SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 - NÚCLEO CELULAR
Começo de conversa
Página 35
1. Dolly foi o primeiro clone de mamíferos feito com células adultas.
2. Espera-se que os alunos possam, nesse momento, relacionar a clonagem à
manipulação de células.
PESQUISA INDIVIDUAL
Página 35
1. Para visualizar a presença das características diferentes e atestar a eficiência ou não
do processo.
2. Porque o núcleo celular utilizado na transferência nuclear que formou a primeira
célula do embrião confere as características que se manifestam no indivíduo adulto.
3. Espera-se que os alunos reconheçam, neste momento, a importância do núcleo para a
manifestação das características. Espera-se, também, que concluam que alguma coisa
no núcleo é responsável pelas características físicas da ovelha. O que haveria dentro
do núcleo? É provável que os alunos mencionem: genes, DNA ou material genético.
Espera-se que, em suas pesquisas, os alunos relacionem:
• As três ovelhas necessárias ao procedimento: uma doadora de óvulo, uma doadora de núcleo
celular e uma mãe que recebeu e gestou o clone.
• O processo de transferência nuclear.
• A célula que, ao receber o núcleo, passou a se comportar como célula embrionária.
Um dado importante, que pode auxiliar discussões futuras e que diz respeito ao procedimento,
é que foram realizadas cerca de 270 transferências nucleares pelo grupo de pesquisadores
responsáveis, no entanto, apenas uma funcionou, gerando a Dolly. Isso mostra o caráter
experimental do processo.
Divisão celular e a manutenção da vida
Página 36
1. Parariam de crescer, de regenerar-se e morreriam.
2. As células originaram-se de um processo contínuo de divisão celular. Uma célula
origina duas, que originam quatro, que originam oito e assim sucessivamente.
Espera-se que a resposta contenha alguma indicação de um processo de reprodução
das células originando novas células.
5.
Nestas questões, espera-se que os alunos estabeleçam uma correlação entre o processo de
reprodução das células (mitose) com a regeneração de tecidos e com o crescimento dos órgãos
e tecidos.
6. É indispensável que os textos estabeleçam uma relação sequencial do processo:
• há um período no qual a célula apresenta grande crescimento;
• há uma etapa em que o material genético é duplicado;
• há uma etapa em que o material genético sofre condensação, formando os
cromossomos. Nessa etapa, a membrana nuclear se fragmenta;
• em outra etapa, os cromossomos alinham-se na região central da célula;
• em seguida, as duas cópias de cada cromossomo separam-se para polos opostos
da célula, onde ocorre a reorganização de dois núcleos, um em cada polo da
célula;
• finalmente, a porção citoplasmática divide-se em duas, cada qual contendo um
núcleo.
Espera-se que, ao escrever suas expectativas em relação ao texto “Dividir para crescer”, os
alunos:
• relacionem o processo de reprodução celular com a ideia de divisão celular;
• relacionem o processo de crescimento com o aumento do número de células.
Leitura e Análise de Texto
Página 38
1. Resposta pessoal.
2. As células.
3. Todo ser vivo descende de outro ser vivo, toda célula descende de outra célula.
4. O crescimento desregulado das células pode ocasionar um acúmulo de células com
metabolismos e funções alteradas, que podem gerar um câncer.
LIÇÃO DE CASA
Página 40
1. Espera-se que os alunos:
• estabeleçam uma relação entre mitose e crescimento de órgãos e tecidos;
• estabeleçam uma relação entre regeneração e substituição de tecidos com a mitose;
• reconheçam a mitose como um mecanismo de reprodução celular e que em alguns
casos, como em microrganismos como os protistas, a mitose representa uma das
estratégias de reprodução.
Ciclo celular e câncer
Página 41
1. Tiraria uma cópia.
2. Espera-se que os alunos relacionem esta situação à ideia de que a informação
genética deve ser replicada (duplicada) para que possa ser passada adiante.
