Candidatos ainda têm dificuldade para entender tema de redação;
A correção da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é feita com base em cinco competências, que recebem notas entre zero e 200 pontos cada. O ponto fraco dos candidatos ainda é compreender a proposta da redação.
Os candidatos devem elaborar um breve parágrafo resumindo a proposta de redação onde deve ser usado como o parágrafo introdutório da redação que vai desenvolver.
A segunda competência merece ênfase, pois dela dependem todas as outras. Se o candidato fez uma belíssima dissertação sobre outro tema, que não o da proposta, ele pode tirar zero.
Veja abaixo uma “tradução” das cinco competências analisadas na redação do Enem:
1 Competência - Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
O candidato deve demonstrar capacidade de se expressar bem, isto é, de escrever um texto claro, com poucos erros gramaticais, e de preferência sem erros que prejudiquem a compreensão daquilo que está expondo.
2 Competência - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
O candidato deve entender o que está sendo pedido na proposta - antes de mais nada, é preciso escrever uma dissertação sobre o tema proposto. Nessa dissertação, o aluno deve mostrar que sabe como discutir o assunto, aplicando os conhecimentos que possui (de várias áreas) para conduzir a discussão.
O candidato deve mostrar que sabe usar os conhecimentos que tem para desenvolver o tema.
3 Competência - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Numa dissertação, basicamente, o aluno tem de apresentar o seu ponto de vista e dizer por que ele vê as coisas assim, tentando convencer o leitor de que ele, o aluno, está certo. Trocando em miúdos: se alguém chega para o pai e diz: "eu preciso de um carro", ele precisa convencer o pai da sua necessidade. Para isso, ele vai selecionar, relacionar e organizar motivos, de uma maneira que seja convincente. É o mesmo procedimento da dissertação.
4 Competência - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Dissertar é fazer conexões, como se faz aqui: "Todo homem é mortal. João é homem. Logo, João é mortal." Trata-se de articular a primeira declaração com a segunda, de modo que a conclusão seja uma decorrência delas.
Os mecanismos linguísticos são basicamente as palavras que conectam as declarações. No exemplo dado, ela é o "logo". Note: se a gente tirar o logo e puser outra semelhante, a conexão ocorre (por exemplo, em vez de "logo", "portanto"). Mas se puser outra, aleatóriamente, a conexão não se faz: "Todo homem é mortal. João é homem. Mas, João é mortal." "Todo homem é mortal. João é homem. Nem João é mortal." Ou seja, é preciso estabelecer relações de causa e consequência entre os fatos que são expostos.
5 Competência - Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
Trata-se de fazer propostas de solução para o problema apresentado.
Exemplo: quando se fala no problema do lixo, a reciclagem pode ser apontada como solução. Se não resolve de vez, ao menos contribui para isso. Só vale a pena fazer duas ressalvas:
1) Não seja óbvio nem genérico demais, dizendo algo como "as autoridades competentes devem tomar as devidas providências";
2) Procure não ser radical no modo de encarar a questão. O radicalismo pode facilmente incorrer no desrespeito aos valores humanos.
Fonte: http://educacao.uol.com.br/, em 15/08/2012.