quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cronograma de atividades e avaliações - 3º Bimestre

Prazo final de entrega de Trabalhos Bibliográficos
e Avaliação de conteúdos estudados.


1ªs séries do Ensino Médio


1ª A - 16/09 1ª B - 14/09 1ª C - 14/09 1ª D - 15/09 1ªE - 15/09 1ªF - 14/09


Título do Trabalho:

Atividades Humanas e o Ciclo do Carbono

Neste trabalho você deverá pesquisar, relatar e enriquecer seus conhecimentos acadêmicos nos seguintes ítens:

  • Efeito Estufa;

  • Aquecimento Global;

  • Impacto das mudanças climáticas;

  • Ciclo do Carbono;

  • Desmatamento.
ATENÇÃO: Equipe de até 05 (cinco) alunos.

--------------------------------------------------------------------------------

Prazo final de entrega de Trabalhos Bibliográficos
e Avaliação de conteúdos estudados.

2ªs séries do Ensino Médio

2ª A - 18/09 2ª B - 17/09 2ª C - 16/09 2ª D - 18/09 2ªE - 17/09


Título do Trabalho:

Mutações e Engenharia Genética

Neste trabalho você deverá pesquisar, relatar e enriquecer seus conhecimentos acadêmicos nos seguintes ítens:


  • Mutações;
  • Engenharia Genética;
  • Projeto Genoma Humano;
  • O teste de D.N.A.;
  • Clones e Clonagem;

  • Bioética.
ATENÇÃO: Equipe de até 06 (seis) alunos.

-----------------------------------------------------------------------------------

Prazo final de entrega de Trabalhos Bibliográficos e Avaliação de conteúdos estudados.

3ªs séries do Ensino Médio

3ª A - 22/09 3ª B - 23/09



Título do Trabalho:

Sexualidade

Neste trabalho você deverá pesquisar, relatar e enriquecer seus conhecimentos acadêmicos nos seguintes ítens:

  • Sexualidade (homossexualismo, heterossexualismo, bissexualismo);
    • Aparelho reprodutor feminino e masculino;

    • Órgãos e funções;

    • Métodos anticoncepcionais;

    • Aspectos sociais da sexualidade.
    ATENÇÃO: Equipe de até 06 (seis) alunos.




    terça-feira, 18 de agosto de 2009

    É verdade que o açúcar é prejudicial à saúde dos beija-flores?


    O açúcar não é prejudicial, embora se saiba que, devido à fermentação da água açucarada, os restos que ficam no fundo das garrafinhas podem levar à proliferação de fungos e bactérias causadores de doenças.

    Para evitar a proliferação desses microrganismos, é preciso seguir uma rotina de limpeza do recipiente, que inclui a lavagem diária com escova e a troca da água. A quantidade de açúcar a ser utilizada é de duas colheres de sopa rasas para a quantidade de água que cabe na garrafinha.

    Há quem afirme que o uso de garrafinhas interfere na polinização das flores de determinado lugar, mas não há estudos que comprovem esse fato.

    De qualquer modo, a alimentação ideal para os beija-flores é o néctar das flores, portanto é melhor plantar flores adequadas à alimentação desses pássaros em vez de oferecer a água com açúcar.

    Mas se isso não for possível, uma garrafinha bem cuidada faz a alegria dos beija-flores e de muita gente.

    Marlies Sazima Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

    segunda-feira, 3 de agosto de 2009

    ESPORTE - Dez motivos para ter um mini-trampolim em casa.

    Pular na cama elástica emagrece, diverte e tonifica o corpo.

    Nas academias, as aulas de power jump ou jump fit, com exercícios realizados sobre um mini-trampolim, são uma febre. Divertida e dinâmica, a modalidade melhora o condicionamento físico, ajuda a emagrecer, tonifica os músculos e ainda proporciona maior equilíbrio e coordenação motora. Quer mais um motivo para se render à atividade? Dá para você treinar na sua própria casa. Tudo bem que para isso você vai ter que comprar uma cama elástica. O preço varia de acordo com a marca, mas com 150 reais já dá para levar uma. E, tem muita loja que ainda facilita a compra do aparelho a partir do pagamento parcelado. O Minha Vida conversou com o professor de ginástica Marcelo Jaime Vieira, da academia Bio Ritmo, de São Paulo, para provar que o investimento vale a pena em nome da saúde, da boa forma e do lazer.

    Confira abaixo nove bons motivos para apostar no pula-pula de adulto.

