terça-feira, 18 de agosto de 2009

É verdade que o açúcar é prejudicial à saúde dos beija-flores?


O açúcar não é prejudicial, embora se saiba que, devido à fermentação da água açucarada, os restos que ficam no fundo das garrafinhas podem levar à proliferação de fungos e bactérias causadores de doenças.

Para evitar a proliferação desses microrganismos, é preciso seguir uma rotina de limpeza do recipiente, que inclui a lavagem diária com escova e a troca da água. A quantidade de açúcar a ser utilizada é de duas colheres de sopa rasas para a quantidade de água que cabe na garrafinha.

Há quem afirme que o uso de garrafinhas interfere na polinização das flores de determinado lugar, mas não há estudos que comprovem esse fato.

De qualquer modo, a alimentação ideal para os beija-flores é o néctar das flores, portanto é melhor plantar flores adequadas à alimentação desses pássaros em vez de oferecer a água com açúcar.

Mas se isso não for possível, uma garrafinha bem cuidada faz a alegria dos beija-flores e de muita gente.

Marlies Sazima Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ESPORTE - Dez motivos para ter um mini-trampolim em casa.

Pular na cama elástica emagrece, diverte e tonifica o corpo.

Nas academias, as aulas de power jump ou jump fit, com exercícios realizados sobre um mini-trampolim, são uma febre. Divertida e dinâmica, a modalidade melhora o condicionamento físico, ajuda a emagrecer, tonifica os músculos e ainda proporciona maior equilíbrio e coordenação motora. Quer mais um motivo para se render à atividade? Dá para você treinar na sua própria casa. Tudo bem que para isso você vai ter que comprar uma cama elástica. O preço varia de acordo com a marca, mas com 150 reais já dá para levar uma. E, tem muita loja que ainda facilita a compra do aparelho a partir do pagamento parcelado. O Minha Vida conversou com o professor de ginástica Marcelo Jaime Vieira, da academia Bio Ritmo, de São Paulo, para provar que o investimento vale a pena em nome da saúde, da boa forma e do lazer.

Confira abaixo nove bons motivos para apostar no pula-pula de adulto.

1. Dá pique de sobra para realizar as tarefas ao longo do dia

Por ser um exercício aeróbio, vai aumentar o seu condicionamento físico e melhorar o funcionamento do seu sistema cardiorrespiratório. "Mas antes de começar a saltar sobre a lona na sala de casa ou no quarto, consulte um médico para saber se está tudo em ordem com sua saúde para realizar exercícios", explica Marcelo.

2. Elimina gordurinhas

Uma aula de 30 minutos pode queimar de 200 a 400 calorias, dependendo da intensidade da atividade sobre a cama elástica. Considere os seguintes níveis de intensidade: caminhada (leve); corrida com pequena fase aérea (média); corrida com elevação de joelho (moderada-alta) e sprint, que é a corrida bastante acelerada (alta).

3. A atividade é divertida e dinâmica

As séries de exercícios podem ser bastante variadas. Coloque uma música para servir de estímulo. Uma série que dá resultados e leva cerca de 40 segundos é : 8 corridas, 8 polichinelos, 8 exercícios laterais e 8 elevações de joelho (veja como executar os movimentos logo abaixo). "Quem tem bom condicionamento, pode repetir a série por quatro vezes, sem intervalos, e intercalar com uma caminhada de um minuto para recuperar o fôlego. Mas se você era sedentário, faça uma série completa e intercale com uma caminhada de 30 segundos", diz o professor da Bio Ritmo.

4. A modalidade é a campeã para combater a celulite

Os saltinhos na cama elástica favorecem a flexão dos músculos dos membros inferiores e faz com que se pressione levemente os gânglios linfáticos da região, proporcionando uma espécie de drenagem linfática, que ativa a circulação e facilita o processo de eliminação das toxinas do organismo.

5. Não ocupa espaço

O acessório tem, em média, uma largura de 92 centímetros e profundidade de 20 centímetros. E ainda há versões dobráveis. Portanto, você pode guardá-lo facilmente em qualquer lugar da casa ou até mesmo escondê-lo embaixo da cama.

6. Deixa o corpo durinho

Os movimentos ajudam a tonificar, principalmente, membros inferiores (coxas, panturilhas, o bumbum e os músculos da região do quadril).

7. As crianças adoram

Seu objetivo é treinar, mas se você tem filhos, sobrinhos, primos ou volta e meia se vê na função de babá do filho dos amigos, a cama elástica é uma ótima atração para os pequenos se esbaldarem.

