quarta-feira, 16 de março de 2011

BULLYING - Chega de Bullying!


Nesta reportagem sobre o tema, artistas se unem aos pais e educadores na campanha contra a terrível onda de violência nas escolas

"Ser vítima de bullying me causou problemas emocionais e na época não se discutia o assunto"

Provocações, implicâncias, apelidos maldosos e brigas entre crianças e adolescentes nos colégios sempre aconteceram, infelizmente.

E hoje, essas agressões físicas, morais e psicológicas são chamadas bullying, termo inglês para definir pontualmente esse tipo de violência.

No ano passado, uma pesquisa do IBGE revelou que um terço dos estudantes em todo o país já enfrentou o problema. E o fato tem preocupado, cada vez mais, pais, educadores e a sociedade como um todo.

Mas as medidas para mudar este cenário começam a ser tomadas.


Na semana passada, o governador do Rio, Sérgio Cabral, sancionou uma lei, segundo a qual os casos de bullyng nas escolas públicas e particulares do estado terão de ser notificados à polícia.

É uma forma de coibir os abusos denunciados, também na televisão, inclusive nas novelas.

Em 2009 a escritora Gloria Perez abordou o tema em Caminho das Índias por intermédio do personagem Indra (André Arteche), que era perseguido pelos colegas por ser indiano.


Atualmente, Emanuel Jacobina, autor de Malhação, volta a tratar da questão. Na trama, o ator Ronny Kriwat vive Theo, vítima de perseguição.

Na vida real, Cauã Reymond, admite ter superado situação constrangedora parecida.


E Monique Evans tem dado total apoio à filha, Bárbara, que enfrentou essa brutalidade na faculdade.