sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cronograma do 2º Bimestre / 2009 - E.E."Dom Barreto"


A T E N Ç Ã O !
Os alunos das 2ª e 3ª séries devem verificar novo agendamento de datas, pois houve alterações por motivos referente a greve de ônibus urbano do município, atrasando alguns conteúdos.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Frase de Reflexão


O amor é um mestre admirável que nos ensina a sermos o que nunca fomos; e, muitas vezes, com suas lições , muda completamente, num instante, os nossos costumes.

O pai da teoria da evolução - O naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882)



Charles Robert Darwin foi um importante naturalista inglês que viveu no século 19. Ele é lembrado por ter formulado a teoria da evolução, que explica como as diferentes espécies de animais se desenvolveram ao longo do tempo. Darwin nasceu no Reino Unido, em 12 de fevereiro de 1809. Foi estudar medicina em 1825, mas abandonou a carreira, voltando-se para as ciências naturais.
Como naturalista, foi convidado para participar da viagem do navio Beagle ao redor do mundo, promovida pelo corpo de almirantes britânico. Durante a viagem, que durou quatro anos e nove meses, Darwin chegou à costa do Brasil, seguindo para a Patagônia, ilhas Malvinas, Terra do Fogo, ilhas Galápagos, Nova Zelândia, Austrália, Tasmânia, Maldivas e toda a costa ocidental da América do Sul, do Chile ao Peru. Darwin colecionou fósseis e observou várias espécies animais e vegetais, além de fenômenos geológicos como erupções vulcânicas e terremotos. À medida que passava de uma região para outra, Darwin notou que o mesmo animal apresentava características diferentes e que existiam traços comuns entre as espécies extintas e as atuais. Isso o levou à suposição de que os seres vivos não são imutáveis, mas capazes de transformar-se.
As observações feitas durante a viagem orientaram Darwin na pesquisa sobre a teoria da origem das espécies, que é o tema fundamental da sua obra. Ela se baseia na luta pela vida, ou seja, na existência de uma permanente concorrência entre os indivíduos de cada espécie animal. Sobre a evolução das espécies, Darwin explica ainda que somente os mais fortes e mais aptos conseguem sobreviver e a própria natureza se encarrega de fazer essa seleção natural.
Em 1859, Darwin publicou um resumo de seus estudos no livro Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, Na época, suas teorias provocaram grandes polêmicas e discussões. Hoje, suas idéias são mais aceitas, e seus livros são uma referência entre pesquisadores do mundo inteiro. Darwin morreu de um ataque cardíaco em 19 de abril de 1882, tendo dedicado toda a sua vida à ciência.
Ciência Hoje

A teoria do Big-Bang, que explica a origem dos planetas, do Sol e das estrelas!


Você já deve ter olhado para o céu e perguntado: de onde vieram os planetas, o Sol, as estrelas?


Ou olhado para a Terra e perguntado de onde vieram as rochas, os animais, as plantas e os seres humanos. Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de "sopa" quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.


Essa bolha era formada de partículas de luz (fótons) e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o tempo todo. Os cientistas chamam essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de Big-Bang, expressão em inglês que quer dizer "Grande Explosão". À medida que crescia, a bolha mudava: ela ficou, por exemplo, bem mais fria. Quando o universo completou 500 mil anos de idade, a temperatura da bolha era de 10 mil graus Celsius!


Com o tempo, as partículas também começaram a ficar diferentes umas das outras. Essas partículas minúsculas foram se juntando e formando átomos cada vez mais pesados. Os primeiros átomos a surgir foram os de hidrogênio, elemento mais simples que existe na natureza, e os de hélio. Esses elementos se misturaram, formaram nuvens e uma parte delas gerou estrelas. Os elementos mais complexos que o hélio foram formados pelas estrelas. Outra parte dessa nuvem que produziu as estrelas formou um tipo de "disco", girando em torno delas. Nesses discos, surgiram "pelotas" que cresceram até virarem planetas e seus satélites. Inicialmente, os planetas eram muito quentes. A Terra, por exemplo, não tinha água líquida quando se formou. Foram necessários milhões de anos para que se resfriasse. Isso permitiu a formação de rios e oceanos, nos quais os cientistas acreditam que surgiram as primeiras formas de vida, e a partir das quais vieram os bichos, as plantas e o homem.


Mas nem todos os cientistas concordam sobre detalhes do Big-Bang. Uns acreditam que a matéria existente no universo formou primeiramente as galáxias, que ficaram tão grandes que se quebraram e os pedaços viraram as primeiras estrelas. Outros acham que ocorreu o contrário: primeiro surgiram as estrelas e, aos poucos, elas foram se juntando e formaram as galáxias. Seja como for, as galáxias povoaram todo o universo. É raro existir uma galáxia isolada. Elas tendem a se juntar em grupos que podem incluir desde dezenas de galáxias até superaglomerados, com milhares delas. A Via Láctea, galáxia onde estão o Sol e os nove planetas (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Terra, Vênus, Marte, Mercúrio e Plutão), formou-se nessa fase.


Há outras teorias para explicar a origem do universo, mas por enquanto o Big-Bang é a teoria mais aceita. Com o passar do tempo, os cientistas foram reunindo dados para provar que o Big-Bang realmente aconteceu. Com os telescópios modernos, eles têm conseguido observar cada vez mais longe o universo, e com o satélite norte-americano Cobe, eles puderam "fotografar" um momento muito próximo à origem do universo.


Adaptado do artigo originalmente publicado em Ciência Hoje

Tenha sucesso em sua vida...

