sábado, 30 de julho de 2011

Dicas para tarefas e trabalhos escolares.

Algumas dicas que ajudarão você, a fazer bem suas tarefas e projetos escolares.

- Preste bem atenção as instruções do(a) professor(a).

-- Veja quais os objetivos do trabalho, qual o formato (redação, cartaz, experimento, relatórios, etc) e quais os padrões (tamanho e número de páginas, seções e subseções que devem constar, tamanho da letra, etc.) - essas instruções devem ser seguidas.

- Se houver dúvida, pergunte ao professor(a).

-- Ele está preparado para ajudá-lo em algumas dificuldades com o projeto. Se você não entendeu o que foi pedido, peça esclarecimentos. Se você não sabe por onde começar, peça orientação.

- Consulte seu livro.

-- Nos livros didáticos ou outro material como apostila, há informações que podem ajudá-lo. Por exemplo, se for um trabalho sobre pressão atmosférica, no livro de física haverá uma seção sobre o tema e lhe dará um embasamento teórico para seu projeto. Bons livros didáticos têm ainda a seção de bibliografia ou referências bibliográficas - indicações de livros e outras leituras em que você poderá se aprofundar no tema.
Dica: dê uma olhada no índice remissivo que se encontra ao final do livro, procure pelas palavras que fazem parte do tema que irá abordar - no nosso exemplo: pressão e atmosférica; no índice você encontrará as páginas em que o tema é abordado.

- Pesquise na biblioteca.

-- Vá até a biblioteca de sua escola. Lá há uma porção de livros que podem ajudá-lo. Se não encontrá-los peça ajuda ao bibliotecário. Ele está lá justamente para ajudá-lo. Enciclopédias são uma ótima fonte para se iniciar uma pesquisa.

-- Muitas cidades possuem bibliotecas públicas. Procure por livros sobre o tema de seu projeto. Peça ajuda aos bibliotecários caso tenha dificuldades.

- Faça fichas-resumo.

-- Faça anotações conforme você lê. Anote as informações relevantes e também as referências (nome do livro, nome do autor, número de páginas total do livro, o número da página em que você encontrou a informação, a editora, o ano de publicação).

-- Se achar melhor, desenhe esquemas em um papel. Organize tudo em uma pasta em cuja capa você colocou uma etiqueta identificando o projeto: no nosso exemplo, "Pesquisa sobre pressão atmosférica".

- Organize-se.

-- Você terá tempo de sobra para brincar, desde que organize seu tempo. Reserve algumas horas por semana para o trabalho.

-- Pelo menos uma hora por dia para trabalhos em que terá apenas que entregar um relatório; para projetos que envolvam a montagem de experimentos e demonstrações, reserve pelo menos um dia na semana em possa trabalhar pelo menos três horas. Esse tempo é sagrado e não pode ser perdido com distrações.

-- Se o trabalho é em grupo, podem dividir algumas tarefas. Mas sejam responsáveis pelas tarefas que lhe cabe e cobre dos demais para que façam a parte deles. Não deixe que um aluno preguiçoso se aproveite de seu esforço - se ele não ajuda, combine com os demais para avisar ao professor.

- Pesquisa pela internet.

-- A internet é ótima para quem sabe usar. É preciso tomar cuidado com as informações obtidas através dos sites: veja se o site é confiável (revistas e jornais de circulação nacional, sites de universidades, de grandes empresas).

-- Lembre-se: Nunca esqueça de citar as Refências Bibliográficas, ou seja, a fonte de pesquisa (ex: o livro, o jornal, a revista, o site e etc., que foi retirado as informações que citou na sua pesquisa).


Prof. Marcos Alexandre

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Adolescentes Que Tem Iniciação Sexual Precoce se Arrependem Posteriormente

A proporção de adolescentes que tem iniciado sua vida sexual antes dos 16 anos de idade está aumentando.

Estudos anteriores demonstraram que a iniciação sexual antes dos 16 anos de idade muitas vezes é acompanhada de sentimento de culpa. Estes estudos, entretanto, foram realizados anos depois da adolescência, e poderiam refletir um amadurecimento da personalidade individual. Entretanto, estudos que avaliassem este comportamento durante a adolescência até então não existiam.

Um novo estudo publicado na revista British Medical Journal, conduzido por Daniel Wight e colaboradores, sugere que uma boa parte dos adolescentes que tiveram suas primeiras experiências sexuais precocemente mais tarde se arrependem, e desejariam que tivessem esperado por mais tempo.

Pesquisadores do MRC Social and Public Health Sciences Unit, em Glasgow, Escócia, avaliaram estudantes com a idade média de 14 anos, acerca de suas experiências sexuais, e suas atitudes acerca destas experiências. Foram avaliados questionários submetidos a 7395 adolescentes (3665 meninos e 3730 meninas).

Cerca de 18 % dos meninos e 15 % das meninas relataram ter tido experiências heterosexuais, sendo que 60% destes utilzaram métodos de anticoncepcção oral.

Cerca de 30% das meninas e 27% dos meninos disseram que a sua experiência sexual ocorreu muito cedo, ou até mesmo não deveria ter acontecido.

Os meninos apresentavam ainda uma característica de arrependimento por terem pressionado suas parceiras, enquanto que as meninas se arrependiam mais de terem cedido à pressão, ou de não terem planejado a relação.

Os cientistas concluíram que a educação dos adolescentes e o desenvolvimento de comunicação podem ajudá-los a evitar um ato de que mais tarde eles possam vir a se arrepender, tendo mais controle sobre a vida sexual, e diminuindo a pressão e o sentimento de culpa resultantes.


Fonte: http://boasaude.uol.com.br, em 24/07/2011.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Pílula faz crescer risco de infecção pelo HIV


Mulheres infectadas com o HIV têm quase o dobro de chance de transmitir o vírus se estiverem usando métodos contraceptivos hormonais.

Já as mulheres sem o vírus que utilizam os mesmos métodos correm mais risco de serem contaminadas.

O estudo, desenvolvido na Universidade de Washington, foi divulgado ontem na 6.ª Conferência da Sociedade Internacional de Aids (IAS), em Roma.

