terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ai! Ui! Estou ardendo! Descubra por que a pele muda de cor quando recebe os raios solares sem proteção.


Dias quentes e ensolarados têm tudo a ver com banhos de mar, de rio, de cachoeira... A gente se refresca, nada para lá, para cá... Agora, confesse: você nunca ficou ardido depois de um dia todo exposto ao Sol? Aposto que sim. E aposto, também, que você ficou cheio de arrependimento por ter ficado com aquele bronzeado vermelho-camarão. Mas você sabe por que a pele reage mudando de cor quando recebe os raios solares sem proteção? Precisa conhecer a melanina...

Na nossa pele há um tipo de célula conhecida como melanócito, que é responsável pela produção e acúmulo de melanina. Apesar de parecer nome de menina charmosa, a melanina é um pigmento. Isso quer dizer que ela dá a coloração típica de cada indivíduo (uns bem branquinhos, outros morenos, outros negros etc.).

Quando a pele é exposta à radiação solar, a produção de melanina aumenta como forma de nos proteger dos raios, e o resultado é o bronzeado, a mudança da cor da pele da pessoa. Acontece, porém, que quando exageramos na exposição – e isso varia de pessoa para pessoa – a pele não só muda de cor como arde. Dependendo da situação, pode sofrer até queimaduras e inchaços. Aaaai!

Embora provoquem um incômodo danado, ardores e inchaços são os problemas menos graves dessa história toda. A radiação existente na luz solar, chamada ultravioleta, é muito intensa e tem efeito acumulativo. É como se as suas células guardassem na memória todo o Sol que você tomou ao longo da vida. Se ele foi exagerado, podem surgir doenças como o câncer. Outra consequência do efeito acumulativo é o envelhecimento precoce: a pele se torna mais enrugada, parecendo mais velha do que realmente é. Uuuui!

Proteja-se!
A radiação solar é fundamental para que exista vida na Terra. Já imaginou vivermos sem a luz e o calor que vêm do astro-rei? Não haveria dia e as temperaturas no planeta seriam muuuito baixas. Portanto: a radiação solar não é ruim, apenas precisamos aprender a não exagerar e a nos proteger.

Com cuidados simples podemos, sim, diminuir os riscos de desenvolver qualquer problema relacionado à exposição exagerada ao sol. Usar corretamente e constantemente produtos como o filtro solar é uma dessas maneiras. (Saiba mais em Como funciona o protetor solar?, CHC 197). Ele protege a nossa pele contra as radiações nocivas – é parceiro da melanina, nossa proteção natural.

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista
João Carlos Micheletti Neto