3. Espera-se que os alunos relacionem que:
• o núcleo é o responsável pelo controle das funções celulares;
• o núcleo possui dupla membrana;
• o núcleo concentra quase a totalidade do material genético;
• durante o ciclo celular, para que uma célula se divida em duas, é necessário que
o núcleo duplique-se com toda a informação genética.
Construindo um cromossomo
Página 42
a) O lápis: esqueleto proteico do cromossomo.
b) O barbante: DNA, material genético.
c) As regiões pintadas com hidrocolor: genes, regiões do DNA que contém informações
genéticas.
Espera-se que os alunos:
• estabeleçam uma relação entre cromossomo, DNA e genes;
• relacionem a diferença entre DNA e cromossomo a diferentes níveis de organização do
material genético.
Desafio
Página 43
1. O título refere-se ao material genético que deve ser multiplicado (replicado) para
depois dividir-se entre as células-filhas. Os cromossomos se multiplicam, ou seja,
dão origem a uma cópia deles mesmos para que possam, então, ser divididos entre as
células-filhas.
2. Espera-se que os alunos, ao descreverem um processo de divisão celular, relacionem
as seguintes etapas:
• está descompactado;
• duplica-se ainda descompactado;
• sofre compactação e as duas cópias permanecem unidas pelo centrômero;
• alinham-se na região equatorial da célula;
• as duas cópias se separam para polos diferentes;
• ocorre descompactação dos cromossomos.
Detalhe, com os rolinhos de papel (ou outro material qualquer que estiver usando), o
comportamento dos cromossomos na etapa indicada por um ponto de interrogação.
LIÇÃO DE CASA
Página 44
1. Espera-se que os alunos considerem:
• a mitose;
• o descontrole do processo;
• a alteração nas informações genética.
2. Alternativa e.
VOCÊ APRENDEU?
Página 46
1. Alternativa d.
2. Alternativa c.
3. Duas células com dois cromossomos cada. Elas serão idênticas entre si.
4. Radiações nucleares podem danificar o material genético (DNA), causando
diferentes anomalias celulares, dentre as quais o câncer. Nessa situação, a célula se
multiplica descontroladamente.
Começo de conversa
Página 35
1. Dolly foi o primeiro clone de mamíferos feito com células adultas.
2. Espera-se que os alunos possam, nesse momento, relacionar a clonagem à
manipulação de células.
PESQUISA INDIVIDUAL
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1. Para visualizar a presença das características diferentes e atestar a eficiência ou não
do processo.
2. Porque o núcleo celular utilizado na transferência nuclear que formou a primeira
célula do embrião confere as características que se manifestam no indivíduo adulto.
3. Espera-se que os alunos reconheçam, neste momento, a importância do núcleo para a
manifestação das características. Espera-se, também, que concluam que alguma coisa
no núcleo é responsável pelas características físicas da ovelha. O que haveria dentro
do núcleo? É provável que os alunos mencionem: genes, DNA ou material genético.
Espera-se que, em suas pesquisas, os alunos relacionem:
• As três ovelhas necessárias ao procedimento: uma doadora de óvulo, uma doadora de núcleo
celular e uma mãe que recebeu e gestou o clone.
• O processo de transferência nuclear.
• A célula que, ao receber o núcleo, passou a se comportar como célula embrionária.
Um dado importante, que pode auxiliar discussões futuras e que diz respeito ao procedimento,
é que foram realizadas cerca de 270 transferências nucleares pelo grupo de pesquisadores
responsáveis, no entanto, apenas uma funcionou, gerando a Dolly. Isso mostra o caráter
experimental do processo.
Divisão celular e a manutenção da vida
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1. Parariam de crescer, de regenerar-se e morreriam.
2. As células originaram-se de um processo contínuo de divisão celular. Uma célula
origina duas, que originam quatro, que originam oito e assim sucessivamente.
Espera-se que a resposta contenha alguma indicação de um processo de reprodução
das células originando novas células.
5.
Nestas questões, espera-se que os alunos estabeleçam uma correlação entre o processo de
reprodução das células (mitose) com a regeneração de tecidos e com o crescimento dos órgãos
e tecidos.
