sábado, 22 de maio de 2010

Caderno do Aluno - Correção dos Exercícios - 1ª séries do E. Médio - Ref. 1º Bimestre

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 - AS PLANTAS E OS ANIMAIS CRESCEM

Página 3 - Leitura e Análise de Texto

Espera-se que o problema mais citado seja o verbo “comer”, referindo-se à árvore. Utilize essa frase como um “termômetro” para avaliar o conhecimento referente o modo de nutrição de animais e vegetais; em outras palavras, essa questão serve para investigar se sabemos que as plantas fazem fotossíntese e não tiram seu alimento da terra.

Página 3 - Construção de gráficos e tabelas

Página 4
1. a) 0.0 / 2.0 / 4.0 / 6.0 / 8.0 / 10.0 / 12.0
Massa (g)
0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22
Tempo (dias)

Página 5
1. b) Apesar de pessoal, a resposta deve estar relacionada aos dados que o gráfico
representa. Por exemplo: Mudança na massa de uma planta ao longo do tempo.

2. Mudança na massa de um pintinho ao longo do tempo
Tempo / Massa
0 dia 100 mg
2 dias 100 mg
4 dias 140 mg
6 dias 200 mg
8 dias 500 mg
10 dias 1 000 mg
12 dias 1 500 mg
14 dias 1 750 mg
16 dias 2 000 mg
18 dias 2 250 mg
20 dias 2 250 mg

Páginas 6 e 7
3. Destacar a diferença de unidades: a massa da planta está em gramas e a do pintinho em miligramas.
4. Apesar de pessoal, a resposta servirá para detectarem erros e comparem suas produções.
5. Correção dos erros eventualmente encontrados na questão anterior.
6. Os dois gráficos têm um formato parecido, como o de uma letra “S”. Ambos representam o crescimento do organismo, o que significa que a massa aumentou ao longo do tempo. A diferença está nas idades utilizadas e nos valores para a planta e para o pintinho.
7. Aumentou.
8. O pintinho retira do alimento que ingere (exemplo: milho) e o milho retira da fotossíntese (em última análise, do gás carbônico presente no ar).

Páginas 7 e 8 - PESQUISA INDIVIDUAL
1. Porque possuem clorofila, um pigmento verde, em suas folhas.
2. Clorofila é a designação de um grupo de pigmentos presente nos cloroplastos das plantas e outros mecanismos. A clorofila é capaz de absorver a luz solar e canalizar sua energia para a produção de alimento.
3. Todas as plantas, com raras exceções, possuem clorofila. Exemplos: jequitibá, ipê, tipuana.
4. Algas verdes, algas azuis, protistas. Exemplo: Euglena.
5. Para a produção de seu próprio alimento.
6. É a conversão da energia solar em energia química, que será usada pela planta como alimento. Os organismos que possuem clorofila, na presença de luz, transformam o gás carbônico do ar em glicose, liberando água e oxigênio no processo. Esse é o significado da palavra fotossíntese: produção (de alimento) na presença de (ou a partir de) luz.
7. Nenhum organismo, pois as plantas, algas e outros seres clorofilados não existiriam e
os que se alimentam deles (todos os animais e fungos) também não.
8. Resposta pessoal. Pesquisar e estudar!
O livro é um instrumento de consulta, mas que nem sempre as informações estão dispostas da maneira que necessitamos: é necessária uma habilidade (que é adquirida com a prática) para encontrar o que precisamos.

Página 9
9. Desenho...

FOTOSSÍNTESE

ÁGUA + GÁS CARBÔNICO = ALIMENTO + GÁS OXIGÊNIO
(NA PRESENÇA DE LUZ)


Páginas 9,10 e 11 - Leitura e Análise de Gráfico
1. Oxigênio.
2. Três dias.
3. A quantidade de oxigênio aumenta e depois diminui.
4. O teor de oxigênio se mantém relativamente constante, em níveis baixos.
5. O teor de oxigênio aumenta até atingir um pico às 12h.
6. O teor de oxigênio cai progressivamente.
7. As algas, que durante o dia fazem fotossíntese e liberam oxigênio.
8. Porque as algas param de fazer fotossíntese quando não há luz. Contudo, os outros
organismos, como os peixes e as próprias algas, continuam respirando e consumindo
o oxigênio da água.