8. Afasta lesões

Os exercícios fortalecem a região de musculatura flexora do quadril, que é fundamental para proteger os joelhos e tornozelos. De acordo com um estudo da Universidade de Oklahoma (EUA), a lona elástica absorve 87% dos impactos. O fortalecimento muscular da área do quadril contribui diretamente para uma melhor estabilidade do corpo.

9. Deixa a barriga durinha

Por causa do equilíbrio que ficar em cima da cama elástica demanda, fortalece a musculatura do core - é um cinturão de força, um conjunto de músculos abdominais e dorsais que, juntamente aos do quadril, formam o núcleo do corpo. A estrutura também é responsável pela manutenção da postura e proteção da coluna contra impactos e sobrecargas.

10. Você ganha mais agilidade

A variedade de movimentos sobre o mini-trampolim (correr, saltar, descer) melhora a coordenação motora. Aprenda a se exercitar sem sair do lugar Caminhada: realize como se fosse uma marcha, é feito com a ponta do pés sempre em contato com a lona e há uma pequena flexão do joelho. Corrida: o movimento é de subida e descida sempre com um pé na lona e depois o outro. O joelho forma um ângulo de 45 graus entre a coxa e a perna. Corrida com elevação de joelho: nesse exercício, o joelho sobe até a altura da linha do quadril, formando um ângulo de 90 graus entre a coxa e a perna. Sprint: corrida de intensidade forte com pique acelerado. Polichinelo: como na brincadeira, você vai abrir e fechar as pernas ao mesmo tempo. Polisapato ou tesoura: variações do polichinelo com movimentação alternada das pernas para frente e para trás. Elevação de joelho para a lateral: lembra o movimento de aquecimento feito por jogadores de futebol. Com o tronco fixo, eleva-se o joelho direito na altura do quadril em direção a mão esquerda e vice-versa. Laterais: é o mesmo movimento do canguru só que para os lados. Com os dois pés juntos, pule em direção as laterais da cama elástica.

Cuidados para o treino em casa

* Consulte um médico para ter certeza que está preparado fisicamente para fazer a atividade;

* Vista-se apropriadamente, com roupas e tênis confortáveis;

* Nunca desça do mini-trampolim pela parte da frente. As pernas podem ficar bambas e o risco de cair e se machucar é maior. Desça pela parte de trás;
* Quando estiver fazendo os exercícios, concentre a força para os movimentos no centro da cama elástica para não correr o risco de atingir as costuras e molas do aparelho.

domingo, 2 de agosto de 2009

Veja a lista filmes com temáticas que podem cair no Enem

A três dias do (Exame Nacional do Ensino Médio), a ordem é relaxar.