A pesquisa foi feita entre 2004 e 2010 em sete países da África - Quênia, Uganda, Ruanda, Botswana, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul -, com cerca de 2,5 mulheres com HIV que tinham parceiros não infectados. Um terço tomou pílula ou usou injeção hormonal como método contraceptivo. Entre os parceiros dessas mulheres, o índice de infecção foi de 2,61% por ano. No outro grupo, a taxa foi de 1,51%.

Também foram observados cerca de 1,3 mil casais em que apenas o homem tinha o vírus. Cerca de 20% das parceiras usavam um método contraceptivo hormonal, na maioria injeções.

O estudo mostra que, nesse grupo, o índice de mulheres infectadas foi de 6,6%, contra 3,8% entre aquelas que não usavam método hormonal para evitar a gravidez.

Segundo os pesquisadores, não havia diferenças significativas no uso de camisinha ou no comportamento sexual que poderiam interferir no resultado.

Conforme os pesquisadores, não há dados suficientes que indiquem o motivo de os hormônios aumentarem o risco de contaminação.

Fonte: O Estado de S. Paulo, em 21/07/2011.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Professor esforçado deve ganhar mais?

Por Gilberto Dimenstein


Prof. Marcos Alexandre ministrando uma palestra.
Esse pergunta que faço aqui é estimulada pela decisão da cidade Nova York de suspender o pagamento de bônus para os professores, baseado no desempenho da escola. É um grande pretexto para quem é contra a premiação por mérito na educação atacar medidas semelhantes implantadas no Brasil. Bobagem.

Não acredito que nenhuma instituição funcione sem um sistema de premiação do esforço. Do contrário, a preguiça e a mediocridade são recompensadas. Como lembrou Antônio Gois, esse extraordinário repórter de educação, a realidade americana tem especificidades.

É um lugar em que há duras punições para escolas ruins (são fechadas) e estímulos para escolas públicas independentes e comunitárias. Mas o sistema de bônus tem mostrado bons resultados em países mais próximos do Brasil como Índia e Chile. Além da Inglaterra. O bônus é a solução? Não, claro.

O problema é extremamente complexo. Todos vão dizer que o essencial é atrair bons professores e treiná-los melhor. Óbvio. Mas bons professores, em muitos casos, também não funcionam.

Prof. Marcos Alexandre em uma aula de campo
na Sanasa Campinas
Isso porque uma boa parte da aprendizagem depende de fatores fora de sala de aula: a família e a comunidade, por exemplo. Como um estudante com problema de saúde, tão comum entre as famílias mais pobres, vai aprender? A pobreza, como sabemos, é um dos grandes fatores que atrasam a aprendizagem. Ser professor em lugares pobres é lidar ainda mais com a violência.

Também sabemos que, pelas pesquisas, aumentar salários igualmente também não funciona. Mas se não houver melhores salários, como atrair talentos?

Sou dos que acham que um projeto educação sustentável tem de atrair talentos (isso significa melhores salários e treinamento continuado), precisa envolver a família e a comunidade, aumentar os espaços educativos na cidade, combinar várias políticas públicas em torno da escola (a começar pela saúde) e formar bons diretores.

Um desses estímulos é pagar mais a quem se esforça mais. É um jeito de combater a mediocridade.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia 25/07 - Replanejamento das 18h as 22h

O Replanejamento é recomendado pois, é um momento onde todos os professores pode revisar e analisar um estudo sobre as possíveis mudanças do planejamento inicial, analisando novos caminhos de tratamento dessas mudanças do que foi planejado.

Este tipo de Replanejamento é muito bem aceito quando tratamos de projetos em que sabemos exatamente o que deve ser feito e como deve ser feito. São projetos em que se tem conhecimento claro do objetivo, requisitos e características. 


Nesse tipo de projeto é mais fácil considerar as possíveis mudanças, antecipar e tratar suas consequências em busca de se manter o objetivo final.

Prof. Marcos Alexandre - PCP E. Médio

domingo, 24 de julho de 2011

Miss Brasil 2011

Representante do Rio Grande do Sul, Priscila Machado, 25, é a nova Miss Brasil e será a nossa representante no Miss Universo. Débora Lyra, a Miss 2010, aplaude a vencedora.
 
O Miss Universo, será transmitido pela emissora de TV - Band em 12 de setembro de 2011, em São Paulo.

Aluno de universidade pública poderá prestar serviço obrigatório

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 326/11, do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), que obriga o recém-graduado das instituições públicas de educação superior mantidas pela União a prestar serviço social profissional pelo prazo de pelo menos seis meses, sem remuneração salarial.

Pelo projeto, o serviço social será prestado de acordo com a natureza da formação acadêmica, com o objetivo de colocar à disposição da sociedade a preparação profissional do recém-graduado. Ele será requisito prévio para obter o título ou grau acadêmico, sem substituir o estágio profissional obrigatório.

Contrapartida

Para Rubens Bueno, o projeto representa uma alternativa à ideia de cobrar mensalidades dos alunos de graduação do ensino público. “É justo que os estudantes beneficiários da privilegiada experiência de estudar gratuitamente nas melhores instituições de educação superior ofereçam à sociedade, também de forma gratuita, os seus serviços profissionais, pelo menos durante o curto período de seis meses”, argumenta.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2007 o custo anual de cada aluno de universidade federal foi R$ 15.118,04. A meta do ministério é reduzir o valor para R$ 9.403,39 até 2012, com os esforços do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que está ampliando o número de matrículas ofertadas.

Desigualdade




A educação, diz o deputado, é uma estratégia privilegiada de redução das diferenças sociais. “O projeto objetiva determinar que, na formação em nível superior dos cidadãos brasileiros, seja assegurada a experiência indispensável de lidar com as questões mais importantes relativas à desigualdade social e à promoção de sua erradicação, mediante ações efetivas de desenvolvimento das comunidades carentes”, explica.

Além do caráter de justiça social e incentivo ao espírito de solidariedade, prossegue Rubens Bueno, não haverá qualquer prejuízo para o profissional recém-formado, que receberá ajuda financeira e terá sua atividade validada e incorporada ao tempo de serviço, para fins de aposentadoria.

O serviço social profissional obrigatório, sustenta o deputado, é uma compensação pelo privilégio do ensino gratuito, ao mesmo tempo em que abre aos brasileiros carentes o acesso efetivo aos diversos serviços de competência do poder público.

