retarda o processo de envelhecimento em uma espécie intimamente relacionada aos seres humanos”, afirma à CH On-line o autor principal do artigo, Ricki Colman, também da Universidade de Wisconsin. “Por isso, essa dieta provavelmente terá um efeito benéfico também em pessoas.”
Remédio ou dieta?
Embora os efeitos do rapamycin tenham se mostrado semelhantes àqueles provocados pela dieta de restrição calórica e provavelmente atuem sobre a mesma proteína, os autores do estudo da Nature descartam uma relação mais próxima entre os dois métodos. Eles afirmam que, pelo fato de o rapamycin aumentar a expectativa de vida mesmo se iniciado na velhice e pela ausência de mudanças de peso nos camundongos, não se pode tratar os dois resultados de forma tão semelhante. “Na maioria dos casos, as dietas de restrição calórica produzem pouco ou nenhum benefício se iniciadas após os 550 dias de vida [dos camundongos]”, dizem no artigo.
Apesar das diferenças entre os métodos, tanto o rapamycin quanto a dieta menos calórica apresentam-se como alternativas interessantes para futuros tratamentos para longevidade. “Identificamos um potencial alvo terapêutico para o desenvolvimento de drogas para a prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento”, complementa Randy Strong.

Isabela Fraga - Ciência Hoje - 09/07/2009

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Frase de Reflexão

Senhor, dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado.
Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra.

Menino ou menina?

O sexo do bebê tem sido um assunto de intermináveis discussões: seria possível prevê-lo antes da concepção e, uma vez concebido, quais são os métodos de descoberta?

Esta é uma velha polêmica, desejo de alguns pais, dispensável para outros, mas recheada de crendices e explicações científicas.
Há especialistas, como a Dra. Carolina Ynterian, bioquímica especializada em biologia molecular e responsável por um recém-lançado produto que mede os níveis de ovulação e fertilidade da mulher para que a ela possa monitorá-los, que acreditam ser possível prever o sexo do bebê antes mesmo de gerá-lo.

Combinações genéticas
O que determina o sexo do bebê é o espermatozóide.
Os homens produzem espermatozóides masculinos e femininos (Y e X) respectivamente.
A combinação XX determina que o bebê será uma menina e a combinação XY determina que o bebê será um menino.
Segundo a Dra. Carolina Ynterian, o espermatozóide masculino tende a andar mais depressa conseguindo alcançar o óvulo mais rapidamente. Portanto, se a mulher quiser engravidar de um menino o correto é ter relações sexuais no dia em que está ovulando.
"O espermatozóide masculino apesar de mais rápido tem uma vida mais curta, portanto para chegar até o óvulo é necessário que este esteja o mais perto possível", defende Ynterian.
Já para engravidar de uma menina o correto seria ter relações sexuais algum tempo antes da ovulação, para que o espermatozóide feminino, que é mais lento, sobreviva e chegue até o óvulo - diferente do que acontecerá com o espermatozóide masculino, que morreria antes de chegar.

Ultra-som e exame de sangue
O fato é que, com o desenvolvimento e aprimoramento da medicina, estão sendo desenvolvidas técnicas que vão além do ultra-som para descobrir o sexo do bebê. "Um ultra-som morfológico é indicado entre a 20ª e a 24ª semana. quando os órgãos já estão bem definidos e é possível diagnosticar precisamente más-formações de pés, mãos, face, coluna, coração, trato urinário e diafragma", afirma Luiz Roberto Milano Silva, membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo. "É possível também, com quase 70% de acerto, determinar o sexo do bebê", diz. Mas já a partir da 8a. semana de gravidez, qualquer mulher gestante pode realizar o exame conhecido como teste de Sexagem Fetal, ou seja: a determinação pré-natal do sexo fetal por meio de análises de DNA do sangue materno.
Durante a gestação, existe uma pequena quantidade de células fetais para o sangue materno. O exame destas células revelaria as condições do feto por um processo simples, pois requer apenas um pouco da amostra do sangue materno.
O princípio do exame se baseia na identificação de partes do cromossomo Y na circulação materna. Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem o cromossomo Y, fica fácil à pesquisa, sendo interpretada da seguinte forma: a presença do cromossomo Y no sangue materno, significa que o bebê é do sexo masculino e a ausência deste cromossomo significa que o bebê é do sexo feminino.
O fato da mãe ser gestante pela 2ª. ou mais vezes não interferem no resultado, pois o exame analisa o sexo do bebê durante a gestação. Fique bem claro que a indicação deste exame é apenas para verificar o sexo do bebê e não o estudo de alguma anomalia.
O resultado do exame é liberado a partir de um semana, é rápido e seguro.
Em casa
Uma empresa americana promete desvendar em casa, com um teste de urina às dez semanas de gravidez, o sexo do bebê. A companhia chama-se IntelliGender e, segundo ela, testes confirmaram 80% de confiabilidade.
Ao combinar com os hormônios maternos presentes na urina a uma mistura de substâncias químicas, o teste - semelhante aos testes de gravidez - revelaria o sexo do bebê em apenas dez minutos.
Segundo o jornal El País, até ao momento, a companhia não revelou que tipo de substâncias utiliza, uma vez que ainda está em processo para obter a patente do produto.
Em declarações à CNN, Rebecca Griffin, uma das vice-directoras da IntelliGender, sublinhou a possibilidade de os futuros pais poderem satisfazer a sua curiosidade em relação ao sexo do filho antes das 20 semanas de gestação. Mas recomenda que seja o médico a confirmar o resultado num estado mais adiantado da gravidez.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Frase de Reflexão

