sexta-feira, 13 de maio de 2011

Tabelinha não é um método anticoncepcional

Mas é o método que mais falhas tem, ou seja, você pode achar que conhece muito bem seu corpo, mas pode se enganar.

Consiste na observação do ciclo e contagem dos dias. O ciclo menstrual normal varia de 28 a 30 dias. Se o seu clico é irregular, abandone esse método, não serve para você. Normalmente, o dia da ovulação, que é o dia em que a mulher está fértil (sim, a mulher fica fértil entre 24 e 48 horas por mês) se dá no meio do ciclo, ou seja, no 14º ou 15º dia. Nesse dia, contamos 4 dias antes e 4 dias depois para serem os dias que serão os de grande perigo para a mulher engravidar, porque os espermatozóides sobrevivem até 3 dias dentro da vagina e útero da mulher. Em alguns casos, foram encontrados espermatozóides vivos até 7 dias após a relação sexual . Sim, é um perigo confiar no corpo humano (risos)!

Fora os casos de mulheres que engravidam mesmo fora do período fértil, raríssimos, mas existem.
Então, quais seriam os dias bons neste caso, para não engravidar? A partir do 1º dia da menstruação, até o 10º dia e do 20º até vir a menstruação novamente. Veja, são 10 dias dentro do ciclo, em que a mulher estaria vulnerável a engravidar.

 

Vermelho - Menstruação
Verde - dias livres de engravidar
Azul - dias dentro do período fértil com folga antes e depois.

Mas uma vez, esse método só pode ser usado por mulheres reguladas, que não possam usar outro método muito mais eficaz, como a pílula anticoncepcional ou o homem usar camisinha. É um método mais usado para quem quer engravidar do que pra quem quer evitar. Também, não protege contra DST. Portanto, vá a um(a) ginecologista, conheça seu corpo e escolha um método eficaz, se você não quiser engravidar.