Página 11- VOCÊ APRENDEU?

O objetivo dessas questões é duplo: por um lado, permite ao(à) professor(a) avaliar se os alunos compreenderam o que é a fotossíntese e, por outro lado, dirige o olhar da turma para seu próprio aprendizado, deixando claro que um caminho foi percorrido e que suas ideias estão se modificando. Espera-se que os alunos sejam capazes de perceber eventuais erros nas suas respostas e explicar corretamente que a árvore não “come terra”, mas fabrica seu próprio alimento com o gás carbônico do ar, na presença de luz. Em relação ao item 4, vale a pena esclarecer aos alunos que a expressão “comer terra”, aplicada aos vegetais, é inadequada, mas que “comer ar” se aproxima mais da realidade do processo de fotossíntese.


Páginas 12 e 13 - Leitura e Análise de Tabela
1. Que o peso de todas as plantas, em todos os lotes, aumentou. Contudo, o aumento foi
maior nos lotes 1 e 3 em relação ao 2.
2. O gás carbônico, pois em atmosfera rica dessa substância, o peso das plantas é maior.
3. Uma possibilidade é aumentar ainda mais a quantidade de gás carbônico. Cabe esclarecer que a produção não aumentaria linear e indefinidamente com o acréscimo desse gás; chegaria um momento em que acrescentar mais não faria diferença.
4. É possível que a produção aumentasse em virtude do maior tempo para realização de
fotossíntese; entretanto, assim como em relação ao gás carbônico, existe um nível a partir do qual não faz mais diferença.

Página 13 - PESQUISA INDIVIDUAL

Fotossíntese: foto (luz) + síntese (produto, união, produção, fabricação); significa, portanto, fabricação com luz.
Fotografia: foto (luz) + grafia (escrita, escrever); significa literalmente “escrita com luz”. Tanto a fotografia quanto a fotossíntese dependem de luz para acontecer.

Páginas 13, 14 e 15 - LIÇÃO DE CASA
1. Quanto maior o tempo de luz, maior a produção de batatas. A quantidade de gás oxigênio, por sua vez, não parece ter interferido na produção de batatas.
2. Ele deve controlar o tempo de luz, pois esse fator está associado a uma produção maior. A quantidade de gás oxigênio, ao contrário, não afetou a produção de batatas (todas as estufas ao redor de 100 kg).
3. Fotossíntese.
4. Porque as plantas passaram a fazer mais fotossíntese e, portanto, mais alimento, que ficou reservado nas batatas.
5. Porque o gás oxigênio não é necessário para que ocorra a fotossíntese; ele é um produto desse processo.
6. Água ou gás carbônico. Cabe ressaltar que aumentar a disponibilidade desses fatores
não aumenta a produção indefinidamente. Conforme eles são aumentados, chega-se a um ponto em que a produção atinge um máximo e não aumenta mais.

Página 15 - Aprendendo a Aprender
Embora o eixo y não esteja formalmente representado, ele aparece na forma dos valores sobre as colunas e representa a renda média dos brasileiros com emprego; a unidade utilizada é reais (R$).

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
PRODUTORES, CONSUMIDORES, DECOMPOSITORES

Páginas 16, 17, 18 e 19 - Leitura e Análise de Imagem

1. sapo urutu, carcará, onça-parda, pequi, saúva, tamanduá, buriti, borboleta e rato.
2. Resposta pessoal.
Uma possibilidade seria “relações alimentares entre animais e plantas do cerrado”.
3. Deve-se circular apenas o pequi e o buriti.
4. buriti, borboleta, sapo, carcará e onça-parda
A imagem a seguir é um exemplo dentre várias possibilidades que podemos realizar.
5. a) Não, pois são os vegetais os seres que iniciam a produção de alimento em um ambiente, transformando a energia do Sol em alimento, por meio da fotossíntese.
b) Não.
c) Não, pois os animais não são capazes de produzir alimento, como as plantas fazem com a luz.

