domingo, 31 de maio de 2009

"O homem vive num planeta do qual não cuida e também não pensa nas futuras gerações. Muitos dos argumentos são de que fazermos pequenas ações não muda em nada a condição do planeta. Entretanto, é com esse pensamento e passividade que o ser humano vem contribuindo direta e indiretamente para a destruição do planeta.
Aproveito para fazer um alerta e dizer que um novo mundo é possível e que só depende exclusivamente de nossas atitudes e de como cobramos governos para que eles criem medidas que contribuam para a preservação ambiental do Planeta Terra".
Prof. Marcos Alexandre

Ajudar o meio ambiente está ao alcance de cada um.

Dicas Ambientais
40 Contribuições Pessoais para a Sustentabilidade



Veja 40 formas de contribuir:


1. Vote conscientemente, afinal seu voto é um poderoso instrumento de mudança. Lembre-se que elegendo pessoas preocupadas com a causa ambiental você consegue, por conseqüência, uma melhor qualidade de vida.
2. Sempre que presenciar algum crime ambiental, denuncie! Quando você se cala, contribui para que problemas deste tipo continuem acontecendo. Faça sua parte!
3. Informe-se sobre a legislação ambiental e ajude a defender nossos direitos. Saiba mais através dos sites www.ibama.gov.br e www.mma.gov.br.
4. É fundamental manter-se informado sobre as questões ambientais. Só assim é possível perceber, avaliar e tomar decisões para melhorar sua qualidade de vida. Lembre-se: informação é poder.
5. Forme e/ou participe de associações comunitárias voltadas ao meio ambiente. Desta forma você exerce seus deveres e direitos de cidadania e contribui para uma melhor qualidade de vida.
6. Estimule a abordagem ambiental lembrando no seu dia-a-dia dos 5R:
Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Preciclar, Reeducar e Replanejar.
7. Reduza o seu consumo ao mínimo necessário, assim você gasta menos água, energia e matéria prima e, por conseqüência, gera menos esgoto, calor, poluição, desmatamentos e outros problemas ambientais.
8. Desenvolva o hábito de reutilizar materiais, desta forma você ajuda a reduzir a produção de lixo.
9. Sempre que encontrar locais onde a coleta seletiva estiver implantada, colabore: separe o lixo nos respectivos coletores e faça sua parte ajudando na reciclagem.
10. Você sabe o que é a preciclagem? É o ato de escolher produtos que não agridem o ambiente na hora da compra. Assim você incentiva empresas que preocupam-se com o desenvolvimento sustentável.
11. Reeducar nosso comportamento é essencial para garantir o futuro da humanidade. Precisamos ter consciência de que os recursos do nosso planeta são finitos.
12. É necessário replanejar nossos gastos e nosso estilo de vida. Muitas vezes adquirimos produtos que nem mesmo precisamos e ainda consumimos alimentos com excesso de aditivos químicos.
13. As árvores têm grande importância para o planeta: são abrigos de inúmeras espécies, protegem os solos, reduzem a poluição atmosférica e sonora. Ajude a protegê-las. As árvores da sua rua e da sua cidade são um patrimônio público. Lembre-se: para cortá-las, necessita-se de uma autorização especial. Denuncie se presenciar algum corte ilegal.
14. Não compre animais silvestres, peles ou quaisquer produtos extraídos de animais. Desestimule esta prática criminosa.
15. Economize energia elétrica: reduza o tempo do banho e de passar roupa, utilize lâmpadas fluorescentes compactas e desligue aparelhos da tomada quando não estiver utilizando-os.
16. Água potável é um recurso em escassez em muitas partes do mundo. Você sabia que já existe até contrabando de água? Portanto, ajude a economizar este recurso natural tão importante.
