quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Enem 2011 - Candidatos começam a receber cartões de inscrição

O cartão de confirmação traz as informações sobre o local onde o candidato irá fazer a prova e os horários
Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 começam a ser entregues aos 5,3 milhões de candidatos a partir desta semana. A operação de distribuição iniciou hoje (27) pelas cidades do Interior e, na próxima semana, chegará às capitais, segundo informou os Correios.

O cartão de confirmação traz as informações sobre o local onde o candidato irá fazer a prova e os horários. O documento precisa ser, obrigatoriamente, apresentado no dia do exame. As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro.

Segundo os Correios, a entrega dos cartões não será afetada pela greve dos funcionários porque, no caso do Enem, foi preparada uma “operação especial” com logística específica. Além dos cartões, os Correios são responsáveis pela distribuição das provas do Enem, com apoio das polícias estaduais e das Forças Armadas.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Guia de profissões mostra setores com maior carência no mercado

Os eventos esportivos que o país vai receber nos próximos anos e o bom momento da economia aumentaram a demanda por certos profissionais.
 
O Guia das Profissões aproveitou um mapeamento feito pelo governo federal dos setores com maior carência de especialistas e vai apresentar algumas das carreiras que compõem essas áreas, com informações sobre cursos, possibilidades de mercado e depoimentos de alunos e profissionais.

As áreas tratadas são tecnologia da informação e computação, nanotecnologia, biotecnologia, robótica, novos materiais, aeronáutica e aeroespacial, energia limpa, infraestrutura, recursos do mar e agricultura.

De acordo com Roberta César, gerente de projetos da consultoria de recursos humanos Cia. de Talentos, não é por acaso que essa carência se concentra em graduações de ciência e tecnologia.

"São áreas nas quais a gente sente que falta tanto em quantidade de profissionais quanto em qualidade."

Segundo Roberta César, a demanda por esse tipo de profissional deve seguir forte durante toda a década.

Já o aluno que não tem afinidade com tais carreiras não deve se desesperar, afirma Janete Teixeira, orientadora vocacional da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista).

"Não adianta só olhar para o mercado. As coisas são cíclicas. Se hoje essas são áreas aquecidas, as coisas podem mudar", completa.

O levantamento do governo subsidiou a definição das áreas prioritárias do programa CsF (Ciência sem Fronteira), que vai oferecer até 2014 mais 27,1 mil bolsas de graduação sanduíche.

Pelo programa, o estudante passa um ano em uma faculdade no exterior às custas do governo, com bolsa mensal de cerca de R$ 1.700.

Ao voltar, ele consegue aproveitar as disciplinas que estudou fora para concluir seu curso no Brasil.
A seleção para o CsF começa na fase do vestibular, já que, em alguns casos, uma boa nota do Enem será pré-requisito para participar.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Hoje encerra o prazo de entrega das notas do 3º bimestre para o CCS

Atente-se ao prazo!!!!

Professores da E.E.N.P.N., 
encerra hoje (26/09/2011) 
o prazo de entrega das notas
do 3º bimestre para o
C.C.S. (Conselho de Classe e Série).

Conto com a colaboração de todos!

Marcos Alexandre
PCP - EM

domingo, 25 de setembro de 2011

Veja algumas atrações que passaram na cidade do Rock





Dinho criticou políticos antes que cantar hit da Legião Urbana. Foto: Felipe Panfili/AgNews
Capital Inicial


Claudia Leite

Rihanna agradeceu o público brasileiro. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Rihanna


Red Hot Chili Peppers encerrou a noite de apresentações. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Red Hot Chili Peppers



Escolas precisam mudar para reagir à violência, defendem especialistas

Por Rafael Targino - SP/UOL

Com um novo caso de violência escolar – em que um aluno de dez anos atirou em uma professora em São Caetano do Sul (SP) e se matou–, o debate sobre como lidar com o problema volta à tona.

