segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Como proteger os pés enquanto estiver em pé

Quando feita por longos períodos, mesmo uma atividade tão simples quanto ficar em pé pode levar à dor nos pés. Por isso, você precisa saber como proteger seus pés quando ficar parado em pé durante horas, especialmente em uma superfície dura.

Às vezes, você simplesmente não pode deixar os pés descansarem porque seu trabalho requer que você fique em pé ou andando ou porque você está em um lugar onde não há lugar para sentar. Na última situação - por exemplo, se estiver passeando ou fazendo compras o dia inteiro - faça tudo que puder para aliviar temporariamente a pressão nos pés. Ande o máximo que puder em vez de ficar parado; mexa os dedos dos pés; mude os pés; fique em um pé enquanto tira o outro levemente do chão e gira o tornozelo.

Se você anda ou fica em pé por muito tempo no trabalho, tenha no escritório dois pares de sapatos, um com um salto médio e outro baixo - e alterne-os durante o dia. Cada par de sapatos vai exigir que você use um grupo diferente de músculos dos pés, dessa maneira, seu pé inteiro se exercitará. Você também aliviará a pressão que cada par poderá exercer em diferentes partes do pé, ajudando a prevenir calos (em inglês) e diminuindo a dor no joanete (em inglês).

Entretanto, tenha certeza de que os sapatos são confortáveis, pois uma única hora em pé com sapatos desconfortáveis pode deixar seus pés mais doloridos do que um dia inteiro andando com sapatos confortáveis.

Se você fica em pé em um lugar durante todo o dia de trabalho, leve com você um tapete para ficar em cima (isso ajuda a diminuir o esforço nos músculos dos pés e das pernas). Periodicamente, tire os sapatos, fique em pé na ponta dos dedos e volte à posição normal, dobre cada pé e mexa os dedos.

Enquanto você fica em pé durante horas, seus pés podem inchar cerca de 10%. Então, sempre que tiver uma chance de sentar, procure apoiar seus pés sobre alguma coisa. Elevá-los acima da altura do quadril, mesmo que por pouco tempo, ajudará a voltá-los ao tamanho normal.


E para um alívio maior a seus pés, tente massageá-los.

Esses dados são apenas informativos. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR ORIENTAÇÃO MÉDICA Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação da dieta, ação ou aplicação de medicamentos, resultados da leitura ou do seguimento das informações contidas nesse documento. A publicação dessas informações não constitui a prática da medicina, e elas não substituem o atendimento de seu médico ou de qualquer outro profissional de saúde. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.