domingo, 19 de dezembro de 2010

Para níveis ideais de vitamina D, a solução é tomar sol

Os raios ultravioletas da luz solar podem trazer uma série de danos à saúde, como envelhecimento precoce e câncer de pele
© Andreas Karelias / iStockp

Sete organizações, incluindo o instituto Cancer Research do Reino Unido, emitiram um parecer recomendando banhos de sol frequentes - e sem protetor solar. De acordo com a notícia da BBC, os especialistas agora dizem que, durante o verão, todos podem sair ao sol do meio-dia por até 10 minutos - desde que se protejam antes que a pele fique vermelha.

O problema é que, com medo do câncer de pele, as pessoas não têm mais a dose diária de vitamina D, que vem da luz natural do sol. O nutriente mantém os ossos fortes e protege contra doenças como a osteoporose.

"Uma boa dieta e exposição controlada ao sol devem ser o suficiente para minimizar os riscos de desenvolver câncer", diz Peter Johnson, chefe do Cancer Research. O nível correto de vitamina D necessária para o corpo ainda não é certo e precisa de mais pesquisas. O papel da alimentação e dos complementos farmacêuticos ainda precisa ser estudado.

Fonte: http://saude.hsw.uol.com.br/vitamina-d-sol.htm em 19/12/2010.