sábado, 13 de fevereiro de 2010

Órgão algum merece mais cuidados que os nossos pés


Devido a todo o esforço que impomo-lhes diariamente, passando horas seguidas em pé ou sentados, correndo ou andando, e ainda tendo que suportar o abafamento dos sapatos fechados ou tênis, a pele dos pés é mais espessa. Se por um lado isso os protege, por outro os deixa sujeitos a uma série de problemas que nós mesmos podemos evitar, tomando alguns cuidados básicos. Eles necessitam de frequente limpeza completa e de descanso. Afinal, são nossa máquina carregadeira.

PROFISSIONAL
Podólogo é grande aliado das unhas
Consulte-o regularmente, eles saberão cuidar dos seus pés, cortando as unhas corretamente, tratando unhas encravadas e removendo calos e calosidades. A cada 15 dias lixe as unhas dos pés, que crescem mais devagar do que as das mãos, para diminuir o comprimento e aparar as lascas.

RENOVAÇÃO
Banho pede lixa fina para esfoliar
Por ser mais espessa, a pele dos pés é propensa a desenvolver calosidades, ressecamento e rachaduras. Conclua seu banho diário passando uma lixa fina para pés nas regiões mais grossas ou use um creme específico (após o banho a pele está amolecida, o que facilita a retirada das células mortas).

BEM-ESTAR
Cânfora alivia o cansaço diário
Passe um creme hidratante ou óleo vegetal massageando-os completamente até a ponta dos dedos e faça movimentos circulares em cada dedo. Se tiver ficado em pé ou caminhado muito tempo, passe um creme com cânfora para aliviar o cansaço e deite com os pés elevados sobre um apoio macio.


SAPATOS
Prefira bico largo e meias de algodão
Usar tênis e meias macias, de preferência de algodão, que absorve melhor a transpiração e protege os pés dos fungos e bactérias causadores de micose e mau cheiro. Se usar sapatos de salto prefira os com plataforma e bico mais largo (quadrado). Esses modelos forçam menos a curvatura do pé.

BOLHAS
Calçado requer uma certa flexibilidade
Use sempre meias macias e no seu tamanho apropriado, pois assim estará prevenindo o aparecimento de bolhas, calosidades e calos. Procure sempre sapatos confortáveis, flexíveis, que tenham ponta ampla para os dedos e salto baixo e largo. Um sapato que não sirva direito pode causar joanetes.