Algumas dicas que ajudarão você, a fazer bem suas tarefas e projetos escolares.
- Preste bem atenção as instruções do(a) professor(a).
-- Veja quais os objetivos do trabalho, qual o formato (redação, cartaz, experimento, relatórios, etc) e quais os padrões (tamanho e número de páginas, seções e subseções que devem constar, tamanho da letra, etc.) - essas instruções devem ser seguidas.
- Se houver dúvida, pergunte ao professor(a).
-- Ele está preparado para ajudá-lo em algumas dificuldades com o projeto. Se você não entendeu o que foi pedido, peça esclarecimentos. Se você não sabe por onde começar, peça orientação.
- Consulte seu livro.
-- Nos livros didáticos ou outro material como apostila, há informações que podem ajudá-lo. Por exemplo, se for um trabalho sobre pressão atmosférica, no livro de física haverá uma seção sobre o tema e lhe dará um embasamento teórico para seu projeto. Bons livros didáticos têm ainda a seção de bibliografia ou referências bibliográficas - indicações de livros e outras leituras em que você poderá se aprofundar no tema.
-- Se o trabalho é em grupo, podem dividir algumas tarefas. Mas sejam responsáveis pelas tarefas que lhe cabe e cobre dos demais para que façam a parte deles. Não deixe que um aluno preguiçoso se aproveite de seu esforço - se ele não ajuda, combine com os demais para avisar ao professor.
- Pesquisa pela internet.
-- A internet é ótima para quem sabe usar. É preciso tomar cuidado com as informações obtidas através dos sites: veja se o site é confiável (revistas e jornais de circulação nacional, sites de universidades, de grandes empresas).
- Preste bem atenção as instruções do(a) professor(a).
-- Veja quais os objetivos do trabalho, qual o formato (redação, cartaz, experimento, relatórios, etc) e quais os padrões (tamanho e número de páginas, seções e subseções que devem constar, tamanho da letra, etc.) - essas instruções devem ser seguidas.
- Se houver dúvida, pergunte ao professor(a).
-- Ele está preparado para ajudá-lo em algumas dificuldades com o projeto. Se você não entendeu o que foi pedido, peça esclarecimentos. Se você não sabe por onde começar, peça orientação.
- Consulte seu livro.
-- Nos livros didáticos ou outro material como apostila, há informações que podem ajudá-lo. Por exemplo, se for um trabalho sobre pressão atmosférica, no livro de física haverá uma seção sobre o tema e lhe dará um embasamento teórico para seu projeto. Bons livros didáticos têm ainda a seção de bibliografia ou referências bibliográficas - indicações de livros e outras leituras em que você poderá se aprofundar no tema.
Dica: dê uma olhada no índice remissivo que se encontra ao final do livro, procure pelas palavras que fazem parte do tema que irá abordar - no nosso exemplo: pressão e atmosférica; no índice você encontrará as páginas em que o tema é abordado.
- Pesquise na biblioteca.
-- Vá até a biblioteca de sua escola. Lá há uma porção de livros que podem ajudá-lo. Se não encontrá-los peça ajuda ao bibliotecário. Ele está lá justamente para ajudá-lo. Enciclopédias são uma ótima fonte para se iniciar uma pesquisa.
-- Muitas cidades possuem bibliotecas públicas. Procure por livros sobre o tema de seu projeto. Peça ajuda aos bibliotecários caso tenha dificuldades.
- Faça fichas-resumo.
-- Faça anotações conforme você lê. Anote as informações relevantes e também as referências (nome do livro, nome do autor, número de páginas total do livro, o número da página em que você encontrou a informação, a editora, o ano de publicação).
- Pesquise na biblioteca.
-- Vá até a biblioteca de sua escola. Lá há uma porção de livros que podem ajudá-lo. Se não encontrá-los peça ajuda ao bibliotecário. Ele está lá justamente para ajudá-lo. Enciclopédias são uma ótima fonte para se iniciar uma pesquisa.
-- Muitas cidades possuem bibliotecas públicas. Procure por livros sobre o tema de seu projeto. Peça ajuda aos bibliotecários caso tenha dificuldades.
- Faça fichas-resumo.
-- Faça anotações conforme você lê. Anote as informações relevantes e também as referências (nome do livro, nome do autor, número de páginas total do livro, o número da página em que você encontrou a informação, a editora, o ano de publicação).
-- Se achar melhor, desenhe esquemas em um papel. Organize tudo em uma pasta em cuja capa você colocou uma etiqueta identificando o projeto: no nosso exemplo, "Pesquisa sobre pressão atmosférica".
- Organize-se.
-- Você terá tempo de sobra para brincar, desde que organize seu tempo. Reserve algumas horas por semana para o trabalho.
- Organize-se.
-- Você terá tempo de sobra para brincar, desde que organize seu tempo. Reserve algumas horas por semana para o trabalho.
-- Pelo menos uma hora por dia para trabalhos em que terá apenas que entregar um relatório; para projetos que envolvam a montagem de experimentos e demonstrações, reserve pelo menos um dia na semana em possa trabalhar pelo menos três horas. Esse tempo é sagrado e não pode ser perdido com distrações.
-- Se o trabalho é em grupo, podem dividir algumas tarefas. Mas sejam responsáveis pelas tarefas que lhe cabe e cobre dos demais para que façam a parte deles. Não deixe que um aluno preguiçoso se aproveite de seu esforço - se ele não ajuda, combine com os demais para avisar ao professor.
- Pesquisa pela internet.
-- A internet é ótima para quem sabe usar. É preciso tomar cuidado com as informações obtidas através dos sites: veja se o site é confiável (revistas e jornais de circulação nacional, sites de universidades, de grandes empresas).
-- Lembre-se: Nunca esqueça de citar as Refências Bibliográficas, ou seja, a fonte de pesquisa (ex: o livro, o jornal, a revista, o site e etc., que foi retirado as informações que citou na sua pesquisa).
Prof. Marcos Alexandre