quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Etecs de SP recebem inscrições para o vestibulinho 2011 a partir desta sexta

As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) de São Paulo recebem inscrições para o vestibulinho 2011 a partir desta sexta-feira (1º). Os interessados devem se cadastrar pela internet até as 15h do dia 22 de outubro.


O valor da taxa é de R$ 25. No total, estão em disputa 85.112 vagas. Destas, 65.919 são para cursos técnicos e 19.193 para o ensino médio.


Das vagas disponibilizadas para o ensino técnico, 56.308 são destinadas às 191 Etecs e às 34 classes descentralizadas, que são unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec. Esse número inclui também as 2.002 vagas oferecidas na modalidade semipresencial por meio do TEC (Telecurso) para 51 turmas de 31 Etecs.

Outras 8.236 vagas serão oferecidas para cursos técnicos em salas de 106 escolas estaduais e 1.375 em 22 CEUs (Centros Educacionais Unificados) da Capital. As aulas serão noturnas, ministradas por professores das Etecs.


Neste processo são oferecidos sete novos cursos: administração integrado ao ensino médio, celulose e papel, dança esportiva, informática integrado ao ensino médio, informática para internet integrado ao ensino médio, química integrado ao ensino médio e serviço de restaurante e bar.

Consulte aqui todos os cursos disponíveis.

Podem concorrer às vagas do ensino médio, o candidato que concluiu o ensino fundamental nas modalidades regular, EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).


Para se inscrever no ensino técnico é necessário ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do ensino médio. O candidato que concluiu ou está cursando a EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do ensino médio, declaração que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

Provas


Os locais de realização dos exames serão divulgados em 16 de novembro. As provas acontecem no dia 21 do mesmo mês, a partir das 13h30. O exame é composto por 50 questões de múltipla escolha, relacionadas às diferentes áreas do saber (científico, artístico e literário), à comunicação e expressão, em diversos tipos de linguagem, abrangendo conhecimentos comuns de 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.


O gabarito oficial será publicado no mesmo dia de realização das provas, a partir das 18h. Eventuais questionamentos deverão ser encaminhados, com a devida justificativa, pela internet, na seção "Fale Conosco", até as 12h de 23 de novembro.


A classificação geral será divulgada no dia 13 de janeiro de 2011, na unidade em que o candidato se inscreveu ou pela internet. A matrícula dos aprovados em primeira chamada será realizada nos dias 17 e 18 de janeiro. Nos dias 19 de 20 do mesmo mês acontece a publicação e a matricula da segunda chamada.


Confira as outras datas:


21/1: divulgação da terceira chamada e matrícula;

24/1: divulgação da quarta chamada e matrícula;

26/1: divulgação da quinta chamada e matrícula.

Somente a classificação geral poderá ser conferida pela internet. As listas de convocação devem ser verificadas nas próprias unidades.

Outras informações podem ser obtidas no manual do candidato ou pelo site da instituição.