sábado, 31 de julho de 2010

O Tema é ESPORTE na Exposição "CORPOS", o veja o vídeo.

Em visita a exposição "Corpos", no Ibirapuera, em São Paulo dia 30/07/2010, Turíbio Leite fala sobre as contusões musculares e lesões sofridas pelos jogadores e atletas.



Fisiologista explica o funcionamento do corpo humano durante a atividade esportiva.

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1309939-7824-FISIOLOGISTA+EXPLICA+O+FUNCIONAMENTO+DO+CORPO+HUMANO+DURANTE+A+ATIVIDADE+ESPORTIVA,00.html


Fonte: http://globoesporte.globo.com/programas/globo-esporte/

Frase de Reflexão

Quando você busca, o futuro é importante, o objetivo é importante.
E quando você não procura, o momento presente é tudo o que existe.
Não existe futuro, então você não pode adiar, não pode dizer:
"serei feliz amanhã".

Massagem não é dieta

Ao contrário do que muitos imaginam – e outros vendem – a massagem não tem o poder de fazer o corpo perder peso

Entre as muitas fórmulas de emagrecimento, a massagem aparece quase como uma salvadora da pátria. Clínicas em todo o país anunciam: “massagem emagrecedora” ou “massagem redutora”, dando muitas vezes a impressão de que basta fazer algumas sessões para chegar ao peso desejado. É justamente aí que mora o perigo. A massagem não emagrece e, sozinha, nada adianta para que este objetivo seja atingido.

“A massagem tem por finalidade esvaziar as células adiposas, liberando toxinas e líquidos retidos nelas, que formam o tecido onde as gorduras se acumulam. Essas células perdem volume, dando a sensação de diminuição de peso e medidas, como realmente ocorre mesmo, mas isso é passageiro. Este acúmulo ocorre novamente", explica a fisioterapeuta especialista em emagrecimento e proprietária da Multi Clinic, Andréia Leitão.

Ou seja, a grande vantagem da massagem é reduzir o inchaço – e por isso mesmo é considerada tão eficiente no tratamento contra celulite –, mas esse inchaço pode voltar a qualquer momento e não há perda de gordura. “A massagem modela o corpo e dá tonicidade à pele, sendo feita com uma frequência de duas vezes por semana durante, pelo menos, dois meses. Ela tem ótimos efeitos estéticos quando conciliada a outras técnicas como aplicação de enzimas e dieta, ai sim é obtida perda de peso real", completa a médica.

Andréia faz questão de ressaltar que a reeducação alimentar é de extrema importância em qualquer tratamento para emagrecer, mas ela não deixa de indicar técnicas aliadas à própria massagem. Um mix que a especialista aposta é o que junta massagem redutora e termoterapia, que consiste na imersão da paciente em uma banheira com ervas antiinflamatórias – que atuam diretamente no tecido adiposo – e água em temperatura agradável.

Já a massagem é aplicada com um creme redutor importado da Itália e ela é feita a quatro mãos e com toques mais fortes. “Esse produto italiano contém em sua fórmula componentes redutores de gordura a antiinflamatórios para a celulite, que promovem perda de medidas e celulite a partir da segunda sessão deixando a pele com aspecto mais saudável - sem as rugosidades da própria celulite - e curvas mais definidas", esclarece a doutora Andréia. O método ainda deixa a pele mais lisa e aveludada.

Fonte: http://suapele.terra.com.br em 25/07/2010.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Calopsita - Amigo de topete.

Bonita e dócil, a calopsita é uma ótima opção de animal de estimação. Com aproximadamente 30 cm e um topete pra lá de charmoso, esse pássaro precisa de companhia, pois é muito sociável e nada barulhento.

A identificação entre machos e fêmeas é feita pelas cores, diferentes pelas raças. Todos, independente do sexo, têm a crista (topete no alto da cabeça) que, com a variação dos movimentos, é usada como forma de linguagem corporal.

A gaiola deve ser confortável. A medida ideal é de 100 x 50 x 50 cm. Nela, além dos comedores, podem ser colocados brinquedos para a ave de estimação se exercitar e brincar.

Para a alimentação, o recomendável é uma mistura de várias sementes, como: alpiste; painço; arroz com casca; aveia; e semente de girassol. Verduras escuras e frutas devem ser oferecidas 2 ou 3 vezes por semana.

Vale lembrar de que as penas das asas da calopsita devem ser cortadas para evitar fugas e machucados no animal. Com as penas cortadas, ela poderá fazer voos curtos e seguros pela casa. Consulte um veterinário para saber como e quais asas devem ser cortadas.

Fonte: Revista Donna, ed.9

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Semana de Saúde e Bem-estar acontece no Senac Campinas


De 2 a 7/8, o Senac promove a Semana de Saúde e Bem-estar 2010. A semana, que nesta edição traz o tema Saúde e Bem-estar: Abordagem para uma Vida Saudável, apresenta a saúde na sua integralidade, envolvendo as diversas áreas do setor.

O evento reúne atividades de diferentes tipos, como palestras, mesas-redondas, oficinas, exibição de filmes, trabalhos de alunos, entre outros, e que são voltadas à prevenção e promoção da saúde.

A proposta é explorar, por exemplo, informações sobre alimentação e nutrição adequadas, revisão de hábitos e práticas cotidianas, atividades esportivas e de lazer, com o objetivo de mostrar que os cuidados com a saúde podem unir o prazer ao bem-estar.


As atividades são gratuitas.

Para participar, é preciso se inscrever on-line ou entrar em contato com a unidade SENAC Campinas.

Além disso, a maioria das unidades participantes prestam atendimento ao público gratuito, oferecendo sessões de massoterapia, podologia, quick-massage, entre outros.

Clique aqui para conhecer a programação e se inscrever.


SENAC Campinas
Rua Sacramento, 490 - Centro - Campinas - SP
CEP: 13010-210 - Telefone: (19) 2117-0600 / Fax: (19) 2117-0601
E-mail: Campinas@sp.senac.br

Horário:de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas e aos sábados, das 8 às 15 horas


Aumentam casos e mortes por meningite em Campinas

Em 2009, foram 39, com oito mortes, uma letalidade de 20,5%.

Este ano, o índice até o momento é de 31,25% .

A incidência de meningite, ou doença meningocócica, está maior que nos anos anteriores em Campinas. A letalidade também cresceu, conforme a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). Até o momento, Campinas confirmou 32 casos, com dez mortes. Em 2009, foram 39, com oito mortes, uma letalidade de 20,5%. Este ano, o índice até o momento é de 31,25%.

O mesmo avanço ocorre na região. Cosmópolis enfrentou um surto, com 12 casos e uma morte desde abril, que exigiu bloqueio vacinal. O surto começou na Refinaria de Paulínia (Replan), que também vacinou todos os funcionários. No primeiro semestre, Sumaré, Hortolândia e Americana somaram 31 casos.

