É uma síndrome que se manifesta por comportamento alimentar incomum, com grande perda de peso e amenorréia.
A paciente típica adolescente não reflete, em princípio, problemas físicos ou emocionais, e a síndrome é mais comum nas pacientes envolvidas com balé, moda, esportes ou outras áreas nas quais a aparência física é muito importante.
Geralmente, inicia-se quando a adolescente desenvolve uma distorção da própria imagem corporal e impõe a si mesma uma grande perda de peso. Alterações no comportamento alimentar, como esconder comida e vomitar, acontecem em decorrência da constante perda de peso. Aí aparece a amenorréia, que pode ser o primeiro sinal clínico da patologia.
A idéia que se tem atualmente é a de que a origem da síndrome seja hipotalâmica, mas, se essa disfunção hipotalâmica é um problema primário ou secundário à perda de peso, ainda não está totalmente esclarecido.
Fatores desencadeantes da anorexia são variáveis e freqüentemente difíceis de ser diferenciados de outros sintomas comuns da própria adolescência.
Existe uma inter-relação complexa nas alterações psicológicas, disfunção hipotalámica, conseqüências de regime intenso e severo ligado à perda de peso e a amenorréia, todos, em conjunto, levando à anorexia nervosa.
Fonte: Ginecologia Infanto-Juvenil - 1ª. Ed. - 1998.