quinta-feira, 1 de setembro de 2011

NEWTON PIMENTA NEVES - Biografia do Professor

DO
PROF. NEWTON PIMENTA NEVES 
Por Aldo Silveira

Pelo Decreto nº 3307 de 26/05/1982, publicado no Diário Oficial do Estado SP de 27/05/1982, a E.E.P.G. do Parque Universitário de Campinas, passou a denominar-se E.E.P.G. Prof. Newton Pimenta Neves, perpetuando o nome e a memória de um Professor que dignificou e engrandeceu o magistério paulista, não apenas pelo domínio que exercia sobre a ciência dos números – a Matemática – mas, sobretudo, pelo fascínio que despertava em seus alunos, mercê de uma didática segura e fluente, e pelo indestemível espírito de solidariedade cristã que transmitia, através de exemplos, atos e obras, a toda a comunidade escolar.

O Prof. Newton Pimenta Neves era natural de Santos, E.S.P., onde nasceu no dia 09/08/1926, filho do também eminente e culto Prof. José Pimenta Neves contraiu núpcias em Capivari com a Prof. Iolanda Annichino Pimenta Neves de cujo consórcio deixou três filhos: Márcia, Newton e Mauro.

Iniciou a vida escolar na Escola Primária Profª. Maria Umbelina Vieira, em Batatais, cursando, em seguida, as duas primeiras séries do curso ginasial no Liceu Jorge Tibiriçá, em São Paulo, vindo a concluí-lo no Ginásio Estadual e Escola Normal de Santa Cruz do Rio Pardo, neste Estado.

Transferindo-se para a cidade de São José do Rio Pardo/SP, matriculou-se no curso colegial – científico – do Colégio Estadual Euclides da Cunha, onde veio a concluí-lo.

A licenciatura em Matemática obteve-a pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Campinas.

Aprovado em concurso de títulos e provas, foi nomeado, em caráter efetivo, para o cargo de Matemática do Instituto de Educação Regente Feijó de Itu e, posteriormente, isto é, no ano de 1953, por remoção, fixou residência em Capivari, sendo o titular dessa disciplina na EEPSG Padre Fabiano José Moreira de Camargo.

Foi também professor de Matemática da Faculdade de Administração de Capivari, estabelecimento de ensino superior para cuja criação, instalação e reconhecimento, muito contribuiu.

Entretanto, não foi apenas na esfera escolar que a ação do Professor Newton se fez sentir.

Radicando-se em Capivari, adotou-a como sua cidade natal. Soube amá-la como poucos, traduzindo esse amor em obras e serviços, tornando-se credor do respeito e da admiração de sua gente.

Fez parte de inúmeras entidades políticas, escolares, sociais e religiosas, dedicando a todas a força do seu trabalho, a influência do seu prestígio, o brilho de sua inteligência  e a invulgar capacidade de doação que tão bem o caracterizava. À Sociedade de São Vicente de Paula, à Companhia Nacional de Escolas da Comunidade, ao Mobral, ao Lions Clube de Capivari clube, à Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a infância, para citar apenas algumas, dedicou com entusiasmo , parte de sua vida.

Cidadão dos mais benquistos, foi eleito Vereador à Câmara Municipal de Capivari, exercendo a vereança no quadriênio 1956- 1959, revelando-se intransigente e irredutível na defesa dos interesses da coletividade que, com tanta dignidade, soube representar.

Religioso, de moral irrepreensível, alma pura, reto e honesto, de inabalável fé em Deus, o Professor Newton poderia, a exemplo de Isaac Newton, o explorador do universo, auto-biografar-se com a mesma modéstia:” Não sei o que eu possa parecer ao mundo , porém quanto a mim mesmo, parece-me não ter sido mais do que um menino que brinca na praia, divertindo-se e encontrando alguma vez um cascalho mais polido ou uma concha mai interessante, enquanto está diante de si, por explorar, o grande oceano de Verdade”.

Verdade que ele nos ensinou com o exemplo de sua vida.

No dia 31/08/1978 a morte o surpreendeu no pleno vigor das suas forças físicas e intelectuais.

Se choramos amargamente e sua perda, consola-nos a certeza de que as portas do céu se abriram para receber aquele que foi um verdadeiro e incomparável Mestre.