quinta-feira, 30 de julho de 2009

Frase de Reflexão


Uma pessoa pode desanimar muitas vezes, mas ela não será um fracasso até que comece a por a culpa em algo ou alguém, e desista de tentar.
Acredite sempre!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

12/08 e 13/08 - Acontece a I Conferência Intermunicipal de Educação de Campinas – Estarei Participando!

A Conferência Nacional de Educação – CONAE é um espaço democrático aberto pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.


A CONAE está sendo organizada para tematizar a educação escolar, da Educação Infantil à Pós Graduação, e realizada, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país. Estudantes, Pais, Profissionais da Educação, Gestores, Agentes Públicos e sociedade civil organizada de modo geral, terão em suas mãos a oportunidade de conferir os rumos da educação brasileira. Sob o tema “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, a CONAE acontecerá em Brasília, de 23 a 27 de abril de 2010 e será precedida de Conferências Municipais, previstas para acontecer nos meses de maio, junho e julho de 2009 e de Conferências Estaduais e do Distrito Federal programadas para o segundo semestre do mesmo ano.

Em São Paulo, serão realizadas 13 Conferências Intermunicipais.

Veja a programação da Conae 2010 - Etapa municipal em Campinas

Nesta sexta-feira, dia 31, o município de Campinas realiza a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae).

A atividade acontece no Ginásio Multidiciplinar da UNICAMP - Campinas / SP


No encontro serão debatidos os seis eixos definidos para o evento nacional (veja abaixo), que foi realizado de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília.


As discussões nos municípios são preparatórias para a Conferência Estadual da Educação, que também já tem data marcada: 30 de novembro.


“Estamos num momento histórico de debate e construção de políticas educacionais. Precisamos garantir que as conferências aconteçam em todos os municípios e com o envolvimento de toda a comunidade educativa”.

Conheça os seis eixos da Conae 2010:

Eixo I – Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional.

Eixo II - Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação

Eixo III - Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar

Eixo IV - Formação e valorização dos profissionais da educação

Eixo V - Financiamento da educação e controle social

Eixo VI - Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidadee igualdade

terça-feira, 28 de julho de 2009

Vamos nos prevenir...


FÉRIAS PRORROGADAS - As aulas estão previstas para volta no dia 17 de agosto.

SP adia volta às aulas devido à gripe suína.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo suspendeu nesta terça-feira a volta às aulas da rede estadual por conta da gripe suína. A medida foi adotada hoje após recomendação da Secretaria de Saúde.

São Paulo é o Estado com o maior número de casos fatais da doença, com 20 mortes. Em todo o Brasil, a gripe suína já matou 46 pessoas. As outras mortes por gripe suína ocorreram no Rio Grande do Sul (16), Rio de Janeiro (5), Paraná (4) e Paraíba (1).

De acordo com a Secretaria da Educação, em algumas escolas estaduais as aulas já haviam retornado na segunda-feira. A medida valerá também para essas escolas, cujas aulas devem ser suspensas.

Segundo a secretaria, as aulas estão previstas para volta no dia 17 de agosto.

Representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado (Apeoesp) informou ao Terra que a classe apóia a medida.

Fonte: Redação Terra

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Planejamento Escolar - Dias 27 e 28 de julho

O planejamento escolar é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.
Sendo, portanto, o lado racional da ação.
Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados.
Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.
Algumas de nossas ações necessitam de planejamento, mas muitas não. Em nossas atividades diárias, estamos sempre agindo, e antecipamos os resultados de nossas ações, mesmo que não estejamos completamente cientes dessa antecipação. Mas agimos com muito mais freqüência do que planejamos, explicitamente, nossas ações: poucas vezes temos consciência de estarmos executando um processo de deliberação antes da ação.
Assim que tomamos conhecimento de uma ação, ou quando executamos comportamentos bem treinados para os quais possuímos planos previamente armazenados, ou quando o curso de uma ação pode ser livremente adaptado enquanto ela estiver sendo executada, então, geralmente agimos e adaptamos nossas ações sem planejá-las explicitamente.

Uma atividade premeditada exige deliberação quando se volta para novas situações ou tarefas e objetivos complexos ou quando conta com ações menos familiares. O planejamento também é necessário quando a adaptação das ações é coagida, por exemplo, por um ambiente crítico envolvendo alto risco ou alto custo, por uma atividade em parceria com mais alguém, ou por uma atividade que necessite estar sincronizada com um sistema dinâmico.

Uma vez que o planejamento é um processo muito complicado, que consome muito tempo e dinheiro, recorremos ao planejamento apenas quando é realmente necessário ou quando a relação custo X benefício nos obriga a planejar. Além disso, geralmente, procuramos somente planos bons e viáveis ao invés de planos ótimos.

É importante que o planejamento seja entendido como um processo cíclico e prático das determinações do plano, o que lhe garante continuidade, havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na multidisciplinaridade, interatividade, num processo contínuo de tomada de decisões.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Recesso Escolar - De 13 a 26 de julho


Saúde Bucal - Como manter meu novo sorriso branco?


Com o passar do tempo, a exposição a alimentos, bebidas (especialmente café, chá, refrigerante e vinho tinto) e fumo gradualmente escurecerá os dentes recentemente clareados. Mas existem medidas que podem ser tomadas para manter seu sorriso.

O pequeno esforço investido em mantê-los brilhantes ao máximo, não é nada se comparado ao dinheiro e/ou tempo necessários ao tratamento de clareamento dos dentes.

Veja baixo algumas dicas para manter seus dentes brancos:

* Use creme dental branqueador para a remoção de manchas e prevenir o amarelamento dos dentes.

* Escove ou enxágüe os dentes imediatamente após consumir alimentos ou bebidas que possam manchá-los.

* Use um canudo para consumir bebidas que possam manchar os dentes, como por exemplo: café, chá, refrigerantes e vinho tinto.

* Use batom de tonalidade brilhante baseada no azul ou cor-de-rosa. O que confere uma aparência mais branca aos dentes. Evite usar tons alaranjados ou marrons.

* Verifique se seus dentes necessitam de retoque. Dependendo do método de clareamento usado, um retoque após seis meses, um ano ou dois pode ser necessário.

Caso você fume ou beba muito café, talvez precise de um retoque com mais freqüência.