quinta-feira, 31 de março de 2011

Adolescente feliz é adolescente mais saudável

Por Cibele Fabichak

E com menos propensão às doenças.



Jovens felizes são jovens mais saudáveis. Quanto à saúde física nos adolescentes, pesquisadores da Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos, afirmam que as emoções positivas e o humor, assim como a satisfação com a vida, podem ser mais importantes do que os níveis de ansiedade ou depressão.

Quando comparados às crianças e idosos, as pesquisas mostram que os adolescentes são realmente o grupo mais saudável com menor propensão às doenças. Temos que lembrar que justamente nessa fase da vida, os jovens ficam expostos a um maior número de fatores de risco, como drogas, sexo sem proteção e doenças sexualmente transmissíveis, acidentes de trânsito, prática de esportes radicais, violência dentro e fora do ambiente familiar e escolar.

Vale destacar que as escolhas feitas nessa fase vão repercutir pelo resto da vida. Portanto, a adolescência é um período crítico na evolução da saúde e do bem-estar futuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.

Saúde e felicidade

O bem-estar subjetivo ou felicidade é descrito pelos estudiosos como uma "mistura" do humor positivo, a satisfação com a vida, ausência de humor negativo, como a ansiedade e a depressão. Provavelmente você já associou saúde com felicidade e essa ligação feita tem seu fundamento. Mas, existem dúvidas sobre o que vem primeiro nessa fórmula: a saúde leva à felicidade ou a felicidade torna a pessoa mais saudável?

Muitos estudos comprovam os dois sentidos dessa equação vital. Entretanto, recentemente tem-se descoberto que o sentido "felicidade gera um corpo saudável" é o verdadeiro.

Adolescentes, saúde e felicidade


 Adolescente
Os jovens que menos se queixam de sintomas físicos e psicológicos comumente referem ser mais felizes e o que realmente faz um adolescente se sentir feliz? Primeiramente, a autossatisfação, em seguida vem o suporte social que inclui ter amigos, interagir e se comunicar bem com eles, seja pessoalmente ou virtualmente; um bom diálogo com os pais, sentir-se bem na escola e ter um bom padrão socioeconômico também é importante.

Um estudo liderado por Emily Shaffer-Hudkins é o primeiro a procurar tanto por indicadores positivos e negativos de saúde mental em relação à saúde física. Foram avaliados 401 estudantes do ensino médio de escolas suburbanas no sul da Flórida, Estados Unidos. Do total dos resultados obtidos, por meio de extensos questionários, a boa saúde física percebida foi fortemente relacionada à satisfação de vida e a sentimentos positivos, otimismo e orgulho.

Aqueles que disseram solitários, culpados por alguma ação ou comportamento, ansiosos e deprimidos estavam mais propensos a ter comportamentos indesejáveis e relataram ser menos saudáveis fisicamente.

Em vista destes resultados, os pesquisadores afirmam que indicadores positivos e negativos da saúde mental precisam ser considerados quando se analisa os elementos que determinam a saúde e a felicidade do adolescente. Examinando somente os distúrbios psíquicos pode-se levar a uma subestimação da relação entre saúde mental e saúde física nos jovens.

Não resta dúvida de que o bem-estar subjetivo, a sensação de felicidade, é um prognosticador significativo, único e primário da saúde mental entre os adolescentes e está fortemente associado com as funções físicas do corpo do que aos distúrbios psíquicos. Portanto atenção ao comportamento dos adolescentes afinal é uma fase de mudanças e rebeldia.

Referência bibliográfica:
  1. Emily Shaffer-Hudkins,Shannon Suldo, Troy Loker, Amanda March. How Adolescents' Mental Health Predicts Their Physical Health: Unique Contributions of Indicators of Subjective Well-being and Psychopathology. Applied Research in Quality of Life, 2010.
  2. Simões C; Matos MG; Batista-Foguet J. Saúde e felicidade na adolescência: factores individuais e sociais associados às percepções de saúde e de felicidade dos adolescentes portugueses. Rev Bras Terap Cog, 2008.