Fonte: Agência Câmara, em 20/07/2011.

sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse é encontrada morta, diz imprensa

http://www2.uol.com.br/JC/HTML_PORTAL/cultura/amy_470.jpg

A cantora inglesa Amy Winehouse foi encontrada morta, na manhã deste sábado (23), em seu apartamento em Londres, segundo a imprensa internacional. Nenhum dos assessores da cantora, porém, confirmou a morte dela.

A artista, de 27 anos, lutava contra a dependência do álcool e das drogas. Segundo o site do jornal britânico “Daily Mail”, o corpo da cantora foi encontrado por volta das 16h no horário local (12h no horário de Brasília). Ainda não há informações sobre as causas da morte.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a polícia informou que o corpo de uma mulher de cerca de 27 anos foi encontrado no local. Segundo as autoridades, o caso esta sendo tratado como uma morte “inexplicada”.

BIOGRAFIA - Britânica, natural de Londres, a cantora Amy Jade Winehouse, completaria 28 anos no próximo dia 14 de setembro. Dona de uma voz marcante e um visual descolado, Amy cantava e compunha músicas de soul e Jazz famosas no mundo inteiro.

Ela começou no mundo da música aos dez anos, quando fundou a banda amadora de rap Sweet'n' Sour, as Sour. Ganhou a primeira guitarra aos 13 anos e os 16 já cantava soul profissionalmente. Seu primeiro álbum (Frank ) foi lançado em 2003, o segundo (Back to Black) foi de 2006, desde então o terceiro disco era seu atual projeto, no qual trabalhava desde 2010.

Vinda de uma família judia composta de quatro pessoas, viveu a infância e adolescência em Londres com pai Mitchel Winehouse, a mãe Janis e seu irmão mais velho Alex Winehouse. A tradição musical ligada ao jazz veio de casa.

Adepta de um estilo bastante peculiar, sua carreira foi marcada por escândalos, exageros e pricipalmente problemas com drogas e álcool, dos quais era usuária desde os 18 anos. Deixou a clínica de reabilitação em 2010, onde  realizou um tratamento contra a dependência  química. Desde então ela se dedicava especialmente ao terceiro disco.

Após ter sido vítima de uma morte precoce os fãs garantem que ela será lebrada por sua música, apesar dos escândalos pelos quais era famosa.

Veja algumas fotos da cantora:








TRANSFORMAÇÕES DA MENTE E DO CORPO


A Adolescência, período de vida compreendido entre 10 e 20 anos, é uma fase bastante conturbada. Ocorrem transformações físicas e emocionais importantes, preparando a criança para assumir um novo papel perante a família e a sociedade.

A criança desenvolve-se, amadurece e fica apta para usufruir sua sexualidade, firmando sua identidade sexual e buscando um par, já com a possibilidade de gerar filhos.

A fase onde há modificações no corpo chama-se de Puberdade. Ocorre a primeira menstruação nas meninas (menarca), as poluções masculinas (ejaculações espontâneas sem coito), o crescimento de pêlos no corpo, a mudança de voz nos rapazes, o amadurecimento da genitália, com aumento do tamanho do pênis e dos seios, entre outros.

Mas nem sempre esta fase vem acompanhada das transformações emocionais e sociais que são o marco da adolescência. Dependendo da cultura de cada povo, a adolescência pode chegar mais tarde, independente da criança estar já bem desenvolvida fisicamente. É o caso dos países ocidentais, como os Estados Unidos e a Inglaterra ou França.

O processo de educação continuada e a grande soma de informações, por exemplo, acabam por retardar a necessidade, por parte dos jovens, da busca de uma vida separada de seus pais. Muitos ainda moram com a família depois dos 20 anos. Já em sociedades mais simples, como em algumas regiões do Brasil, da África ou da Ásia, a necessidade de força braçal, desde muito cedo, antecipa a entrada da criança na adolescência e nas responsabilidades que lhe são devidas.

O ADOLESCENTE E A SUA SEXUALIDADE

A jovem adolescente amadurece em média dois anos antes do rapaz. Busca fortificar sua feminilidade, prorrogar os encontros sexuais e selecionar um parceiro adequado para poder ter sua primeira relação sexual, o que ocorre de forma gradativa. Vai experimentando seus limites progressivamente.

Os rapazes buscam encontros sexuais com mais ansiedade, geralmente, persuadindo as garotas ao sexo com eles. Em nosso meio, há uma tendência do jovem em experimentar sensações sexuais com outros de sua idade, sem necessariamente buscar uma relação sexual propriamente dita. O termo que se usa atualmente é “ficar”.

A perda da virgindade ainda é um marco importante para os jovens. É um rito de iniciação sexual, que pode ser vivenciado com orgulho ou com culpa excessiva, de acordo com a educação e tradição da família. Inicialmente, os jovens buscam apenas envolvimento sexual, testando suas novas capacidades e reações frente a sensações antes desconhecidas. É a redescoberta do corpo. Só depois procuram o envolvimento afetivo complementar passando a conviver não apenas em bandos, mas também aos pares.

A masturbação faz parte da vida das pessoas desde a infância e, na adolescência, se intensifica com a redescoberta de sensações, tanto individualmente quanto em dupla ou em grupo.

Os jovens podem apresentar algum tipo de atividade homossexual nessa fase, como exposição dos genitais, masturbação recíproca e comparação dos seios e dos genitais em grupo (comparação do tamanho do pênis, por exemplo), atividades estas consideradas absolutamente normais.

A fortificação dessas condutas, com o abuso sexual por parte de um adulto de mesmo sexo ou com alta ansiedade perante o sexo oposto, pode desenvolver uma orientação homossexual definitiva nos jovens.

Em tempos da super informação, com a internet, a globalização, a pouca censura nos meios de comunicação de massa, há um apelo sexual freqüente e precoce, expondo os jovens a situações ainda não bem compreendidas por eles. Os adolescentes falam como adultos, querem se portar como tal e ter os privilégios da maturidade.

No entanto, falta-lhes a experiência, a responsabilidade e o significado real de um envolvimento sexual. A gravidez de risco na adolescência, infelizmente, é um dos resultados desastrosos desta situação atual. A pouca informação qualificada e o precário respeito dos adultos perante as necessidades dos jovens são os verdadeiros responsáveis pelo falso e ilusório desenvolvimento do adolescente de hoje.