A felicidade é como uma borboleta.
Quanto mais você a persegue, mais ela se esquiva.

Mas se você voltar sua atenção para outras coisas ela virá
pousar calmamente nos seus ombros.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Cheiro de terra molhada é obra de bactérias? Substância produzida por um tipo de micro-organismo, em contato com a água, gera esse aroma.

O dia está quente e, de repente, cai aquela chuva para refrescar. Bastam as primeiras gotas tocarem o solo para sentirmos aquele agradável cheirinho de terra molhada. Um cientista diria: “Huumm, como é bom esse cheirinho de... Bactérias!”. É isso aí! O aroma que sentimos vem desses seres microscópicos, que podem ser muito úteis para humanos e até para os... Camelos!
Em geral, associamos bactérias a doenças, mas alguns desses seres são inofensivos, pode crer. Esse é o caso da Streptomyces coelicolor, bactéria que vive no solo e fabrica uma substância chamada geosmina. É a tal geosmina, ativada pela água ou pela umidade da terra, que nos faz perceber o cheirinho de terra molhada. Além de ser excelente produtora de antibióticos – medicamentos indicados para combater algumas doenças de origem bacteriana –, essa bactéria é, digamos, uma aliada dos camelos. O odor característico que elas produzem em razão da umidade ajuda os camelos a encontrarem água no deserto. Claro que para sentir o cheirinho produzido pelas bactérias em ambiente tão seco os camelos precisam contar com um superolfato.

E contam mesmo! Graças a esse sentido aguçado, são capazes de encontrar água a mais de oitenta quilômetros de distância. Isso é que é faro! Enquanto bebem a água e saem pingando, os camelos não fazem ideia, mas dão uma forcinha para as bactérias. É que dessa forma eles espalham os esporos – estruturas produzidas pelas bactérias que vão permitir que elas se reproduzam em outro lugar, algo indispensável para a existência dessa espécie de micro-organismo.

Aposto que agora, ao ver um filme com camelos e desertos ou ao passear num jardim molhado e sentir o cheirinho de terra, você se lembrará que existem também bactérias do bem. Então, ajude a espalhar essa boa notícia. Afinal, se não fossem esses micro-organismos, os camelos poderiam morrer de sede. Já pensou o mundo sem esses curiosos animais?

Andreza Moura Pinheiro da Silva Instituto de Microbiologia e Imunologia Universidade Federal do Rio de Janeiro

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Frase de Reflexão


Onde você vê um obstáculo alguém vê o término da viagem e o outro vê uma chance de crescer.

Nascimento no mundo animal - Com pouco mais de um mês de vida, filhote de macaco-prego-galego é orgulho para biólogos

Ainda não se sabe se o filhote de macaco-prego-galego nascido na Paraíba é macho ou fêmea.

Basta o seu bicho de estimação ter filhotes para você ficar todo orgulhoso, não é mesmo?