O infectologista da Secretaria de Saúde de Campinas Rodrigo Angerami explica que, entre os vários tipos de meningite, a meningocócica preocupa mais por sua característica epidêmica e alta transmissibilidade. A progressão é rápida. “Em questão de horas, evolui para quadros graves e até morte. Uma primeira manifestação inespecífica, como febre pela manhã, à noite já pode ter evoluído para septicemia.”

Leia a matéria completa na edição impressa do Correio Popular do dia 28/07/2010.

Fonte: Por Delma Medeiros - Agência Anhangüera de Notícias em 28/07/2010.

Sorria: felicidade pode ser a fonte de juventude


Um bom senso de humor pode manter as pessoas saudáveis e aumenta as chances de ter uma velhice mais feliz.

É o que diz um estudo, feito pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e publicado no periódico International Journal of Psychiatry in Medicine. A pesquisa usou dados de mais de 53 mil indivíduos, acompanhados durante sete anos por um estudo longitudinal – de ampla duração, revisitando os entrevistados várias vezes no período de acompanhamento. Outro estudo, feito na década de 90, já havia chegado a conclusões similares.

“Há razões para acreditar que o senso de humor tenha efeito positivo na saúde mental e na vida social desses indivíduos, mesmo após a aposentadoria. Entretanto, esses efeitos protetivos parecem cessar por volta dos 75 anos. Nesse ponto, o envelhecimento biológico suplanta os benefícios do bom humor”, diz Sven Svebak, principal autor do estudo. A equipe de Svebak analisou os participantes da pesquisa por um questionário específico que indica o quanto o humor da pessoa pode criar conflitos ou insultar as pessoas, mostrando se a pessoa é vista como “amigável”.

Um dos mitos sobre o bom humor, lembra o pesquisador, é que a confusão que as pessoas fazem com alegria. Nesse sentido, pessoas mais sérias seriam vistas como menos bem-humoradas. “Mas a questão não é rir demais, mas o bom humor é sobre conversar com outras pessoas de forma descompromissada. As pessoas bem-humoradas se divertem e se comunicam de forma leve, não necessariamente gesticulando e sendo expansivas enquanto fazem isso.

Saúde e humor


Um ponto discutido no estudo foi se pessoas de bom humor seriam saudáveis porque teriam, subjetivamente, essa sensação. Mas a observação de dois grupos – um que dizia se sentir saudável e outro que achava que não estava bem – mostrou que os efeitos do bom humor se mantiveram constantes em ambos os grupos. Mesmo remanejando os indivíduos classificados com mais bom humor para outros grupos, tentando medir algum desvio nas respostas, os resultados positivos se mantiveram constantes.

Um estudo americano iniciado na década de 20 também observou que crianças indicadas como bem-humoradas pelos pais e colegas, chegaram aos 80 anos com certa facilidade e mantinham boa saúde nessa época.

“Nesse caso, as crianças haviam sido indicadas como bem-humoradas, ou seja, partia da imagem social do senso de humor. No nosso estudo partiu da autoimagem, sendo que as pessoas avaliavam o próprio humor”, explica Svebak. Por isso, indica a pesquisa, se você é sério, mas não leva a vida assim tão a ferro e fogo, pode se preparar para se divertir com as pequenas coisas por vários anos. Ri melhor quem ri por último, já diz o ditado.

Fonte: The Norwegian University of Science and Technology (NTNU)em 15/06/2010.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Retorno às aulas.... rsrsrs

Narguilés: usuários inalam até três vezes mais monóxido de carbono que os fumantes de cigarro

<
Fumar tabaco usando narguilés expõe os usuários ao mesmo nível de substâncias tóxicas – como o monóxido de carbono e nicotina – que os cigarros comuns, o que pode levar também ao desenvolvimento do vício em nicotina e problemas coronarianos, diz um estudo feito pela Universidade Livre da Virgínia, EUA, e publicado no periódico American Journal of Preventive Medicine.

Na última década, fumar narguilés (também chamados hookah ou shisha) ganhou espaço entre os indivíduos com idades dos 18 aos 24 anos, de acordo com o estudo. Entre esses usuários há uma crença de que o processo usado para fumar o tabaco através desses dispositivos é mais saudável e causa menos efeitos adversos.

“Os resultados são importantes porque propõem evidências concretas e científicas que contradizem o mito popular de que narguilés promovem algo próximo do ‘fumo saudável’, ao contrário dos cigarros”, diz Thomas Eissenberg, líder do grupo de estudos.

“Esperamos que os resultados sejam usados por médicos e pessoas envolvidas na promoção da saúde para informar os fumantes desse tipo de dispositivo sobre o risco do vício em nicotina e das doenças causadas por isso”, continua o pesquisador.

O estudo comparou os resultados com outras pesquisas sobre cigarro, todas feitas em condições laboratoriais. Os dados colhidos por Eissenberg e por Alan Shihadeh, da Universidade de Beirute, no Líbano, vieram do acompanhamento de fumantes com idades entre 18 e 50 anos. Esses participantes foram avaliados após uma sessão de 45 minutos fumando narguilés e depois uma única sessão onde eles fumavam um único cigarro. Os níveis de nicotina e de monóxido de carbono no sangue desses indivíduos eram medidos ao final de cada sessão.

Em média, os níveis de monóxido de carbono nos glóbulos vermelhos do sangue (ou COHb) desses fumantes eram três vezes maiores após a sessão com o narguilé do que quando eles fumavam apenas cigarros. A inalação de fumaça através dos narguilés também se mostrou 48 vezes maior. Os picos de nicotina, entretanto, não apresentavam grandes discrepâncias.

Em outro estudo similar, Shihadeh já havia demonstrado que os componentes do tabaco que causam câncer e outras doenças também eram inalados com a fumaça do narguilé. Agora, os dois pesquisadores querem saber que outras substâncias contidas na fumaça do narguilé – e que não estariam na fumaça do cigarro comum – também podem ser prejudiciais ao organismo.

Fonte: American Journal of Preventive Medicine - Commonwealth University em 15/07/2010.

terça-feira, 27 de julho de 2010

Troca de Livros acontece no Senac Campinas


Obras de escritores nacionais e internacionais já estão circulando entre a unidade do Senac aqui, em Campinas.

A edição 2010 teve início dia 26/07 e vai até 31/07 (sábado).

Trocas

O acervo é composto por livros e gibis recebidos em doação pelas bibliotecas do Senac, arrecadações de multas pagas pelos alunos na biblioteca do Centro Universitário Senac e outras doações.

Tania explica que são aceitos apenas materiais em bom estado de conservação. As trocas são de livro por livro e gibi por gibi. Não são recebidos títulos didáticos, de cunho político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas. A Editora Senac São Paulo também está presente, divulgando seu catálogo e oferecendo livros com desconto.

