domingo, 31 de maio de 2009

Fazer anotações em aula torna aprendizado mais eficiente

Dicas importantes...
Se você acha que ir à escola e prestar atenção no que o professor diz é suficiente para aprender a matéria, pode estar enganado. A prática de tomar notas vai além de um hábito da turma dos nerds: pode mesmo melhorar o desempenho em testes e facilitar o entendimento do conteúdo.
Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), para haver aprendizagem o fator fundamental é a "interação". "É preciso trocar as impressões da matéria com outras pessoas. Até para que o estudante possa dizer 'você errou'", afirma.
O certo e errado, de acordo com Alavarse, é mais bem definido nas disciplinas de exatas. Como nas humanidades, em geral, pode haver muitas versões para um mesmo fato, o debate e a discussão são boas formas de colocar o conhecimento à prova.Mas para que essa interação seja proveitosa, o especialista da USP afirma que o aluno deve fazer a sua parte. Como? Por exemplo, marcando o que achar interessante para as discussões em suas leituras prévias."Anotando estamos fazendo sínteses, resumos. E os resumos nos orientam. Se uma palavra aparece muito em um texto, é importante anotá-la, pois ela pode ser carregada de sentido". Depois de separar a palavra, o estudante deve buscar material sobre ela em um dicionário ou em livros da disciplina.
Perder menos tempo
A prática de manter um caderno com as anotações pode facilitar na hora da prova. Pegar o livro ou a apostila para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que ler o que você anotou durante a aula ou durante as horas de estudo.
"Quando o estudante lê um texto de 20 páginas, tem de ficar com, pelo menos, meia página de anotações daquele texto", diz o especialista. "Esse princípio de anotar é aparentemente simples, mas é decisivo. A escrita é a arte da memória. E o procedimento ajuda ainda mais quem tem muita coisa para estudar."Já o formato das anotações, segundo Alavarse, depende do estudante. "O importante é construir resumos, resenhas, sínteses. Não importa como vai ser o começo. Cada um aperfeiçoa como pode. Seja no laptop, no papel ou no livro", afirma.

Cinco razões para anotar
1- Anotar ajuda a memorizar a leitura e as aulas;
2- Suas anotações são fontes de dicas do que o professor considera mais importante;
3- Tomar notas ajuda a se concentrar na sala de aula;
4- Anotações são uma fonte de informação para se preparar para as provas;
5- Seu caderno, normalmente, terá informações que não estão em qualquer outro material.
Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Stanford

Guia para aprimorar suas anotações
1- Concentre-se na aula ou no material de leitura;
2- Anote com consistência; sem preguiça;
3- Seja seletivo. Não tente escrever tudo: cada pessoa fala de 125 a 140 palavras por minuto. Quem anota, consegue escrever, em média, 25 palavras por minuto;
4- Escreva o que foi dito ou lido com suas próprias palavras;
5- Organize as suas anotações;
6- Seja breve, escreva apenas os pontos importantes;
7- Use letra legível. Anotações não têm valor, se você não puder lê-las!;
8- Não se preocupe com a correção gramatical.
Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Stanford­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­