O macaco galego
(fotos: ValCampos/Banco de Imagens do CBP/ICMBio).
Então, saiba que alguns biólogos também estão muito contentes.
Afinal, acaba de nascer, em cativeiro, mais um macaco-prego-galego, um animal que corre grande risco de extinção. Trata-se do segundo nascimento do tipo ocorrido no país!
No Nordeste, as pessoas loiras costumam ser chamadas de galegas. Como o Cebus flavius tem o corpo todo amarelo, passou a ser conhecido assim também. O macaco nasceu no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), em Floresta Nacional das Restingas de Cabedelo, na Paraíba. Apesar de ter nascido há pouco mais de um mês, o animal ainda não foi batizado. Isso porque os pesquisadores não puderam mexer no bicho e, por enquanto, não dá nem para saber se ele é macho ou fêmea.
O biólogo Marcos Souza Fialho, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros, conta que os pais do macaco-prego-galego estão muito apegados ao filhote. “Se mexermos no macaco, a fêmea pode se estressar e até abandoná-lo”, explica. Que macaco é esse?

A mãe do filhote de macaco-prego-galego não se desgruda nem por um instante de sua cria, que leva presa às costas.
A espécie Cebus flavius – nome científico do macaco-prego-galego – esteve desaparecida por três séculos. Isso mesmo! Durante trezentos anos não se encontrou esse animal. Ele só foi redescoberto em 2006 durante apreensões do Ibama. No ano passado, o primeiro filhote nasceu em cativeiro, em um zoológico de São Paulo. O macaco-prego-galego habita apenas a região Nordeste do Brasil, principalmente a Paraíba, o Rio Grande do Norte e Pernambuco. Esse primata vive em bandos de cerca de seis animais e come frutos, como a jaca e o dendê, além de pequenos vertebrados, seiva e insetos.
A espécie está ameaçada de extinção, já que é alvo da caça para venda ilegal.
Uma pena, não é?!
Fica, então, a torcida para que novos filhotes nasçam e sejam devolvidos à natureza!
Júlia Faria - Ciência Hoje das Crianças - 29/06/2009

domingo, 5 de julho de 2009

Frase de Reflexão

É mais inteligente quem se empenha em SER do que em TER.

O que você é o será para sempre; o que você tem, passará.

Feira Guia so Estudante - A maior feira estudantil do País

DE 21 A 23 DE AGOSTO, DAS 9H ÀS 19H
NO EXPO CENTER NORTE - PAVILHÃO AMARELO
ENTRADA GRÁTIS
O que é?
A feira Guia do Estudante chega à sua quarta edição como o maior evento estudantil do país. Em 2006, no primeiro ano, a iniciatva foi feita em caráter experimental e tinha como objetivo reunir universidades e jovens estudantes pré-universitários e universitários, interessados nos cursos de graduação e especialização. Em três anos, cerca de 54 mil pessoas passaram pelo evento. A cada ano a feira ganha mais corpo aumenta o número de expositores e a diversificação das atividades disponíveis. Para tornar essa integração possível, o Guia do Estudante - família de publicações que há 25 anos é a principal referência em informações sobre educação - abriu espaço para as instituições de ensino mostrarem em seus estandes os cursos que oferecem e as várias possibilidades de carreira no mercado de trabalho. Durante três dias de feira, os estudantes podem participar de palestras, simulados e várias outras atividades para lhes ajudar na sua escolha.

Por que ir?
Sabemos que investir numa carreira é uma tarefa complicada. Muitas são as dúvidas que pairam na cabeça dos estudantes na hora de escolher que caminho seguir. A vontade de fazer algo que se goste, o retorno financeiro, a opinião dos pais e amigos interferem, e muito, na escolha de uma profissão. Para quem está nessa situação, enlouquecido às vésperas do vestibular e ainda não escolheu uma carreira, pronto: temos o lugar certo para esclarecer suas dúvidas.

sábado, 4 de julho de 2009

Michael Jackson (1958 - 2009)

Homenagem a um dos meus ídolos...
Origem e família
Nasceu em 29 de agosto de 1958, em Indiana, EUA.
Era o sétimo de nove irmãos.

Carreira
Começou a cantar aos seis anos, ao lado dos irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, no grupo The Jackson Five.

1970: sai em carreira solo.
1982: lança "Thriller" que vendeu 50 mi de cópias e se tornou o álbum mais vendido da história.
1985: compõe "We Are The World", para campanha contra a fome na África
1993: é acusado assediar um menino de 13 anos.
1994- 1996: casamento com Lisa Marie Presley, filha de Elvis.
2005: é absolvido da acusação de molestar crianças.
Março de 2009: anuncia uma série de shows em Londres.
Maio de 2009: adia o início da turnê de volta aos palcos.
25 de junho de 2009: morre Michael Jackson.

quinta-feira, 2 de julho de 2009