Especialistas ouvidos pelo UOL Educação afirmam: as escolas precisam mudar para tentar evitar novos episódios. Essas mudanças também passam, dizem, pela família e pela formação do professor.
 
“A escola precisa mudar muito. Precisa evoluir muito em questões pedagógicas, nos métodos de ensino, no próprio relacionamento dos professores com os alunos”, afirma o professor da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) Evandro Camargos Teixeira. Ele defendeu, neste ano, uma tese de doutorado sobre as relações entre violência e abandono e desempenho escolar.
 
“Não é uma questão de coerção. Isso não vai acabar com o problema. Não adianta colocar a polícia. Ela vai lá para tentar resolver o problema que acabou de acontecer. É [preciso] uma política de conscientização de todos os setores”, afirma Teixeira.

Para Paulo Carrano, professor da Faculdade de Educação da UFF (Universidade Federal Fluminense), não houve muitas mudanças nas escolas nos últimos anos. “A disciplina escolar não mudou muito, a disposição das carteiras [na sala] não mudou muito”, diz.

Professor

Essas mudanças, afirma Carrano, também devem passar pelo professor.

“O ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’, tem que ter lugar a outro tipo de autoridade. Os professores mais escutados [pelos alunos] são os que têm a autoridade do saber, que sabem o que estão dizendo, e os que têm a autoridade do afeto, que escutam, que dão valor às experiências que os alunos já trazem. O que consegue juntar as duas é o melhor professor.”
 
De acordo com o especialista, é preciso um esforço para entender as razões das atitudes violentas. “Os episódios de violência contra os professores poderiam de fatos ser diminuídos com ações que investissem mais na busca da compreensão de porque que surge o fenômeno da violência, do bullying. Se a gente não entender o que gera esse comportamento, não vamos ter soluções eficazes”, diz Carrano.

Família

Evandro Teixeira afirma também que é fundamental um acompanhamento de perto da família.

“O próprio aluno se sente mais seguro ase a própria família está participando”, diz. Carrano concorda:

“As crianças reproduzem aquilo que elas levam. Se as boas maneiras não aconteceram na família, a escola tem um problema.”

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Professores.... entrega de notas do 3º bimestre


ATÉ O DIA 26/09/2011, impreterivelmente!

Agradeço a compreensão!!!


Prof. Marcos Alexandre
Professor Coordenador Pedagógico Ensino Médio
da E. E. "Prof. Newton Pimenta Neves" 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Inscrição para a Fuvest 2012 termina nesta sexta

A taxa de inscrição, de R$ 120, poderá ser paga em bancos ou pela internet até 12 de setembro




Termina nesta sexta-feira (9) as inscrições para a Fuvest 2012, vestibular que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (10.852 vagas) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (100 vagas). As inscrições poderão ser feitas por meio do sitewww.fuvest.com.br

A taxa de inscrição, de R$ 120, poderá ser paga em bancos ou pela internet até 12 de setembro, usando o boleto gerado na inscrição até 9 de setembro. Os candidatos beneficiados com isenção total ou parcial da taxa devem fazer a inscrição seguindo a orientação no site da Fuvest. 

O Manual do Candidato, com as informações sobre o processo seletivo, está liberado para consulta desde o dia 1º deste mês no mesmo site onde serão feitas as inscrições.

Inscrições para o vestibular da Unicamp terminam sexta-feira


As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário disponível no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp



O prazo para se inscrever no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) termina na próxima sexta-feira (23). As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário disponível no site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). Serão oferecidas 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e outros dois na Faculdade de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp). A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 128. 


O manual do candidato e a revista do vestibulando são gratuitos e estão disponíveis na página eletrônica da Comvest. A primeira fase será realizada no dia 13 de novembro de 2011 e a segunda fase nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012. 