Incentivo à leitura

Realizada pelo Senac desde 2003, a feira tem como principal finalidade facilitar o acesso à leitura e abrir espaço para funcionários, alunos e o público em geral compartilharem conhecimentos.


SENAC Campinas
Rua Sacramento, 490 - Centro - Campinas - SP
CEP: 13010-210 - Telefone: (19) 2117-0600 / Fax: (19) 2117-0601
E-mail: Campinas@sp.senac.br

Horário:de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas e aos sábados, das 8 às 15 horas


"CORPOS" a exposição....


Prepare-se para ver o seu corpo de uma forma que você nunca viu. E acredite: ele é muito mais interessante do que você imagina. “Corpo Humano: Real e Fascinante”, uma das exposições mais comentadas dos últimos tempos.

Se você é daqueles que ainda pensa que vai encontrar moldes e simulações, engana-se.
A mostra utiliza órgãos e corpos humanos verdadeiros. Eles revelam todos os aspectos do funcionamento do nosso sistema. São, ao todo, 16 corpos e 225 órgãos de homens e mulheres acometidos de morte natural, que voluntariamente “se doaram” para um projeto realizado na China. Para que fosse possível mantê-los em tal estado de conservação, foi usada uma técnica chamada polimerização.


Sob a direção médica do norte-americano Dr. Roy Glover, essa exibição apresenta, de forma inédita, como doenças e maus hábitos podem prejudicar o funcionamento do corpo humano. Você poderá ver, por exemplo, órgãos saudáveis e não-saudáveis lado a lado, expostos de modo que somente médicos e estudantes de medicina antes tiveram acesso.

Para desvendar os mistérios de cada sistema do corpo humano separadamente, a exposição foi dividida em nove setores:

• "Esqueleto" retrata os ossos e as mais de 100 juntas do organismo;



• "Sistema Muscular" aponta o papel que os músculos desempenham nos movimentos dos seres humanos;

• "Sistema Nervoso" contempla a velocidade impressionante de comunicação entre os neurônios;

• "Sistema Respiratório" evidencia a importância do oxigênio para a respiração;




• "Sistema Digestivo" revela os processos químicos e mecânicos que ocorrem em órgãos como estômago e intestino;

• "Sistema Urinário" indica que, através da filtragem do sangue, o corpo pode separar o que lhe é útil e descartável;

• "Sistema Reprodutor" desmistifica a maneira que os cromossomos do óvulo e do espermatozóide se combinam para formar o embrião;

• "Sistema Circulatório" mostra como a vida flui pelos vasos, veias e artérias;




• "O Corpo Tratado" representa os avanços das pesquisas médicas e tecnológicas para se manter o corpo sadio. Nesta seção ainda são lembradas as próteses e os equipamentos que auxiliam os médicos na sala de cirurgia.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Reunião Pedagógica e Replanejamento.



Nos dias 26 e 27/07 estaremos em Reunião.

Brasil conquista nono título da Liga Mundial de Vôlei e é o maior vencedor da competição.

A festa pelo nono título da Liga Mundial de vôlei começou na noite de domingo e só terminou nas primeiras horas desta segunda-feira.

A comemoração da soberania absoluta na competição teve “parabéns a você” ao ponteiro Thiago Alves, cobrança de apostas bizarras e menção ao líbero Escadinha, que desfalcou a seleção brasileira na fase final em Córdoba, na Argentina.

Com nono título da Liga, Brasil deixa rival Itália para trás em números de conquistas e reina soberano.

O Brasil venceu a Rússia por 3 sets a 1 na noite de domingo e conquistou o nono título da Liga Mundial (1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010). Agora ocupa a liderança isolada em números de títulos da Liga – a Itália é a segunda coloca com oito. E a supremacia foi bastante festejada.

Ainda nos primeiros minutos desta segunda-feira, os jogadores da seleção cantaram “parabéns a você” para Thiago Alves. O ponteiro completa 24 anos neste dia 26 de julho. Em clima de festa, Théo aproveitou para cobrar uma aposta vencida sobre seu pai. “Ele disse que rasparia a cabeça se fossemos campeões e vamos cobrar. Vai ter que fazer”, disse ao canal Sportv.

O levantador Marlon também mandou recado ao seu pai em tom de brincadeira: “Vai ter que correr pelado em Curitiba.”

A festa ainda teve a emoção de Murilo, que chorou ao falar do pai. Eleito o melhor jogador da Liga Mundial, o ponteiro dedicou o título e o prêmio individual ao pai. O camisa 8 ainda lembrou do irmão Gustavo, ex-central da seleção brasileira.

“Gustavo é complicado. Ele manda mensagens engraçadinhas antes dos jogos e das competições. Ele é especial. Aliás, tem muita gente que faz parte desta seleção. Wallace, Thiago Barth, Escada [líbero Escadinha], Anderson, Canha [André Nascimento]...”, relembrou.

O co-capitão – na ausência de Giba ele assume a função – abriu espaço para os recados dados aos jogadores que fizeram parte da campanha da seleção. O mais lembrado foi Escadinha. O líbero sofreu com hérnia de disco, teve que ser operado e ficou de fora da fase final da Liga.

“Ele é o melhor do mundo, sem dúvida. Se estivesse aqui, teria ganhado o prêmio e eu estaria aplaudindo como sempre fiz”, disse o substituto Mário Júnior. O líbero reserva, aliás, assumiu o protagonismo na fase final. O defensor se destacou principalmente na semifinal contra Cuba e foi eleito o melhor da posição.

Na Liga Mundial do ano passado, Escadinha foi o primeiro líbero da história a vencer o prêmio de MVP. E mesmo sendo bem representado por Mário Júnior, o titular foi lembrado também por sua liderança e experiência. “Quero dedicar o título ao Escada. Pelo líder que é e o que representa. Quero mandar um abração para ele”, falou Bruninho.

O levantador atuou abaixo do seu melhor nível e reconheceu que não fez uma boa Liga Mundial. Bruninho era titular absoluto, mas foi sacado do time antes da final contra a Rússia. “Duas partidas que eu não fui bem, o Marlon arrebentou. Ele merecia este espaço. O melhor levantador da fase final tinha que ser ele. Isso mostra que o Brasil é um grupo”.

O próximo desafio do Brasil é no Campeonato Mundial, de 25 de setembro a 10 de outubro/2010.

Ser competitivo é bom ou ruim para a saúde mental do adolescente?


A resposta é: ambos. Mas depende de como se faz isso.

Competir para vencer se mostrou ruim para as relações sociais das meninas e também está ligado ao aumento dos níveis de sentimentos depressivos, mas em níveis menores daqueles vistos nos meninos. Já competir para se superar mostrou benefícios para ambos os sexos.

