terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Como funciona o FPS - Fator de Proteção Solar


sunscreen woman
Fotógrafo: Spanishalex |
Agência: Dreamstime

Você vai poder tomar sol por
12 horas com um protetor
solar de FPS 70?

Nesse verão, protetores solares com FPS 70 chegam ao mercado. As pessoas de pele clara do mundo inteiro podem se sentir tentadas a aceitar isso como um convite para passar uma boa quantidade de protetor, pular na cadeira de praia e cozinhar por 12 horas sem sofrer queimaduras. Quanto maior o número, melhor a proteção, certo? No entanto, antes de esquecer de vez a precaução, você precisa saber algumas coisas sobre o FPS. O que é isso exatamente? O que os números significam e até que limite podem chegar?

Usamos o protetor solar para impedir que a luz ultravioleta cause danos à pele. Existem duas categorias de luz UV, a UVA e a UVB, que são levadas em consideração quando falamos sobre o protetor solar. A UVB provoca queimaduras solares e a UVA tem efeitos mais em longo prazo sobre a pele, como o envelhecimento precoce. Os índices de FPS, ou fator de proteção solar, foram apresentados em 1962 para medir o efeito de um protetor solar contra os raios UVB.

Para determinar o FPS de um protetor, cientistas reuniram 20 pessoas com sensibilidade ao sol e mediram a quantidade de raios UV necessária para que elas ficassem vermelhas sem usar o protetor solar. Depois, refizeram o teste com o uso do protetor solar. O número "com protetor solar" é dividido pelo "sem protetor solar", e o resultado é arredondado para baixo dentro dos cinco números mais próximos. Esse é o FPS.

Os índices de FPS começam no 2 e recentemente chegaram ao 70. Para descobrir por quanto tempo você pode tomar sol

Quantidade de minutos até a pele ficar vermelha sem o protetor solar x o índice de FPS =

tempo máximo de exposição ao sol

Por exemplo, se a pele fica vermelha depois de 10 minutos de exposição, um FPS 15 irá permitir que você tome sol por até 150 minutos sem se queimar. Antes de pegar sua calculadora e ir para a praia, você precisa, porém, saber que essa equação nem sempre é exata. As pessoas costumam usar uma quantidade bem menor de protetor solar do que a usada nos testes. No mundo real, o típico amante de sol usa metade da quantidade de protetor solar utilizada em laboratório, o que pode resultar em uma queimadura na metade do tempo.

Absorção de UVB

Então, agora sabemos que um índide de FPS mais alto significa mais tempo de exposição solar. Ele também indica o nível de absorção de UVB, mas esse número não aumenta de maneira exponencial, o que pode ser confuso. Por exemplo, um FPS 15 absorve 93,3% dos raios UVB, mas um FPS 30 absorve 96,7%. O FPS dobrou, mas o índice de absorção aumentou apenas 3,4%.

sunscreen kid
Fotógrafo: Photoeuphoria | Agência: Dreamstime
Evite a queimadura solar reaplicando o protetor de duas em duas horas

Por causa da confusão sobre a absorção de UVB, a FDA (Food and Drug Administration) sugeriu um limite para os índices de FPS. Qualquer protetor solar com FPS maior que 30 seria um "30+". O índice 30 foi escolhido como o limite porque acima dele a porcentagem de UVB absorvido e proteção total da pele aumenta apenas um pouco, mas as pessoas podem entender, erroneamente, que esses índices mais altos de FPS apresentam um nível de proteção bem maior, ou até mesmo pensar que garantem uma proteção que duraria o dia inteiro.

FPS % de UV absorvido
2 50
4
70
8
87,5
15
93,3
30
96,7
50
98

Por mais que a FDA estivesse tentando ajudar, o limite não foi aplicado: duas empresas de cosméticos dos Estados Unidos lançaram recentemente protetores solares com FPS 70. Com esse número, uma pessoa que costuma se queimar em 10 minutos pode desfrutar de 700 minutos, quase 12 horas, tomando sol.

­Bem, não exatamente. Sabemos que a maioria das pessoas aplica somente metade da quantidade de protetor solar necessária. Além disso, apesar das marcas de resistência à água e ao suor, a eficácia de todos os protetores solares diminui quando são expostos a essas substâncias. Se você não aplicar a quantidade certa de protetor e não reaplicá-lo depois de entrar em contato com a água, uma exposição de 12 horas pode causar uma queimadura bem grave.

Proteja-se

A questão principal é que um protetor solar contra os raios UVB, mas a partir do FPS 30 a proteção não aumenta muito, e o número mais alto pode oferecer uma falsa sensação de proteção. Em vez de deixar o FPS ser seu único guia para proteção solar, evite uma queimadura seguindo algumas regras simples em relação ao protetor.

sunburn neck
zulema011, SXC
Se não reaplicar o protetor, você pode acabar com uma queimadura solar assim. E isso dói.

1. Conheça-se: se você é mais branco do que uma folha de papel, se sua tia tem câncer de pele ou se você tem sensibilidade ao sol por causa de um remédio ou uma doença, tome precauções extras. Fique na sombra o máximo possível, use um chapéu, aplique um protetor solar com ampla proteção e um FPS alto e reaplique-o freqüentemente.

2. Aumente a proteção: o índice de FPS indica apenas a proteção contra os raios UVB. Muitos protetores solares, até mesmo aqueles com um FPS alto, permitem que os raios UVA sejam absorvidos pela pele. A proteção UVA geralmente fica indicada na embalagem dos protetores. Procure por essa informação para garantir uma melhor proteção contra o sol.

3. Lá vem o sol: para ser eficaz, o protetor precisa ser completamente absorvido pela pele; então, aplique-o de 15 a 30 minutos antes de tomar sol.

4. Reaplique: se estiver deitado ao lado de uma piscina ou até cortando a grama, você provavelmente estará exposto ao suor ou à água, os verdadeiros inimigos do protetor solar. Para se proteger, reaplique o protetor depois de nadar ou transpirar.

5. Exposição total: não importa o FPS, o protetor solar só pode proteger as áreas em que foi aplicado. Os lugares mais esquecidos são as têmporas, as orelhas, a nuca e o peito do pé. Se algumas vezes você esquece determinadas áreas enquanto aplica o protetor, tente um dos protetores com corantes que desaparecem com o tempo; assim, você pode identificar os lugares esquecidos antes que eles sejam queimados pelo sol.

Para obter mais informações sobre o números de FPS e protetores solares, confira os links na próxima página.

Nova proteção contra os raios UVA

Os altos índices de FPS em alguns protetores solares novos podem não ser tão úteis, mas a proteção que oferecem contra os raios UVA será. A pele absorve os raios UVA do sol, das câmaras de bronzeamento artificial e de lâmpadas ultravioleta. Esses raios não irão causar uma queimadura, mas eles podem provocar um dano a longo prazo na pele. Você deve sempre usar um protetor solar com proteção UVA e UVB para garantir proteção contra esses dois raios.


Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/spf.htm em 19/12/2010.