Fonte: abcdasaude.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Chaves completa 40 anos; veja algumas fotos da série.

Eles falam, se vestem e até brincam como crianças.

Mas Chaves e toda a turma da vila animam os fãs há exatos 40 anos.






"Chaves" é exibido no canal SBT, de segunda a sexta, às 13h45 e às 18h; sábado, às 13h45, às 18h e às 19h15; domingo, às 9h.

Sexo: Corpo adulto em mente adolescente

Por Içami Tiba
 
Ainda hoje recebo alguns pedidos sobre como e quando falar sobre sexo com os filhos. Digo ainda hoje, pois o sexo deixou de ser tabu depois da revolução sexual e a internet rompeu fronteiras comportamentais, limites, barreiras e regras que regiam a vida sexual.

Nunca chegaremos à vida sexual dos macacos que a nós parece como sendo da mais alta promiscuidade, pois desenvolvemos a civilidade sexual. Aparentemente os macacos fazem o que e quando têm vontade e os macaquinhos vão apreendendo o que os adultos fazem sexualmente à sua volta.

A diferença entre os macacos e os humanos é destacada: nós, humanos, apreendemos e aprendemos o que podemos e o que não devemos, ou não, fazer, por termos o cérebro mais desenvolvido e a mente mais evoluída entre todos os seres vivos.

Na escala animal os seres mais desenvolvidos são os mamíferos e nenhum mamífero tem capacidade de reprodução enquanto não puder criar seus filhos. Os humanos são os únicos capazes de reproduzir sem estarem preparados para criar (proteger, sustentar e educar) seus filhos. Isto porque o tornar-se adulto biologicamente não corresponde à sua independência social. Na nossa história, as bisavós já no início da adolescência casavam com alguém que pudesse sustentar a si próprio e a sua família. Hoje, quando adolescentes engravidam, é gravidez precoce - uma vitória biológica, mas um fracasso familiar e social.

Apesar de o humano poder sobreviver sem vida sexual se esta for sua opção, ele terá de lutar bastante contra seus próprios hormônios que são fisiologicamente normais, pois fazem parte de nossa herança genética. É um lutar contra a biologia humana. Vida sexual envolve o prazer de usufruir da sexualidade sem ter a obrigatoriedade biológica da reprodução. Isto significa um prazer na sobrevivência que pode não envolver a perpetuação da espécie.

A natureza não faz nada de graça. Tudo tem uma relação de causa-efeito e uma razão de existir. Não fosse o prazer sexual tão intenso, talvez a nossa espécie estivesse ameaçada de extinção. Se não houvesse orgasmo, talvez os homens preferissem ficar lutando, competindo ou brigando entre si, o que lhes traz também muito prazer, do que ficar se dedicando a ter e cuidar de sua família.
O corpo biológico é facilmente “erotizável” física e psicologicamente. Esta erotização busca o prazer e não a gravidez. O que caracteriza a adolescência humana é o desenvolvimento e amadurecimento das características sexuais secundárias, ou seja, a busca da vida sexual mas não a reprodutiva.

É preciso estar bem orientada e ter conhecimentos para que não ocorra a gravidez precoce, as infecções sexualmente transmissíveis e a promiscuidade ou a mercantilização sexual. Para isso estão há as escolas, os pais, os cursos, a imprensa escrita e falada, a internet... Fontes não faltam.

Hoje, os pais não são os únicos responsáveis pela educação sexual dos seus filhos, mas são os únicos a arcarem com as conseqüências dos seus maus usos da vida sexual. Basta acessar o Google e procurar Educação Sexual que em 0,19 segundos surgem 519.000 resultados.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Fim da árvore genealógica

Vai ser avó de quem?

Mãe, vou casar!
Jura, meu filho ?! Estou tão feliz ! Quem é a moça ?
Não é moça. Vou casar com um moço.. O nome dele é Murilo.
Você falou Murilo... Ou foi meu cérebro que sofreu um pequeno surto psicótico?
Eu falei Murilo. Por que, mãe? Tá acontecendo alguma coisa?
Nada, não... Só minha visão que está um pouco turva. E meu coração, que talvez dê uma parada. No mais, tá tudo ótimo.
Se você tiver algum problema em relação a isto, melhor falar logo...
Problema ? Problema nenhum. Só pensei que algum dia ia ter uma nora... Ou isso.
Você vai ter uma nora. Só que uma nora.... Meio macho.
Ou um genro meio fêmea. Resumindo: uma nora quase macho, tendendo a um genro quase fêmea... E quando eu vou conhecer o meu. A minha... O Murilo ?
Pode chamar ele de Biscoito. É o apelido.
Tá ! Biscoito... Já gostei dele.. Alguém com esse apelido só pode ser uma pessoa bacana. Quando o Biscoito vem aqui ?
Por quê ?
Por nada. Só pra eu poder desacordar seu pai com antecedência.
Você acha que o Papai não vai aceitar ?
Claro que vai aceitar! Lógico que vai. Só não sei se ele vai sobreviver.. . Mas isso também é uma bobagem. Ele morre sabendo que você achou sua cara-metade. E olha que espetáculo: as duas metade com bigode.
Mãe, que besteira ... Hoje em dia ... Praticamente todos os meus amigos são gays.
Só espero que tenha sobrado algum que não seja... Pra poder apresentar pra tua irmã.
A Bel já tá namorando.
A Bel? Namorando ?! Ela não me falou nada... Quem é?
Uma tal de Veruska.
Como ?
Veruska...
Ah !, bom! Que susto! Pensei que você tivesse falado Veruska.
Mãe !!!...
Tá.., tá..., tudo bem...Se vocês são felizes. Só fico triste porque não vou ter um neto ..
Por que não ? Eu e o Biscoito queremos dois filhos. Eu vou doar os espermatozóides. E a ex-namorada do Biscoito vai doar os óvulos.
Ex-namorada? O Biscoito tem ex-namorada?
Quando ele era hétero... A Veruska.
Que Veruska ?
Namorada da Bel...
"Peraí". A ex-namorada do teu atual namorado... E a atual namorada da tua irmã . Que é minha filha também... Que se chama Bel. É isso? Porque eu me perdi um pouco...
É isso. Pois é... A Veruska doou os óvulos. E nós vamos alugar um útero...
De quem ?
Da Bel.
Mas . Logo da Bel ?! Quer dizer então... Que a Bel vai gerar um filho teu e do Biscoito. Com o teu espermatozóide e com o óvulo da namorada dela, que é a Veruska.
Isso.
Essa criança, de uma certa forma, vai ser tua filha, filha do Biscoito, filha da Veruska e filha da Bel.
Em termos....
A criança vai ter duas mães : você e o Biscoito. E dois pais: a Veruska e a Bel.
Por aí...
Por outro lado, a Bel....,além de mãe, é tia... Ou tio... Porque é tua irmã.
Exato. E ano que vem vamos ter um segundo filho. Aí o Biscoito é que entra com o espermatozóide. Que dessa vez vai ser gerado no ventre da Veruska... Com o óvulo da Bel. A gente só vai trocar.
Só trocar, né ? Agora o óvulo vai ser da Bel. E o ventre da Veruska.
Exato!
Agora eu entendi ! Agora eu realmente entendi...
Entendeu o quê?
Entendi que é uma espécie de swing dos tempos modernos!
Que swing, mãe ?!!....
É swing, sim ! Uma troca de casais... Com os óvulos e os espermatozóides, uma hora no útero de uma, outra hora no útero de outra.....
Mas...
Mas uns tomates! Isso é um bacanal de última geração! E pior... Com incesto no meio..
A Bel e a Veruska só vão ajudar na concepção do nosso filho, só isso...
Sei !!! ... E quando elas quiserem ter filhos...
Nós ajudamos.
Quer saber ? No final das contas não entendi mais nada. Não entendi quem vai ser mãe de quem, quem vai ser pai de quem, de quem vai ser o útero,o espermatozóide. .. A única coisa que eu entendi é que...
Que.... ?
Fazer árvore genealógica daqui pra frente... vai ser foda.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Não ter amigos é tão perigoso quanto fumar ou beber em excesso

