sábado, 5 de fevereiro de 2011

Número de testes de HIV realizados em SP dobra em janeiro


A procura por testes de HIV no Centro de Referência em DST/Aids, em São Paulo, bateu recorde, segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde.

Segundo o órgão, foram realizados 750 testes até o último dia 27. A busca mais que dobrou em comparação ao mesmo período no ano passado, que registrou a realização de 336 exames. O número de testes feitos na unidade em apenas um mês é inédito.

O número de pessoas em situação de maior vulnerabilidade da doença quase triplicou. No último mês, 37 exames tiveram resultado positivo, enquanto em janeiro de 2010 houve 13 resultados positivos.

Segundo o médico Artur Kalichman, coordenador-adjunto do Centro, "outro aspecto interessante observado nesse último mês é que a maioria das pessoas preferiu o teste rápido e não o convencional". Ele ainda disse que a "corrida" pelo teste pode estar relacionada à maior visibilidade nos veículos de comunicação.

Das 750 sorologias realizadas no CRT-DST/Aids, 673 foram exames rápidos, o que representa quase 90% do total de testes realizados pelo serviço. O resultado do exame rápido fica pronto em aproximadamente 15 minutos a partir da coleta de sangue.

Os exames de HIV estão disponíveis gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Para saber os locais que realizam o teste em todo o Estado basta ligar para o Disque-DST/Aids: 0800-16-25-50.

Em Campinas você pode procurar o COAS que fica na Rua: Regente Feijó, 637 – Telefone: (19) 3236.3711.