quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Enade é no dia 21/11 (domingo)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) vai divulgar na primeira semana de novembro o local de prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2010.


A consulta poderá ser feita pela página do órgão na internet.


No mesmo site, já está disponível o questionário socioeconômico a ser respondido pelos alunos que forem fazer o Enade.


A prova acontece no dia 21 de novembro, às 13h.


Neste ano, serão avaliados os seguintes bacharelados e licenciaturas:


Agronomia;
Biomedicina;
Educação física;
Enfermagem;
Farmácia;
Fisioterapia;
Fonoaudiologia;
Medicina;
Medicina veterinária;
Nutrição;
Odontologia;
Serviço social;
Terapia ocupacional;
Zootecnia;
Cursos tecnológicos avaliados:
Agroindústria;
Agronegócios;
Gestão hospitalar;
Gestão ambiental;
Radiologia.

Quem deve fazer

Deverão fazer a avaliação estudantes do primeiro e do último ano de graduação. No bacharelado, são considerados do primeiro ano aqueles que, até o dia 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso. Já estudantes considerados do último ano são aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo ou que tenham condições acadêmicas para conclusão do curso em 2010.

Para cursos de tecnologia com carga horária mínima de até 2 mil horas, serão considerados estudantes do final do primeiro ano aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído entre 7% e 25% da graduação. Serão considerados do último ano aqueles que, até 2 de agosto, tiverem concluído 75% do curso.

Serão dispensados do Enade estudantes que colarem grau até 31 de agosto e que estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada com a faculdade do estudante.

Formato

Os alunos terão de responder dez questões relacionadas à formação geral. Segundo texto publicado no Diário Oficial, espera-se que os alunos "evidenciem a compreensão de temas que possam transcender ao seu ambiente próprio de formação e sejam importantes para a realidade contemporânea. Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas". Nessa parte da avaliação, os estudantes terão de responder duas questões discursivas e oitos perguntas de múltipla escolha.

No que se refere à formação específica de cada curso, há um detalhamento dos conteúdos por área de conhecimento. Os graduandos terão de responder 30 questões, sendo três delas discursivas e as outras 27 serão de múltipla escolha.

Confira o conteúdo das portarias no Diário Oficial da União, clicando aqui.