Estudos revelam que pessoas com menos relações sociais morrem até 50% antes das que convivem mais

Não ter amigos pode ser tão perigoso para a saúde como fumar ou consumir álcool em excesso, diz um estudo de cientistas americanos publicado na última terça-feira no site da revista PLoS Medicine.


Os especialistas, da Universidade Brigham Young, em Utah, e do Departamento de Epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte, asseguram que o isolamento é ruim para a saúde e, no entanto, essa é uma tendência cada vez maior no mundo industrializado, onde "a quantidade e a qualidade das relações sociais estão diminuindo enormemente".


Estudos prévios demonstraram que as pessoas com menos relações sociais morrem antes daquelas que se relacionam mais com amigos, conhecidos e parentes.


Por isso, preocupados com o aumento de pessoas que se relacionam menos com as outras, os cientistas analisaram como um isolamento excessivo pode afetar a saúde. Para tanto, os pesquisadores recorreram a 148 estudos prévios com dados sobre a mortalidade de indivíduos em função de suas relações sociais.


Após analisar informações de 308.849 indivíduos acompanhados por cerca de 7,5 anos, os pesquisadores descobriram que as pessoas com mais relações sociais têm 50% mais chances de sobrevivência do que quem se relaciona menos com outros.


Segundo os especialistas, a importância de ter uma boa rede de amigos e boas relações familiares "é comparável a deixar de fumar e supera muitos fatores de risco como a obesidade e a inatividade física".


Esses resultados também revelam que, analisando a idade, o sexo ou a condição de saúde do indivíduo, a integração social pode ser outro fator levado em conta na hora de avaliar o risco de morte de uma pessoa.


"A medicina contemporânea poderia se beneficiar do reconhecimento de que as relações sociais influem nos resultados de saúde dos adultos", apontam os responsáveis pelo levantamento. Eles acreditam que médicos e educadores deveriam advertir sobre a importância da relações sociais da mesma forma que defendem o antitabagismo, uma dieta saudável e a realização de exercícios.
Fonte: http://www.estadao.com.br, em 28/07/2010.

Supermercado recolherá lâmpadas fluorescentes

O consumidor que desejar descartar suas lâmpadas fluorescentes usadas, de forma ambientalmente correta, pode levá-las até o supermercado.
 
A rede Pão de Açúcar, em parceria com a concessionária de energia AES Eletropaulo, fará o recolhimento de lâmpadas em sete lojas entre os dias 19 a 31 de julho.
 
As lâmpadas serão recolhidas pela empresa especializada Tramppo, que realiza descontaminação de lâmpadas fluorescentes. Os resíduos gerados no processo - mercúrio, pó fosfórico, vidro, alumínio - são destinados à indústria, para serem reaproveitados como matéria-prima.
 
Segundo Lígia Korkes, gerente de sustentabilidade da rede Pão de Açúcar, a iniciativa de recolher as lâmpadas atende a uma demanda do consumidor, mas esbarra no alto custo da destinação correta desse material, que varia de R$ 1 a R$ 2 por lâmpada.
 
“Estamos conversando com os fabricantes de lâmpadas para ter coletores em todas as lojas, de forma permanente”, diz Lígia.
 
A relação de lojas que terão postos de recolhimento das lâmpadas pode ser consultada em http://www.paodeacucarverde.com.br/.
 
No período que durar a ação, as lâmpadas econômicas serão vendidas nas lojas da rede com até 40% de desconto.
 
As lâmpadas fluorescentes são um dos tipos de resíduos que devem ganhar um sistema de recolhimento em todo o País, de acordo com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em dezembro do ano passado.

Fonte: O Estado de S. Paulo em 18/07/2011. 

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Autonomia no ambiente de trabalho é conceito com diferentes significados

Empregados com autonomia – que se sentem livres para fazer escolhas no ambiente de trabalho – são mais satisfeitos e produtivos. Porém, não existe uma definição universal do que seria autonomia. Isto significa que o que em algumas culturas é interpretado como liberdade de decisão, em outras pode significar mera desorganização.

Esta é uma das conclusões publicadas no livro Human Autonomy in Cross-Cultural Context: Perspectives on the Psychology of Agency, Freedom and Well-Being (“Autonomia Humana em Contexto Multicultural: Perspectivas sobre a Psicologia da Agência, Liberdade e Bem-Estar”), de autoria de Marylène Gagné e Devasheesh Bhave, da Universidade de Concordia.