O estudo, conduzido por David Hibbard, da Universidade Estadual da Califórnia, e Duane Buhmester, da Universidade do Texas, ambas nos EUA, mostrou a influência da competitividade no bem-estar psicológico e nas interações sociais em adolescentes. Os resultados foram publicados no periódico Sex Roles.

A competitividade se mostrou tanto uma virtude quanto um vício. A vitória de uma pessoa pode ser a perda de outro alguém. Quando levada muito a sério, o sentimento que prevalece é de egoísmo (se achar melhor que os outros). Consequentemente, a competitividade pode levar a sérios problemas de sociabilidade ou emocionais, com consequências diferentes em meninos e meninas.
Mas as implicações da competitividade, tanto para homens quanto para mulheres, na adolescência – uma época de formação da própria identidade – envolve diversos níveis de ambição e competição com os pares e ainda não foram muito estudadas. E é bom lembrar que paralelamente a tudo isso há o desenvolvimento dos círculos de amizade com maior nível de comprometimento e o início dos relacionamentos afetivos.

Dominar e se isolar?

Hibbard e Buhmester analisaram os efeitos desses dois tipos de competitividade no desenvolvimento psicológico e social dos adolescentes: a competição para vencer, ou seja, dominar ou ser melhor que os outros, e a competição para se superar, onde há metas pessoais a serem alcançadas.

Para o estudo os pesquisadores entrevistaram mais de cem adolescentes cursando os últimos anos do ensino médio, assim como seus pais e amigos. Além disso, foram observados fatores como autoestima, sintomas depressivos, solidão, nível de agressividade, qualidade dos relacionamentos interpessoais e desempenho acadêmico.

O que eles observaram foi que as meninas que competiam para vencer tinham maiores níveis de depressão e sentimento de solidão, assim como círculos de amizades menores. Competir para se superar, em compensação, se mostrou ser positivo para a autoestima e para diminuir os níveis de depressão em ambos os sexos.

Os pesquisadores concluem que o sentimento de competição é algo que pode ser ambivalente: de um lado ter objetivos pessoais e procurar superá-los é extremamente positivo; de outro, a competição vista como modo de se destacar em detrimento de outros indivíduos parece ter grande impacto socioemocional, especialmente para as meninas, aumentando o isolamento e os riscos para o desenvolvimento de transtornos depressivos.

Fonte: http://oqueeutenho.uol.com.br em 13/07/2010.

domingo, 25 de julho de 2010

Vencedora da Dança dos Famosos 2010.

Fernanda Souza não segurou a emoção ao levantar o troféu na final do 'Dança dos Famosos'

A performance vitoriosa


Fernanda Souza e a alegria por vencer a competição de dança do 'Domingão do Faustão'.

Em tom de brincadeira, Marco Luque apresenta "O Formigueiro"


Marco Luque está sempre em busca de diversão. Não é à toa que ele é considerado o mais brincalhão dos integrantes do programa "CQC", da Band. "Acho que, no momento em que me divirto, consigo fazer com que as pessoas comprem a minha ideia e se divirtam também. Gosto de ser assim", conta.

Talvez por isso, o humorista acaba de engatar em um novo projeto na emissora: "O Formigueiro", que estreia neste domingo (25), às 19h. Pela primeira vez, Luque irá apresentar sozinho um programa de variedades, o qual considera a sua cara. Na produção, convidados participam ao lado dele, de brincadeiras inusitadas e experiências divertidas, como testar teorias científicas no palco. "O intuito é nos deixar descontraídos, tanto eu quanto o convidado. A ideia é a gente brincar e participar de desafios", revela.

No entanto, Marco Luque não está só à frente do programa. O cenário conta com duas marionetes em forma de formiga: a Tana e a Jura. Os bonecos, que ficam na bancada usada nas entrevistas, fazem intervenções e comentários irreverentes. "Elas vão ser mais ácidas. Por não serem gente, as formigas têm essa liberdade de implicar mais, brincar mais. Elas vão somar e atrapalhar um pouco também.", comenta. Já os quadros da produção são uma mistura de experiências científicas com truques de mágicas que são desvendados no palco – formato já explorado pelos programas "Eliana", do SBT, e "Tudo É Possível", da Record. Para que tudo ocorra dentro do previsto, uma equipe com cerca de dez pessoas testa tais experimentos em um balcão antes da gravação. "Algumas experiências são meio malucas e podem não dar certo. Às vezes, quando não dá certo, é mais legal ainda", diverte-se. "Também temos o 'Efeito Borboleta'. É aquele mecanismo: uma bolinha, que bate em um jarro, que acende uma vela, que queima um papel... Sabe aquelas coisas do desenho 'Tom & Jerry'?", compara, aos risos.

O apresentador pretende conduzir o novo programa com o mesmo jeito brincalhão com que já mostra no ar. Mas, em "O Formigueiro", ele tem de estar envolvido no processo como um todo. "No 'CQC', não tenho o compromisso de saber de tudo o que está acontecendo. Lá, faço mais a comédia, funciono como um coringa", destaca. Mais um formato da Eyeworks Cuatro Cabezas – mesma produtora do "CQC", "A Liga" e "24 Horas" – "O Formigueiro" conta com plateia e convidados famosos, que são entrevistados e também participam das brincadeiras propostas. Entre os que já gravaram suas participações, estão as cantoras Luiza Possi e Claudia Leitte, o DJ Thaíde e o jogador de futebol Denílson. "Acho que a partir do momento em que o programa estiver no ar, as pessoas vão ver a cara dele e vão se sentir tranquilas em participar", diz o humorista.

As brincadeiras, aliás, não são tarefa apenas dos convidados. Luque também participa delas. Ele inclusive, passou por "poucas e boas" ao lado de Thaíde, quando tiveram de entrar em uma bola gigante. "A gente teve que fazer uma coreografia dentro da bola. Não foi fácil", lembra. "A bola branca era a mais resistente. Mas até chegarmos nela, nos 'estouramos' em várias", completa.

Mas, apesar do tom leve do programa, o apresentador espera também chamar atenção para assuntos mais sérios. Isso, é claro, sempre fazendo graça. "Desde a época que eu fazia 'Terça Insana', percebi que a gente pode usar o humor para também dizer coisas importantes e fazer com que as pessoas se conscientizem", analisa ele, que se sente confortável na nova empreitada. Principalmente porque acredita que todas as experiências profissionais que teve na vida o prepararam para este momento. "Vejo que tudo que tenho feito na minha carreira foi um treinamento para esse tipo de trabalho", argumenta Luque, que já trabalhou como garçom, animador de festa, mímico, caricaturista, palhaço, monitor de acampamento e foi até jogador de futebol profissional na Espanha.

Fonte: PopTV - Jorge Rodrigues Jorge/CZN(Por Luana Borges)em 25/07/2010.