    1. Dá pique de sobra para realizar as tarefas ao longo do dia

    Por ser um exercício aeróbio, vai aumentar o seu condicionamento físico e melhorar o funcionamento do seu sistema cardiorrespiratório. "Mas antes de começar a saltar sobre a lona na sala de casa ou no quarto, consulte um médico para saber se está tudo em ordem com sua saúde para realizar exercícios", explica Marcelo.

    2. Elimina gordurinhas

    Uma aula de 30 minutos pode queimar de 200 a 400 calorias, dependendo da intensidade da atividade sobre a cama elástica. Considere os seguintes níveis de intensidade: caminhada (leve); corrida com pequena fase aérea (média); corrida com elevação de joelho (moderada-alta) e sprint, que é a corrida bastante acelerada (alta).

    3. A atividade é divertida e dinâmica

    As séries de exercícios podem ser bastante variadas. Coloque uma música para servir de estímulo. Uma série que dá resultados e leva cerca de 40 segundos é : 8 corridas, 8 polichinelos, 8 exercícios laterais e 8 elevações de joelho (veja como executar os movimentos logo abaixo). "Quem tem bom condicionamento, pode repetir a série por quatro vezes, sem intervalos, e intercalar com uma caminhada de um minuto para recuperar o fôlego. Mas se você era sedentário, faça uma série completa e intercale com uma caminhada de 30 segundos", diz o professor da Bio Ritmo.

    4. A modalidade é a campeã para combater a celulite

    Os saltinhos na cama elástica favorecem a flexão dos músculos dos membros inferiores e faz com que se pressione levemente os gânglios linfáticos da região, proporcionando uma espécie de drenagem linfática, que ativa a circulação e facilita o processo de eliminação das toxinas do organismo.

    5. Não ocupa espaço

    O acessório tem, em média, uma largura de 92 centímetros e profundidade de 20 centímetros. E ainda há versões dobráveis. Portanto, você pode guardá-lo facilmente em qualquer lugar da casa ou até mesmo escondê-lo embaixo da cama.

    6. Deixa o corpo durinho

    Os movimentos ajudam a tonificar, principalmente, membros inferiores (coxas, panturilhas, o bumbum e os músculos da região do quadril).

    7. As crianças adoram

    Seu objetivo é treinar, mas se você tem filhos, sobrinhos, primos ou volta e meia se vê na função de babá do filho dos amigos, a cama elástica é uma ótima atração para os pequenos se esbaldarem.

    8. Afasta lesões

    Os exercícios fortalecem a região de musculatura flexora do quadril, que é fundamental para proteger os joelhos e tornozelos. De acordo com um estudo da Universidade de Oklahoma (EUA), a lona elástica absorve 87% dos impactos. O fortalecimento muscular da área do quadril contribui diretamente para uma melhor estabilidade do corpo.

    9. Deixa a barriga durinha

    Por causa do equilíbrio que ficar em cima da cama elástica demanda, fortalece a musculatura do core - é um cinturão de força, um conjunto de músculos abdominais e dorsais que, juntamente aos do quadril, formam o núcleo do corpo. A estrutura também é responsável pela manutenção da postura e proteção da coluna contra impactos e sobrecargas.

    10. Você ganha mais agilidade

    A variedade de movimentos sobre o mini-trampolim (correr, saltar, descer) melhora a coordenação motora. Aprenda a se exercitar sem sair do lugar Caminhada: realize como se fosse uma marcha, é feito com a ponta do pés sempre em contato com a lona e há uma pequena flexão do joelho. Corrida: o movimento é de subida e descida sempre com um pé na lona e depois o outro. O joelho forma um ângulo de 45 graus entre a coxa e a perna. Corrida com elevação de joelho: nesse exercício, o joelho sobe até a altura da linha do quadril, formando um ângulo de 90 graus entre a coxa e a perna. Sprint: corrida de intensidade forte com pique acelerado. Polichinelo: como na brincadeira, você vai abrir e fechar as pernas ao mesmo tempo. Polisapato ou tesoura: variações do polichinelo com movimentação alternada das pernas para frente e para trás. Elevação de joelho para a lateral: lembra o movimento de aquecimento feito por jogadores de futebol. Com o tronco fixo, eleva-se o joelho direito na altura do quadril em direção a mão esquerda e vice-versa. Laterais: é o mesmo movimento do canguru só que para os lados. Com os dois pés juntos, pule em direção as laterais da cama elástica.