“Ter autonomia é importante em qualquer cultura”, diz Gagné. “A percepção da autonomia tem um efeito positivo nos trabalhadores. No entanto, os gerentes não podem simplesmente adotar métodos norte-americanos em qualquer lugar e esperar que eles funcionem. Mesmo no Canadá, a abordagem utilizada para dar mais autonomia aos empregados precisa ser constantemente repensada na medida em que o país se torna mais multicultural. As pessoas não reagem da mesma maneira às iniciativas da gerência como no passado”.

Autonomia pode ter vários significados

A palavra autonomia pode ter definições diferentes. As organizações podem permitir que seus funcionários decidam a hora que entram e saem, que escolham como ou de onde irão trabalhar ou mesmo permitir que trabalhem em casa. Não importa como a autonomia é definida, quando as pessoas sentem que têm liberdade, os resultados são impressionantes. Benefícios potenciais incluem mais comprometimento, melhor desempenho e aumento da produtividade.

“Principalmente em trabalhos que demandam criatividade ou complexidade, a autonomia permite que os funcionários produzam melhor”, diz. “Em trabalho de rotina, a autonomia não gera muito impacto na produtividade, mas pode ainda aumentar a satisfação, que tem consequências positivas. Quando a gerência toma decisões no que diz respeito à organização, eles deveriam sempre pensar nesta questão, em como a autonomia afetará seus empregados”.

Paradoxalmente, alguns funcionários tolhem a autonomia de seus empregados ao monitorar computadores ou mesmo as ligações no ambiente de trabalho. Segundo Gagné, é por isso que quadrinhos como Dilbert são tão populares. “Eles tocam em um assunto sensível a muitos, porque são o reflexo do ambiente de trabalho de muitas pessoas”.

Faltam pesquisas sobre modelos de gestão em outras culturas

Com o local de trabalho em constante evolução e globalização, as pesquisas sobre o significado multicultural da autonomia se tornam cada vez mais importantes. Até pouco tempo, a maioria das pesquisas sobre gestão era realizada na América do Norte. Como resultado, as chefias de outros países não encontravam bases teóricas para desenvolver técnicas funcionais em seu próprio contexto cultural.

Neste sentido, Gagné está agora estudando o comportamento de liderança em vários países, incluindo China e Itália.

“Estamos tentando identificar como o comportamento da gestão afeta a motivação dos funcionários e se o mesmo comportamento em diferentes países tem o mesmo efeito. Às vezes sim. Por exemplo, em algumas culturas, os chefes pedem a opinião de subordinados, porque isso faz que pareçam vulneráveis. Neste caso, os gerentes devem buscar outra forma de estimular a autonomia entre seus empregados. Não existe uma receita simples”, conclui.
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Fonte: Concordia University em 13/07/2011.

domingo, 17 de julho de 2011

Síndrome de Asperger tem relação com o autismo, mas a condição não afasta indivíduos do convívio social.

Por Enio Rodrigo
 
Síndrome popularizada por personagens como Sheldon Cooper, do seriado The Big Bang Theory, faz parte dos transtornos do espectro do autismo e impacta a forma como o indivíduo se comunica e interage socialmente.
 
Dificuldades em conversar, interagir em ambientes sociais e ter áreas de interesse muito específicas – envolvendo comportamentos repetitivos e redundantes – pode indicar uma condição conhecida como Síndrome de Asperger, uma variação mais branda dos chamados transtornos do espectro do autismo (TEA), condição que atinge uma em cada mil crianças no mundo todo.

“O diagnóstico dos TEA é feito a partir de três áreas bastante afetadas nos indivíduos com autismo: comunicação, interação social e comportamentos repetitivos restritos. Importante salientar também que esses indivíduos têm, na grande maioria dos casos, níveis intelectuais comprometidos. E essa é a grande diferença para os chamados ‘aspergers’: eles não necessariamente têm atrasos no desenvolvimento cognitivo”, explica Julianna Di Matteo, psicóloga e pesquisadora do tema, que trabalha com o Grupo de Saúde Mental da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape), ligado ao Projeto Distúrbios do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPq/USP).

Os indivíduos aspergers não só não têm dificuldades cognitivas, como também podem se destacar em algumas áreas do conhecimento justamente por causa da característica que acompanha os TEA, ou seja, os comportamentos repetitivos. O repertório é restrito, mas aprofundado para determinados temas.

“Quando eles têm um objeto de interesse, o foco de atenção é bastante alto nos detalhes desses objetos. Se for a matemática ou datas, por exemplo, eles acabam se tornando uma espécie de ‘experts’ nessas áreas. A mesma coisa acontece com outros objetos mais concretos, como a mecânica de um automóvel, digamos”, exemplifica a especialista.

Os aspergers também têm um maior nível de interação social do que os indivíduos com autismo. A dificuldade ainda é presente, mas apesar disso as condições para essa interação são maiores. “O que pode acontecer é eles interagirem de uma forma diferente como, por exemplo, apresentarem trejeitos físicos ou na linguagem – falar de forma prolixa ou com uma entonação diferente – que fica nítido para o interlocutor e que chama a atenção”, diz a especialista.

Q.I. acima da média?

Por causa dessa facilidade em se aprofundar em determinados temas de interesse, é comum que se associe a Síndrome de Asperger a uma maior inteligência. Não é bem assim, diz Di Matteo. O que acontece é que o desenvolvimento intelectual dos aspergers segue a mesma linha do observado nos indivíduos sem a síndrome, ou seja, há variações diversas. “Como a síndrome não está associada necessariamente a uma perda cognitiva, eles podem desenvolver inteligência mediana ou acima da média. Mas a síndrome não é uma determinante para isso.”

Essa associação a um Q.I. elevado vem, principalmente, de personagens que se tornaram notórios na vida real ou na televisão. O caso da pesquisadora Temple Grandin – conhecida no Brasil principalmente por ser a “inventora da máquina do abraço” e cuja vida virou uma série premiada em um canal pago americano, estrelada pela atriz Claire Danes – é um desses. Mas talvez o mais popular seja o personagem Sheldon Cooper, um dos astros da série The Big Bang Theory.