Obesidade aos 20 anos dobra os riscos de morte na idade adulta, diz estudo

Homens que são obesos aos 20 anos de idade têm duas vezes mais chances de morrerem jovens do que aqueles que apresentam peso normal, segundo estudo apresentado esta semana no Congresso Internacional sobre Obesidade, na Suécia.
E o mais preocupante, segundo os pesquisadores, é que dois terços dos jovens americanos estão acima do peso ideal. “Entrar a vida adulta como obeso tem um efeito na mortalidade por toda a vida”, destacou a pesquisadora Esther Zimmermann.

Avaliando 5,5 mil homens suecos com idades entre 20 e 80 anos, os pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, descobriram que os 1.930 participantes que eram obesos aos 20 anos de idade tinham duas vezes maior risco de morrer em qualquer idade, comparados àqueles que não eram obesos. E análises dos participantes aos 55 anos de idade indicaram que aqueles com quilinhos a mais na juventude morriam, em média, oito anos mais cedo do que aqueles que não eram obesos aos 20 anos.

Os resultados indicaram, ainda, que a chance de morrer prematuramente aumentaria em 10% a cada ponto extra do índice de massa corporal (IMC - medida do peso em relação à altura) acima dos 25 pontos - que indica sobrepeso, sendo a pontuação acima de 30 considerada obesidade. E, segundo os autores, esse risco de longo prazo observado no estudo se deve muito à “durabilidade da obesidade”, pois cerca de 70% dos que eram obesos aos 20 anos, permaneceram assim com mais de 40 anos de idade, e apenas 4% dos não obesos na juventude se tornaram obesos posteriormente.

“Este é um estudo valioso, e acredito que os resultados levantam uma série de questões, como por que as pessoas que são obesas aos 20 anos de idade estão morrendo mais cedo, disse o especialista Randall Urban, da Universidade do Texas, EUA.

Precisamos descobrir por que eles ficam piores e ver quantas pessoas desenvolvem diabetes ou doença cardíaca”, concluiu o pesquisador, destacando que mais estudos são necessários.

Fonte: International Congress on Obesity in Stockholm. Press release. 13 de julho de 2010.

Brasil vence Cuba e chega à decisão da Liga Mundial



Pela semifinal da Liga Mundial de Vôlei, Brasil venceu Cuba por 3 sets a 1 e se garantiu na decisão do torneio, contra os russos


Murilo ajdou o Brasil a chegar a final marcando 12 pontos contra Cuba; Dante foi o maior pontuador da partida, com 16 pontos


Meio de rede Lucas salta para salvar ponto;

Brasil e Rússia se enfrentarão neste domingo, a partir das 21h (de Brasília). O rival da equipe verde-amarela na grande decisão chega embalado após o fácil triunfo em sets diretos sobre a Sérvia, na outra semi, disputada na tarde deste sábado.

Caso o Brasil vença os russos, se tornará o país com mais conquistas na história da Liga Mundial, chegando a nove conquistas - foi campeão em 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009 - ultrapassando a Itália, que tem oito conquistas.


Fonte: http://esportes.terra.com.br/volei em 24/07/2010.

sábado, 24 de julho de 2010

Palavras Ao Vento

Cássia Eller
Composição: Marisa Monte / Moraes Moreira

Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras


Ando por aí querendo te encontrar
Em cada esquina paro em cada olhar
Deixo a tristeza e trago a esperança em seu lugar
Que o nosso amor pra sempre viva
Minha dádiva
Quero poder jurar que essa paixão jamais será

Palavras apenas
Palavras pequenas
Palavras, momento

Palavras, palavras
Palavras, palavras
Palavras ao vento...

Amigos & Amizades... a vida é assim!


Estava em um momento ótimo, de amizades, e sem me dar conta de repente a vida me deu um outro sentido;

"Tive que me distanciar ".

Tudo que Deus nos dá, ele também pode tirar. Mas o melhor disso tudo foi que eu pude conviver com pessoas maravilhosas como você e amigos que me ensinaram o verdadeiro sentido de sorrir e vivenciar com os caminhos mágicos que a vida nos oferece.

Hoje me considero muito feliz, apesar da saudade, mas, de saber que posso contar com amizades como a sua.

A nossa amizade permanece sempre.

E sei que tudo que faço, é pensando na VIDA e no SER HUMANO, e que nessa caminhada devo fazer o melhor.

Você deve imaginar o que já passei, mas a cada dia vivido é um aprendizado e o mundo é redondo, uma hora estamos por cima outra por baixo.

Pensando dessa forma, sei que a felicidade esta sempre entre nós e são essas coisas que nos faz querer viver cada momento como se fosse o último, pois AMO A VIDA.

Conte com minha amizade sempre, grande abraço!

Estranho Amor

Renato Russo

Me desculpe devo ir embora
Mas sabia que era uma mentira
Quanto tempo perdido atrás dele
Que promete depois nunca cumpre
Estranhos amores que nos metem em problemas
Mas na realidade, somos nós.


E na espera de um telefonema
Brigando para que esteja livre
Com o coração no estômago

E um nó na garganta
Ali sozinho, dentro um arrepio
Mas porque ele não está


E são... Estranhos amores que
Fazem crescer e sorrir
Entre as lágrimas
Quantas paginas ali para escrever
Sonhos e marcas para dividir.
São amores freqüentes a esta idade
Se confundem dentro desta alma
Que se interroga sem decidir
Se é um amor que se faz por nós


E quantas noites perdidas a chorar
Relendo aquelas cartas
Que não consegue mais jogar fora
Do labirinto da saudade
Grandes amores que terminam
Mas que ficam, no coração


Estranhos amores que vão e voltam
Nos pensamentos que os escondem
Histórias verdadeiras que nos pertencem
Mas se deixam como nós


Estranhos amores frágeis
prisioneiros livres
estranhos amores que nos metem em problemas
mas na realidade, somos nós


Estranhos amores frágeis
Prisioneiros livres
Estranhos amores que não são sadios de viver
E se perdem dentro de nós


Me desculpe devo ir embora
Desta vez prometo a mim
Porque quero um amor de verdade
Sem você.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ano Internacional da Biodiversidade

Cientistas criam "vacina adesivo" para evitar dor de injeção

Adesivo com microagulhas que substitui seringa na aplicação de vacina.

Pesquisadores americanos estão desenvolvendo uma vacina em forma de adesivo que poderia substituir as dolorosas seringas de injeções.

O adesivo tem centenas de agulhas microscópicas que se dissolvem quando em contato com a pele.

Cada adesivo contem 100 "microagulhas" com 0,65 milímetros de comprimento. Os adesivos foram desenvolvidos pela Emory University e pelo centro científico Georgia Institute of Technology.

Testes feitos em camundongos mostraram que a nova tecnologia pode ser até mais eficaz na imunização contra doenças como gripe.

Custo
Camundongos que receberam vacina antigripe através dos adesivos desenvolveram um sistema imunológico mais resistente do que os que receberam a vacina pelo método tradicional.

