A Palhaçoterapia tem sido divulgada cada vez mais, através dos profissionais da saúde, difundida por aqueles que querem levar a saúde de uma forma lúdica, divertida, descontraida, mas ao mesmo tempo saudável física e mentalmente.

A Palhaçoterapia tem se tornado uma verdadeira Arteterapia, onde não se trata simplesmente que alguém se vista de palhaço e saia por aí fazendo os outros rirem, pois, por detrás desta "fantasia ", existe um ser humano e um profissional, que se utiliza de técnicas para mostrar e gerar saúde por outros ângulos de vida, utilizando-se de outras ferramentas, como a alegria, o exagero, o cômico, o brincar, despertando o sorriso por detras, onde possa existir o sofrimento.
O palhaço surge como um terapêuta da alegria, da descontração, do divertimento e do sorriso, amenizando o sofrimento de pacientes, que aguardam um diagnóstico, uma consulta, a fila da farmácia ou os longos dias de internação.
O sorriso, a alegria, a descontração gerada pela Palhaçoterapia colabora com a recuperação do paciente, aumentando sua imunidade, reduz a ansiedade , a angústia e a depressão; ajuda o paciente a aceitar sua condição, na aceitação do tratamento, na redução do período de internação e na recuperação de seu estado emocional e psicológico, na melhora da auto-estima.
A Palhaçoterapia tem se tornado uma ferramenta necessária, onde se trabalha com a saúde, somando como um instrumento a mais, no bem-estar geral do paciente, sempre visando sua Qualidade de Vida.
Não há medicação que gere alegria, descontração, sorrisos, a Palhaçoterapia surge como uma "medicação lúdica de expressão" capaz de acelerar no paciente sua recuperação e cura.
Fonte:
Mundo Clown