17. Reutilize a água sempre que possível. A água de chuva, por exemplo, pode ser utilizada para limpeza em geral e para regar plantas.
18. Exija que a escola trate a questão ambiental. O Brasil é um dos poucos países do mundo que a educação ambiental deve fazer parte do currículo escolar.
19. Incentive os jovens a seguir as novas carreiras criadas no setor ambiental. Esta é a área profissional que mais cresce no mundo e a que mais gera novas profissões.
20. Baterias e pilhas contêm substâncias tóxicas ao meio ambiente e não devem ser descartadas no lixo. Organize a coleta seletiva deste material e encaminhe para a reciclagem.
21. Diga não à caça esportiva. Sob nenhuma alegação devemos aceitar este tipo de prática.
22. Promova mudanças de hábitos no trabalho. Incentive a coleta seletiva, a conservação de energia e o uso racionalizado de materiais de escritório.
23. Promova mudanças de hábito em casa. Incentive a economia e o reuso da água, otimize a utilização da energia elétrica, reduza os gastos com combustível e compras em geral.
24. Dê preferência às toalhas e fraldas de pano. As fraldas descartáveis representam um grande problema ambiental porque demoram muito a se decompor.
25. Quando você usa o fogão, a queima do gás de cozinha produz gás carbônico e gás metano, substâncias que contribuem para o efeito-estufa. Portanto utilize o fogão racionalmente.
26. Evite comprar produtos em embalagens de isopor. Você sabia que este tipo de material demora cerca de 400 anos para se decompor? Dê preferência a embalagens de papelão que são recicláveis.
27. Dê atenção às advertências de risco em produtos químicos. Muitos deles representam sérios perigos à saúde e podem causar danos ao ambiente.
28. Apóie a luta contra o tabagismo. Além de ser a maior fonte de poluição dos ambientes internos de trabalho, o fumo causa diversos danos à saúde.
29. Participe de audiências públicas ambientais da sua cidade. Nessa ocasião podemos interferir e questionar o impacto ambiental de obras que serão realizadas.
30. Saia da mesmice, da frente da televisão e programe um fim de semana diferente. Leve seus familiares para um passeio no campo.
31. Apóie as ciclovias. Além de promover a saúde das pessoas, andar de bicicleta reduz a poluição sonora e atmosférica dos centros urbanos.
32. Se você tem carro, use-o racionalmente: incentive a carona solidária, vá caminhando até lugares mais próximos e não permita a incineração de pneus, procure reciclá-los.
33. Conheça mais sobre a área ambiental do seu País. Informe-se sobre os programas de gestão ambiental em andamento entrando nos sites: www.mma.gov.br e
www.ibama.gov.br.
34. Mantenha sempre à mão os telefones e os demais contatos dos órgãos ambientais da sua cidade. Divulgue, acione e apóie essas instituições.
35. Promova a sua saúde preservando a qualidade ambiental. Sem um meio ambiente saudável não há saúde. Sem saúde não há qualidade de vida.
36. Prefira vegetais cultivados sem o uso de pesticidas, utilizando apenas adubos naturais. Consumindo produtos orgânicos você cuida do meio ambiente e da sua saúde.
37. Veja a publicidade com olhos críticos. O consumo estimulado por ela não é sustentável, agride o planeta e atrapalha seu poder de decisão criando necessidades desnecessárias.
38. A Terra faz parte do cosmos e nós somos um pedaço da Terra. Somos parte do universo, do todo. Então temos que pensar e agir não apenas localmente, mas como cidadãos do mundo e agir globalmente.
39. Adote a não-violência. Promova a cultura da paz. Em toda a história da humanidade, nenhuma solução feliz se conseguiu por meio de processos violentos.
40. Invista na sua evolução espiritual. O maior desafio para a sustentabilidade humana na Terra é a prática da ética e dos valores humanos.