6. É indispensável que os textos estabeleçam uma relação sequencial do processo:
• há um período no qual a célula apresenta grande crescimento;
• há uma etapa em que o material genético é duplicado;
• há uma etapa em que o material genético sofre condensação, formando os
cromossomos. Nessa etapa, a membrana nuclear se fragmenta;
• em outra etapa, os cromossomos alinham-se na região central da célula;
• em seguida, as duas cópias de cada cromossomo separam-se para polos opostos
da célula, onde ocorre a reorganização de dois núcleos, um em cada polo da
célula;
• finalmente, a porção citoplasmática divide-se em duas, cada qual contendo um
núcleo.
Espera-se que, ao escrever suas expectativas em relação ao texto “Dividir para crescer”, os
alunos:
• relacionem o processo de reprodução celular com a ideia de divisão celular;
• relacionem o processo de crescimento com o aumento do número de células.
Leitura e Análise de Texto
Página 38
1. Resposta pessoal.
2. As células.
3. Todo ser vivo descende de outro ser vivo, toda célula descende de outra célula.
4. O crescimento desregulado das células pode ocasionar um acúmulo de células com
metabolismos e funções alteradas, que podem gerar um câncer.
LIÇÃO DE CASA
Página 40
1. Espera-se que os alunos:
• estabeleçam uma relação entre mitose e crescimento de órgãos e tecidos;
• estabeleçam uma relação entre regeneração e substituição de tecidos com a mitose;
• reconheçam a mitose como um mecanismo de reprodução celular e que em alguns
casos, como em microrganismos como os protistas, a mitose representa uma das
estratégias de reprodução.
Ciclo celular e câncer
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1. Tiraria uma cópia.
2. Espera-se que os alunos relacionem esta situação à ideia de que a informação
genética deve ser replicada (duplicada) para que possa ser passada adiante.
3. Espera-se que os alunos relacionem que:
• o núcleo é o responsável pelo controle das funções celulares;
• o núcleo possui dupla membrana;
• o núcleo concentra quase a totalidade do material genético;
• durante o ciclo celular, para que uma célula se divida em duas, é necessário que
o núcleo duplique-se com toda a informação genética.
Construindo um cromossomo
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a) O lápis: esqueleto proteico do cromossomo.
b) O barbante: DNA, material genético.
c) As regiões pintadas com hidrocolor: genes, regiões do DNA que contém informações
genéticas.
Espera-se que os alunos:
• estabeleçam uma relação entre cromossomo, DNA e genes;
• relacionem a diferença entre DNA e cromossomo a diferentes níveis de organização do
material genético.
Desafio
Página 43
1. O título refere-se ao material genético que deve ser multiplicado (replicado) para
depois dividir-se entre as células-filhas. Os cromossomos se multiplicam, ou seja,
dão origem a uma cópia deles mesmos para que possam, então, ser divididos entre as
células-filhas.
2. Espera-se que os alunos, ao descreverem um processo de divisão celular, relacionem
as seguintes etapas:
• está descompactado;
• duplica-se ainda descompactado;
• sofre compactação e as duas cópias permanecem unidas pelo centrômero;
• alinham-se na região equatorial da célula;
• as duas cópias se separam para polos diferentes;
• ocorre descompactação dos cromossomos.
Detalhe, com os rolinhos de papel (ou outro material qualquer que estiver usando), o
comportamento dos cromossomos na etapa indicada por um ponto de interrogação.
LIÇÃO DE CASA
Página 44
1. Espera-se que os alunos considerem:
• a mitose;
• o descontrole do processo;
• a alteração nas informações genética.
2. Alternativa e.
VOCÊ APRENDEU?
Página 46
1. Alternativa d.
2. Alternativa c.
3. Duas células com dois cromossomos cada. Elas serão idênticas entre si.
4. Radiações nucleares podem danificar o material genético (DNA), causando
diferentes anomalias celulares, dentre as quais o câncer. Nessa situação, a célula se
multiplica descontroladamente.