segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cuide de seus Pés - Consulte-me sempre.... sou podólogo!

Podólogo - Técnicas Podológicas - Parque PradoPise descalço só onde sua saúde estiver a salvo. 


A sensação é maravilhosa, mas há riscos de micose, cortes e infecções.


Voltar para casa, chegar à praia ou ao clube e deixar o par de chinelos de lado é uma delícia. Um por um, os dedos vão sentindo a textura do solo, esparramando-se pelo chão e seu corpo sente até mais estabilidade. O alivio, contudo, esconde alguns riscos para a saúde.


"No piso limpo de casa, não há problemas em andar descalço, inclusive pode fortalecer a sola do pé. Fora desses locais andar sem nenhum calçado sugere o risco de contaminação por fungos, bactérias e parasitas, além de riscos físicos (pregos ou objetos pontiagudos que podem perfurar a sola", afirma o patologista clinico e médico de família da Diagnósticos da América, Francis Albert Fujii, que afirma.

Nem um banho no vestiário do clube passa livre dos fungos que podem contaminar os pés. "O ideal no banheiro coletivo é usar um calçado para evitar doenças contagiosas como micoses. O ambiente úmido e, às vezes, com pouca higiene pode ser fonte de patógenos que entram no organismo pelos pés". Outra dica do especialista é lavar bem dedos e calcanhares depois de qualquer trajeto sem calçado.

As principais doenças 

A quantidade de fungos e bactérias que oferecem riscos para o corpo é enorme, e passear descalço em lugares inusitados é como um chamariz para cada uma delas. As principais doenças são bem conhecidas, e o especialista explicou como se prevenir delas.

Micose 

"Dentre as causadas por fungos, destaca-se a "Pedis" ou popularmente "frieira"sendo a micose mais comum. Pode se manifestar no meio dos dedos com fissuras (rachaduras) ou na planta dos pés, também com aspecto descamativo ou com vesículas (pequenas bolhas). 


Prevenção 


Manter a micose bem longe dos seus pés não é tão difícil. "A higiene é fundamental. Manter o pé sempre limpo e seco. Secar bem, principalmente entre os dedos e evitar calçados muito abafados. Também evitar o uso de meias de nylon por um tempo muito prolongado, pois aumentam a umidade, favorecendo o desenvolvimento de micoses. O tratamento em casos simples pode ser com antifúngicos tópicos (pomadas), mas pode ser necessário o uso de comprimidos por longos períodos".


Bicho geográfico


É uma doença de cães e gatos, cujo intestino abriga as larvas transmissoras da doença. Elas saem pelas fezes dos animais e, encontrando um ambiente externo propício (a areia da praia, por exemplo) permanecem vivas até entrar em contato com a pele humana, penetrar por ela e causar doença no homem. Aparecem "desenhos" na pele e leve prurido (coceira).


Prevenção 


A prevenção da doença se resume em tomar cuidado com os lugares onde você anda descalço, evitando aqueles que podem ter restos de fezes. Outra dica é sempre manter uma higienização dos pés.