domingo, 2 de maio de 2010

Dicas para quem é vítima de bullying


Já existe uma lei para barrar o bullying entre os estudantes, mas só a lei não basta. Por isso, a conscientização de alunos e pais é muito importante.

Se você é alvo de bullying lembre-se:

- Você não está sozinho! Não tenha medo de contar o que acontece pra um adulto em quem você confia. Pode ser seus pais, professores, ou então converse com seus avós, irmãos ou irmãs.

- Evite os agressores e os lugares onde eles estão. Se você sabe que um garoto ou garota não gosta de você, então procure ficar longe deles.

- Procure não ficar sozinho nos corredores, banheiros, salas vazias ou no pátio. É bom estar à vista dos professores e de adultos. Melhor ainda é fazer amizades e tornar-se integrante de um grupo. Isto dificulta a aproximação dos bullies.

- Se o agressor não ficar longe de você, procure não se irritar, ignore-o. Não revide, tal atitude piora ainda mais o bullying. É mais difícil para ele te incomodar se você demonstrar desprezo.

- Seja confiante. Não aja de maneira apavorada, olhe nos olhos de quem fala com você. Não fique bravo, tente rir da situação. Isto mostra que você não está com medo e o humor às vezes pode ajudar a diluir a situação.

- Procure seu médico ou a enfermeira da escola. Peça para eles anotarem qualquer arranhão ou machucado em você e mostre pra um adulto.

- Isto vai passar! Você não vai se sentir mal assim pra sempre!

Saiba mais sobre o assunto no www.bullying.org