sábado, 16 de julho de 2011

Dietas com menos carboidrato ajudam a diminuir gordura abdominal, confirma estudo

Uma dieta pode ter diferentes objetivos. Enquanto alguns querem perder medidas, outros querem ganhar massa muscular.
 
Se o caso é a perda de centímetros na cintura, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Alabama, aponta que reduzir a quantidade de carboidratos da dieta pode colaborar nos resultados.

1181954 21875046 300x225 Dietas com menos carboidrato ajudam a diminuir gordura abdominal, confirma estudoA gordura abdominal, que se acumula nas camadas profundas do abdome, em volta dos órgãos, oferece maiores riscos à saúde. Segundo o autora do estudo, Barbara Gower, ela é a responsável pelo diabetes tipo 2, doenças arterial coronariana e acidente vascular cerebral.

O estudo envolveu cerca de 70 homens e mulheres saudáveis, mas com sobrepeso. O grupo foi divido em dois.

Ambos receberam uma dieta de baixa caloria, sendo que um grupo recebia uma dieta padrão, com uma porcentagem maior de calorias de carboidratos (55%) e menor de calorias de gordura (27%) e o outro a dieta com uma modesta redução de carboidrato (43% e 39% respectivamente). As proteínas somavam 18% em cada dieta.

No início e final de cada etapa do estudo, os participantes eram submetidos a diversos exames, entre eles a tomografia computadorizada – exame capaz de medir de maneira precisa a quantidade de gordura abdominal.

Após a fase de manutenção do peso, os voluntários que consumiram a dieta com baixo carboidrato apresentaram 11% menos gordura abdominal do que os participantes na dieta padrão.

Durante a fase de perda de peso, ambos os grupos perderam peso. No entanto, a dieta com restrição moderada de carboidratos promoveu uma perda de 4% maior de gordura total.

“Para aqueles dispostos a perder peso, a redução modesta de carboidratos ajuda a perder gordura, ao invés de tecido magro. A redução modesta oferece uma variedade de alimentos suficiente para atender às preferências pessoais”, conclui.
-
Fonte: The Endocrine Society, em 16/07/2011.