A primeira fase é constituída de duas partes, a redação, e a parte dos conhecimentos gerais, com 48 questões de múltipla escolha. Na segunda fase, os candidatos devem fazer provas discursivas em três dias seguidos. No primeiro dia, a prova é de língua portuguesa, literatura e matemática. No segundo dia, ciências humanas, artes e inglês. E no terceiro dia a prova será de ciências da natureza.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Professores serão premiados por ações positivas

Os 40 educadores com experiências selecionadas pela comissão receberão, cada um, R$ 5 mil, além de troféu e certificados

As inscrições para a quinta edição do Prêmio Professores do Brasil foram prorrogadas até 15 de outubro. Um dos objetivos do prêmio é estimular a participação dos professores na implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007.
alunos e qualidade da aprendizagem; pela permanência do aluno na escola, com práticas que reduzam a repetência, o abandono e a evasão; pela participação da família no processo de aprendizagem dos alunos e a abertura da escola à comunidade na qual ela está inserida; pela inclusão educacional, social, racial, digital, e pela formação ética, artística, cultural e cidadã dos alunos.

Somente experiências desenvolvidas ou em desenvolvimento, com resultados comprovados durante o ano letivo de 2010 e que promovam os objetivos do PDE, poderão ser inscritas. Podem participar professores de todas as etapas da
educação básica em exercício em escolas públicas e de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

Os 40 educadores com experiências selecionadas pela comissão receberão, cada um, R$ 5 mil, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do prêmio. Já as escolas nas quais foram
desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com a aquisição de equipamentos audiovisuais ou multimídia, no valor de até R$ 2 mil.

A inscrição tem duas etapas. Na primeira, o professor preenche o formulário e o envia pela internet; na segunda, posta nos correios (sedex ou AR) o relato da experiência, cópias de documentos pessoais, declaração da escola, entre outros.

O Prêmio Professores do Brasil é realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A Fundação SM, Intel, Instituto Votorantim e a Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros) são os patrocinadores.



Podem concorrer experiências que, desenvolvidas por professores, tenham contribuído pelo sucesso escolar dos

Fonte: http://www.rac.com.br/, em 16/09/2011.

domingo, 18 de setembro de 2011

Madonna faz vídeo satirizando sua gafe no Festival de Veneza

Madonna faz vídeo satirizando sua gafe no Festival de Veneza; assista
 
Madonna, que não é boba nem nada, resolveu capitalizar em cima do comentado incidente no Festival de Veneza.

Para quem perdeu o bafão, recapitulamos. A loira estava no festival para promover seu filme"W.E.". Durante a coletiva de imprensa, enquanto se preparava para falar com os jornalistas, Madonna recebeu um buquê de hortênsias de um fã. Ela rapidamente entregou o buquê para um assistente e soltou "Eu absolutamente odeio hortênsias!", sem saber que o microfone estava ligado. Gafe feita e o mundo conferiu a cena pelo You Tube.


Agora, a cantora polemiza e faz um videozinho bem engraçado sobre a cena. Em clima de cinema mudo, Madonna aparece acariciando um buquê de hortênsias. "Você não tem idéia quantas noites eu perdi pensando como eu magoei você. De pensar que eu causei sua dor", dizem as legendas.


Depois, a cantora perde a paciência e estraçalha o buquê no chão. "Eu ainda odeio hortênsias! E eu ainda vou odiá-las para sempre!  É eu país livre, então foda-se você, eu gosto é de rosas!". Muito bom!

sábado, 17 de setembro de 2011

Golfinhos se comunicam de modo parecido aos humanos


Não seria uma delícia poder conversar com golfinhos?

Divulgação
Golfinhos se comunicam de um jeito semelhante ao dos humanos
Golfinhos se comunicam de um jeito semelhante ao dos humanos

Ao contrário do que os pesquisadores pensavam, esses animais não assobiam, mas produzem sons parecidos aos nossos para "conversar" entre eles. Isso é o que mostram recentes estudos feitos na Dinamarca.

Os sons que os golfinhos emitem são produzidos por vibrações parecidas às das cordas vocais dos humanos. Isso também deve acontecer com muitas baleias, como as cachalotes, por terem a anatomia (físico) parecida à dos golfinhos.

