segunda-feira, 5 de abril de 2010

"Além de Darwin" explica por que patos são os "campeões penianos do mundo"

No capítulo de "Além de Darwin" intitulado "Donald, o bem-dotado - Batalha sexual faz dos patos os campeões penianos do mundo", o repórter de Ciência da Folha Reinaldo José Lopes explica os motivos evolutivos por trás da grande dilatação peniana da espécie.


Uma oportuna contribuição para o debate internacional da evolução

O capítulo, que está na parte "Parceiros - dos deleites e das agruras de se reproduzir fazendo sexo" da obra, é um exemplo de como o autor consegue usar fatos inusitados e bem-humorados para iniciar uma discussão mais profunda sobre as teorias darwinianas e seu impacto na ciência e no cotidiano.

A teoria da evolução, e o seu embate com o criacionismo, outro dos assuntos centrais da obra, é um dos temas mais polêmicos e importantes da biologia, quanto da ciência e até mesmo da natureza humana. "Além de Darwin" contribui a esse debate ao expor com simplicidade -mas sem abrir mão da profundidade- a teoria darwiniana até os mais recentes avanços da biologia e da genética.

A biologia hoje possui um papel central no conhecimento no século 21, semelhante ao que a física teve no século 20. Da medicina à engenharia genética, dos alimentos modificados ao meio ambiente, das pesquisas com células-tronco à história da vida, tudo passa por ela. Segundo, a teoria da evolução está no centro do mais acirrado debate político-ideológico contemporâneo, o que confronta a própria evolução ao criacionismo e o design inteligente.

O título se diferencia de outras obras científicas pelo tom direto, como em um livro-reportagem, resultado da experiência do autor com o jornalismo científico, o que o torna uma obra que pode ser compreendida pelos leigos sem alienar os iniciados.