quarta-feira, 1 de junho de 2011

O Papel do Coordenador Pedagógico

Refletindo a Prática

A ação da coordenação pedagógica é explicar como fazer uma reflexão crítica da atuação docente, descrevendo, analisando e questionando. Com os registros em mãos, é possível orientar o professor a montar pautas de formação centradas nas necessidades do professor para garantir mais aprendizagem para a turma.



Reuniões Pedagógicas (momentos de estudo) - Tempo para...

– PARA ESTAR JUNTO
– PARA CONSTRUIR CONFIANÇA
– PARA REVER CRITICAMENTE SUAS AÇÕES
– PARA “OLHAR” PARA CADA UM

Algumas Atribuições do Coordenador Pedagógico

a) Desenvolver um trabalho harmônico dentro da escola;
b) Conversar diretamente com os professores sobre o desempenho discente;
c) Acompanhar e avaliar o professor em relação ao que faz e como faz o seu próprio trabalho;
d) Assessorar o trabalho do professor (transmitindo sugestões de atividades);
e) Descentralizar as decisões a respeito da ação docente;
f) Criar situações para a solução dos problemas que surjam no grupo de professores;
g) Procurar subsídios que facilitem a ação docente;
h) Discutir diferentes maneiras de trabalho e comunicando experiências;
i) Elogiar o que positivo e esclarecendo o que considera negativo;
j) Incentivar os professores a avançar em seus estudos;
k) Organizar as condições de trabalho do professor como material de ensino;