quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SESC Campinas - Exposição: Energia

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual "Prof. Newton Pimenta Neves" visitarão nos dias 25, 30 e 31/10 a Exposição: Energia.
 
A exposição chega ao Sesc Campinas apresentando, de forma lúdica e interativa, o universo da energia, seu impacto nas condições de vida da humanidade, os desafios para a construção do futuro e o conhecimento de questões energéticas dos pontos de vista científico, histórico, econômico e político.
 
Visitar a exposição ENERGIA é como embarcar numa viagem, que tem como ponto de partida o Sol - origem de toda energia existente na Terra, e desembarcar em casa ou na escola com um jeito diferente de perceber nossos hábitos:

"Se o presente é fruto do que sonhamos no passado,
Com que futuro sonhamos neste presente atribulado?
Produzir sem degradar,
O equilíbrio preservar.
Construir um bom futuro é nosso mais nobre legado."

O que é energia? O sol, nosso grande gerador Rios Voadores Revolução industrial - linha do tempo 
Vídeos da exposição sobre os temas o que é energia; o sol, nosso grande
gerador
; cadeia alimentar e revolução industrial na linha do tempo.
 
No caminho pelos diversos ambientes da exposição, o público tem acesso a importantes e instigantes campos temáticos: 'Energia e Vida', 'Linha do Tempo', 'Energia do Mundo Fóssil', 'Eletricidade', 'Energia Nuclear', 'Fontes Renováveis de Energia', 'Cultura do Consumo', 'Corpo', 'Cidade' e 'Construindo o Futuro'.
 
A proposta da atividade é oferecer ao visitante a oportunidade de refletir sobre o significado, a importância e a compreensão dos fatores que determinam a relação energia/homem, presente permanentemente no dia a dia de todos seres vivos.
 
A mostra é voltada ao público de todas as idades, especialmente alunos do ensino fundamental. E a intenção da iniciativa é transmitir aos estudantes conceitos que possam ser complementados ao longo do processo regular de aprendizado escolar. O foco da exposição é dinâmico e se confunde com a história da humanidade, em que se observam lutas e dramas. O tema abre horizontes para a discussão de questões atuais sem esgotar o assunto.
 
Hoje é necessário produzir mais utilizando menos recursos, além de preservar o que não pode ser reposto, respeitando o equilíbrio do planeta. As mudanças necessárias à superação desse desafio começam com o gesto de cada pessoa.
 
Por isso, FIQUE LIGADO NA ENERGIA DO PLANETA E RECICLE SUAS IDÉIAS!