E para você ficar longe dos livros, sem culpa, descobri uma lista com filmes que trazem questões possíveis de serem abordadas na prova."A linguagem do cinema é eficiente na educação, porque as obras servem como ponto de referência para as mais variadas discussões".
"O Enem tem a intertextualidade como característica. O exame mescla diferentes linguagens, prioriza o conteúdo multidisciplinar e os filmes estimulam essa capacidade de interpretação."
TEMAS PARA O ENEM
Temas para o Enem: a recolonização da África é abordada em "O Jardineiro Fiel"
"Não Por Acaso" apresenta problemas de uma metrópole, como o trânsito
AtualidadesAmérica Latina. Em evidência na mídia, acredita-se que as discussões sobre a América Latina devem estar presentes no exame. Sobre o tema, ele recomenda:
"
O Ano em que Meus Pais Sairam de Fërias" (Brasil, 2006), de Cao Hamburger
"Machuca" (Chile, 2004), de Andrés WoodAmbos mostram a vivência em regimes autoritários na América Latina, na década de 1970, sob a perspectiva de crianças. O primeiro se passa na ditadura brasileira, enquanto o segundo faz um panorâma do regime de Salvador Allende, no Chile.
"Buenos Aires, 100 km" (Argentina, 2004), de Pablo José Meza. O filme mostra como é a formação de um país na América Latina que sofreu colonização de povoamento. Eleições Americanas.
Outro tema em destaque, que pode ser refletido através das obras:
"
Leões e Cordeiros" (EUA, 2007), de Robert Redford, que aborda além das eleições a questão da formação militar.
"Candidato Aloprado" (EUA, 2006), de Barry Levinson. O longa satiriza as eleições mostrando discussões de bastidores do processo eleitoral.Recolonização da África.
Diferentes aspectos da intervenção no continente africano podem ser vistas em:
"Jardineiro Fiel" (EUA, 2005), de Fernando Meirelles
"Babel"(EUA, 2006), de Alejandro GonzálezMeirelles retrata as questões da indústria farmacêutica e da epidemia de Aids. Já o filme de González levanta a discussão sobre a globalização dos eventos, que não mais estão circunscritos a uma cultura.
Biocombustível"O álcool e os problemas contemporâneos do país podem ser abordados, por exemplo, através da questão do trânsito em grandes centros, como São Paulo", aposta Salgado.
"Não por Acaso" (Brasil, 2007), de Philippe Barcinski, é a dica para quem não está na capital e quer conhecer um pouco da metrópole.
Datas comemorativas
Aniversários de fatos marcantes na história costumam ganhar a atenção dos vestibulares, em geral. As sugestões são:
"Carlota Joaquina, Princesa do Brasil" (Brasil, 1995), de Carla Camurati.
"Os Sonhadores" (França/Itália/Reino Unido, 2003), de Bernardo Bertolucci.
"Amantes Constantes" (França, 2005), de Philippe Garrel.A dica para o filme brasileiro é revê-lo tendo em mente o aniversário de 200 anos da vinda da família real para o Brasil. Já os estrangeiros retratam os acontecimentos de maio de 68, que completam 40 anos este ano. O primeiro mostra a realidade de um trio que "ficou no apartamento", enquanto o segundo traz o maio de 68 de jovens que foram para as ruas.
O elemento "viagem"
O professor aposta ainda em temas recorrentes na literatura como "a viagem". Segundo ele, "a prova do Enem costuma trazer elementos narrativos que permitem discussões sobre temas distintos." Para fazer essa relação, as sugestões são:
"Transamérica" (EUA, 2005), de Duncan Tucker, que aborda também a questão da sexualidade.
"
Uma Amizade Sem Fronteiras" (França, 2003), de François Dupeyron, com a discussão sobre muçulmanos e judeus na Europa.
"Segredos da Vida" (EUA, 1994), de Bill Forsyth, que mostra uma viagem ao longo da história da humanidade.
A formação do herói.
"No Enem, a literatura aparece diluída, diferentemente da forma como é cobrada nas provas de vestibulares tradicionais que exigem conhecimentos específicos sobre escolas literárias", explica.
O que o exame costuma trazer na prova são discussões sobre elementos da narrativa, como a formação do texto e da personagem. "A formação do herói é um tema recorrente na literatura e pode aparecer no Enem até de forma não tão clara".
A dica aqui são três filmes que abordam a construção do herói de maneiras distintas:
"Corpo Fechado" (EUA, 2000), de M. Night Shyamalan, mostra o embate entre o vilão e o herói.
"Hancock" (EUA, 2008), de Peter Berg, aborda a questão do herói que é mau caráter.
"Batman - O Cavaleiro das Trevas" (EUA, 2008), de Christopher Nolan, mostra o caráter, a formação do herói nas conversas entre o Curinga e o Batman.
O homem e a sociedadeSalgado aposta ainda que reflexões sobre o homem e a sociedade podem aparecer na prova de domingo. "As redações do Enem tendem a abordar discussões políticas e éticas".
Sugiro os seguintes filmes "para pensar":
"Instinto" (EUA, 1999), de Jon Turteltaub, com discussões antropológicas
"Nell" (EUA, 1994), de Michael Apted, aborda questões da linguagem.
"Laranja Mecânica" (Inglaterra, 1971), de Stanley Kubrick. O clássico traz o conceito de "utopia às avessas".
"Sobre Meninos e Lobos" (EUA, 2003), de Clint Eastwood, permite reflexões sobre justiça, ética, moral e relações humanas.
"Elefante" (EUA, 2003), de Gus Van Sant, levanta a questão do papel do jovem na sociedade atual.
"A Minha Vida de Cachorro" (Suécia, 1985), de Mitt Liv Som Hund, mostra como a cultura influencia a formação do indivíduo.
Matemática"Grande vilã para muitos alunos, a matemática aparece comumente no Enem misturada com interpretação de texto".
Para desenvolver a habilidade de relacionar os números com um contexto narrativo, sugiro:
"Uma Mente Brilhante" (EUA, 2005), de Ron Howard. O filme traz a teoria dos jogos e tem a aplicabilidade da matemática como pano de fundo.
"A Prova" (EUA, 2005), de John Madden, que mostra como surgem as teorias matemáticas.

sábado, 1 de agosto de 2009

Pés, cuidados no inverno

O inverno faz com que muitos homens e principalmente mulheres esqueçam de seus pés. A tendência da pele no inverno é ficar mais ressecada pela mudança de temperatura e pelo clima mais seco. Quando a pele fica muito esbranquiçada, sem elasticidade, áspera e sem brilho é sinal que está faltando hidratação. Com o frio, é normal as pessoas usarem meias mais grossas ou às vezes até duas meias, pelo fato de sentirem mais frio.