    Cuidados para o treino em casa

    * Consulte um médico para ter certeza que está preparado fisicamente para fazer a atividade;

    * Vista-se apropriadamente, com roupas e tênis confortáveis;

    * Nunca desça do mini-trampolim pela parte da frente. As pernas podem ficar bambas e o risco de cair e se machucar é maior. Desça pela parte de trás;
    * Quando estiver fazendo os exercícios, concentre a força para os movimentos no centro da cama elástica para não correr o risco de atingir as costuras e molas do aparelho.

    domingo, 2 de agosto de 2009

    Veja a lista filmes com temáticas que podem cair no Enem

    A três dias do (Exame Nacional do Ensino Médio), a ordem é relaxar.

    E para você ficar longe dos livros, sem culpa, descobri uma lista com filmes que trazem questões possíveis de serem abordadas na prova."A linguagem do cinema é eficiente na educação, porque as obras servem como ponto de referência para as mais variadas discussões".
    "O Enem tem a intertextualidade como característica. O exame mescla diferentes linguagens, prioriza o conteúdo multidisciplinar e os filmes estimulam essa capacidade de interpretação."
    TEMAS PARA O ENEM
    Temas para o Enem: a recolonização da África é abordada em "O Jardineiro Fiel"
    "Não Por Acaso" apresenta problemas de uma metrópole, como o trânsito
    AtualidadesAmérica Latina. Em evidência na mídia, acredita-se que as discussões sobre a América Latina devem estar presentes no exame. Sobre o tema, ele recomenda:
    "
    O Ano em que Meus Pais Sairam de Fërias" (Brasil, 2006), de Cao Hamburger
    "Machuca" (Chile, 2004), de Andrés WoodAmbos mostram a vivência em regimes autoritários na América Latina, na década de 1970, sob a perspectiva de crianças. O primeiro se passa na ditadura brasileira, enquanto o segundo faz um panorâma do regime de Salvador Allende, no Chile.
    "Buenos Aires, 100 km" (Argentina, 2004), de Pablo José Meza. O filme mostra como é a formação de um país na América Latina que sofreu colonização de povoamento. Eleições Americanas.
    Outro tema em destaque, que pode ser refletido através das obras:
    "
    Leões e Cordeiros" (EUA, 2007), de Robert Redford, que aborda além das eleições a questão da formação militar.
    "Candidato Aloprado" (EUA, 2006), de Barry Levinson. O longa satiriza as eleições mostrando discussões de bastidores do processo eleitoral.Recolonização da África.
    Diferentes aspectos da intervenção no continente africano podem ser vistas em:
    "Jardineiro Fiel" (EUA, 2005), de Fernando Meirelles
    "Babel"(EUA, 2006), de Alejandro GonzálezMeirelles retrata as questões da indústria farmacêutica e da epidemia de Aids. Já o filme de González levanta a discussão sobre a globalização dos eventos, que não mais estão circunscritos a uma cultura.
    Biocombustível"O álcool e os problemas contemporâneos do país podem ser abordados, por exemplo, através da questão do trânsito em grandes centros, como São Paulo", aposta Salgado.
    "Não por Acaso" (Brasil, 2007), de Philippe Barcinski, é a dica para quem não está na capital e quer conhecer um pouco da metrópole.
    Datas comemorativas
    Aniversários de fatos marcantes na história costumam ganhar a atenção dos vestibulares, em geral. As sugestões são:
    "Carlota Joaquina, Princesa do Brasil" (Brasil, 1995), de Carla Camurati.
    "Os Sonhadores" (França/Itália/Reino Unido, 2003), de Bernardo Bertolucci.
    "Amantes Constantes" (França, 2005), de Philippe Garrel.A dica para o filme brasileiro é revê-lo tendo em mente o aniversário de 200 anos da vinda da família real para o Brasil. Já os estrangeiros retratam os acontecimentos de maio de 68, que completam 40 anos este ano. O primeiro mostra a realidade de um trio que "ficou no apartamento", enquanto o segundo traz o maio de 68 de jovens que foram para as ruas.
    O elemento "viagem"
    O professor aposta ainda em temas recorrentes na literatura como "a viagem". Segundo ele, "a prova do Enem costuma trazer elementos narrativos que permitem discussões sobre temas distintos." Para fazer essa relação, as sugestões são:
    "Transamérica" (EUA, 2005), de Duncan Tucker, que aborda também a questão da sexualidade.
    "
    Uma Amizade Sem Fronteiras" (França, 2003), de François Dupeyron, com a discussão sobre muçulmanos e judeus na Europa.
    "Segredos da Vida" (EUA, 1994), de Bill Forsyth, que mostra uma viagem ao longo da história da humanidade.
    A formação do herói.
    "No Enem, a literatura aparece diluída, diferentemente da forma como é cobrada nas provas de vestibulares tradicionais que exigem conhecimentos específicos sobre escolas literárias", explica.
    O que o exame costuma trazer na prova são discussões sobre elementos da narrativa, como a formação do texto e da personagem. "A formação do herói é um tema recorrente na literatura e pode aparecer no Enem até de forma não tão clara".
    A dica aqui são três filmes que abordam a construção do herói de maneiras distintas:
    "Corpo Fechado" (EUA, 2000), de M. Night Shyamalan, mostra o embate entre o vilão e o herói.
    "Hancock" (EUA, 2008), de Peter Berg, aborda a questão do herói que é mau caráter.
    "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (EUA, 2008), de Christopher Nolan, mostra o caráter, a formação do herói nas conversas entre o Curinga e o Batman.
    O homem e a sociedadeSalgado aposta ainda que reflexões sobre o homem e a sociedade podem aparecer na prova de domingo. "As redações do Enem tendem a abordar discussões políticas e éticas".
    Sugiro os seguintes filmes "para pensar":
    "Instinto" (EUA, 1999), de Jon Turteltaub, com discussões antropológicas
    "Nell" (EUA, 1994), de Michael Apted, aborda questões da linguagem.
    "Laranja Mecânica" (Inglaterra, 1971), de Stanley Kubrick. O clássico traz o conceito de "utopia às avessas".
    "Sobre Meninos e Lobos" (EUA, 2003), de Clint Eastwood, permite reflexões sobre justiça, ética, moral e relações humanas.
    "Elefante" (EUA, 2003), de Gus Van Sant, levanta a questão do papel do jovem na sociedade atual.
    "A Minha Vida de Cachorro" (Suécia, 1985), de Mitt Liv Som Hund, mostra como a cultura influencia a formação do indivíduo.
    Matemática"Grande vilã para muitos alunos, a matemática aparece comumente no Enem misturada com interpretação de texto".
    Para desenvolver a habilidade de relacionar os números com um contexto narrativo, sugiro:
    "Uma Mente Brilhante" (EUA, 2005), de Ron Howard. O filme traz a teoria dos jogos e tem a aplicabilidade da matemática como pano de fundo.
    "A Prova" (EUA, 2005), de John Madden, que mostra como surgem as teorias matemáticas.