“Se Sheldon fosse uma pessoa real, poderíamos dizer que ele tem traços bastante indicativos de Asperger. A dificuldade dele em reconhecer sutilezas na hora de se comunicar – como expressões faciais ou então quando há sarcasmo nas frases – e a tendência de levar tudo o que se fala ‘ao pé da letra’, são características da síndrome. O foco intenso na sua área de atuação também poderia ser outro indicativo”, afirma a psicóloga.

Distância emocional

Outro lugar-comum quando o assunto é o TEA e, consequentemente, a Síndrome de Asperger, é quanto à dificuldade desses indivíduos estabelecerem laços emocionais. Mas não se deve deixar enganar. Apesar da falta de contatos nos olhos e da comunicação difícil – os assuntos normalmente giram em torno daquilo que eles gostam –, os autistas e aspergers também têm grande afeição pelas pessoas próximas. “No caso dos aspergers, eles lidam bem com o fato de ficarem sozinhos. Mas deixam claro o que sentem pelos familiares, por exemplo. Eles verbalizam essa identificação com as pessoas, mas são pragmáticos e lidam bem com as situações emocionais”, diz Di Matteo.

Por conta de tudo isso, os indivíduos com Asperger também podem – caso desejem – ter uma rotina normal, inclusive aquelas ligadas ao trabalho. “Mas eles têm certa dificuldade de lidar com a pressão – pois não são flexíveis e podem se desorganizar – e de fazer algo que não seja de sua área de interesse.

Nesses casos, uma comorbidade identificada pelos pesquisadores aqui na Avape foi o aparecimento de transtornos depressivos. Isso ainda é uma hipótese e estamos trabalhando para identificar exatamente como isso acontece. Estamos trabalhando para coletar dados que comprovem essa comorbidade e gerar pesquisas científicas na área para chegar a conclusões confiáveis”, finaliza Juliana Di Matteo.

Fonte: http://oqueeutenho.uol.com.br, em 20/06/2011.

sábado, 16 de julho de 2011

Dietas com menos carboidrato ajudam a diminuir gordura abdominal, confirma estudo

Uma dieta pode ter diferentes objetivos. Enquanto alguns querem perder medidas, outros querem ganhar massa muscular.
 
Se o caso é a perda de centímetros na cintura, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Alabama, aponta que reduzir a quantidade de carboidratos da dieta pode colaborar nos resultados.

1181954 21875046 300x225 Dietas com menos carboidrato ajudam a diminuir gordura abdominal, confirma estudoA gordura abdominal, que se acumula nas camadas profundas do abdome, em volta dos órgãos, oferece maiores riscos à saúde. Segundo o autora do estudo, Barbara Gower, ela é a responsável pelo diabetes tipo 2, doenças arterial coronariana e acidente vascular cerebral.

O estudo envolveu cerca de 70 homens e mulheres saudáveis, mas com sobrepeso. O grupo foi divido em dois.

Ambos receberam uma dieta de baixa caloria, sendo que um grupo recebia uma dieta padrão, com uma porcentagem maior de calorias de carboidratos (55%) e menor de calorias de gordura (27%) e o outro a dieta com uma modesta redução de carboidrato (43% e 39% respectivamente). As proteínas somavam 18% em cada dieta.

No início e final de cada etapa do estudo, os participantes eram submetidos a diversos exames, entre eles a tomografia computadorizada – exame capaz de medir de maneira precisa a quantidade de gordura abdominal.

Após a fase de manutenção do peso, os voluntários que consumiram a dieta com baixo carboidrato apresentaram 11% menos gordura abdominal do que os participantes na dieta padrão.

Durante a fase de perda de peso, ambos os grupos perderam peso. No entanto, a dieta com restrição moderada de carboidratos promoveu uma perda de 4% maior de gordura total.

“Para aqueles dispostos a perder peso, a redução modesta de carboidratos ajuda a perder gordura, ao invés de tecido magro. A redução modesta oferece uma variedade de alimentos suficiente para atender às preferências pessoais”, conclui.
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Fonte: The Endocrine Society, em 16/07/2011.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Está na hora de cuidar do fígado

Por Rita Trevisan fotos Fabio Mangabeira Ilustração Luiz Lentini

Além de degradar substâncias tóxicas, o órgão desempenha cerca de cinco mil funções vitais.

O problema é que, cultivando maus hábitos, colocamos em risco tantos benefícios

O fígado merece o crédito de órgão auxiliar do sistema digestório, já que sua atuação é fundamental para garantir a absorção de vitaminas e minerais. Além disso, é ele quem separa, no sangue, o que o corpo tem condições de aproveitar do que é lixo tóxico e, portanto, precisa ser eliminado o mais rápido possível.

Mas o status de ajudante do intestino não faz justiça à tremenda importância desse trabalhador incansável para o restante do corpo humano. "O órgão é responsável por várias outras funções, como a síntese de diversas proteínas, a produção de fatores de coagulação sanguínea e de substâncias que nos ajudam a neutralizar a ação de agentes agressores, causadores de doenças", explica o hepatologista Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia. Como se não bastasse, o fígado ainda conta com muitas outras atribuições. "O órgão também responde pela destruição das hemácias mais antigas, pelo armazenamento e liberação de glicose no sangue e pela produção de colesterol", complementa o hepatologista Luiz Augusto Carneiro D'Albuquerque, diretor do Serviço de Transplante e Cirurgia do Fígado do Hospital das Clínicas (SP).

ACERTE NO CARDÁPIO!


Verduras, legumes, frutas e cereais integrais. Além de fibras, esses alimentos trazem ao organismo vitaminas e sais minerais que são essenciais para o processo de desintoxicação que ocorre no fígado.
Confira as dicas da nutricionista Fernanda Tínel, da Santa Casa de Misericórdia (SP), para usar a dieta a seu favor. Aposte nestes alimentos:

Certas substâncias favorecem a fluidez da bile, facilitando seu transporte para fora do fígado, onde será utilizada no processo de metabolização das gorduras. São elas: colina (encontrada na lecitina de soja e no fígado), a betaína (encontrada na beterraba), a metionina (cereais integrais), a vitamina B6 (nozes, gérmen de trigo, lentilha), ácido fólico (feijão, pão integral, brócolis, tomate e espinafre), vitamina B12 (salmão e ovos).

