quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Com relaxar o pé depois de um dia de trabalho.

 
Para ter uma noite tranquila, os pés precisam estar sempre relaxados e sem nenhuma dor.
 
Afinal, encarar a rotina novamente no outro dia exige disposição.
 
Basta dedicar alguns minutos do seu dia e investir em cuidados diários para sentir a diferença.
 
Confira algumas dicas básicas, porém eficazes, e alivie os pés cansados após um dia de trabalho.
 
Evite a má circulação
 
A primeira coisa a se fazer quando chegar em casa, é descalçar os pés para aliviar as dores. Mas, além disso, é preciso mexer os pés para ativar a circulação e diminuir o inchaço.
 
Levante os pés a mais ou menos 45 graus e, com as mãos, mexa os dedos por alguns minutos. Alguns exercícios físicos que podem ser feitos em casa mesmo para movimentar os pés, também são eficazes para aliviar as dores.
 
Relaxe os pés
Depois de ativar a circulação, repouse os pés em salmora (mistura de água quente com duas colheres de sal) e deixe os pés relaxarem por um tempo. Passar os pés na água corrente quente e depois fria por um minuto cada é muito revigorante e dá uma boa sensação de relaxamento para os pés. Mas cuidado, pois esse procedimento não é indicado para pessoas que sofrem de má circulação e diabetes devido as diferenças de temperatura.
 
Massagem nos pés
 
Faça uma sessão relaxamento com uma boa massagem nos pés com creme hidratante. A reflexologia podal é uma técnica que ajuda a amenizar as dores causadas pelo estresse e ansiedade do dia-a-dia relaxando os pés e reestabelecendo a harmonia para o corpo todo.
 
A técnica consiste em apertar delicadamente os dedos, fazendo pressão com movimentos circulares para aliviar as dores na planta dos pés. Uma dica que também ajuda a aliviar as dores depois da massagem, é mergulhar os pés em uma bacia com chá de hortelã ou camomila.
 
Gelo: um santo remédio
 
Colocar gelo enrolado em um pano por alguns minutos nos pés e tornozelos é tiro e queda para eliminar as dores ou qualquer tipo de inflamação. Faça movimentos circulares em toda a região da planta dos pés, nos dedos, e em seguida passe um pouco de creme hidratante.
 
Escolha o sapato certo
 
Quem passa muito tempo em pé ou andando com calçados desconfortáveis por muitas horas acaba sofrendo com dores no final dia. Para aliviar um pouco o desconforto, é recomendado usar sapatos que deixe os pé bem acomodados e confortáveis. Escolha modelos que não apertem os pés para não causar a má circulação.
 
Se usados diariamente, os saltos finos podem causar sério problemas na coluna. Troque por modelos em que o salto seja o mais baixo possível ou elimine de vez para evitar a fadiga. As solas dos pés também sofrem agressões devido a escolha errada do calçado.
 
ATENÇÃO:
 
Escolha tênis ou sapatos em que a sola seja mais grossa e com amortecedores.

Como fazer um Escalda-pés
 
O escalda-pés é um segredo antigo, pra manter os pés bonitos e relaxados. A água morna com sais e aromas alivia a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos.

A reflexologia podal alivia a tensão e pode prevenir problemas de saúde. A experiência inteira é muito agradável e relaxante.

Já para manter os pés macios e hidratados, uma receitinha rápida garante pele lisa a eles. Lave seus pés em uma bacia com algumas gotinhas de óleo essencial de sua preferência e depois enxugue bem. Em seguida, espalhe hidratante à base de glicerina.

Ingredientes:

• uma bacia grande
• água morna
• essências florais de sua preferência
• sais de banho variados
• flores

Coloque a água morna na bacia com todo o material e deixe os pés descansarem por 15 minutos. Pra completar o tratamento, enxágüe e enxugue os pés. Pressione-o ponto a ponto com o dedo polegar

PASSO-A-PASSO:

1) Coloque água morna (no máximo 40 graus) em uma bacia.
2) Adicione sais de banho da sua preferência.
3) Dê charme e aproveite as boas energias das flores
4) O visual do escalda-pés é um dos fatores de relaxamento.
5) Mergulhe os seus pés por 15 minutos.
IMPORTANTE - Procure o seu médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.