quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Dor nos pés. Depois de um dia de trabalho ou de uma caminhada o pé inchado, perna dolorida.


Depois de um dia inteiro em cima do salto... “Pé inchado, a batata da perna dolorida e assim sensação de peso, a sola do pé também dói”, fala Enezila Campos, artista plástica.

Não troque o salto alto direto por um chinelo. Calce um intermediário. “Vinte minutinhos já é o suficiente para você fazer com que o músculo volte vagarosamente para a posição dele”, explica Pablo Antunes, fisioterapeuta.

Ou faça exercícios. Coloque as duas mãos na parede. “Uma perna a frente com os dois pés olhando bem para frente. Chega o corpo para frente sem deixar que o calcanhar levante, mantendo por vinte segundos. Troque a perna".

Deslize o pé em círculos em cima de uma bolinha. "Três a cinco minutos em cada pé”.

Para desinchar, use um travesseiro. “Debaixo da panturrilha. Se colocar exclusivamente nos pés você vai forçar muito o joelho. Para acelerar o processo colocar os dois pés para cima e para baixo, para dentro, para fora”, orienta Pablo.

Para relaxar ainda mais, o ideal é que pelo menos duas vezes por semana você deixe os pés de molho. Numa bacia coloque bolinhas de gude ou sal grosso.

Para aromatizar use ervas como alecrim ou camomila. Elas também têm o poder de acalmar e estimular a circulação do sangue. Jogue água suficiente para cobrir os pés.

Atenção se você tiver problemas de varizes: a água tem que ser fria para não dilatar os vasos.

As grávidas devem fazer a imersão sem bolinhas de gude nem sal, pois pode alterar o metabolismo da mulher.

Quinze minutos são suficientes. Seque e use um creme, “evitando umedecer ou passar este cremes entre os dedos para não haver micoses nem frieiras”, diz o podólogo. Em seguida passe pedra pomes suavemente em toda sola.

“Evitar o uso da lixa porque a longo prazo ele pode gerar até um ressecamento até mesmo engrossar esta parte dos pés”, fala o podólogo.

Retire o restante da pele grossa com açúcar não refinado. “Após a esfoliação você vai lavar novamente os seus pés e secar bem na região entre os dedos”.

A pele fica ainda mais macia se você adicionar uma colherinha de óleo de girassol, aquele de cozinha, ao creme. “Ele é um ácido graxo essencial e ele promove uma hidratação das unhas, uma regeneração das cutículas. Ele pode ser usado com o creme ou sozinho. Após a hidratação você pode usar uma meia de algodão quando for dormir”.

E que tal depois dos cuidados com os pés, fazer também uma massagem em casa mesmo?