As pesquisas foram feitas no Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Aarhus (Dinamarca) por meio da análise de gravações de um golfinho macho de 12 anos de idade, feitas em 1977.

Os cientistas não duvidam de que, algum dia, poderemos entender esses animais e até "conversar" com eles!

Fonte: Discovery News, em 07/09/2011.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Bem-estar cresce à medida que envelhecemos, diz pesquisa

Não se trata de mera frescura: a ciência diz que existe, sim, a crise da meia-idade e que ela afeta homens e mulheres em todo o planeta.



Resultados de pesquisas em vários países, na última década, têm mostrado que essa fase bate em média entre 40 e 50 anos, mas varia muito de acordo com a região.

Mas um dado novo, curioso e surpreendente indica que a crise é só o fundo do poço. Depois de atingir o ponto mais baixo de "bem-estar" (alguns pesquisadores chamam mesmo de "felicidade"), a pessoa dá a volta por cima e vai ficando mais feliz por quase todo o resto da vida.

É estranho, pois o senso comum indicaria que a felicidade tende a diminuir a cada velinha no bolo de aniversário.

Os gráficos ligando satisfação pessoal e idade mostram uma curva em "U". A felicidade começa alta, vai caindo até chegar à base da letra e volta a subir com a idade.

Os números variam muito, porém. Em uma pesquisa, a meia-idade chega aos 50 para americanos; em outra, aos 44,5. Os brasileiros atingem a crise aos 46,7, para um estudo, e, para outro, aos 36,5. Na Ucrânia, o mal-estar máximo chega aos 62,1 anos.

"Essa diversidade vem das amostras pequenas nesses países. O número varia menos em grandes amostras", diz um dos autores do estudo da curva do "U" do bem-estar, o economista Andrew J. Oswald, da Universidade de Warwick, Reino Unido.

O estudo analisou 500 mil pessoas, entre americanos e europeus, que responderam sobre seu estado emocional.

Depois de se checar detalhes que poderiam afetar os resultados (renda, vida afetiva etc.), conclui-se que americanos atingem a crise aos 52,6 e europeus, aos 46,5.

"A Segunda Guerra parece ter cobrado um preço maior dessa geração de europeus", na interpretação de Oswald.

E o que explicaria o fenômeno em geral?
Editoria de Arte/Folhapress

ACEITAÇÃO

"Minha teoria é que na meia-idade enfrentamos nossas deficiências e as aceitamos. Então ficamos mais contentes com a vida", diz Oswald. "Eu poderia ter sido jogador de futebol e feito gols contra o Brasil, mas percebi que teria de me contentar em ser professor", brinca.

Outro estudo criou um "instantâneo da distribuição pela idade do bem-estar psicológico nos EUA" com base em 340.847 pessoas. E cravou a crise em torno de 50.

Nesse estudo, a pessoa avaliava, numa escada com degraus de zero a dez, como se sentia em relação à vida. "Em qual degrau você se sente agora?" era a pergunta.

O líder da pesquisa, Arthur A. Stone, da Universidade de Stony Brook, disse à Folha que considera a curva em "U" um enigma. "Nós e muitos outros estamos investigando fatores responsáveis, mas ainda não sabemos."

Entre os fatores que eles esperavam que teriam impacto no resultado e não tiveram estão o gênero, o fato de ter filhos com menos de 18 anos em casa, o desemprego e a falta de um parceiro.

Já o pesquisador Andrew Clark, da Paris School of Economics, usou dados de uma pesquisa britânica para seus estudos sobre a curva do "U". Um questionário com 12 itens registrou as sensações de estresse, depressão e falta de confiança dos entrevistados.

As pessoas responderam se perdiam o sono por preocupação, se se sentiam sob pressão, se perderam a autoconfiança e se pensavam em si como alguém sem valor.
Clark disse à Folha que a curva em "U" reflete o que acontece com gente de mais idade: promoções, filhos etc.