Fonte: Dicas sdaptadas do livro “Contribuições pessoais para a sustentabilidade” de Genebaldo Freire Dias.

Semana do Meio Ambiente - De 01 a 07 de junho

Palestras, debates, apresentação de filmes, documentários, exposições e atividades educativas e culturais marcam o início da Semeia Campinas 2009 (Semana do Meio Ambiente).


A partir das 9h, as ações programadas conjuntamente entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Sanasa e organizações representantes da sociedade civil, começam a acAssim, a Semeia Campinas 2009 tem como proposta divulgar ações que promovam a sensibilização, conscientização e reflexão sobre os problemas relacionados ao meio ambiente e à proteção e conservação dos recursos naturais, sociais e culturais.


E o caminho para isso passa pela troca de conhecimentos e de experiências por meio de processo participativo e estreitamento entre as instituições públicas, universidades e sociedade civil, em busca da união de competências e estruturas já existentes que trabalham com educação ambiental.


Informações, acompanhamento das atividades e programação estão também disponíveis pelo site próprio da Semeia:
http://www.campinas.sp.gov.br/chamadas/semeia2009/index.html

Frase de Reflexão

Meu nome é Felicidade
Faço parte da vida daqueles que têm amigos, pois Ter amigos é ser feliz.
Faço parte da vida daqueles que vivem cercados por pessoas como você,
pois viver assim é ser feliz!
Faço parte da vida daqueles que acreditam que ontem é passado, amanhã é futuro e hoje é uma dádiva, por isso se chama presente.
Faço parte da vida daqueles que acreditam na força do amor, que acreditam que para uma história bonita não há ponto final.
Eu sou casada, sabiam???
Sou casada com o Tempo.
Ah! O meu marido é lindo!
Ele é responsável pela resolução de todos os problemas.
Ele reconstrói corações, ele cura machucados, ele vence a Tristeza.... Juntos, eu e o Tempo tivemos três filhos: a Amizade, a Sabedoria e o Amor.
A Amizade é a filha mais velha. Uma menina linda, sincera e alegre. Ela brilha como o Sol, une pessoas, pretende nunca ferir, sempre consolar.
A do meio é a Sabedoria, culta íntegra, sempre foi mais apegada ao pai, o Tempo.
A Sabedoria e o Tempo andam sempre juntos!
O Caçula é o Amor.
Ah! Como esse me dá trabalho!
É teimoso, às vezes só que morar em um lugar.... Eu vivo dizendo: Amor você foi feito para morar em dois corações, não em apenas um. O Amor é complexo, mas é lindo, muito lindo! Quando começa a fazer estragos, chamo logo o pai dele, o Tempo, e aí o Tempo sai fechando todas as feridas que o Amor abriu!
Uma pessoa muito importante me ensinou uma coisa:
Tudo no final sempre dá certo.
Se ainda não deu, é porque não chegou ao final.
Por isso, acredito sempre na minha família.
Acredito no Tempo, na Amizade, na Sabedoria e, principalmente no Amor.
Aí, com certeza um dia, eu, a FELICIDADE, baterei à sua porta!
Tenha tempo para os sonhos.
Eles conduzem sua carruagem para as estrelas.

Fazer anotações em aula torna aprendizado mais eficiente

Dicas importantes...
Se você acha que ir à escola e prestar atenção no que o professor diz é suficiente para aprender a matéria, pode estar enganado. A prática de tomar notas vai além de um hábito da turma dos nerds: pode mesmo melhorar o desempenho em testes e facilitar o entendimento do conteúdo.
Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), para haver aprendizagem o fator fundamental é a "interação". "É preciso trocar as impressões da matéria com outras pessoas. Até para que o estudante possa dizer 'você errou'", afirma.
O certo e errado, de acordo com Alavarse, é mais bem definido nas disciplinas de exatas. Como nas humanidades, em geral, pode haver muitas versões para um mesmo fato, o debate e a discussão são boas formas de colocar o conhecimento à prova.Mas para que essa interação seja proveitosa, o especialista da USP afirma que o aluno deve fazer a sua parte. Como? Por exemplo, marcando o que achar interessante para as discussões em suas leituras prévias."Anotando estamos fazendo sínteses, resumos. E os resumos nos orientam. Se uma palavra aparece muito em um texto, é importante anotá-la, pois ela pode ser carregada de sentido". Depois de separar a palavra, o estudante deve buscar material sobre ela em um dicionário ou em livros da disciplina.
Perder menos tempo
A prática de manter um caderno com as anotações pode facilitar na hora da prova. Pegar o livro ou a apostila para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que ler o que você anotou durante a aula ou durante as horas de estudo.
"Quando o estudante lê um texto de 20 páginas, tem de ficar com, pelo menos, meia página de anotações daquele texto", diz o especialista. "Esse princípio de anotar é aparentemente simples, mas é decisivo. A escrita é a arte da memória. E o procedimento ajuda ainda mais quem tem muita coisa para estudar."Já o formato das anotações, segundo Alavarse, depende do estudante. "O importante é construir resumos, resenhas, sínteses. Não importa como vai ser o começo. Cada um aperfeiçoa como pode. Seja no laptop, no papel ou no livro", afirma.

