sexta-feira, 5 de junho de 2009

Frase de Reflexão


DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
E DA ECOLOGIA

A honestidade e a fraqueza o tornam vulnerável. Seja honesto mesmo assim! Aquilo que você levou anos para construir pode ser destruído de um dia para o outro. Construa mesmo assim! Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo, você correrá o risco de se machucar. Dê o que você tem de melhor... mesmo assim!
Madre Teresa de Calcutá

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CONCURSO

Só maravilhas em exposição Concurso seleciona trabalhos que retratem patrimônios históricos, naturais ou culturaiPara quem gosta de desenhar, atenção: lápis de cor a postos! O quê? Você prefere fazer colagens? Então, mãos à cola!
Fãs de trabalhos com sucata, dobraduras ou produzidos no computador, preparem-se!
Estão abertas as inscrições para o concurso As maravilhas do meu país. Para participar, é fácil: se você tem entre quatro e 16 anos, basta retratar um patrimônio histórico, cultural ou natural que pertença, de preferência, à sua cidade ou estado.
A seguir, é só mandar o resultado, antes do dia 19 de outubro de 2009, para o Centro Cultural da Marinha em São Paulo.
Os melhores trabalhos serão expostos em uma mostra na capital paulista. Então, o que você está esperando? Faça uma pesquisa sobre o tema, conte a novidade para o seu professor e incentive a turma da sua escola a participar. Quem sabe você não tem a honra de ter o seu traço, a sua colagem ou a sua escultura em exposição, para todo mundo ver?
Centro Cultural da Marinha em São Paulo Avenida Nove de Julho, 4597 - Jardim Paulista, São Paulo/SP. CEP 01407-100. Para mais informações, envie uma mensagem eletrônica para

Más notícias para a mata atlântica

Novo levantamento mostra que ritmo do desmatamento não diminuiu, apesar de lei de proteção. Trecho de mata atlântica em Paraty (RJ).
Esse é um dos biomas mais ameaçados do mundo e hoje ocupa apenas 7,9% do seu território original, segundo levantamento realizado pela SOS Mata Atlântica e pelo Inpe (foto: Glauco Umbelino / Flickr).

A aprovação em 2006 da Lei da Mata Atlântica, que regulamenta o uso e proteção da floresta, foi incapaz de proteger o mais devastado bioma brasileiro. Estatísticas divulgadas ontem mostram que, entre 2005 e 2008, foram derrubados 102.938 hectares (ha) da mata — área pouco menor que a do município do Rio de Janeiro. A média de desmatamento permanece próxima à dos cinco anos anteriores (34.965 ha/ano). O ritmo da devastação se mantém em dez dos 17 estados brasileiros onde a floresta ocorre — Minas Gerais lidera o ranking do desmatamento. Os dados são do Atlas dos remanescentes florestais da mata atlântica, divulgado pela fundação SOS Mata Atlântica em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao levantamento anterior — relativo ao período de 2000 a 2005 —, a maior mudança foi motivada pela diminuição do território de mata atlântica reconhecido legalmente. “Essa mudança excluiu principalmente os limites da mata com o cerrado”, explica Marcia Hirota, coordenadora do Atlas pela fundação. A nova edição do levantamento mostra que, da área original da mata atlântica, apenas 7,91% da cobertura nativa ainda estão preservados, se considerados apenas fragmentos com mais de 100 hectares. Mas a área de mata nativa pula para 11,41% se forem levados em conta fragmentos menores, com entre 3 e 100 ha. Esse valor é muito próximo do índice ao qual chegara um estudo da Universidade de São Paulo (USP) divulgado em abril deste ano. No entanto, os números do Atlas são bastante diferentes dos dados oficiais anunciados pelo governo, segundo os quais haveria 27% de mata atlântica nativa preservada. Segundo o coordenador técnico do estudo pelo Inpe, Flávio Ponzoni, essas discrepâncias se devem a diferenças metodológicas. “Não há como comparar [esses números]”, afirma o engenheiro florestal. Campeões do desmatamento

Minas Gerais lidera o ranking do desmatamento da mata atlântica: o estado desmatou 32.728 ha do bioma nos últimos anos (rerpodução / Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica).
Segundo o Atlas, Minas Gerais e Santa Catarina foram os estados que mais desmataram. A situação em Minas — que já era líder no levantamento anterior — se deve principalmente à exploração de carvão, atuação das siderurgias no estado, além da agropecuária e da especulação imobiliária. Já o destaque negativo para Santa Catarina é atribuído à revogação da Lei da Mata Atlântica e à implementação de um novo código ambiental estadual. Na apresentação dos novos dados à imprensa, os pesquisadores da SOS Mata Atlântica afirmaram que uma maior fiscalização e controle da floresta por parte do governo diminuiria o ritmo contínuo de devastação. No entanto, como grande parte do que resta do bioma está em propriedades particulares, os esforços também devem se voltar para essas áreas. “Tudo depende do incentivo que esses particulares têm para manter a cobertura florestal ou ampliá-la”, pondera Flávio Ponzoni. “Têm tramitado no congresso algumas leis que procuram incentivar a manutenção da cobertura florestal mediante a isenção de impostos, mas não sei qual é a eficácia delas nesse sentido.” A última edição do Atlas traz o mapeamento de 93% do território ocupado pela mata atlântica — sete estados não foram incluídos no levantamento. “Os trabalhos nesses outros estados estão em curso, inclusive no Piauí, onde o mapeamento jamais foi realizado”, afirma Hirota.
Ciência Hoje On-line 27/05/2009