"A diferença entre os países reflete as diferenças nesses fatores. Se você tem filhos aos 20, está lidando com adolescentes aos 35, se tem filhos aos 35, vai lidar com adolescentes aos 50. O divórcio também pode ocorrer em diferentes idades, em cada país. Isso soa como explicação", diz.

E lidar com adolescentes estressa qualquer cristão.

Clark também concorda com Oswald sobre a influência da perda de altas expectativas no aumento do bem-estar após a meia-idade. E dá o mesmo exemplo do jogador de futebol, embora o seu seja mais nacionalista: "Um dia desses eu desisti de jogar pela Inglaterra".

A psicóloga Laura Carstensen, da Universidade Stanford, EUA, é autora de uma teoria pioneira que explica a alta da felicidade na velhice.

SELETIVIDADE

Segundo a sua "teoria da seletividade socioemocional", à medida que os horizontes de tempo vão ficando mais curtos, as pessoas priorizam determinados objetivos emocionais. Passam a evitar amigos chatos, por exemplo.

"A experiência emocional fica melhor com a idade porque as pessoas passam a investir esforço em assuntos importantes para elas", escreveu Carstensen em artigo na "Psychology and Aging".

O artigo descreve um experimento diferente dos outros.

Enquanto os dados coletados por Oswald e Stone produziram um "instantâneo", uma amostra pontual na população, a equipe da psicóloga seguiu um mesmo grupo de pessoas por uma semana e repetiu o questionamento cinco e dez anos depois.

A equipe concluiu: "O envelhecimento está associado com bem-estar geral, maior estabilidade emocional e mais complexidade, evidenciado pela maior ocorrência simultânea de emoções positivas e negativas".

Dá para entender a capa da revista francesa "Le Point", com uma bela mulher sorridente, a estilista Inès de La Fressange, 53, e o título: "A vida começa aos 50".

Ou porque, quando pediram ao dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980) um conselho aos jovens, ele foi incisivo: "Envelheçam".

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude, em 13/09/2011.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

'Bob Esponja' pode prejudicar atenção de crianças de 4 anos

Um estudo sugere que assistir a apenas nove minutos do desenho animado "Bob Esponja" pode provocar problemas de atenção e de aprendizagem em crianças de 4 anos de idade. A velocidade das imagens do desenho foi apontada como responsável pela falta de concentração.

Divulgação
O personagem-título do desenho animado "Bob Esponja"
O personagem-título do desenho animado "Bob Esponja"
A pesquisa observou 60 crianças, divididas em três grupos. O primeiro assistiu a "Bob Esponja"; o segundo a "Caillou" --um desenho de ritmo mais lento--; e o terceiro tinha a opção de desenhar. Após nove minutos, elas passaram por testes de função mental: aquelas que tinham visto "Bob Esponja" se saíram pior que as outras.

Em outro teste, que mediu autocontrole e impulsividade, as crianças que assistiram a "Bob Esponja" foram classificadas como ansiosas, pois esperaram apenas dois minutos e meio para abrir lanches oferecidos pelos pesquisadores. Os outros dois grupos esperaram pelo menos quatro minutos.

A maioria das crianças eram brancas e de famílias de classe média ou rica. Elas receberam testes comuns de função mental depois de ver desenhos animados ou desenhar. As que assistiram a "Bob Esponja" marcaram, em média, 12 pontos a menos que os outros dois grupos, cujos resultados foram quase idênticos.

Pesquisas anteriores já haviam ligado o hábito de assistir TV ao déficit de atenção em crianças, mas o novo estudo sugere que problemas mais imediatos podem ocorrer após pouca exposição.

Em média, desenhos infantis têm cerca de 22 minutos de duração, por isso, ver um episódio inteiro "pode ser mais prejudicial", segundo os pesquisadores. No entanto, eles disseram que são necessárias mais provas para confirmar a ideia.