Muitas pessoas querem ter sucesso na vida, mas não tem em mente a definição clara desta palavra. E é justamente por causa disso que a maioria se frustra e o desejo do sucesso acaba em desilusão.
O que é ter sucesso pra você?
Para alguns talvez seja ter status, uma bela casa na praia, um carro importado, ser realizado profissionalmente, ter um sobrenome de peso. Para outros pode significar ter uma família feliz, ter filhos saudáveis, ter uma casa, muitos amigos. No dicionário Aurélio a definição é que se trata de um acontecimento, uma ocorrência, um resultado, que alcança grande êxito, popularidade.
Entretanto existem pessoas que desejam o sucesso dos outros, a família dos outros, o carro importado do vizinho, o status do amigo e, por isso passam a vida somente perseguindo o sucesso e nunca o alcançam.

Sucesso é uma conseqüência, o resultado de algum acontecimento, de alguma ação.
Aquele que persegue o sucesso alheio estará em busca de algo que não é seu.
Está buscando o resultado e esquecendo-se da causa, isto é, o que o outro fez para merecer esse sucesso? Por que ele conquistou o que tanto almejo e eu ainda não consegui conquistar?
No final das contas, ele estará sempre desejando o que não tem.
Existe também o que eu chamo de sucesso imposto, ou sucesso obrigatório. É quando de alguma maneira somos obrigados a conquistar o sucesso que nossos pais, família, chefes desejam. Infelizmente é muito comum acontecer estas imposições ainda nos dias de hoje.
Nesse caso, a definição de sucesso vem dos outros e não de nós mesmos. Então, pare e pense: a conquista do sucesso será para realização de seu sonho ou do sonho de outra pessoa?
O tal sucesso é uma conquista diária. É conseqüência. É resultado. A maioria das pessoas bem-sucedidas revelou em uma recente pesquisa, que só perceberam que tinham conquistado o sucesso algum tempo depois. Da mesma forma que um construtor não tem como edificar o último andar de um edifício sem considerar os andares de baixo, o sucesso exige todo um processo muitas vezes com graus de dificuldades e algumas barreiras, mas para que você alcance o seu objetivo e não caia em algumas armadilhas sugiro que leve em conta os seguintes pontos:
Primeiro - Sucesso é uma conseqüência. Devemos chamá-lo de realização. Não se almeja o sucesso e sim um objetivo. A realização de nosso objetivo é o nosso sucesso. Trace um objetivo e se planeje para alcançá-lo.
Segundo - Perceba que a sua vida é cheia de desafios e cada etapa vencida já e considerada um sucesso. Para se chegar a um objetivo você deve traçar metas. Isso não significa que você tenha que se contentar com pouco, mas valorizar todo pequeno sucesso que já tenha tido.
Terceiro - Não tente alcançar o sucesso do outro. Conquiste seus próprios objetivos.
Quarto - Existem vários tipos de sucesso, não só o profissional. Lembre-se que você deve ter sucesso na família, na saúde, no convívio social. O equilíbrio entre todas essas áreas é um sucesso. Descarte o que é impossível ou fora do seu alcance para não gerar frustração.
Quinto - O sucesso é compartilhado, não se alcança sozinho e pode levar tempo. Se for rápido, melhor. Porém, não há mal algum em alterar o prazo que você estipulou para ele.
Sexto - Cada um corre atrás do que lhe convém. O sucesso é conseqüência de vários fatores, inclusive sorte. É você quem deve mandar no seu sucesso. Não vá atrás das convenções, das regras impostas pelos outros. Não se preocupe em conquistar o sucesso
que sua mãe, mulher, marido, pai, amigo ou chefe está lhe cobrando. Não tente impor o seu objetivo para os outros. Cada um tem o seu. Reconheça e se valorize, mesmo que não tenha sido completo. Nem sempre aquele que ganhou o Oscar foi o melhor.
Sétimo - Não sinta raiva quando alguém conseguir chegar lá. Ao contrário, torça pelo sucesso dos outros. Isso é bom, pois se ele conseguiu você também poderá. Você está querendo montar um negócio, está pesquisando. O que é melhor: saber que seu vizinho montou uma loja e está prosperando, ou saber que ele faliu? Com certeza o sucesso do amigo irá lhe motivar a tentar também.
É importante perceber que o sucesso é uma conquista passo a passo. Nunca menospreze as pequenas vitórias. Elas fazem parte da trajetória para a conquista de grandes objetivos. Independentemente da sua condição social, profissão ou formação escolar sempre existirá algo a mais esperando por você.
Acredite!
Claudio Haddad
Formado em Jornalismo e artes cênicase é autor do livro “A arte de ser Você”.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Frase de Reflexão

Quando não se pode falar bem de uma determinada pessoa, o melhor mesmo é que não se diga nada, porque a demasiada atenção que dedicamos a observar ou criticar os defeitos alheios deve ser dada aos nossos próprios defeitos, tentando corrigi-los.

domingo, 10 de maio de 2009

Homenagem ao Dia das Mães

Ser Mãe
É ver o que é melhor para o seu filho;
É estar ao lado do seu filhote ou filhota em todos os momentos de sua vida;
É ver o que acontece na vida de seu filho e tentar ajuda-lo;

É esperar o seu filho chegar tarde da noite, com seu jantar ainda quente;

É se preocupar se o filho levou um agasalho numa noite fria, para não pegar nenhum resfriado.
Ser mãe é uma bênção que Deus proporcionou às mulheres

Feliz Dia das Mães!