terça-feira, 16 de outubro de 2012

"O Palhaço" confirma favoritismo no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2012

Fabíola Ortiz do UOL, no Rio de Janeiro em 15/10/2012.

  • Paulo José e Selton Mello em cena do filme ''O Palhaço''
    Paulo José e Selton Mello em cena do filme ''O Palhaço''
  •  
O filme "O Palhaço" foi o grande vencedor da noite de entrega do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro nesta segunda-feira (15), faturando 12 das 13 categorias nas quais concorreu. O filme foi o escolhido na categoria Melhor Longa Ficção tanto pelo júri da premiação como pelo voto popular. Já o ator e diretor Selton Mello também venceu nas categorias Melhor Ator e Melhor Direção.
A premiação foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com transmissão pela televisão no Canal Brasil.
 
"Foi um prazer enorme escrever esse filme junto com um amigo que tenho enorme admiração, Marcelo Vindicatto", disse Selton Mello ao subir pela primeira vez ao palco, para receber o prêmio de Melhor Roteiro Original.
 
O filme faturou outras sete categorias: Melhor Trilha Original, Figurino, Maquiagem, Direção de Arte, Direção de Fotografia e Montagem e Melhor Ator Coadjuvante, destinado ao ator Paulo José.
O responsável pela música do filme, o premiado Plínio Profeta, celebrou a estatueta com um "agora é rumo ao Oscar". Mais tarde, Selton comparou o picadeiro com a sétima arte. "O cinema é uma espécie de circo, você vai numa cidade monta o set", brincou o ator.
 
 
Brasileiro 2012 que aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (15/10/12) AgNews
Segundo longa-metragem dirigido por Selton Mello, "O Palhaço" foi o recordista de indicações, figurando em 13 categorias. Na sequência estiveram "O Homem do Futuro", com 11, e "Bróder", com dez -- produções com bilheterias acima de R$ 1 milhão no Brasil.
 
Antes do início da cerimônia, Selton Mello destacou a importância de "O Palhaço" em sua carreira. "Tenho me sentido pleno atrás das câmeras", disse. O longa foi a opção brasileira enviada para disputar um lugar entre os concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na cerimônia de 2013, a 85ª da Academia norte-americana.
 
Deborah Secco

 A atriz foi a grande vitoriosa na categoria Melhor Atriz pelo papel da escritora e ex-prostituta Raquel Pacheco, conhecida pelo codinome Bruna Surfistinha.
 
"Meu maior prêmio foi fazer esta personagem dificílima, que foi um mergulho intenso. [Foi a] oportunidade de conhecer um mundo diferente do meu. Nunca imaginei que estaria aqui recebendo esse prêmio. Fazer cinema hoje é uma das minhas paixões, quero fazer isso para o resto da minha vida", disse a atriz ao receber o prêmio.
 
Duas estatuetas

 "O Homem do Futuro" venceu duas categorias da noite: Melhor Efeito Visual e Melhor Som.
Além da estatueta para Deborah Secco, "Bruna Surfistinha" também garantiu estatuetas por conta do trabalho de Drica Moraes, vencedora do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, e do trio Antonia Pellegrino, Homero Olivetto e José Carvalho, responsável pela vitória na categoria Melhor Roteiro Adaptado. O texto do filme foi baseado na obra "O Doce Veneno do Escorpião", escrito pela própria Bruna Surfistinha.
 
"Lixo Extraordinário", de João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker, também foi vitorioso em duas categorias: Melhor Montagem de Documentário, pelo trabalho de Pedro Kos, e Melhor Documentário. O filme levou mais de quatro anos para ser produzido até ser lançado.
 
Demais filmes

 Entre os longas-metragens voltados ao público infantil, a obra de Ziraldo foi lembrada com o prêmio ao filme "Uma Professora Muito Maluquinha", de André Alves Pinto e Cesar Rodrigues. Os diretores dedicaram o premio ao dia dos professores e ao ator Chico Anysio que foi o seu ultimo filme, alem de Ziraldo autor do livro e do roteiro.
 
No longa, a atriz Paola Oliveira protagoniza a professora maluquinha. "Queria agradecer especialmente a Ziraldo, temos que fazer mais filmes infantis", pronunciou um dos diretores Cesar Rodrigues.
 
Na categoria internacional, o filme escolhido pela Academia Brasileira foi "Meia-Noite em Paris", filme de Woody Allen. A ficção concorreu com "Cisne Negro" de Darren Aronofsky, "Um Conto Chinês" de Sebastian Borensztein, "A Pele que Habito" de Pedro Almodóvar e a animaçáo "Rio" de Carlos Saldanha.
 
Entre os curtas-metragens, os premiados foram ""Pra Eu Dormir Tranquilo", de Juliana Rojas (ficção), "Verdadeira História da Bailarina de Vermelho", de Alessandra Colassanti e Samir Abujamra (documentário) e "Céu no Andar de Baixo", de Leonardo Cata Preta (animação).
A categoria Melhor Trilha Sonora teve como o vencedor a produção "Rock Brasília".
 
Voto Popular

 "O Palhaço", eleito melhor longa ficção pelo voto popular, concorreu contra "Bruna Surfistinha", "O Homem do Futuro", "Bróder" e "Assalto ao Banco Central". Já a animação "Rio", de Carlos Saldanha, foi eleita como Melhor Longa Estrangeiro pelo sistema de votação. "Quebrando Tabu", de Fernando Grostein Andrade, foi eleito o Melhor Longa Documentário.
 
Homenagens

 A edição de 2012 do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro trouxe uma homenagem ao diretor alagoano Cacá Diegues. Ao ser perguntado sobre o momento, o diretor se disse feliz por ser lembrado. "Estamos vivendo o momento mais rico do cinema brasileiro, estamos lançando mais de 100 filmes por ano", afirmou.
 
Outro homenageado foi o diretor Carlos Reichenbach, falecido em junho de 2012. Já o Prêmio de Preservação foi destinado ao cineasta Gustavo Dahl, por conta do trabalho do diretor pela conservação da memória do cinema brasileiro.