domingo, 6 de março de 2011

FÍSICA E CARNAVAL

Por Prof. Dulcidio Braz Júnior



Como assim Física e Carnaval?

Física tem a ver com Carnaval? Claro que tem!


Eu já escrevi vários textos aqui no Física na Veia! conectando a Física com o Carnaval, dentre outras tantas coisas. 

Para começo de conversa, por que o Carnaval, a cada ano, cai numa data diferente? É que a terça-feira de Carnaval acontece sempre 49 dias antes do domingo de Páscoa.

E o domingo de Páscoa é definido como o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorre após o dia 21 de março (equinócio de primavera no hemisfério norte ou de outono no hemisfério sul).

Se usamos a Astronomia para determinarmos a data da Páscoa e do Carnaval, então o Carnaval estará ligado para sempre à Física! Concorda? Para saber mais detalhes, clique aqui onde dou maiores explicações e apresento uma calculadora de datas religiosas móveis.

E veja aqui o algoritmo usado nesta calculadora

No ano passado, na época do Carnaval, escrevi sobre o perigo da sobreposição bebida e direção (confira aqui).

O assunto parece desgastado e óbvio. Mas, infelizmente,  as estatísticas mostram que a combinação bebida (e outras drogas, lícitas ou ilícitas) com direção é muitíssimo perigosa. 

Neste post de 2010 falo sobre o tempo de reação e a distância segura de frenagem de um automóvel, parâmetros físicos sobre os quais um bom motorista sempre procura manter controle. Em 2005, ainda nos primeiros meses de blog, escrevi sobre isso.

Veja aqui. Em 2008, também na época de Carnaval, aprofundei o tema fazendo algumas contas usando cinemática escalar básica. Confira aqui neste outro post.   

E se você quiser medir o seu tempo de reação, apresento aqui um experimento simples e divertido para fazer junto com um amigo.

Como já não é mais novidade, aqui no Física na Veia!  tudo é pretexto para falar sobre Física. E este post, já em clima de Carnaval, não foge a regra. Mas também é uma oportunidade de desejar a você quatro dias de folia ou de descanso dos bons.

Você escolhe se quer agitação ou calmaria. Mas, para que tudo corra bem, seja responsável por você e pelos outros. Descansar ou cair na folia é questão de escolha. Responsabilidade não é!

Eu vou aproveitar para descansar, ficar com a família, e aquecer alguns novos projetos para 2011!

Um excelente e feliz Carnaval para você!
Fonte: http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2011-02-27_2011-03-05.html, em 05/03/2011