Os resultados devem ser interpretados com cautela, mas os dados parecem reforçar a ideia de que a exposição à televisão é uma questão de saúde, segundo Dimitri Christakis, especialista em desenvolvimento infantil do Hospital Infantil de Seattle, que escreveu um editorial que acompanha o estudo publicado em 12/09/2011 na revista "Pediatrics".

A professor de psicologia Universidade da Virgínia, Angeline Lillard , principal autora do estudo, disse que o desenho "Bob Esponja" não deve ser destacado. Ela encontrou problemas semelhantes em crianças que assistiram desenhos de mais velocidade de imagens.

O porta-voz da rede de televisão Nickelodeon, que transmite o desenho, David Bittler, contestou as conclusões. "'Bob Esponja' é destinado a crianças de 6 a 11 anos."


Lillard disse que foram escolhidas crianças de 4 anos, pois é a idade em que se vê mais desenvolvimento em habilidades de autocontrole. O estudo não pode determinar se crianças de outras idades seriam afetadas da mesma forma.

A pesquisadora ainda disse que o estudo tem algumas limitações. As crianças não foram testadas antes de assistir à TV e todas tiveram resultados parecidos na avaliação dos pais de seu comportamento.

Fonte: ASSOCIATED PRESS, em 12/09/2011.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dupla ganha R$ 500 mil em reality show ecológico

Enquanto tem gente que faz xixi no banho e vira vegetariano para salvar o mundo, Ana Carolina Felix, 21, e Lucas Smith, 21, resolveram usar o que aprenderam na faculdade de biotecnologia.

Eles ganharam R$ 500 mil para desenvolver um projeto que usa plástico reciclado em geradores de energia eólica. Não pense que os dois são uns ecochatos de galocha. "Antes, eu jogava papelzinho na rua, por exemplo. Depois do reality show, comecei a me preocupar mais", conta Ana.

Pois é, para levar a bolada, eles tiveram que participar de um "Big Brother" rural, que terminou no início do mês no Multishow, o "Impacto Zero SWU", patrocinado pelo festival. Mas, ao contrário de "A Fazenda", a preocupação com a natureza era real. "Um dos principais momentos foi quando fizemos um minhocário em 28 minutos", diz Lucas. Aos menos engajados: minhocário é uma caixa com minhocas que transforma lixo orgânico em adubo.

Para vencer, o importante não era ter o melhor projeto. Os 20 competidores, de dez universidades, tiveram de tomar banho frio, usar banheiro seco (sem descarga, pois não usa água), e acampar no mato, ao estilo "No Limite". Formigas chegaram a comer o forro da barraca da dupla e um teco do tênis de Lucas. "Mas para a Ana que foi difícil. Não tinha creme, xampu."

O projeto vencedor não foi elaborado só pelos dois, mas por 20 alunos da Universidade Federal de Alfenas (MG). Mas só a dupla foi escolhida para botar a cara na TV.

Agora, os alunos e o professor responsável terão nove meses usar o dinheiro para construir o protótipo de gerador eólico. A questão é que ninguém sabe se dará certo.

Isso porque eles não chegaram a construir um. "Não sabemos se será tão resistente quanto o de metal. Mas a expectativa é que seja mais econômico e tão eficiente quanto", explica Ana.


Enquanto aguardam o resultado, os dois juram que farão um minhocário em casa, vão diminuir o consumo de carne e economizar energia. Só falta o xixi no banho.


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Angolana é eleita Miss Universo 2011

A belíssima angolana Leila Lopes venceu a 60a edição do Miss Universo, que ocorreu nesta segunda-feira (12) no Credicard Hall, na capital paulista. 

Ela era uma das favoritas ao título e foi a mais aplaudida da noite. 


A brasileira Priscila Machado ficou em terceiro lugar. A ucraniana Olesia Stefanko ficou em segundo.


Leila Lopes, a Miss Universo 2011

A produção do evento foi grandiosa, com direito a Claudia Leitte cantando em inglês e Bebel Gilberto fazendo a alegria dos 'gringos' com sua bossa nova contemporânea. Durante o show, não foram poupados elogios ao Brasil, intitulado o país mais sexy do mundo.