Em pesquisa publicada na revista científica Nature Medicine, os cientistas disseram que com os adesivos as pessoas poderiam administrar as vacinas em si mesmas.

Hoje em dia, a maioria das vacinas precisa ser administrada por pessoas com treinamento em enfermagem.

A tecnologia também ajudaria a aplicação de vacinas em larga escala durante pandemias ou em situações de calamidade.

"Nós imaginamos as pessoas recebendo o adesivo pelo correio ou comprando na farmácia e se automedicando em casa", afirma Sean Sullivan, pesquisador da Georgia Tech.

"Como as microagulhas do adesivo se dissolvem na pele, não sobrariam agulhas perigosas no processo."

Richard Compans, professor da Emory University e co-autor do artigo, explica que as microagulhas não precisam penetrar muito profundamente na pele, pois há muitas células do sistema imunológico imediatamente abaixo da superfície da pele.

"Esperamos poder fazer alguns testes em humanos em alguns anos", disse.

Na pesquisa publicada na revista científica, os pesquisadores usaram apenas vacina antigripe, mas eles esperam poder desenvolver adesivos com outros tipos de vacinas. Outro desafio da pesquisa é manter o custo baixo, no mesmo nível da produção de seringas.

Fonte: Por Emma Wilkinson Repórter de Ciência da BBC News, Roma em 19/07/2010.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Coração acelerado

Seja numa partida da Copa ou numa pelada, um jogador de futebol apresenta grandes variações na frequência cardíaca. Estudos sobre esse ritmo em condições de repouso ou de exercício derrubam mitos e apontam caminhos para uma vida mais saudável.
Maicon, que fez o primeiro gol da seleção nesta Copa, em disputa de bola (foto: Reto Stauffer – CC BY-SA 2.0).

Reunidos neste artigo, os resultados de pesquisas sobre o funcionamento do coração podem ser úteis no treinamento de atletas de diferentes esportes, bem como no desenvolvimento de novas formas de diagnóstico e de tratamento para disfunções e doenças desse órgão.

O coração humano é um órgão complexo, com duas bombas que funcionam no mesmo ritmo. Seu lado direito bombeia sangue venoso para os pulmões, onde ocorre a eliminação do gás carbônico e a absorção do oxigênio pelos glóbulos vermelhos. Seu lado esquerdo bombeia o sangue renovado para o restante do corpo, fornecendo oxigênio e outros nutrientes vitais para tecidos e órgãos.

O coração é uma bomba de fluxo intermitente, diferentemente das bombas usadas para retirar água de um poço ou encher a caixa d’água no alto de um edifício, que apresentam fluxo contínuo.

Um ciclo cardíaco (um ‘batimento’) tem dois períodos distintos: um de enchimento, denominado diástole, e outro de esvaziamento ou de bombeamento propriamente dito, chamado de sístole.

O coração funciona como uma bomba inteligente: sua vazão é ajustável às necessidades do organismoA vazão cardíaca, tecnicamente conhecida como ‘débito cardíaco’, é, portanto, o produto de duas variáveis: o número de vezes em que o coração se contrai, ou bate (frequência cardíaca), e o volume de sangue ejetado pelo órgão em cada sístole (volume sistólico). O cálculo do débito cardíaco é baseado no volume bombeado por um dos lados do coração.

Um fato importante é que o coração funciona como uma bomba inteligente, ou seja, sua vazão (normalmente medida em litros de sangue ejetados por minuto) é ajustável, dentro de certos limites, às necessidades do organismo. Esse ajuste ocorre por meio de variações do volume sistólico e principalmente da frequência cardíaca.

Esta é controlada primariamente – e de modo involuntário – pelos dois ramos do nosso sistema nervoso autônomo, com o ramo simpático acelerando os batimentos e o parassimpático (ou vago) freando. Em geral, esses dois componentes atuam ao mesmo tempo, quase sempre com algum grau de intensidade e de modo antagônico. Uma simples medida da frequência cardíaca nos informa bastante sobre o funcionamento do coração.
Boa forma: remadores e praticantes de outras modalidades esportivas aeróbicas tendem a apresentar frequência cardíaca de repouso mais baixa que a de indivíduos sedentários (foto: Scott Schmitz – CC BY-NC 2.0).

Atletas e sedentários
Atletas de modalidades esportivas aeróbicas, como nadadores, corredores de longa distância, ciclistas, remadores e praticantes de triatlo, tendem a apresentar frequência cardíaca de repouso mais baixa que a de indivíduos sedentários.

Já encontramos um maratonista de elite com frequência cardíaca de apenas 27 batimentos por minuto em repousoExercício aeróbico é aquele em que as exigências de energia dos músculos são supridas predominantemente por processos metabólicos que usam o oxigênio obtido por meio da respiração. Normalmente, esse tipo de exercício dura vários minutos, e pode chegar a horas.

Em nossa experiência, já encontramos um maratonista de elite com frequência cardíaca de apenas 27 batimentos por minuto em repouso (bpm), enquanto em adultos saudáveis e não atletas costuma ficar entre 60 e 80 bpm.

A bradicardia (frequência mais baixa) de repouso pode ser identificada após alguns meses de treinamento aeróbico em indivíduos previamente sedentários. Além disso, indivíduos fisicamente treinados e saudáveis, assim como os jovens, tendem a apresentar maior variação da frequência cardíaca em repouso, em especial ao respirar de forma lenta e profunda.

Para entender o funcionamento do coração, o ritmo dos batimentos é monitorado tanto durante a prática de exercícios quanto em condições de repouso (foto: Sxc.hu/Zak Ruvalcaba).

Ao menos em parte, essas adaptações ao treinamento devem-se a modificações do controle que o sistema nervoso autônomo exerce sobre o coração. Ao contrário do que muitos leigos pensam, uma frequência cardíaca em repouso muito constante e que não varia com a respiração não é saudável e pode indicar disfunção do sistema autônomo, mais frequentemente associada ao diabetes melito e a doenças das artérias coronárias.

No imaginário popular, o coração destaca-se entre os órgãos do corpo, sendo muitas vezes considerado o centro das emoções. Essa ideia equivocada se explica, ao menos em parte, pelo fato de que, quando nos sentimos alguma emoção mais intensa, é no coração e não no cérebro que percebemos os efeitos: os batimentos mais fortes e mais rápidos.

Neste artigo, exploraremos conceitos e mitos sobre o comportamento da frequência cardíaca no exercício físico, adicionando, aqui e ali, resultados das nossas pesquisas nos últimos 35 anos sobre esse tema.

Por: Claudio Gil S. Araújo
Fonte: Ciência Hoje On-line em 16/06/2010.

Quatro tigres brancos que nasceram no zoológico de Taiyuan, cidade ao norte da província de Shanxi - China.

