terça-feira, 8 de setembro de 2009

2ª SÉRIES - Gabarito Bio - Vol. I - das págs. 35 a 46

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - NÚCLEO CELULAR

Começo de conversa
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1. Dolly foi o primeiro clone de mamíferos feito com células adultas.
2. Espera-se que os alunos possam, nesse momento, relacionar a clonagem à
manipulação de células.

PESQUISA INDIVIDUAL
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1. Para visualizar a presença das características diferentes e atestar a eficiência ou não
do processo.
2. Porque o núcleo celular utilizado na transferência nuclear que formou a primeira
célula do embrião confere as características que se manifestam no indivíduo adulto.
3. Espera-se que os alunos reconheçam, neste momento, a importância do núcleo para a
manifestação das características. Espera-se, também, que concluam que alguma coisa
no núcleo é responsável pelas características físicas da ovelha. O que haveria dentro
do núcleo? É provável que os alunos mencionem: genes, DNA ou material genético.
Espera-se que, em suas pesquisas, os alunos relacionem:
• As três ovelhas necessárias ao procedimento: uma doadora de óvulo, uma doadora de núcleo
celular e uma mãe que recebeu e gestou o clone.
• O processo de transferência nuclear.
• A célula que, ao receber o núcleo, passou a se comportar como célula embrionária.
Um dado importante, que pode auxiliar discussões futuras e que diz respeito ao procedimento,
é que foram realizadas cerca de 270 transferências nucleares pelo grupo de pesquisadores
responsáveis, no entanto, apenas uma funcionou, gerando a Dolly. Isso mostra o caráter
experimental do processo.

Divisão celular e a manutenção da vida
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1. Parariam de crescer, de regenerar-se e morreriam.
2. As células originaram-se de um processo contínuo de divisão celular. Uma célula
origina duas, que originam quatro, que originam oito e assim sucessivamente.
Espera-se que a resposta contenha alguma indicação de um processo de reprodução
das células originando novas células.
5.
Nestas questões, espera-se que os alunos estabeleçam uma correlação entre o processo de
reprodução das células (mitose) com a regeneração de tecidos e com o crescimento dos órgãos
e tecidos.
6. É indispensável que os textos estabeleçam uma relação sequencial do processo:
• há um período no qual a célula apresenta grande crescimento;
• há uma etapa em que o material genético é duplicado;
• há uma etapa em que o material genético sofre condensação, formando os
cromossomos. Nessa etapa, a membrana nuclear se fragmenta;
• em outra etapa, os cromossomos alinham-se na região central da célula;
• em seguida, as duas cópias de cada cromossomo separam-se para polos opostos
da célula, onde ocorre a reorganização de dois núcleos, um em cada polo da
célula;
• finalmente, a porção citoplasmática divide-se em duas, cada qual contendo um
núcleo.
Espera-se que, ao escrever suas expectativas em relação ao texto “Dividir para crescer”, os
alunos:
• relacionem o processo de reprodução celular com a ideia de divisão celular;
• relacionem o processo de crescimento com o aumento do número de células.

Leitura e Análise de Texto
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1. Resposta pessoal.
2. As células.
3. Todo ser vivo descende de outro ser vivo, toda célula descende de outra célula.
4. O crescimento desregulado das células pode ocasionar um acúmulo de células com
metabolismos e funções alteradas, que podem gerar um câncer.

LIÇÃO DE CASA
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1. Espera-se que os alunos:
• estabeleçam uma relação entre mitose e crescimento de órgãos e tecidos;
• estabeleçam uma relação entre regeneração e substituição de tecidos com a mitose;
• reconheçam a mitose como um mecanismo de reprodução celular e que em alguns
casos, como em microrganismos como os protistas, a mitose representa uma das
estratégias de reprodução.

Ciclo celular e câncer
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1. Tiraria uma cópia.
2. Espera-se que os alunos relacionem esta situação à ideia de que a informação
genética deve ser replicada (duplicada) para que possa ser passada adiante.
3. Espera-se que os alunos relacionem que:
• o núcleo é o responsável pelo controle das funções celulares;
• o núcleo possui dupla membrana;
• o núcleo concentra quase a totalidade do material genético;
• durante o ciclo celular, para que uma célula se divida em duas, é necessário que
o núcleo duplique-se com toda a informação genética.

Construindo um cromossomo
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a) O lápis: esqueleto proteico do cromossomo.
b) O barbante: DNA, material genético.
c) As regiões pintadas com hidrocolor: genes, regiões do DNA que contém informações
genéticas.
Espera-se que os alunos:
• estabeleçam uma relação entre cromossomo, DNA e genes;
• relacionem a diferença entre DNA e cromossomo a diferentes níveis de organização do
material genético.

Desafio
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1. O título refere-se ao material genético que deve ser multiplicado (replicado) para
depois dividir-se entre as células-filhas. Os cromossomos se multiplicam, ou seja,
dão origem a uma cópia deles mesmos para que possam, então, ser divididos entre as
células-filhas.
2. Espera-se que os alunos, ao descreverem um processo de divisão celular, relacionem
as seguintes etapas:
• está descompactado;
• duplica-se ainda descompactado;
• sofre compactação e as duas cópias permanecem unidas pelo centrômero;
• alinham-se na região equatorial da célula;
• as duas cópias se separam para polos diferentes;
• ocorre descompactação dos cromossomos.
Detalhe, com os rolinhos de papel (ou outro material qualquer que estiver usando), o
comportamento dos cromossomos na etapa indicada por um ponto de interrogação.

LIÇÃO DE CASA
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1. Espera-se que os alunos considerem:
• a mitose;
• o descontrole do processo;
• a alteração nas informações genética.
2. Alternativa e.

VOCÊ APRENDEU?
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1. Alternativa d.
2. Alternativa c.
3. Duas células com dois cromossomos cada. Elas serão idênticas entre si.
4. Radiações nucleares podem danificar o material genético (DNA), causando
diferentes anomalias celulares, dentre as quais o câncer. Nessa situação, a célula se
multiplica descontroladamente.