Entre as top 16, estavam três países de língua portuguesa: Angola, Brasil e Portugal, e seis países latino-americanos: Brasil, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Porto Rico e Venezuela. Ucrânia, França, Kosovo, China, Austrália, EUA, Filipinas e Holanda também estavam entre as finalíssimas.

Priscila Machado, que contou com alguns desafetos vaiando sempre que era citada, não conteve as lágrimas ao chegar entra as top 10. Em um dos últimos blocos, sua torcida tomou conta da plateia, o que a deixou ainda mais emocionada.


A Miss Montenegro foi eleita Miss Simpatia e a Miss mais fotogênica foi a Miss Suécia. A Miss Panamá venceu o prêmio de melhor traje típico.

Depois do desfile de gala restaram apenas cinco finalistas. A quinta colocada foi a Miss China, seguida por Filipinas.

Apenas 2 escolas de SP são top em todas as áreas do Enem 2010

Os colégios particulares Vértice e Santa Cruz são os únicos que conseguiram ficar entre os dez melhores da capital paulista nas cinco áreas avaliadas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado.

Terceiro melhor do país, o Vértice lidera em todas as provas, considerando os quase 900 colégios da cidade com notas divulgadas.

A análise pode ser feita porque o MEC informa as médias das escolas em linguagem (português e interpretação de texto), matemática, ciências da natureza (biologia e outros), ciências humanas (história e outros) e redação.

As famílias podem conferir, por exemplo, se um colégio tem boa nota em matemática. Nessa disciplina, o Palmares, 13o no ranking paulistano, sobe para 8o.
Em linguagem, Poliedro, Palmares e Pentágono (Caiubí) ganham posições e entram na lista das dez melhores.

Na opinião do pesquisador da USP José Augusto Dias, membro do Conselho Municipal de Educação, as famílias devem analisar todos os dados, da média geral aos desempenhos em cada área.

"Precisa ver se a escola tem desempenho satisfatório de um modo geral. Em segundo lugar, se ela está dando atenção àquele conteúdo que o aluno vai precisar no futuro."

Já para Clarilza Prado de Sousa, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, o que vale é a média geral. "Não adianta ter boa nota numa disciplina específica. Isso não lhe permite passar no vestibular", afirma.
Editoria de arte/Folhapress

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Pecuária é a maior causa do desmatamento da Amazônia, diz Inpe

A pecuária é a maior responsável pelo desmatamento da região amazônica. De acordo com levantamento realizado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), 62,2% dos quase 720 mil km2 desmatados foram ocupados por pastagens.


O estudo do governo federal considerou as áreas desmatadas nos nove estados da Amazônia Legal até o ano de 2008. Essa área representa 18% de todo o bioma amazônico.

Segundo o instituto, a maior parte dessa área é ocupada atualmente por pasto limpo. "É aquela área em que houve efetivamente um investimento. Ela representa uma intervenção deliberada humana, com bastante cabeça de gado, com a intenção de intensificação de produção", disse Gilberto Câmara, diretor do Inpe.


Câmara ressaltou ainda que a atividade da agricultura ocupa apenas 5% da área total desmatada --o Mato Grosso é o único estado da região que tem um peso significativo na produção de alimentos.

"Não tem como dizer que a agricultura é a responsável pelo desmatamento, ela não é um vetor importante. O uso que nós fizemos da floresta não foi nobre, não foi para a agricultura produtiva, foi para a agropecuária que ainda hoje é extensiva e precisa de políticas públicas para usar melhor a terra que a gente roubou da natureza", afirmou o diretor.

A intenção do governo agora é, a partir desses dados, fazer um melhor aproveitamento do potencial produtivo da região e ao mesmo tempo, garantir a preservação dos recursos naturais do bioma.

"Nós podemos aumentar com tecnologia a eficiência da agropecuária e da agricultura, que representa um universo pequeno, aumentando dessa forma a produção sem agredir um patrimônio natural", afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante.