Com isso, os pés sofrem mais, pois ficam muito justos dentro dos sapatos, provocando assim o aparecimento de calos, calosidades e até fissuras na região do calcâneo. É muito importante tirar um dia da semana (escolha um dia de sua preferência) para fazer uma esfoliação e logo depois aplique um creme para hidratar. Use esfoliantes e cremes específicos para os pés. Faça uma hidratação diária com cremes.

Alguns cremes possuem até 10% de uréia sendo assim ótimos hidratantes, podendo ser usados também nas mãos, joelhos e cotovelos. No dia seguinte promova a hidratação com óleo vegetal e assim sucessivamente, pois alternando uso de creme e óleo, conseguimos o equilíbrio entre água e gordura para a pele.

Para potencializar a hidratação, após o creme ou o óleo, envolva os pés em plástico filme de PVC, por aproximadamente 20 minutos. Para os dias de muito frio presenteie-se com um escalda pés. Sugestão: água morna com gotinhas de óleo essencial de hortelã ou chá de hortelã.

Este escalda pés além de relaxar, deixa os pés quentinhos e o aroma alivia vias respiratórias.Cuide bem dos seus pés no inverno, para exibi-los lindos no verão!

Importante: Todos os produtos devem ser previamente testados afim de descartar a hipótese de alergias.
O escalda pés para diabéticos deve ser feito com a água morna.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Simulado confirma Enem com mais conteúdo


Amostra da prova foi divulgada pelo Inep com 40 testes.

Professores apontam incoerências em questões.

O simulado do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) confirma a cobrança de mais conceitos e conteúdo escolar, de acordo com a avaliação de cursinhos pré-vestibulares.

A prova, com 40 questões em vez das 180 do exame oficial, foi divulgada à meia-noite desta quarta-feira (29) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação. Os gabaritos acompanham os arquivos das provas.


VEJA AS PROVAS DO SIMULADO DO ENEM

Ciências da natureza (com o enunciado da questão 9 corrigido) (o arquivo está em .pdf)
Ciências humanas (o arquivo está em .pdf)
Linguagens (o arquivo está em .pdf)
Matemática (o arquivo está em .pdf)

Para abrir os arquivos é preciso ter o Acrobat Reader.
Baixe aqui o programa
"O simulado está dentro do anunciado pelo Inep, com questões difíceis, como no Enem antigo, e outras com grau de dificuldade médio e difícil", afirma Carlos Eduardo Bindi, diretor do Curso Etapa, em São Paulo.

Veja também: Inep divulga simulado do Enem

"O formato do novo Enem não reinventa a roda, porque já existem outros vestibulares que avaliam muito bem e que têm questões interdisciplinares. Na verdade, o que ele fará será levar boas práticas para o país inteiro, especialmente para aqueles locais em que os vestibulares são mais fracos. Não há um desvio de rota, mas um alinhamento em nível federal", analisa Bindi.


Para Sezar Sasson, coordenador dos simulados do Enem do Sistema do Anglo, de São Paulo, o simulado do Inep mostra que "o conteúdo exigido não vai além do ensino médio".

"O candidato bem preparado pode ficar mais tranquilo com isso. E, ao contrário do antigo exame, ele precisará se basear menos em informações fornecidas pela prova e mais no conteúdo aprendido na escola."Na avaliação de professores do Anglo, no entanto, o simulado apresenta imprecisões em algumas questões, mas nada que comprometa a resposta nem o gabarito.


O Enem, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, está dividido em quatro áreas de conhecimento: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.

No caso da parte de ciências da natureza, Sasson aponta problemas nas questões 3, 5 e 9. O gabarito da questão 3 (letra C), que trata da decomposição de polímeros, está correto, mas, segundo ele, não é preciso. "A alternativa diz que a decomposição leva à geração de compostos tóxicos. É verdade que isso aconteça, mas não sempre."