Páginas 20 e 21 - Construindo outras cadeias e teias alimentares
1. As respostas vão depender das dúvidas e das informações que encontrarem. De uma forma geral, as relações alimentares entre os seres envolvidos estão representadas na teia da questão dois.
2. Exemplos de possíveis respostas dos alunos.
(Exemplo 1)
Algas microscópicas
Plantas aquáticas
Caramujo
Peixe herbívoro
Peixe carnívoro
Tartaruga
Crustáceos microscópicos
Garça

(Exemplo 2)
Plantas
Caramujo
Garça
Plantas aquáticas
Peixe

(Exemplo 3)
Peixe
Garça
Plantas aquáticas
Peixe herbívoro
Peixe carnívoro

3. Todas elas são organismos capazes de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Todas elas possuem clorofila e servem de alimento para outras espécies.
4. Todas elas precisam se alimentar de outras espécies; em outras palavras, nenhuma delas produz seu próprio alimento.
5. Espera-se que os alunos deem nomes que designem alguma característica dos seres em questão, como “alimentadores”, “iniciadores”, “fotossintetizantes”, “clorofilados”, que seriam respostas aceitáveis.
6. “Comedores”, “alimentados”, “não clorofilados” seriam respostas aceitáveis.

Página 21 - PESQUISA INDIVIDUAL
Seres que iniciam cadeias alimentares: produtores; seres que se alimentam de produtores: consumidores primários ou consumidores de primeira ordem; seres que se alimentam de consumidores: consumidores secundários, terciários, quaternários (dependendo de que nível ocuparem na cadeia).

Páginas 22 e 23 - Leitura e Análise de Texto

1. É um animal já extinto, semelhante a um elefante (só que maior e mais peludo).
2. Na Sibéria, região do nordeste da Rússia.
3. “Isso porque, com a chegada do inverno, tiveram de parar o trabalho, mas sabem que o clima preservará a descoberta.”
4. Porque essa é uma região muito fria, que passa a maior parte do ano sob gelo e neve.
Na realidade, o cadáver do mamute estava completamente congelado sob uma camada espessa de gelo. Nessas condições, o cadáver não apodrece nem se “desfaz”.

Páginas 23 e 24 - Leitura e Análise de Texto

1. São cadáveres humanos que permanecem preservados por longos períodos de tempo,
intencionalmente ou não.
2. No Egito, na margem oeste do Rio Nilo.
3. O Egito é um país de clima muito quente e seco (deserto), contrastando com a Sibéria, que é um dos locais mais frios do planeta.
4. Porque os egípcios antigos tinham o costume de embalsamar os corpos dos mortos, ou seja, tratá-los com certos líquidos que evitavam o apodrecimento. Além disso, o clima seco ajuda a preservação.
5. Com insetos, bactérias e fungos, que podem se alimentar dos restos.
6. Resposta pessoal. Possíveis respostas: urubus chegam ao cadáver e se alimentam dele; formigas chegam; cachorros alimentam-se da carne; chuva amolece os cadáveres.

Página 25 - PESQUISA INDIVIDUAL

Decompositor. Exemplos: fungos, bactérias.

VOCÊ APRENDEU?
1. A resposta dependerá dos organismos que o aluno escolher representar.
2. Alternativa b.

Página 26, 27 e 28 - LIÇÃO DE CASA

1. Orelha-de-pau
Anta
Pitangueira
Besouro
Goiabeira
Tucano
Quati
Gafanhoto Rato
Caninana
2. Provavelmente as populações de insetos (besouro e gafanhoto) e as de ratos aumentariam, porque o quati se alimenta desses animais, além de frutos.
3. O fungo orelha-de-pau.