Outros compostos facilitarão a desintoxicação realizada pelo fígado. É o caso do betacaroteno (vegetais de tonalidade amarelo/alaranjada e verdes-escuro), da vitamina C (frutas cítricas), da vitamina E (óleos de gérmen de trigo ou girassol, oleaginosas, como a castanha-dobrasil, a amêndoa e a avelã) e das vitaminas do complexo B (atum).

A despeito de cumprir religiosamente com tantos encargos, é sabido que as doenças relacionadas ao fígado se tornam frequentes. Estamos falando das hepatites B e C e das cirroses desencadeadas por abuso de álcool e pelo excesso de gorduras na alimentação. "A gordura acumulada é o que chamamos de esteatose hepática, uma doença que pode evoluir para a inflamação do órgão e para a formação de fibroses que prejudicam seu funcionamento. Essas fibroses podem se transformar em nódulos, caracterizando a cirrose. Assim, aumentam as chances de câncer de fígado", explica a hepatologista Cláudia Oliveira, professora da Faculdade de Medicina da USP.


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O fígado filtra o sangue a uma velocidade de 1,5 litro por minuto e os nutrientes processados pelo órgão são imediatamente enviados para o coração pela veia cava inferior e, de lá, seguem viagem para o restante do corpo, para serem absorvidos onde houver necessidade. 
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/, de Julho de 2011 (ed. 99).

O fígado é um dos cinco órgãos vitais e, para dar conta de seu trabalho, interage continuamente com os demais.

1. O fígado filtra o sangue a uma velocidade de 1,5 litro por minuto e os nutrientes processados pelo órgão são imediatamente enviados para o coração pela veia cava inferior e, de lá, seguem viagem para o restante do corpo, para serem absorvidos onde houver necessidade.

2. Caberá ao fígado, ainda, reconhecer as substâncias tóxicas do sangue - como drogas, venenos, álcool - para, a seguir, catabolizá-las, isto é, quebrá-las em moléculas menores, que poderão permanecer armazenadas no próprio fígado, ou ser excretadas pelos rins, pele ou pulmões.

3. Na vesícula, a bile produzida pelo fígado é armazenada até que o intestino precise dela, para digerir as gorduras e absorver adequadamente as vitaminas A, D, E e K.

4. O fígado é o único órgão irrigado por duas fontes. os nutrientes absorvidos no estômago e intestino delgado chegam até ele pela veia porta. Pela artéria hepática, o fígado recebe oxigênio do sangue, para alimentar suas células.

Gordura acumulada

A esteatose hepática é a doença crônica mais comum entre as que atingem o fígado e estima-se que sua prevalência, no país, gire em torno de 20% a 30% da população.

O número de pacientes com esse diagnóstico vem aumentando e boa parte deles sequer desconfia dos perigos a que está exposto. "Habitualmente, as doenças hepáticas evoluem por décadas sem qualquer sintoma específico. Isso dificulta muito o diagnóstico precoce", alerta Paraná.

A longo prazo, o problema pode refletir no aparecimento de edemas, inchaços nas pernas, ou de ascite, que é a retenção de líquido no abdome. Ao mesmo tempo, o paciente que sofre de uma insuficiência hepática perderá massa muscular e gordura. "Mas esses sinais só são notados quando o órgão já está muito debilitado", diz Cláudia.

Em geral, a doença é detectada durante os exames anuais de check-up. "A gordura acumulada no fígado pode ser vista num ultrassom de abdome. No entanto, a imagem não é suficiente para apontar se já existe um processo inflamatório em curso, dado que o médico colherá por meio de um exame de sangue específico e que só poderá ser confirmado pela biópsia hepática. Mas trata-se de uma avaliação que fazemos caso a caso", explica a hepatologista Marta Deguti, coordenadora do Projeto Jovem Gastro da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

As causas da doença ainda não estão muito bem explicadas. De qualquer forma, já se sabe que há uma relação direta entre o aparecimento da esteatose e os quadros de obesidade.

"Pessoas que estão na faixa de sobrepeso ou obesas e que acumulam gordura principalmente na região do abdome estão mais propensas a sofrer de esteatose hepática. Da mesma forma, pacientes que apresentam resistência à insulina, diabetes, colesterol alto e hipertensão fazem parte do grupo de risco", alerta Marta.

A chave para manter o órgão saudável é a mudança alimentar. Evite os grandes vilões como alguns cortes de carne vermelha e a manteiga

O que você pode fazer


Felizmente, é possível minimizar as chances de debilitar o fígado. E a chave para o sucesso no tratamento é a mudança de hábitos, principalmente os alimentares. No cardápio, os grandes vilões são os alimentos ricos em gorduras saturadas, principalmente as fontes de gordura animal, como alguns cortes de carne vermelha e a manteiga. "Os carboidratos simples e os doces também precisam ser controlados", recomenda Cláudia.

No mais, é interessante controlar o consumo de medicamentos e até mesmo chás fitoterápicos, já que todas essas substâncias são metabolizadas no fígado e podem obrigá-lo a trabalhar muito além de sua capacidade. "Alguns chás, apesar de serem vendidos como produtos naturais, podem lesionar o fígado, por conterem substâncias que são tóxicas", alerta Luiz Augusto D'Albuquerque.

8 boas razões para mudar seus hábitos


1. O fígado ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue, armazenando carboidratos na forma de glicogênio, um tipo de estoque de energia que o corpo acessa quando estivermos executando uma atividade física extenuante.

 

2. É ele quem permite a absorção de vitaminas e sais minerais, como a vitamina A, D, E e K, o ferro e o cobre.

 

3. O órgão é responsável pela degradação de substâncias tóxicas contidas no sangue, como álcool e outras drogas.

 

4. Fabrica 70% do colesterol que circula pelo nosso organismo, gordura que é fundamental para o transporte de diversas substâncias no corpo.

 

5. Produz a bile, enzima que atua no intestino e que ajuda a digerir gorduras e a absorver algumas vitaminas.

 

6. Funciona como uma reserva de sangue e ajuda o corpo a se recompor no caso de uma hemorragia severa. Na verdade, o fígado tem capacidade para armazenar 1/4 do total desse fluido que circula pelo organismo.

 

7. Participa da produção de diversas proteínas importantes, que estão relacionadas a fatores imunológicos e de coagulação sanguínea.

 

8. Destrói os glóbulos vermelhos que estão envelhecidos ou que se encontram em condições anormais.