sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

AÇAÍ CAMPEÃO!


A fruta que deixa seu sorriso roxo faz você rir à toa com seus benefícios: ela protege o coração, varre os radicais livres e dá muita energia

No verão sua resistência é testada ao extremo. Você tem de passar o dia na praia, fazer exercícios, transar, curtir a balada... E precisa de combustível aditivado, que dê energia e seja nutritivo. O açaí, unanimidade entre surfistas e malhadores, é a boa pedida para caras espertos, ligados no bem-estar e sempre afim de agito, como você. A pequena fruta amazônica carrega um balde de nutrientes. É rica em ômega-6 e ômega-9, que combatem o mau colesterol (LDL) e reduzem a pressão arterial. Também contém polifenóis, ativos que previnem a oxidação do bom colesterol (HDL). "Essa é a razão de estudos apontarem benefícios desse consumo no combate às doenças cardiovasculares", diz a nutricionista e fisiologista do exercício Jaqueline Bernardini, de São Paulo.

Embora cientistas americanos torçam o nariz diante de uma tigela de açaí, alegando que a absorção de vitaminas e minerais da fruta pelo organismo é baixa, nossos pesquisadores só encontram vantagens. Os americanos dizem, por exemplo, que mesmo sendo rico em ferro, sua contribuição para a cota mínima diária é baixa, pois o corpo não consegue aproveitar tudo que é oferecido. "Outros nutrientes, como o manganês, o cromo e o selênio, são encontrados em quantidades capazes de atingir 100%do valor recomendado", afirma Camila Bastos, pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Fonte: Marjorie Zoppei - 22/12/2009
http://menshealth.abril.com.br/nutricao/conteudo_521966.shtml