sábado, 6 de junho de 2009

Passos para ir bem nas provas

Apesar de ser uma prova simples, as provas de Biologia não é uma prova fácil. Antes de medir a quantidade de conhecimento, a avaliação mede desenvoltura diante do que já se aprendeu.
Da maneira como é estruturada, valoriza o aluno ao dar espaço para que ele mostre como utiliza o conhecimento que já domina e aplica uma avaliação interdisciplinar.

O aluno deve saber enxergar os acontecimentos como um todo. É saber que a matemática está ligada com a história, a biologia com a química, e assim por diante.
Isso significa dizer que, no mundo, tudo está interligado. Quando proponho questões em que podem aparecer vários assuntos, exige que o estudante saiba disso.
Para se dar bem na prova, fique atento a alguns passos.
Fique ligado nas cinco competências.

As cinco competências listadas pelo Enem e alguns concursos e vestibulares refletem a necessidade de se aprimorar a leitura e a compreensão das questões e das situações-problemas apresentadas. Elas são também, caminho para um aprendizado maior.
1) Leia bastante - O primeiro passo para compreender o mundo é saber o que está acontecendo nele. A leitura é, certamente, o melhor meio para se manter atualizado. A leitura promove a capacidade de compreender bem a proposta e o contexto de cada questão.
2) Tenha tranqüilidade - Todo o conhecimento a ser aplicado na prova vem de um processo. Portanto, tenha tranqüilidade na hora de reconhecer as questões. O estudante deve interpretar corretamente a pergunta, e não saber classificá-la dentro de uma disciplina.
3) Reforce sua capacidade de interpretação - A capacidade de interpretação é uma ferramenta de extrema importância para resolver as questões. Treine a sua lendo textos, avaliando gráficos, tabelas e desenhos. Nas minhas avaliações trabalho com diversas linguagens. Familiarize-se com elas, reforce o que você já sabe.
4) Conheça da língua portuguesa - Um dos pilares da prova de Biologia e de outros concursos, vestibulares e Enem é um conhecimento razoável da língua portuguesa. Portanto, leia e escreva bastante. Assim você desenvolverá suas habilidades e se sentirá mais seguro na hora de resolver as questões. Não esqueça de usar a norma culta.
5) Use o raciocínio lógico - Outro pilar de avaliação é a matemática. Mas nada de fórmulas complexas. "As avaliações em geral prioriza o raciocínio lógico e fórmulas básicas. As questões que envolvem a matemática priorizam o raciocínio lógico.
Seguindo esses passos, você está perto de fazer uma boa prova. É só ficar tranqüilo e transmitir o conhecimento que você já tem.

A questão não é saber mais, e sim saber melhor.