Páginas 29, 30 e 31 - ROTEIRO DE EXPERIMENTAÇÃO

1. Resposta dependente do experimento e das hipóteses que levantaram. O importante é que haja coerência entre a resposta dada, os resultados observados e as hipóteses levantadas.
2. Espera-se que o congelador seja o método mais eficaz, mas isso dependerá do alimento utilizado e do cuidado com que os alunos preparam o pote com açúcar.
3. Resposta pessoal, mas espera-se que explique que o método protegeu o alimento de bactérias e fungos.
4. Resposta pessoal.
5. Espera-se que seja o pote-controle.
6. A preservação do mamute no gelo é muito semelhante ao que aconteceu no congelador. A da múmia é, de certa forma, comparável ao açúcar, porque ambos protegem quimicamente o alimento da água (embora o processo das múmias envolva muitas substâncias).

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ENERGIA E MATÉRIA PASSAM PELOS SERES VIVOS


Páginas 33 e 34 - Conversando sobre o calor

1. Cerca de 37 ºC. Não haverá grandes diferenças entre as medidas.
2. Nesse caso, haverá uma grande diferença, pois a água esfriará.
3. Resposta pessoal, deverá perceber que o corpo é capaz de manter a temperatura, enquanto a água necessita de uma fonte externa de energia.
4. Resposta pessoal.
5. Reposta pessoal.

Páginas 34, 35, 36, 37, 38 e 39 - Leitura e Análise de Dados

Massa seca (g) Energia (kJ)
Vegetal que passa para vaca 782 14 000
Vegetal que passa para o gafanho 71 1 270
Material não assimilado pela vaca 290 5 220
Corpo do gafanhoto 5,5 125
Material não assimilado pelo gafanhoto 48,5 873

1. 782 gramas.
2. 290 gramas.
3. Não. Parte da massa de capim que a vaca come é eliminada na forma de fezes e urina.
4. 1 270 kJ.
5. 874 kJ.
6. Não. Parte da energia proveniente do capim é eliminada pelo gafanhoto na forma de
fezes e urina.
7. 15,4%. Considerando que 100% do que a vaca come corresponde a 14 000 kJ de
energia, e como o que fica no seu corpo é apenas 2 160 kJ, a respostas vem do
cálculo: (2 160 kJ × 100%)/14 000 kJ = 15,4%.
8. O valor a ser encontrado é 15,4%.
9. Significa a parte do capim que é comida e eliminada como fezes ou urina.
10. A energia que a vaca usa para se locomover (e a que todos os animais utilizam) vem do alimento.
11. Essa energia é utilizada no metabolismo da vaca: é utilizada para se locomover, para manter a temperatura do corpo constante etc.
12. Do alimento.
13. A biomassa dos organismos cai de acordo com o aumento do nível trófico.
14. 10 vezes menor (basta dividir um pelo outro).
15. 10 vezes menor.
16. Porque grande parte da matéria (aproximadamente 9/10) é perdida na forma de fezes, urina, ou é convertida em energia para o metabolismo dos seres ao longo da cadeia alimentar.

Páginas 39, 40, 41, 42 e 43 - Resolução de problemas

1. Alternativa d.
2. A pirâmide construída deverá ser semelhante, em termos de formato, à pirâmide vista
na Etapa 2. É importante averiguar o comprimento de cada barra, que deve estar de acordo com as instruções do problema.
3. Alternativa a.
4. A barra correspondente ao sabiá (1 cm) é seis vezes menor que a da lagarta (6 cm).
sabiá
lagarta

Páginas 41, 42 e 43 - VOCÊ APRENDEU?

1.
a) Porque a quantidade de água nos organismos de diferentes níveis tróficos é muito variável e, por isso, a massa seca pode refletir melhor a quantidade de matéria orgânica presente em cada um dos níveis.

b) Ela diminui, porque a quantidade de matéria orgânica obtida em cada nível é consumida por ele e apenas o que sobra poderá ser incorporado e ficar disponível para o nível seguinte.

c) Musgos: produtores; gafanhotos: consumidores primários; sapos: consumidores secundários; cobras: consumidores terciários.