Os tigres brancos são conhecidos por habitar várias áreas no leste da Ásia, mas a caça excessiva ameaça sua sobrevivência na China. A chegada dos pequenos, que ainda não têm nome, foi recebida com festa no zoológico em 07/07/2010.

Projeto Papa Pilhas

PAPA - PILHAS

Custo Ou Beneficio Ambiental?

Com o programa, queremos conscientizar as pessoas sobre a necessidade de dar uma destinação correta a esses materiais, reduzindo a quantidade de pilhas e baterias lançadas no meio ambiente.

A reciclagem é feita por uma empresa especializada e licenciada para realizar esse trabalho. O Banco Real é responsável pelos custos de coleta, transporte e reciclagem dos materiais.

O Papa Pilhas reforça nossas Práticas de Gestão, que buscam o engajamento dos públicos que se relacionam com o Banco na construção de uma sociedade melhor.

As etapas do programa

O Papa-Pilhas foi lançado em dezembro de 2006. Inicialmente, foi implantado em três cidades: Campinas (SP), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS). Esses municípios foram escolhidos segundo critérios de população, participação no PIB nacional e número de agências bancárias que temos nessas localidades.

Nos primeiros seis meses, foram coletadas 12 toneladas de pilhas e baterias usadas.

A partir de julho de 2007, o programa começou a ser expandido para todas as capitais brasileiras e em municípios no Estado de São Paulo. Até 2010, a expectativa é que sejam envolvidos os 479 municípios onde mantemos postos de atendimento ao público, em todo o país. Então, esperamos disponibilizar a coleta para 1 milhão de pessoas.


Onde estão os postos do Papa-Pilhas?

Os coletores do Papa-Pilhas estão presentes nas agências do Banco Real.

Encontre a agência mais próxima de você. Entre em contato para confirmar se ela já tem o coletor Papa-Pilhas e leve até lá as pilhas e baterias usadas em sua casa ou escritório.

Materiais coletados

O Papa-Pilhas recolhe todo tipo de pilhas e baterias usadas em lanternas, rádios, controles remotos, relógios, celulares, telefones sem fio, laptops, câmeras digitais e outros aparelhos portáteis.

Lembre-se: como determinado pela legislação ambiental, pilhas e baterias com peso superior a 500 gramas ou dimensões maiores que 5 cm x 8 cm devem ser devolvidas ao local da compra ou encaminhadas diretamente ao fabricante. O mesmo deve ser feito com baterias de chumbo ácido de qualquer tamanho, usadas em motocicletas, alarmes, celulares rurais e automóveis.


Por que reciclar pilhas e baterias?

O Brasil já recicla volumes expressivos de papel, plásticos, vidros, alumínio, ferro e outros materiais. Nós, do Banco Real, fazemos isso porque compreendemos a importância de preservar o meio ambiente e os recursos naturais para as gerações futuras.

Contudo, reciclar pilhas e baterias esgotadas ainda não é uma prática comum entre nós. Além disso, descartá-las de forma incorreta é extremamente perigoso. Os metais pesados existentes em seu interior não se degradam e são extremamente nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Uma pilha comum contém, geralmente, três metais pesados: zinco, chumbo e manganês, além de substâncias perigosas como o cádmio, o cloreto de amônia e o negro de acetileno. A pilha alcalina contém também o mercúrio, uma das substâncias mais tóxicas que se conhece. Por isso, pilhas e baterias representam hoje um sério problema ambiental. São produzidas a cada ano no país cerca de 800 milhões de pilhas secas (zinco-carbono) e alcalinas. (Dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - Abinee).


Riscos ao meio ambiente e à saúde

Na natureza, uma pilha pode levar séculos para se decompor. Os metais pesados, porém, nunca se degradam. Em contato com a umidade, água, calor ou outras substâncias químicas, os componentes tóxicos vazam e contaminam tudo por onde passam: solo, água, plantas e animais.

Com as chuvas, penetram no solo e chegam às águas subterrâneas, atingindo córregos e riachos. A água contaminada acaba atingindo a cadeia alimentar humana por meio da irrigação agrícola ou do consumo direto. Os metais pesados possuem alto poder de disseminação e uma capacidade surpreendente de acumular-se no corpo humano e em todos os organismos vivos, os quais são incapazes de metabolizá-los ou eliminá-los, o que traz sérios danos à saúde.


Como é feita a reciclagem?

As pilhas e baterias são desencapadas e seus metais queimados em fornos industriais de alta temperatura, dotados de filtros que impedem a emissão de gases poluentes. Nesse processo são obtidos sais e óxidos metálicos, que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e química em geral, sem riscos às pessoas e ao ambiente.

Dicas sobre o uso correto de pilhas e baterias:

Colocar pilhas na geladeira não aumenta a carga, ao contrário, quando expostas ao frio ou calor o desempenho pode piorar.

• Na hora de trocá-las em um equipamento, substitua todas ao mesmo tempo.

• Retire-as se o aparelho for ficar um longo tempo sem uso, pois podem vazar.

• Não misture pilhas diferentes (alcalinas e comuns; novas e usadas). Isso prejudica
o desempenho e a durabilidade.

• Prefira as pilhas e baterias recarregáveis ou alcalinas. Apesar de custarem um pouco mais, têm maior durabilidade.

• Guarde as pilhas em local seco e em temperatura ambiente.

• Nunca guarde pilhas e baterias junto com brinquedos, alimentos ou remédios.

• Não exponha pilhas e baterias ao calor excessivo ou à umidade. Elas podem vazar ou explodir.

• Pelas mesmas razões, não as incinere e, em hipótese alguma, tente abri-las.

• Nunca descarte pilhas e baterias no meio ambiente e não deixe que elas se
transformem em brinquedo de crianças.

• Evite comprar aparelhos portáteis com baterias embutidas não removíveis.

• Compre sempre produtos originais. Não use pilhas e baterias piratas.


Fonte: Programa Papa Pilhas - Banco Real.

terça-feira, 20 de julho de 2010

20/07 - Dia da amizade

O Dia da Amizade no Brasil é comemorado hoje.

Há quem diga que o dia 20 de julho é o Dia do Amigo. Na verdade o Dia do Amigo é celebrado no dia 18 de Abril.

Novo exame cerebral pode detectar mal de Alzheimer

Imagens de um cérebro saudável, acima, e de um paciente com Alzheimer, abaixo, com as placas que caracterizam a doença em vermelho.

Uma pequena empresa com um novo exame de imagem cerebral para detecção de placas, o sinal físico característico do mal de Alzheimer, apresentou seus resultados este mês numa conferência internacional no Havaí. Especialistas que estiveram presentes disseram que os dados os convenceram de que o método funciona.

Até agora, a única forma definitiva de diagnosticar Alzheimer tem sido a busca pela placa através de autópsia cerebral após a morte do paciente. Os cientistas esperam que uma nova técnica de imagem permitirá que os médicos vejam a placa enquanto o paciente ainda está vivo, aprimorando o diagnóstico e ajudando em pesquisa de drogas para interromper ou desacelerar o acúmulo de placas.

