quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Férias sem tostar


A nova tecnologia dos filtros solares ajuda você a pegar uma cor sem correr tantos riscos.

Ok, todo mundo sabe que, debaixo do sol, só um filtro potente é capaz de evitar que a pele vire uva passa. Principalmente para quem não consegue ficar parado, torrando feito lagarto, nem ir à praia sem bater uma bola, jogar frescobol, dar umas caminhadas ou, mais radical, praticar windsurfe e mergulho. Todo esportista de verão precisa saber que... Radiação solar vem de todos os lados, e não só de cima. Se você está a bordo de um barco, saiba que o branco reflete mais a luz solar. Logo, o risco de você se queimar aumenta.

Se você vai jogar bola, lembre-se de que tombos são inevitáveis. O atrito da pele na areia elimina o filtro que você aplicou.

Durante caminhadas ou corridas você vai transpirar muito. Quando você enxuga o suor com o braço, tira também o filtro do rosto.

Filtros resistentes à água não querem dizer que são à prova d’água. Portanto, aplique mais em intervalos menores. O que é ideal... Quando os produtos solares são desenvolvidos em laboratórios, os testes são realizados em condições ideais de uso. Isso quer dizer duas coisas:

1) Que a aplicação do protetor foi feita de forma generosa (uma colher de sopa do produto para cada braço, por exemplo).
2) Que o filtro foi mantido intacto durante todo o tempo de uso (sem a pessoa se esfregar em cima de uma toalha, sem transpirar e sem molhar o corpo numa cachoeira, na piscina ou no mar).

...e o que é possível Praia não é laboratório. Com o pé na areia, a proteção que você acredita durar duas horas é abreviada em 50%, caso você transpire.

DICAS - Saiba usar o filtro solar

O que procurar nesse produto quando você pratica esporte na praia

Segundo o dermatologista Márcio Rutowitsh, de São Paulo, melhor do que ir atrás de um filtro solar que apele para novos princípios ativos é escolher um produto que não incomoda, seja pelo odor, seja pela consistência. "Não adianta nada ter um ativo revolucionário e cheiro ruim ou textura grudenta. Você usa uma vez e quer fugir do filtro solar", comenta.

Algumas regiões são mais delicadas, como as orelhas, a ponta do nariz e os ombros. Quais são as outras em que se deve redobrar a atenção?

Peito do pé, dorso das mãos, nuca, parte de trás dos joelhos e região abaixo das axilas. Nessas áreas há poucos pêlos e a pele costuma ficar protegida pelas roupas. Quando são afetadas pelo sol, podem ficar muito irritadas.

Fonte: Por: Por Inês de Castro - 25/09/2009
http://menshealth.abril.com.br/saude/conteudo_501313.shtml