quinta-feira, 13 de maio de 2010

Caçadores matam rinoceronte raríssimo no Vietnã

Um rinoceronte-de-java, considerado um dos mais raros grandes mamíferos do mundo, foi achado morto, com seu chifre arrancado, num parque nacional do Vietnã. Segundo conservacionistas, caçadores ilegais provavelmente vitimaram o animal.

Guardas-florestais acharam o cadáver no último dia 29, dentro do parque nacional Cat Tien, afirmou Bach Thanh Hai, funcionário do parque. O animal, já decomposto, pode ter morrido há mais de três meses, e levou um tiro nas patas da frente. "É uma notícia muito triste", disse Hai.

As autoridades suspeitam que haja apenas de três a cinco rinocerontes da espécie no Vietnã, diz Hai. A única outra população, na ilha de Java (Indonésia), tem entre 40 e 60 indivíduos. Não existem animais em cativeiro.

"É uma população pequena criticamente ameaçada. Achar um deles morto é devastador para a espécie", afirmou Nicole Frisina, porta-voz da ONG WWF para a região.

A situação desesperadora desse e de outros rinocerontes se deve, em grande parte, ao uso de seu chifre na medicina tradicional chinesa. Moído, o chifre é vendido a centenas de dólares por grama no mercado negro. É usado para tratar febres e pressão alta, mas nada indica que seja realmente eficaz.

Mike Baltzer/AP/WWF

Uma das raras imagens do rinoceronte-de-java

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente