quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dicas de como se proteger das micoses durante o verão.

Calor e umidade aumentam as chances de micoses nessa estação

Assim como em meu último artigo, pretendo abordar algumas doenças bastante comuns no verão. O calor, o sol, a umidade, a tendência pessoal e até mesmo a mudança nos hábitos de higiene durante as tão desejadas férias, que nos levam ao convívio em ambientes diversos facilita o desenvolvimento de algumas doenças, entre elas as micoses ("pano branco", outros tipos de micose de pele e unhas), desencadeamento do herpes simples, infecções dos pelos (foliculites), queimaduras por "plantas" e parasitoses.

O "pano branco" ou a pitiríase versicolor, pode se apresentar como manchas brancas no corpo, especialmente no pescoço, ombros, costas, peito e pode progredir para o abdômen e raramente para a raiz das coxas. Essas manchas podem ter cores diferentes, como marrom, rosa, vermelho e por isso é chamado versicolor. 
Muitas vezes o paciente percebe tais feridas apenas no verão quando ele se expõe ao sol. As áreas com micose não bronzeiam, primeiro pela presença da própria micose como por produtos que o fungo "libera" e somente então o paciente percebe que apresenta a lesão. Por isso, chamamos esse tipo de irritação também de micose de praia ou da piscina. Esta variedade extremamente comum deve ser tratada de preferência antes da exposição solar, já que após o bronzeamento, a pele precisa de um maior tempo para que sua cor se torne homogênea. 
Toalhas usadas por mais de uma pessoa ou mal lavadas, equipamentos profissionais como botas, luvas, roupas ou calçados de outras pessoas, tesouras e lixas são outros focos de micoses.
Com relação à micose, é importante observar a higiene dos animais domésticos, chuveiros de clubes, lava-pés das piscinas, saunas, ou ao andar descalço em qualquer outro tipo de piso úmido ou público. Toalhas usadas por mais de uma pessoa ou mal lavadas, equipamentos profissionais como botas, luvas, roupas ou calçados de outras pessoas, alicates de unhas e de cutículas, tesouras e lixas de unhas são outros focos de micoses caso não estejam esterilizados.

Separei algumas medidas higiênicas simples que ajudam no processo de cura e previnem a infecção das micoses em geral: 

Micose do corpo:
- Secar cuidadosamente o corpo após o banho.
- Evitar o excesso de calor e o acúmulo de umidade nas áreas afetadas.
- Usar roupas largas e bem ventiladas, evitando roupas justas e sintéticas.
- Usar um talco absorvente e agradável uma ou duas vezes ao dia.
- Não usar toalhas ou roupas emprestadas.
- Depois do banho certifique-se que entre os dedos, virilhas e outras dobras estejam bem secos.
- Escolha sempre roupas íntimas de fibras naturais como o algodão, pois as sintéticas prejudicam a transpiração.
- Procure não ficar muito tempo com a roupa de banho molhada. 

Micose dos pés:
- Secar cuidadosamente os pés, especialmente entre os dedos após o banho (se já estiver infectado, separar a toalha e lavá-la adequadamente após o uso).
- Evitar meias de lã, sintéticas ou de algodão que mantenham os pés úmidos por longo tempo. Escolha as meias leves e as troque diariamente ou até mais frequentemente se transpirar muito.
- Usar sandálias ou sapatos que permitam a ventilação. Quanto usar calçados fechados, exponha-os ao sol após o uso. Os piores calçados para se usar são aqueles que abafam muito o pé, como tênis, borracha etc.
- Usar um talco absorvente entre os dedos.
- Evitar caminhar sem calçados em locais públicos de alta circulação, usar sandálias ou chinelos.
- Não usar toalhas, roupas, calçados ou chinelos emprestados. 
 
Micose das unhas:
- Usar instrumentação de manicure esterilizada, de preferência tenha o seu próprio material (alicate de unha e de cutículas, lixa).
- Evitar manter úmidos os dedos secá-las totalmente inclusive entre os dedos usando um secador de cabelo.
- Incluir os cuidados para micose dos pés (para micose de unha dos pés).
- Não usar toalhas, luvas emprestadas