    sábado, 1 de agosto de 2009

    Pés, cuidados no inverno

    O inverno faz com que muitos homens e principalmente mulheres esqueçam de seus pés. A tendência da pele no inverno é ficar mais ressecada pela mudança de temperatura e pelo clima mais seco. Quando a pele fica muito esbranquiçada, sem elasticidade, áspera e sem brilho é sinal que está faltando hidratação. Com o frio, é normal as pessoas usarem meias mais grossas ou às vezes até duas meias, pelo fato de sentirem mais frio.

    Com isso, os pés sofrem mais, pois ficam muito justos dentro dos sapatos, provocando assim o aparecimento de calos, calosidades e até fissuras na região do calcâneo. É muito importante tirar um dia da semana (escolha um dia de sua preferência) para fazer uma esfoliação e logo depois aplique um creme para hidratar. Use esfoliantes e cremes específicos para os pés. Faça uma hidratação diária com cremes.

    Alguns cremes possuem até 10% de uréia sendo assim ótimos hidratantes, podendo ser usados também nas mãos, joelhos e cotovelos. No dia seguinte promova a hidratação com óleo vegetal e assim sucessivamente, pois alternando uso de creme e óleo, conseguimos o equilíbrio entre água e gordura para a pele.

    Para potencializar a hidratação, após o creme ou o óleo, envolva os pés em plástico filme de PVC, por aproximadamente 20 minutos. Para os dias de muito frio presenteie-se com um escalda pés. Sugestão: água morna com gotinhas de óleo essencial de hortelã ou chá de hortelã.

    Este escalda pés além de relaxar, deixa os pés quentinhos e o aroma alivia vias respiratórias.Cuide bem dos seus pés no inverno, para exibi-los lindos no verão!

    Importante: Todos os produtos devem ser previamente testados afim de descartar a hipótese de alergias.
    O escalda pés para diabéticos deve ser feito com a água morna.