Na pergunta 5, uma parte do enunciado diz que a concentração de glicose no experimento B é igual a do experimento A. No entanto, Sasson afirma que no experimento A, as células 2 não estão respirando, mas fermentando, e, consequentemente, gastando muito mais glicose. "Se essa frase do enunciado fosse tirada, ficaria perfeitamente plausível, mas isso também não compromete o gabarito."

Na pergunta 9, o enunciado da questão diz que a massa molar da glicose é 120 g/mol. "O correto é 180 g/mol, mas, como não há alternativa correta usando 180 no cálculo, o candidato vai usar o 120 dado no enunciado e chegará ao resultado certo", diz Sasson.

A parte de matemática foi avaliada pelos professores do Anglo como tendo um conteúdo mais rudimentar. "Nas questões 3, 7 e 8, os enunciados não trazem nenhuma informação que possa ser usada na resolução das questões. Isso pode fazer com que o candidato perca algum tempo sem necessidade", avalia.

A parte de linguagens é a que mais se assemelha ao Enem antigo, na análise do Anglo. "Os textos usados foram bastante diversificados, como poemas, tiras em quadrinhos e textos científicos, mas exigem agora mais conteúdo escolar do que só interpretação de texto."

A parte de ciências humanas foi a mais diferente em relação à prova dos anos anteriores, diz Sasson. "Havia somente um mapa, sem tabelas ou gráficos, que costumam aparecer em provas de geografia e história. A linguagem também foi mais simples."

Correção

Cada questão terá um certo grau de dificuldade e o computador vai conseguir saber, de acordo com esse padrão, o quão preparado para dar aquela resposta o candidato estava e se houve um “chute.” O foco será no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta. Assim, o estudante pode até acertar mais questões do que outro, mas poderá ter uma nota menor se tiver acertado questões consideradas mais fáceis.

No dia 3 de outubro, serão aplicados os exames de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia seguinte, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O resultado final será divulgado nos dias 4 de dezembro (provas objetivas) e 8 de janeiro (redação).

Universidades

Mais de 4,5 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Das 55 universidades federais, 46 instituições adotarão o Enem, 7 ainda não se decidiram e 2 definiram que não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular.




São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular.


Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e se haverá diferenças entre os cursos.


Além de ser usado nos vestibulares, o novo Enem vai servir também para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.
Fonte: Fernanda Calgaro - G1, em São Paulo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Dicas para a prova do Enem 2009


A pouco mais de dois meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), VEJA.com traz aos estudantes um guia esclarecedor sobre a prova, que pretende desanuviar o horizonte dos alunos.

As reportagens, depoimentos e vídeos dão conta da comparação entre o antigo e o novo formato do Enem, explicam o caminho que o estudante deve percorrer para usar o resultado da prova no acesso às universidades federais e apresentam dicas de professores: como se organizar para realizar o exame, como fazer uma boa redação e como resolver questões com gráficos ou tabelas - três dos grandes obtáculos.

Além disso, estudantes que já realizaram a velha prova - e também simulados da nova - falam sobre suas impressões.

Nos dias 3 e 4 de outubro, 4,5 milhões de estudantes de todo o país irão enfrentar a prova - principal avaliação brasileira do conhecimento adquirido pelos alunos que encerraram o ensino médio.

Além do novo formato (veja quadro a seguir), o exame ganhou mais atenção porque seu resultado funcionará como nota de acesso a 22 universidades federais do país - além de complementar a média do vestibular de outras instituições federais e mais de mil particulares.
Héliton Ribeiro Tavares, diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, diz que, apesar das mudanças, o exame continuará explorando a capacidade de os alunos solucionarem questões interdisciplinares - ou seja, que envolvam saberes ligados a mais de uma disciplina escolar.

Ele esclarece ainda a maior dúvida do estudante: o exame ficou mais difícil? "Aumentamos o número de questões e, é claro, colocaremos itens mais difíceis, mesmo que em menor número, para obter uma nota mais precisa do candidato".

VEJA TAMBÉM

Principais mudanças - VÍDEO


Gráficos e tabelas - VÍDEO


Redação nota 10 - VÍDEO





Veja Educação - 24 de julho de 2009 - Por Marina Dias

Frase de Reflexão


Uma pessoa pode desanimar muitas vezes, mas ela não será um fracasso até que comece a por a culpa em algo ou alguém, e desista de tentar.
Acredite sempre!!!