terça-feira, 25 de junho de 2013

PEC 37 é arquivada.


Após pressão popular, Câmara arquiva PEC 37 em sessão

O resultado foi 430 votos contrários, 9 favoráveis e 2 se abstiveram nesta terça-feira (25)

25/06/2013 - 21h44 | Agência Estado
correiopontocom@rac.com.br

Foto: France Press
pec 37
A rejeição da proposta foi uma das reivindicações das manifestações populares dos últimos dias











Com as galerias tomadas de promotores e procuradores, a Câmara dos Deputados começou a dar vazão à "agenda positiva" criada para responder a manifestações que tomaram o País nas últimas semanas. Uma das matérias em tramitação na Casa mais atacadas pelos protestos, a Proposta de Emenda à Constituição que visava limitar o poder de investigação do Ministério Público, a PEC 37, foi amplamente rejeitada nesta terça-feira, 25, pelo plenário. A PEC contou com apenas 9 votos favoráveis e 430 contrários.
O presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), chegou a anunciar que a votação ocorreria no dia 3 de julho, mas a apreciação da matéria foi antecipada para atender o "clamor das ruas".
Com a pauta de votações do dia cheia de projetos, Alves chegou a adotar uma manobra regimental para garantir que a PEC 37 fosse apreciada - e derrubada - ainda nesta noite. Ao final da sessão ordinária que debatia o projeto que destina os royalties do petróleo para a educação, Alves interrompeu a votação da matéria e convocou uma sessão extraordinária para discutir exclusivamente a PEC 37. Dessa maneira, evitou-se o risco de que caso a votação dos royalties avançasse madrugada adentro, a apreciação da PEC 37 fosse prejudicada por falta de quórum
.