2.
a) Sim, é correto porque os organismos que estão na base da pirâmide produzem matéria orgânica de substâncias inorgânicas presentes no ambiente, utilizando a energia luminosa, ainda que não sejam produtores de energia.

b) De todos os níveis tróficos, já que são capazes de utilizar os restos orgânicos de quaisquer organismos pertencentes aos diferentes níveis.

Páginas 43, 44 e 45 - LIÇÃO DE CASA

1. O esquema deverá conter:
krill, pequenas algas (fitoplâncton), pequenos animais (zooplâncton), lulas, peixes, focas, pinguins, outras aves, baleias. Pode representar o ser humano na cadeia, por causa da menção à pesca.
2. Fitoplâncton . krill . baleia-azul.
3. 12 baleias × 7 dias × 2,5 milhões por dia = 210 milhões de krills.
4. A pirâmide construída deverá ser semelhante, em termos de formato, à pirâmide vista na Etapa 2. É importante averiguar o comprimento de cada barra, que deve estar de acordo com as instruções do problema. Como a barra que representa a biomassa das baleias é proporcionalmente muito pequena, não se espera a precisão indicada (0,15 cm); o importante é que percebam que essa barra é bem menor que as outras. A imagem a seguir está fora de escala, mas representa esquematicamente como deverá ficar a figura construída.

Baleia-azul (0,15 cm)
Krill (1,5 cm)
Fitoplâncton (15cm)

5. No máximo, dez baleias, pois a cada nível trófico se perde 90% da massa. Como cada baleia pesa 150 toneladas, no total haveria 1 500 toneladas de biomassa no nível trófico das baleias, que é o máximo que 150 000 toneladas de fitoplâncton sustentariam. 6. “Sabe-se que, a cada nível trófico de uma cadeia alimentar, se perde cerca de 90% da energia presente no nível anterior, como consequência de atividades como o aquecimento do corpo, a movimentação e eliminação de fezes, entre outras.”

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
AS MUITAS VOLTAS DO CARBONO

Página 47 - Leitura e Análise de Imagem
1. Respostas pessoal.
2. Resposta pessoal.
O objetivo é que reflitam um pouco sobre essas questões, que serão aprofundadas em
seguida.

Páginas 48 e 49
1. Pela fotossíntese.
2. Por meio da alimentação.
3. Por meio da respiração ou da morte do vegetal (quando o carbono gradualmente será transformado pelos decompositores em gás carbônico). O mesmo vale para um animal, incluindo também a liberação de fezes e, em pequena medida, também da urina.
Questões nºs: 4, 5, 6 e 8
Cada aluno imaginará um esquema diferente; o importante é que as “entradas” e “saídas” de carbono estejam bem representadas, como explicitado pelas respostas das questões um a três. Uma possível resposta está a seguir:
Alimento fezes respiração fotossíntese

Página 51 - Desafio!
Existe a opção de incluir o petróleo ou o álcool de cana na sequência, que será imaginada de forma diferente pelos alunos. O importante é que a sequência de seres represente adequadamente o fluxo de carbono na natureza.

Página 52 - VOCÊ APRENDEU?
1. Resposta pessoal.
Seus argumentos devem envolver o fato de que a queima de combustíveis fósseis lança gás carbônico na atmosfera, enquanto que as plantas o retiram da atmosfera durante a fotossíntese.

Páginas 53, 54 e 55 - LIÇÃO DE CASA

1. Cada aluno montará um esquema diferente, mas todos devem obedecer às regras
propostas no enunciado. Uma possível resposta é a imagem a seguir:
evaporação
neve chuva
rio
oceano
árvore
cavalo-marinho
água subterrânea
2. A afirmação é correta. Um caminho possível: Sol . cana-de-açúcar . álcool . automóvel.
3. Alternativa d.
4. Alternativa c.
5. Glicose é um tipo de açúcar fabricado pelas plantas durante a fotossíntese. Ao longo do Caderno, esse termo foi substituído pelo mais genérico “alimento”, mas é interessante que os alunos conheçam a palavra “glicose”.
6. Alternativa a.