Neurologistas sabem sobre a placa desde que o mal de Alzheimer foi descrito pela primeira vez, em 1906. Tratam-se de protuberâncias microscópicas feitas de uma proteína, a amiloide beta, que aparece na superfície do cérebro em áreas envolvidas com o aprendizado e a memória. Elas são tão características do mal de Alzheimer que são exigidas para um diagnóstico definitivo da doença.

É claro, os médicos não esperam por uma autópsia para diagnosticar o mal de Alzheimer. Eles usam testes de memória e avaliações do raciocínio dos pacientes e capacidade de cuidarem de si próprios. Mesmo com a autópsia, até os médicos dos maiores centros médicos têm errado em até 20% dos casos: as pessoas que, segundo eles, tinham Alzheimer não apresentavam placas.

Os exames de imagem foram desenvolvidos por uma empresa da Filadélfia, a Avid Radiopharmaceuticals, e, de forma independente, pela Bayer e General Electric. Eles usam contraste radioativo para visualizar a placa no cérebro com um exame de tomografia de emissão de pósitron.

Embora os exames tenham aparentado ser promissores, as empresas precisavam mostrar que o que eles revelavam era o mesmo que um patologista veria na autópsia.

Foi isso que a Avid demonstrou com seu estudo, apresentado pelo diretor médico Dr. Christopher M. Clark.

O Dr. P. Murali Doraiswami, psiquiatra biológico da Duke que ajudou a recrutar pacientes para o estudo, classificou os resultados entre “os dados mais esperados de todo o encontro”.

Comparação
Para comparar os exames de imagem com os resultados da autópsia, a empresa examinou o cérebro de 35 pessoas em casas de repouso com previsão de morrer em seis meses. Algumas tinham Alzheimer, outras, não. Após a morte dos pacientes, seus cérebros foram enviados a Phoenix, onde um patologista os dividiu em cerca de 100 pedacinhos e enviou para análise das placas.

Patologistas de Montreal analisaram os pedaços de cérebro com um computador que contou as placas. De forma independente, patologistas em Chicago os analisaram de forma tradicional – observando os pedaços de cérebro com um microscópio e contando manualmente as placas microscópicas.

Ao mesmo tempo, na Filadélfia, radiologistas examinaram as imagens e calcularam a quantidade de placa presente nos cérebros de pacientes e, de forma independente, usaram um computador para analisar a quantidade de placa das imagens. Nem os radiologistas, nem os patologistas sabiam se os pacientes apresentavam demência.

Em 34 de 35 pacientes, o exame de tomografia de emissão de pósitron, o relatório dos patologistas e o relatório computadorizado de patologia concordavam. Em um paciente que tinha Alzheimer, o patologista e o radiologista que analisaram o exame não viram muita placa, mas a análise computadorizada do exame e os dois relatórios de autópsia acusaram a presença de placas.

Os dados mostraram que os exames eram totalmente precisos em excluir o mal de Alzheimer: ao contrário dos médicos, eles nunca disseram que um paciente tinha Alzheimer sem ter.

Além disso, a empresa realizou exames de imagem no cérebro de 76 pessoas mais jovens que não tinham previsão de apresentar placas cerebrais. Nenhuma apresentou.

“Isso serviu de confirmação”, disse o Dr. Michael W. Weiner, especialista em Alzheimer da Universidade da Califórnia, em São Francisco.

A Dra. Reisa A. Sperling, especialista em Alzheimer do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, e codiretora da sessão onde os resultados foram apresentados, disse: “Pessoalmente, achei os dados bem convincentes”.

Sperling, investigadora de um estudo diferente da Avid e que não faz parte da empresa, disse que o desafio agora será confirmar se os exames podem prever com precisão se as pessoas estão desenvolvendo Alzheimer antes de apresentar sintomas.

Essa é a fase “onde temos a melhor oportunidade de mudar o curso da doença”, disse Sperling.

Por Gina Kolata
Tradutor: Gabriela d'Ávila
Fonte: The New York Times em 19/07/2010.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Arara-vermelha-grande, Ara chloropterus, Menção Honrosa Categoria "Primeiras Aves"

Fotografia de aves brasileiras - Concurso Avistar 2010

Crejoá, Cotinga maculata, 1º Prêmio categoria "Melhor Fotografia"

Fotografia de aves brasileiras - Concurso Avistar 2010

Prêmio Escola 2010, da Unesco, recebe inscrições

Iniciativa da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o Prêmio Escola 2010 vai selecionar as melhores histórias em quadrinhos sobre prevenção às DSTs/Aids, à gravidez na adolescência e ao uso de drogas. O objetivo é o de estimular as escolas desenvolverem ações sobre os temas do concurso nas escolas.

Podem concorrer instituições de ensino públicas e particulares de educação infantil, fundamental e médio. Cada escola poderá enviar uma única história em quadrinhos e o trabalho pode ser coletivo. Entretanto, o aluno coordenador do trabalho e o professor responsável pela condução da atividade na escola devem estar indicados na ficha de inscrição.

As histórias em quadrinhos devem ser enviadas até o dia 31 de agosto de 2010 para: SAS Quadra 5, Bloco H, lote 6, Ed. CNPq/Unesco, 9º Andar. CEP: 70.070-914, Brasília – DF.

A ficha de inscrição está no site http://eventos.unesco.org.br/premioescola/

Para saber sobre os prêmios ou outras informações, também acesse a página Internet.

Genes de bactérias do Ártico podem gerar vacinas mais seguras, diz estudo.


Genes obtidos de bactérias que vivem no Ártico poderiam gerar vacinas mais seguras contra doenças como tuberculose. Os genes permitem que cientistas produzam bactérias sensíveis a temperatura capazes de ativar o sistema imune antes de morrerem.

Francis Nano e sua equipe da Universidade de Vitória, na Colúmbia Britânica (Canadá), substituíram alguns genes da bactéria Francisella tularensi por genes de bactérias encontradas no Ártico. Esses genes árticos evoluíram sob condições congelantes e param de funcionar em temperaturas altas dentro de animais.

A equipe escolheu genes indispensáveis para sobrevivência, como aqueles que reparam DNA. Assim, as bactérias com os genes árticos devem morrer quando esses genes pararem de funcionar.

Eles então vacinaram camundongos contra doses fatais de Francisella tularensi, injetando primeiro a versão sensível a temperaturas.

As bactérias sensíveis conseguiram sobreviver por algum tempo sob a pele, permitindo a ativação do sistema imune, mas morreram antes de chegar aos órgãos internos. "Nosso alvo agora é tuberculose", afirmou Nano.

O estudo foi publicado na prestigiada revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Fonte: DA NEW SCIENTIST em 12/07/2010.

domingo, 18 de julho de 2010