quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Amy Winehouse compôs todas as músicas do terceiro CD e pretendia formar supergrupo


  • Capa do disco póstumo de Amy Winehouse
    Capa do disco póstumo de Amy Winehouse
Amy Winehouse compôs todas as músicas que estariam em seu terceiro álbum. Ela inclusive escolheu os títulos das músicas. Mas o produtor Salaam Remi diz que a cantora, que morreu em julho, não tinha pressa em lançar o novo material, pois planejava lançar um álbum de jazz antes com um supergrupo que incluía Questlove, da banda The Roots.
"Ela escreveu tudo que queria", disse Remi na terça-feira (15) em uma audição para a imprensa de "Lioness: Hidden Treasures", disco com 12 faixas entre covers e versões de músicas já lançadas de Amy Winehouse, algumas feitas em apenas um take. Somente duas das músicas que Amy Winehouse compôs foram gravadas e estão na compilação "Lioness: Hidden Treasures", que será lançada no dia 5 de dezembro no Reino Unido e no dia seguinte nos Estados Unidos.
Remi, que trabalhou nos dois outros álbuns da cantora, "Frank" e "Back to Black," produziu a maior parte do novo trabalho, e diz que Amy  Winehouse era uma perfeccionista quando o assunto era escrever música.
"Ela estava tomando seu tempo com isso, e no final do dia todas as suas músicas eram de alguma maneira autobiográficas, então ela tinha que passar por alguma coisa, sair daquilo e olhar para trás para conseguir escrever sobre aquilo", disse Remi. "Quem sabe o que vai acontecer no futuro com isso", disse sobre as músicas que ela escreveu.
Antes de seu terceiro disco ser lançado, Remi diz que Amy Winehouse queria gravar com o baterista do Roots, ?uestlove, e com o saxofonista Soweta Kinch. "Haviam vários outros nomes sendo cogitados", disse.
?uestlove realmente fez o novo álbum: ele aparece na faixa "Half Time". Há também uma música feita por Winehouse aos 18 anos, outra sobre a infidelidade do ex-marido Blake Fielder e "Best Friend", que abre com a frase "Mal posso esperar para me afastar de você".
Remi já produziu The Fugees, Nas, Jazmine Sullivan e Nelly Furtado. Ele produziu a música "Block Party" da integrante do TLC Lisa "Left Eye" Lopes, e Winehouse decidiu procurá-lo após ouvir a faixa. Remi diz que a cantora costumava compor as músicas enquanto tocava violão e que o novo álbum é tão bom quanto os anteriores.
Ele também disse que fostaria de lançar material inédito da cantora antes que outros o façam. "Antes que alguém apareça com uma música estranha... isso é o que realmente é", disse. "Isso é qualidade".
Amy Winehouse morreu de intoxicação acidental de álcool aos 27 anos. Seu corpo foi encontrado em sua casa em Londres no dia 23 de julho.
Ouça duas faixas do álbum póstumo de Amy Winehouse:


Músicas do álbum “Amy Winehouse Lioness: Hidden Treasures”:

1- “Our Day Will Come (versão reggae)” – Cover
2- “Between the Cheats” – Canção inédita
3- “Tears Dry” – Versão balada original de “Tears Dry on Their Own”
4- Wake up Alone” – Demo de março de 2006
5- “Will You Still Love Me Tomorrow” – Cover da canção do Shirelles
6- “Valerie” – Versão lenta da canção gravada com Mark Ronson
7- “Like Smoke” com Nas - Canção inédita
8- “The Girl from Ipanema” – Cover da canção de bossa nova
9- “Halftime” - Canção inédita
10- “Best Friends” – Gravação de fevereiro de 2003
11- “Body and Soul” com Tony Bennett – Cover da canção de jazz
12- “A Song for You” – Cover da canção de Leon Russell gravada na primavera de 2009.