Frase de Reflexão


O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada.Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.
Cora Coralina

quarta-feira, 3 de junho de 2009

"Custo da poluição" é de R$ 14 por segundo


Pelo ensaio científico, 8.169 pessoas são internadas anualmente com problemas cardíacos atribuídos à poluição.
Os custos da poluição, pela primeira vez, foram mapeados fora das fronteiras de São Paulo. Estudo obtido pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que são R$ 14 gastos por segundo (R$ 459,2 milhões anuais) para tratar sequelas respiratórias e cardiovasculares de vítimas do excesso de partícula fina - poluente da fumaça do óleo diesel. O valor é dispensado por unidades de saúde públicas e privadas de seis regiões metropolitanas do País.
A mesma pesquisa, produzida pelo Laboratório de Poluição da USP e seis universidades federais, mostra que, além dos paulistas, respiram ar reprovado pelos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) as regiões do Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife. “A poluição não é mais privilégio de São Paulo e os impactos são diretos na saúde cardiovascular do brasileiro”, diz Antônio Carlos Chagas, presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Pelo ensaio científico, 8.169 pessoas são internadas anualmente com problemas cardíacos atribuídos à partícula fina. As pesquisas em São Paulo incentivaram a produção em outras metrópoles. O cardiologista Evandro Mesquita, da Universidade Federal Fluminense, começou a cruzar os dados de arritmia e enfarte em dias marcados pelo excesso de poluentes. Quando o Instituto do Coração de SP (Incor) fez teste parecido no ano passado, encontrou aumento de 11% de morte por ocorrência cardíaca.

No Rio, a pesquisa da USP mostra que são 1.434 pacientes do coração internados por ano. A reportagem teve acesso ao estudo na ação civil pública que o Ministério Público de São Paulo move contra a Petrobras e 13 montadoras de veículos pedindo indenização para vítimas da poluição. Segundo o promotor do Meio Ambiente do MP, José Isamel Lutti, o valor indenizatório terá “como parâmetro” a pesquisa. Além das internações, também foram calculadas as mortes nas regiões: 11.559 pessoas com mais de 40 anos (31 vidas por dia).

A Petrobrás, por meio de assessoria de imprensa, informou que não foi notificada sobre a ação, ajuizada em março deste ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Frase de Reflexão

Aquele que une o seu ser a outro ser nesta profunda e mística união dos sentidos e das emoções, dos espíritos e dos corpos, e na sublime fusão do amor realiza a universal unidade, esse vive na perpétua alegria.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Exposições e Palestras Gratuitas - Viva a Mata!

A quinta edição do Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, que a Fundação SOS Mata Atlântica promove em Campinas do dia 03 a 07/06, Shoping Parque Dom Pedro e Parque Taquaral – apresentará o projeto “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, uma nova iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica.
A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Confira a programação do Projeto em Campinas - Cronograma de Atividades
Todos os dias:
Túnel dos Sentidos, Jogo da Cidadania, Jogo da Memória, Painel do Clima, Ciclo da Água.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
03 de junho (quarta-feira) – Shopping Parque D. Pedro - Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 11h às 20h;
11h às 11h30 – Solenidade de Abertura;
14h às 15h – Oficina de plantio em parceria com a associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia;
15h às 16h – Monitoramento da Qualidade da Água da região;
15h às 16h - Roda de Conversa sobre Restauração Florestal com Ludmila Pugliese;
18h às 19h - Cine Mata: Vídeos sobre a Mata Atlântica, Meio Ambiente e Projetos da SOS Mata Atlântica.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
04 de junho (quinta-feira) - Shopping Parque D. Pedro - Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 13h às 21h;
13h às 14h – Visitas Monitoradas (pré-agendadas) com escolas e grupos da região;
14h às 15h - Roda de Conversa sobre Educação Ambiental com Beatriz Siqueira;
15h às 17h - Visitas Monitoradas (pré-agendadas) com escolas e grupos da região;
18h às 19h - Manifestações culturais da região;
19h às 20 - Cine Mata: Vídeos sobre a Mata Atlântica, Meio Ambiente e Projetos da SOS Mata Atlântica.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
05 de junho (sexta-feira) Dia Mundial do Meio Ambiente - Shopping Parque D. PedroAtividades abertas ao público durante todo o tempo - das 13h às 21h;
13h às 17h – Visitas Monitoradas (pré-agendadas) com escolas e grupos da região;
19h às 20h – Roda de Conversa Especial sobre Meio Ambiente com José Carlos Perdigão;
20h às 21h – Cine Mata: Vídeos sobre a Mata Atlântica, Meio Ambiente e Projetos da SOS Mata Atlântica.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
06 de junho (sábado) - Shopping Parque D. Pedro - Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 13h às 21h;
14h às 15h – Oficina de plantio em parceria com a Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia;
15h às 16h – Palestra: A Mata Atlântica é Aqui em Campinas;
19h às 20h – Manifestações culturais da região
-------------------------------------------------------------------------------------------------
07 de junho (domingo) – Parque do Taquaral - Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h;
12h às 13h – Manifestações culturais da região;
14h às 15h – Oficina de plantio em parceria com a Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia;
15h – Plantio simbólico de espécies da Mata Atlântica;
15h30 – Sorteio de brindes;
16h – Encerramento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------