quinta-feira, 5 de maio de 2011

Como surgiu a Associação dos Hospitalhaços...

Histórico

Os Hospitalhaços nasceram de um trabalho desenvolvido na Enfermaria e UTI Pediátricas no HC da Unicamp Universidade Estadual de Campinas - São Paulo, fundado em abril de 1999 por Walkiria Camelo e Márcio Parma.

Em meados de 2000 devido as suas atividades profissionais Marcio Parma precisou deixar o projeto e desde então Walkiria Camelo fica responsável pela coordenação geral do projeto, neste mesmo ano se inicia o atendimento ao Hospital Municipal Dr Mario Gatti.

Em dezembro de 2001 é constituída a Associação Hospitalhaços e desde então se inicia um novo processo de expansão com a captação de novos voluntários e a ampliação das unidades atendidas.

Em junho de 2002 a ONG inicia o atendimento aos Hospitais Municipal de Paulínia e Estadual de Sumaré onde implanta sua primeira brinquedoteca, também foi criada oficinas de artes plásticas voltadas para os pacientes e acompanhantes nas unidades já atendidas.

Em 2003 é iniciadas as atividades no Hospital André Luiz e Hospital Municipal de Americana e a ONG passa a promover festas em datas comemorativas nos Hospitais e atender as solicitações para visitas a instituições de apoio a menores e idosos.

Em outubro de 2004 a Associação Hospitalhaços implanta a sua segunda brinquedoteca na unidade pediátrica do Hospital das Clinicas da Unicamp e é iniciado o atendimento ao Centro Infantil Boldrini.

Também em 2004 foi estabelecida a parceria da Associação Hospitalhaços com a Universidade Estadual de Campinas, onde a ONG passa a ser uma matéria eletiva na Unicamp, participando da disciplina Trabalhos Comunitários.

No segundo semestre de 2005 foi iniciada as negociações para a implantação da terceira brinquedoteca no Hospital da Restauração em Recife e firmada a pareceria com as universidades Metrocamp e Puc-Campinas.

No inicio de 2006 é inaugurada a brinquedoteca do Hospital da Restauração em Recife, é iniciado o atendimento ao Hospital Celso Pierro (PUC-Campinas) e também firmada parceria com a ONG Casa de Matheus em Ouricuri no sertão de Pernambuco.

Em 2007 foi realizada a reestruturação e ampliação da brinquedoteca do Hospital Estadual de Sumaré e iniciada as atividades do Hospital Municipal de Hortolândia.

No segundo semestre de 2009 implantamos a brinquedoteca no Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC-Campinas).
Atualmente atendemos a 11 Hospitais públicos, mantemos e administramos 3 brinquedotecas contamos com 560 voluntários e beneficiamos mais de 456.000 pessoas anualmente.