sábado, 27 de março de 2010

Homenagem - O programa "Altas Horas" é dedicado à Renato Russo.


O vocalista da legião Urbana foi além de seu próprio tempo. Ao contrário do que ele previa em "Tempo perdido", gravada em 1986 no segundo disco da banda, Renato Russo (1960-1996) conseguiu superar os limites de sua própria vida. Prova disso são as homenagens que vem sendo feitas a ele por conta dos 50 anos de seu nascimento. Após o CD "Duetos (EMI) e o livro "Como se não houvesse amanhã" (Ed. Globo), com 20 contos inspirados em seu repertório, Renato ganha mais um tributo exatamente no dia de seu aniversário: o baterista Marcelo Bonfá e o guitarrista Dado Villa-Lobos, que formavam com ele a Legião Urbana, comandam a parte musical do programa "Altas horas", que dedica toda a edição deste sábado ao músico morto em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos.

Vários roqueiros que foram influenciados pela Legião Urbana dão voz a sucessos da banda. Na gravação, cuja ordem pode ser mudada na edição que for ao ar, o primeiro a entrar em cena foi o Jota Quest, representado por Rogério Flausino (vocais), Marco Túlio (guitarra) e PJ (baixo).

- Em todas as letras Renato falava de amor e de de perda. Mas a diferença é que também tratava de temas políticos e sociais de uma forma como não era feito na época -, disse Rogério, que lembrou "Pais e filhos".

A ideia dos dois remanescentes da Legião Urbana é transformar esse tipo de encontro em um projeto itinerante que passará por sete cidades.

- Em cada uma pretendemos chamar ao menos um músico local para participar - disse Dado.

Foi mais ou menos o que fizeram em setembro do ano passado, em Brasília, no Festival Porão do Rock, e em dezembro, em Fortaleza. André Gonzales, da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju, marcou presença no show da Capital Federal e repetiu a dose no programa de Serginho Grossman, com "Tempo perdido". Toni Platão, que também esteve no festival de Brasília, foi outra atração, com "Há tempos".


Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, também disse sim, fazendo a primeira apresentação após a queda sofrida em outubro de 2009, em Patos de Minas (MG).

- A minha vida tomou outro rumo quando ouvi o Aborto Elétrico (banda extinta da qual Renato fez parte de 1978 a 1982) tocando na calçada de uma lanchonete em Brasília - lembrou ele, que colocou o público para cantar "Geração coca-cola".

Vale lembrar que o Aborto depois se dividiu, com Fê Lemos criando o Capital Inicial e Renato, a Legião Urbana.

O programa contou ainda com a participação de dois vocalistas uruguaios - Juan Casanova ("Será"), da extinta banda roqueira Los traidores, dos anos 80, e Sebastián Teysera ("Quase sem querer"), do La Vela Puerca.

"Altas horas", que vai ao ar por volta da 1h15 da madrugada de domingo, teve sua duração encurtada em razão da transmissão do Grande Prêmio da Astrália de F1.