quinta-feira, 14 de maio de 2009

Tenha sucesso em sua vida...

Muitas pessoas querem ter sucesso na vida, mas não tem em mente a definição clara desta palavra. E é justamente por causa disso que a maioria se frustra e o desejo do sucesso acaba em desilusão.
O que é ter sucesso pra você?
Para alguns talvez seja ter status, uma bela casa na praia, um carro importado, ser realizado profissionalmente, ter um sobrenome de peso. Para outros pode significar ter uma família feliz, ter filhos saudáveis, ter uma casa, muitos amigos. No dicionário Aurélio a definição é que se trata de um acontecimento, uma ocorrência, um resultado, que alcança grande êxito, popularidade.
Entretanto existem pessoas que desejam o sucesso dos outros, a família dos outros, o carro importado do vizinho, o status do amigo e, por isso passam a vida somente perseguindo o sucesso e nunca o alcançam.

Sucesso é uma conseqüência, o resultado de algum acontecimento, de alguma ação.
Aquele que persegue o sucesso alheio estará em busca de algo que não é seu.
Está buscando o resultado e esquecendo-se da causa, isto é, o que o outro fez para merecer esse sucesso? Por que ele conquistou o que tanto almejo e eu ainda não consegui conquistar?
No final das contas, ele estará sempre desejando o que não tem.
Existe também o que eu chamo de sucesso imposto, ou sucesso obrigatório. É quando de alguma maneira somos obrigados a conquistar o sucesso que nossos pais, família, chefes desejam. Infelizmente é muito comum acontecer estas imposições ainda nos dias de hoje.
Nesse caso, a definição de sucesso vem dos outros e não de nós mesmos. Então, pare e pense: a conquista do sucesso será para realização de seu sonho ou do sonho de outra pessoa?
O tal sucesso é uma conquista diária. É conseqüência. É resultado. A maioria das pessoas bem-sucedidas revelou em uma recente pesquisa, que só perceberam que tinham conquistado o sucesso algum tempo depois. Da mesma forma que um construtor não tem como edificar o último andar de um edifício sem considerar os andares de baixo, o sucesso exige todo um processo muitas vezes com graus de dificuldades e algumas barreiras, mas para que você alcance o seu objetivo e não caia em algumas armadilhas sugiro que leve em conta os seguintes pontos:
Primeiro - Sucesso é uma conseqüência. Devemos chamá-lo de realização. Não se almeja o sucesso e sim um objetivo. A realização de nosso objetivo é o nosso sucesso. Trace um objetivo e se planeje para alcançá-lo.
Segundo - Perceba que a sua vida é cheia de desafios e cada etapa vencida já e considerada um sucesso. Para se chegar a um objetivo você deve traçar metas. Isso não significa que você tenha que se contentar com pouco, mas valorizar todo pequeno sucesso que já tenha tido.
Terceiro - Não tente alcançar o sucesso do outro. Conquiste seus próprios objetivos.
Quarto - Existem vários tipos de sucesso, não só o profissional. Lembre-se que você deve ter sucesso na família, na saúde, no convívio social. O equilíbrio entre todas essas áreas é um sucesso. Descarte o que é impossível ou fora do seu alcance para não gerar frustração.
Quinto - O sucesso é compartilhado, não se alcança sozinho e pode levar tempo. Se for rápido, melhor. Porém, não há mal algum em alterar o prazo que você estipulou para ele.
Sexto - Cada um corre atrás do que lhe convém. O sucesso é conseqüência de vários fatores, inclusive sorte. É você quem deve mandar no seu sucesso. Não vá atrás das convenções, das regras impostas pelos outros. Não se preocupe em conquistar o sucesso
que sua mãe, mulher, marido, pai, amigo ou chefe está lhe cobrando. Não tente impor o seu objetivo para os outros. Cada um tem o seu. Reconheça e se valorize, mesmo que não tenha sido completo. Nem sempre aquele que ganhou o Oscar foi o melhor.
Sétimo - Não sinta raiva quando alguém conseguir chegar lá. Ao contrário, torça pelo sucesso dos outros. Isso é bom, pois se ele conseguiu você também poderá. Você está querendo montar um negócio, está pesquisando. O que é melhor: saber que seu vizinho montou uma loja e está prosperando, ou saber que ele faliu? Com certeza o sucesso do amigo irá lhe motivar a tentar também.
É importante perceber que o sucesso é uma conquista passo a passo. Nunca menospreze as pequenas vitórias. Elas fazem parte da trajetória para a conquista de grandes objetivos. Independentemente da sua condição social, profissão ou formação escolar sempre existirá algo a mais esperando por você.
Acredite!
Claudio Haddad
Formado em Jornalismo e artes cênicase é autor do livro “A arte de ser Você”.