"Nós não precisamos desmatar para desenvolver a Amazônia. Nós não precisamos desmatar bioma nenhum para desenvolver a agricultura", afirmou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

domingo, 11 de setembro de 2011

Artista reproduz famoso desenho de Da Vinci em gelo do Ártico

O artista Johan Quigley reproduziu no gelo ártico o desenho do "Homem Vitruviano", um estudo do corpo humano feito por Leonardo da Vinci


Nick Cobbing/Reuters
Foto aérea do "Homem Vitruviano" no Ártico; intervenção chama a atenção para o degelo recorde na região
Foto aérea do "Homem Vitruviano" no Ártico; intervenção chama a atenção para o degelo recorde na região

A iniciativa partiu do Greenpeace como forma de chamar a atenção pública para o degelo na região, provocado pelo aquecimento global.

O volume do gelo já é o mais baixo registrado na história. Segundo dados da Universidade de Washington (EUA), em julho de 2011, ficou 51% menor do que a média e 62% menor do que a máxima, estimada para 1979.

sábado, 10 de setembro de 2011

Dez anos após assassinato, família de Toninho do PT vai à OEA denunciar omissão do Estado

Por Maurício Simionato- UOL Notícias

Dez anos após o assassinato do ex-prefeito de Campinas (93 km de São Paulo) Antonio da Costa Santos, o “Toninho do PT”, a família dele prepara uma denúncia à OEA (Organização dos Estados Americanos) por “omissão do Estado brasileiro” na apuração do crime, ocorrido em 10 de setembro de 2001.

A viúva de Toninho, Roseana Moraes Garcia, afirma que a forma como o crime vem sendo investigado representa “grave violação aos direitos humanos e fere tratados internacionais”. Toninho foi morto quando dirigia seu veículo logo após sair de um shopping da cidade. Uma das três balas disparadas atingiu o prefeito, que morreu na hora. Até hoje, o caso não foi esclarecido.

A denúncia à OEA deve ser encaminhada até o fim deste ano por meio do CIDH (Comissão Interamericano de Direitos Humanos). Caso aceite o pedido da família como legítimo, a OEA poderá impor sanções ao governo brasileiro e publicar uma nota com recomendações como forma de pressão externa.
O crime ocorreu por volta das 22h de 10 de setembro de 2001. Toninho estava sozinho em seu carro. A arma do crime - uma pistola 9 mm - jamais foi localizada. Ele estava havia apenas oito meses na Prefeitura de Campinas e vinha fazendo mudanças em contratos públicos, como o da administração do lixo e dos transportes, entre outros.

Meses antes de ser assassinado, Toninho tinha acabado de receber um documento com uma auditoria completa sobre as dívidas da prefeitura e havia sido testemunha da CPI do Narcotráfico - que na época chegou a classificar Campinas como um dos centros nacionais do roubo de cargas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

“O Antonio atrapalhou muitas negociatas. Até hoje o caso não foi esclarecido, e o crime de mando nunca foi investigado”, disse a viúva. “Foi um crime político. Ele morreu porque não se vendeu e contrariou muitos interesses”, afirmou Roseana.

Além de defender a tese de que o assassinato teve motivação política, ela diz que pode haver ligação entre os assassinatos de Toninho do PT e Celso Daniel, prefeito de Santo André (Grande São Paulo), morto em janeiro de 2002, quatro meses depois do crime de Campinas.

Festa das Regiões Brasileiras na Escola Estadual "Prof. Newton Pimenta Neves"

Hoje (sábado)

Horário: das 10h as 16h

Local: Na Escola - Av. Suaçuna, 16
Jd. Aeroporto em Campinas/SP.




Terá muitas atividades culturais, tais como:
- apresentações de danças típicas;
- exposições de trabalhos acadêmicos;
- comidas típicas;
- barracas de jogos;
- bingo;
- e muito mais.....

Participem!!!

Entrada Franca.