Cinco razões para anotar
1- Anotar ajuda a memorizar a leitura e as aulas;
2- Suas anotações são fontes de dicas do que o professor considera mais importante;
3- Tomar notas ajuda a se concentrar na sala de aula;
4- Anotações são uma fonte de informação para se preparar para as provas;
5- Seu caderno, normalmente, terá informações que não estão em qualquer outro material.
Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Stanford

Guia para aprimorar suas anotações
1- Concentre-se na aula ou no material de leitura;
2- Anote com consistência; sem preguiça;
3- Seja seletivo. Não tente escrever tudo: cada pessoa fala de 125 a 140 palavras por minuto. Quem anota, consegue escrever, em média, 25 palavras por minuto;
4- Escreva o que foi dito ou lido com suas próprias palavras;
5- Organize as suas anotações;
6- Seja breve, escreva apenas os pontos importantes;
7- Use letra legível. Anotações não têm valor, se você não puder lê-las!;
8- Não se preocupe com a correção gramatical.
Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Stanford­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­

sábado, 30 de maio de 2009

Frase de Reflexão

Enquanto dispuser de tempo, nesta Terra, dirija seus passos pela senda do bem. Procure agir, fazer sempre alguma coisa em benefício de alguém, embora seja apenas uma palavra de conforto, um gesto de carinho, um sorriso de incentivo.

BRASILEIRA GANHA CONCURSO MUNDIAL DE REDAÇÃO!!!

Clarice Zeitel Vianna Silva, 26 anos, estudante de direito, dançarina do Caldeirão do Huck.
VENCE CONCURSO MUNDIAL DE REDAÇÃO.
Imperdível para amantes da língua portuguesa, e claro também para professores.
Isso é o que eu chamo de jeito mágico de juntar palavras simples para formar belas frases. REDAÇÃO DE ESTUDANTE CARIOCA VENCE CONCURSO DA UNESCO COM 50.000 PARTICIPANTES Tema: 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'Por Clarice Zeitel Vianna SilvaUFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro/RJ
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
REDAÇÃO


PÁTRIA MADRASTA VIL

Onde já se viu tanto excesso de falta?

Abundância de inexistência... Exagero de escassez... Contraditórios??

Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL.

Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições.Há quem diga que 'dos filhos deste solo és mãe gentil.', mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil.

A minha mãe não 'tapa o sol com a peneira'. Não me daria, por exemplo, um lugar na universidade sem ter-me dado uma bela formação básica.E mesmo há 200 anos atrás não me aboliria da escravidão se soubesse que me restaria a liberdade apenas para morrer de fome.

Porque a minha mãe não iria querer me enganar, iludir. Ela me daria um verdadeiro Pacote que fosse efetivo na resolução do problema, e que contivesse educação + liberdade + igualdade.

Ela sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição!

É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem!

A mudança que nada muda é só mais uma contradição. Os governantes (às vezes) dão uns peixinhos, mas não ensinam a pescar.

E a educação libertadora entra aí. O povo está tão paralisado pela ignorância que não sabe a que tem direito. Não aprendeu o que é ser cidadão.

Porém, ainda nos falta um fator fundamental para o alcance da igualdade: nossa participação efetiva; as mudanças dentro do corpo burocrático do Estado não modificam a estrutura. As classes média e alta - tão confortavelmente situadas na pirâmide social - terão que fazer mais do que reclamar (o que só serve mesmo para aliviar nossa culpa)... Mas estão elas preparadas para isso?

Eu acredito profundamente que só uma revolução estrutural, feita de dentro pra fora e que não exclua nada nem ninguém de seus efeitos, possa acabar com a pobreza e desigualdade no Brasil.

Afinal, de que serve um governo que não administra? De que serve uma mãe que não afaga? E, finalmente, de que serve um Homem que não se posiciona?

Talvez o sentido de nossa própria existência esteja ligado, justamente, a um posicionamento perante o mundo como um todo.

Sem egoísmo. Cada um por todos...

Algumas perguntas, quando auto-indagadas, se tornam elucidativas. Pergunte-se: quero ser pobre no Brasil? Filho de uma mãe gentil ou de uma madrasta vil? Ser tratado como cidadão ou excluído?

Como gente... Ou como bicho?

Premiada pela UNESCO, Clarice Zeitel, de 26 anos, estudante que termina faculdade de direito da UFRJ em julho, concorreu com outros 50 mil estudantes universitários. Ela acaba de voltar de Paris, onde recebeu um prêmio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por uma redação sobre 'Como vencer a pobreza e a desigualdade'.
A redação de Clarice intitulada `Pátria Madrasta Vil´ foi incluída num livro, com outros cem textos selecionados no concurso.
A publicação está disponível no site da Biblioteca Virtual da Unesco.